Resultados de Pesquisa

.

22 de junho de 2007

Fim de programa nuclear norte-coreano ´não será fácil´

Apesar de dificuldades, enviado americano considera positiva visita a Pyongyang
Agências internacionais
Reuters
Negociador dos EUA, ChristopherHill durante viagem
SÃO PAULO - O principal negociador nuclear dos Estados Unidos, o secretário de Estado adjunto Christopher Hill, afirmou que a Coréia do Norte está preparada para cumprir a promessa de desativar o seu principal reator nuclear, embora ele acredite que uma completa desnuclearização do país não será fácil.
Hill considerou as discussões realizadas durante sua primeira visita à Coréia do Norte positivas, segundo informações da BBC. Ele deixou a capital norte-coreana, Pyongyang, após a visita surpresa à Ásia, que também inclui Coréia do Sul e Japão e tem o objetivo de dar novo impulso ao processo de desarmamento nuclear dos norte-coreanos.
Hill é o mais alto membro do governo americano a visitar a Coréia do Norte nos últimos cinco anos.
O Departamento de Estado americano nega que a visita represente uma mudança de postura. Mas, segundo o jornalista Jonathan Beale, correspondente da BBC em Washington, essa visita será interpretada como um sinal positivo.
Em fevereiro, a Coréia do Norte fechou um acordo com Estados Unidos, China, Coréia do Sul, Japão e Rússia no qual se comprometeu em desativar seu principal reator nuclear, o que seria um primeiro passo para abandonar seu programa nuclear.
No entanto, o cumprimento do acordo foi prejudicado devido ao congelamento de fundos da Coréia do Norte em um banco em Macau, na China.
Os americanos afirmavam que esse dinheiro, um montante de US$ 24 milhões, seria produto de contrabando e falsificação, o que deu início a uma crise que se estendeu por quase dois anos.
Agora, os Estados Unidos afirmam que os fundos já foram transferidos do banco em Macau para a Coréia do Norte, mas o governo de Pyongyang ainda não confirmou a transferência.
O governo norte-coreano afirma que só irá dar prosseguimento ao acordo e permitir a entrada de inspetores internacionais no país quando receber o dinheiro.
Agência Nuclear
Os inspetores da Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA) esperam visitar a Coréia do Norte já na próxima semana. Essa será a primeira visita desde que foram expulsos do país, em 2002.
Durante a visita, os inspetores internacionais deverão discutir o fechamento do reator de Yongbyon, o principal do país.
Pelo acordo fechado em fevereiro, a Coréia do Norte deverá receber 50 mil toneladas de combustíveis em doações em troca da desativação do reator.
Outras 950 mil toneladas de petróleo foram prometidas, assim que o reator estiver permanentemente desativado e inspetores internacionais tenham acesso às instalações para confirmar o fechamento.
Matéria ampliada às 08h58.

Nenhum comentário: