Resultados de Pesquisa

.

27 de julho de 2007

Após acidente, Praia do Cumbuco fica sem cavalos

MORTE DE CRIANÇA

Raquel Chavesda Redação

A Praia do Cumbuco teve seu cenário modificado ontem. À beira-mar, nada de cavalos carregando turistas

Um dia após o acidente que tirou a vida da pequena holandesa Lauren Eenhoorn, que completou oito anos no último dia 12 de abril, a Praia do Cumbuco mudou de ares. Os cavalos carregando turistas em passeio, antes cenário diário na orla, não apareceram. Muitos evitavam falar na morte da menina, que passava férias na praia, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Lauren foi arrastada por cerca de 350 metros pelo cavalo em que havia acabado de subir, por volta das 9 horas da última quarta-feira, 25. Devido a um traumatismo crânio-encefálico, a menina morreu horas depois, quando era atendida no Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.

Um pescador que preferiu não se identificar disse ao O POVO que a presença dos cavalos no local é diária. "Muita gente se incomoda por causa da sujeira que eles deixam. Eles vivem aqui na praia, mas por causa do acidente, ninguém quis aparecer hoje (ontem) com eles". Guarda-vidas da prefeitura de Caucaia, que também não quiseram se identificar, confirmaram não serem raras as ocorrências de pequenos acidentes. "Quinze dias atrás a gente atendeu uma mocinha que caiu aí em frente", afirmou um, apontando para as proximidades de onde Lauren foi arrastada. "Lembro de outra queda recente de um menino, mas ele se feriu pouco", acrescentou o guarda-vidas. Os passeios têm início às 8h30min e vão até as 16 horas.

Na hora e local do acidente, o pescador Valdeci Evangelista retornava do mar com sua jangada e viu quando o cavalo cavalgava em disparada. "Vi que ele vinha arrastando alguma coisa, mas não sabia o que era. Quando percebi que era uma criança a gente correu pra tentar parar ele", relatou. Um grupo de cerca de cinco pessoas tentou parar o cavalo, que correu em direção ao restaurante Vela Azul. Quando conseguiram parar o animal, disse Valdeci, Lauren já estava muito machucada.

Ele afirmou ainda que a menina vinha pendurada, pela perna esquerda, ao estribo do cavalo. "A gente pegou uma faca e cortou a corda que tava pendurando ela. Depois a gente amarrou o cavalo numa árvore. Quinze minutos depois o dono pegou ele e saiu daqui". Ainda de acordo com Valdeci, a ambulância da prefeitura de Caucaia demorou 40 minutos para ser chegar ao local.

Defesa

O proprietário do cavalo, ainda foragido, e conhecido apenas por "Vanduir", mora na Vila dos Pescadores e é bem visto na comunidade. O POVO conversou com vários moradores, que pediram para não ser identificados, temendo retaliações. "É porque agora aqui tá cheio de polícia. Parece que a polícia do Ceará todinha tá aqui atrás do Vanduir, como se ele fosse um criminoso", disse uma vizinha.

"A gente sente muito por ele. Acho que ele correu foi com medo de morrer. Mas isso poderia ter acontecido com qualquer um. Foi uma fatalidade", defendeu outro vizinho. Os moradores relataram ainda que há pelo menos 15 anos Vanduir lida com cavalos. "Ele chega trata eles como filhos", disse uma senhora. Alguns moradores fizeram críticas à ação da Polícia, identificando-a como "exagerada".

Nenhum comentário: