Resultados de Pesquisa

.

31 de dezembro de 2007

Número de mortos em protestos no Quênia já chega a 125

da Folha Online

O número de mortos durante os protestos pós-eleitorais no Quênia já chega a 125, informaram nesta segunda-feira autoridades locais. Os distúrbios ganharam força no país especialmente após o anúncio da vitória do presidente, Mwai Kibaki, nas eleições da última quinta-feira (27).

As forças de segurança do Quênia afirmaram ter recebido ordens de atirar para matar, caso necessário, para conter os milhares de manifestantes pró-oposição. Eles afirmam que o processo eleitoral --que levou Kibaki a seu segundo mandato-- foi fraudado.

A reação contra o resultado eleitoral desencadeou também uma batalha entre as tribos rivais Luo e Kikuyu. Segundo o chefe da Cruz Vermelha para o Quênia, a violência étnica provocou uma boa parte das mortes.

Nos bairros mais pobres da capital Nairóbi, os policiais usavam bombas de gás lacrimogêneo, jatos de água, e atiravam para o ar para reprimir os manifestantes.

Alex Busisa, 22, disse que a polícia atirou quando ele saía de sua casa, próxima ao local de uma manifestação. Ele falou do hospital, depois de uma operação para tratar um ferimento a bala.

"Enquanto os políticos se dão ao luxo de pegar um avião, homens como eu sofrem aqui", afirmou Busisa.

Mwai Kibaki derrotou o líder da oposição Raila Odinga, do Movimento Democrático Laranja (ODM, na sigla em inglês), em um resultado questionado e cujo anúncio provocou muitos distúrbios em Nairóbi.

Kibaki recebeu 4.584.721 votos contra 4.352.993 de Odinga, anunciou ao vivo na televisão pública o presidente da comissão eleitoral queniana (ECK), Samuel Kivuitu, neste domingo. O presidente prometeu reforçar a segurança para "lidar com aqueles que querem acabar com a paz".

Os Estados Unidos manifestaram nesta segunda-feira preocupação em relação à contagem dos votos. Nos primeiros resultados, Odinga aparecia com uma ligeira vantagem sobre o adversário. Ele comparou Kibaki a um ditador militar, que "toma o poder nas armas".

O Quênia é um dos países africanos mais desenvolvidos, com uma das maiores taxas de crescimento do continente. Analistas mantinham a esperança de que as eleições desta quinta poderiam consolidar a democracia no país.

Nenhum comentário: