Resultados de Pesquisa

.

21 de julho de 2007

Legião de fãs recebe último Harry Potter em Campinas

Rodrigo de Moraes / Agência Anhangüera

Em clima de happening, foi realizado ontem o lançamento do sétimo e último episódio da série Harry Potter, a saga do aprendiz de feiticeiro criado pela escritora J.K. Rowling que se tornou um dos maiores fenômenos literários e cinematográficos dos últimos tempos.

Para respeitar o horário do lançamento oficial do livro - 0h01 na Inglaterra, país natal de Rowling - o evento em Campinas aconteceu às 20h01.

O "Correio Popular" acompanhou a movimentação de fãs, os chamados "pottermaníacos", na megastore Fnac, do Parque D. Pedro Shopping, um dos locais que realizaram as comemorações na cidade.

O evento, que reuniu duas comunidades de fãs do personagem, teve direito a atividades, brincadeiras e uma contagem regressiva, para marcar o tão aguardado horário, marcado por empurra-empurra.

O derradeiro capítulo da saga, Harry Potter and The Deathly Hallows, vai ser lançado no Brasil no segundo semestre pela editora Rocco, sob o título de Harry Potter e as Relíquias da Morte.

No entanto, as cerca de cem de pessoas que se aglomeraram na loja na noite de ontem, em clima de celebração, não quiseram saber de esperar mais tempo. A ansiedade em ter o livro em mãos tem um motivo especial: nele está a resposta para uma série de questões que a hoje bilionária autora colocou ao longo do livro, principalmente aquela envolvendo o destino do protagonista: ele morre ou não no final?

Para dar conta da demanda, a Fnac se precaveu, como conta a assessora de comunicação da megastore, Mônica Marly Nassim. "Colocamos 500 exemplares à venda, 95 dos quais foram comercializados em pré-venda até ontem (anteontem)", destacou.

Aguardando pacientemente a abertura das caixas com os exemplares, a técnica bancária Andrelucia Batochio contou que garantiu seu exemplar com antecedência. "Não conhecia o Harry Potter até o quarto livro. Quando descobri que nasci no mesmo dia, mês e ano que ele (31/7/80), virei fã de carteirinha", revelou.

Outra fã, a publicitária Mariana Corsi, contou com orgulho que tem a primeira edição no original da saga, que lhe chegou às mãos por meio de uma tia que veio de Londres, em uma época em que ninguém no Brasil ainda havia falado do bruxo.

Mariana disse acreditar que o protagonista não vai morrer. "Ela (Rowling) não vai matar o amor e a amizade, que ela vive ressaltando ao longo dos livros como as coisas mais importantes da vida", disse.

Vestido como um "comensal da morte", um dos personagens maléovolos da saga, o estudante Yuri de Melo Leonardo contou que não lê inglês de maneira fluente, mas que vai mergulhar nas páginas do sétimo livro se, como espera, ganhá-lo de presente.

"Ela (a autora) vai desvendar os mistérios que está colocando desde o primeiro livro", afirmou. Questionado sobre seu palpite em relação ao fim da saga, ele diz, como as outra fãs, que a morte do personagem principal não seria coerente com a saga. "Acho que ele não vai morrer. Ele sofreu tanto", afirmou o estudante.

Logo após o livro começar a ser distribuído, fãs com mais desenvoltura na língua inglesa começaram, como programado, a fazer tradução simultânea do primeiro capítulo da obra. Representantes de comunidades de Harry Potter negam e pedem sigilo mas muitos sites já começam a publicar uma tradução não-oficial do livro.

É um prato cheio para fãs mais afoitos mas, por outro lado, não deve seduzir aqueles como o estudante Pedro Henrique Torrezan, que vai tentar resistir à tentação de saber o desfecho e esperar o lançamento da edição brasileira. "Estou evitando entrar na internet esses dias", contou.

Nenhum comentário: