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22 de maio de 2008

Chapéu brasileiro faz a cabeça de Indiana Jones

Chapéu brasileiro faz a cabeça de Indiana Jones

Cury, de Campinas, fabrica os chapéus usados pelo herói desde o primeiro filme

Tatiana Fávaro, CAMPINAS

Com o lançamento do filme Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, a fábrica brasileira Chapéus Cury, de Campinas (SP), espera faturar entre maio e outubro R$ 1 milhão a mais do que ganharia num ano comum. Isso porque a empresa é a responsável pelo desenvolvimento do modelo do chapéu usado pelo herói desde o primeiro filme, Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, de 1981.
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Com um "garoto-propaganda" como Harrison Ford, a Cury pretende vender só nesse período entre 80 mil e 100 mil chapéus do modelo que aparece no filme. É mais do que a média de um mês normal, cujas vendas são de 60 mil. "Exporto para o mercado americano há pelo menos 40 anos. Um dos meus clientes nos EUA patrocinou o filme e me pediu que preparássemos a carapuça, isto é, o chapéu semi-acalinkbado para um personagem de aventura", diz Paulo Cury, um dos sócios da fábrica.
Indiana Jones foi descrito em detalhes para os Cury, mas ninguém na fábrica sabia que ele seria interpretado por Harrison Ford. Nem que o filme seria aquele. "Só descobri quando fui ao cinema e vi meu chapéu na tela. Não é que não dei importância. Fiquei feliz, claro, mas não imaginava a repercussão", conta o empresário. A Cury fez oito chapéus para serem usados no figurino, do primeiro ao mais recente filme. "Quando os diretores pegaram a encomenda, já pediram mais 40 mil a 50 mil carapuças, para mandarmos os chapéus semi-acabados. Eles previam que ia ter alguma repercussão."
De 1981 para cá, a fábrica produziu aproximadamente 500 mil unidades do modelo Indiana Jones, entre os pelo menos 16 milhões de chapéus confeccionados pela fábrica. De acordo com Zakia, há 70 modelos em produção, mas esse número pode subir para 300 se forem contados aqueles feitos para os chamados clientes especiais.
O "chapéu do Indiana Jones" é feito em duas versões: com lã ou com pêlo de coelho. A primeira custa, na loja, R$ 85. A versão mais elaborada, a mesma usada por Harrison Ford, chega a R$ 170. "Na verdade, existem materiais coadjuvantes, mas o pêlo e a lã são os principais."
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