Resultados de Pesquisa

.

31 de julho de 2008

China desmente que vá espionar visitantes em hotéis durante Jogos

Da EFE Em Pequim (CHN)
O Governo chinês desmentiu nesta quinta que os hóspedes estrangeiros durante os Jogos Olímpicos serão espionados nos hotéis, uma acusação feita nesta quarta-feira por um senador republicano americano, e voltou a pedir que parem de lançar "acusações irresponsáveis" contra Pequim.
"Na China, a privacidade é respeitada e garantida em hotéis e outros lugares. As acusações são injustas", disse, em entrevista coletiva, o porta-voz de Assuntos Exteriores chinês, Liu Jianchao.
Liu disse que nesses lugares públicos, durante os Jogos, "não há regras especiais que estejam além das medidas de segurança usadas internacionalmente".
O porta-voz também afirmou que os autores deste tipo de informação "deveriam acabar com seus preconceitos e não fazer acusações irresponsáveis, enganando a opinião pública".
O senador Sam Brownback (Kansas) disse que o Governo da China tinha colocado em funcionamento um sistema para espionar e recolher informações sobre os visitantes que se hospedarem no país asiático durante os Jogos Olímpicos.
Brownback alegou que ativistas da defesa dos direitos humanos tinham informado sobre este ponto, que tinha sido confirmado por várias redes hoteleiras, cujos nomes não foram citados pelo senador.
Na semana passada, Liu criticou a imprensa estrangeira diante do surgimento nos dias anteriores aos Jogos Olímpicos de várias notícias que Pequim considera rumores infundados.
http://esporte.uol.com.br/ultimas/2008/07/31/ult1777u90868.jhtm

29 de julho de 2008

Ele quer desbancar o Google

Barney Pell, CEO da Powerset, aposta na busca semântica para dominar o mercado de buscas na internet

Divulgação

Pell, da Powerset: aliado da Microsoft na guerra dos buscadores

Por Denise Dweck

EXAME Nesta semana foi lançado um novo site de buscas, o Cuil, criado por ex-funcionários do Google. Com uma ferramenta capaz de indexar mais de 120 bilhões de páginas na internet, o site pretende ser uma alternativa ao Google. Na trilha do Cuil, há uma série de empresas dispostas a desbancar o site que domina as buscas na internet. Uma das mais promissoras é a americana Powerset, vendida à Microsoft no início de julho. Ela aposta numa tecnologia diferente da usada atualmente: a busca semântica, que entende o significado dos textos e responde perguntas, no lugar de simples palavras-chave. Lançada em maio deste ano, a ferramenta da Powerset ainda está restrita aos sites da Wikipedia e da Freebase, mas o CEO da empresa, Barney Pell, diz que em três a cinco anos haverá sistemas de busca semântica varrendo toda a internet. E, segundo ele, o mercado verá mudanças.“Assim como o cenário será diferente, também haverá um balanço de poder e de lideranças diferente no mercado de buscas”, diz Pell. “A combinação da Powerset com a Microsoft é um divisor de águas no cenário de busca”. Preparando-se para vir a São Paulo, onde participará do Search Marketing Expo, em agosto, Pell falou a EXAME.

Qual a diferença da busca semântica para os sistemas de busca que usamos hoje, como o do Google? Por semântico, queremos dizer que o sistema tem algum entendimento sobre o significado do que se busca. Não é só uma exploração das palavras e dos caracteres. Esse significado pode ser de um documento, de uma página, de um anúncio, do contexto do anúncio ou da busca. Os sistemas de busca de hoje entendem os documentos como uma série de palavras-chave. Quando os usuários vão fazer uma busca, eles têm de focar em usar apenas essas palavras. Já nos sistemas que trabalham com significado, os usuários, ao invés de digitarem apenas palavras-chave, vão poder digitar uma pergunta, uma expressão ou uma palavra na forma coloquial para fazerem suas buscas. Usa-se a linguagem natural.

Será possível adicionar o significado de um texto ou o sistema vai captá-lo sozinho? Os sistemas serão capazes de ler os textos e captar o significado automaticamente. Mas também haverá ferramentas que vão dizer que significados o sistema entendeu de cada página. Aí o redator vai poder reescrever o texto se preferir dar outro sentido. A Search Engine Optimization (SEO, o sistema que permite às empresas gerenciarem como seus links aparecem em sites de buscas) vai se transformar numa otimização semântica. Claro que a necessidade e o desejo de fazer o link de sua página ficar mais bem posicionado entre os resultados de uma busca também vai continuar. Mas as ferramentas para se conseguir esse posicionamento vão ficar mais amigáveis. Elas vão ser baseadas em significado, e não em algoritmos.

Como a busca semântica pode mudar o cenário de busca atual? Uma das principais mudanças é a eficiência. Entre um terço e metade das buscas feitas hoje não são respondidas na primeira tentativa. Há dados que apontam que quando o usuário não consegue encontrar o que quer é porque houve uma má combinação lingüística. O usuário não sabia expressar de forma que a ferramenta de busca compreendesse. Isso vai mudar. Os usuários vão poder expressar o que querem com uma linguagem natural. Também esperamos ter resultados mais relevantes para os usuários, de forma mais rápida.

A ferramenta da Powerset faz a busca semântica apenas nos sites da Wikipedia e da Freebase. Quando haverá um sistema de busca semântica capaz de varrer todos os sites da internet? As ferramentas de busca semântica disponíveis hoje são restritas a alguns tipos de documentos, porém já tiveram um bom avanço. Até pouco tempo, essa tecnologia estava sendo usada em cerca de 10.000 artigos. Hoje, na Wikipedia, já aplicamos a tecnologia em quase 3 milhões de artigos. Há empresas que já aplicam a busca semântica em boa parte da internet, como a Hakia. Mas o trabalho deles se foca em palavras e sinônimos. A nossa ferramenta faz isso também, mas ainda analisa o texto profundamente, para extrair seu verdadeiro significado, não só o das palavras. É uma operação mais complexa, que exige mais computadores para fazê-la. Sendo conservador, teremos uma ferramenta mais completa varrendo todas as páginas da internet em três a cinco anos. A parte mais difícil para ampliar esse alcance já foi obtida.

Quais foram as barreiras para chegar a esse estágio de alcance? Houve muito trabalho para descobrir como pegar a tecnologia de linguagem natural dos laboratórios de pesquisa e colocá-la para funcionar em várias máquinas, de forma confiável, e para fazer os algoritmos rodarem mais rápido.

Há outras barreiras para a expansão desse tipo de busca, além do trabalho computacional? Há algumas coisas que precisam ser feitas. Uma delas é a disponibilização da busca semântica em várias línguas. Já há sistemas bem amadurecidos para línguas como inglês, japonês, francês e alemão. Mas há línguas que ainda precisam ser trabalhadas, como o português e o espanhol, para que a ferramenta possa ser aplicada na internet brasileira e na espanhola. Vamos ver esses sistemas ganharem escala de alcance em algumas línguas antes de outras até ganhar escala mundial. A busca por palavra-chave, por não entender direito o que diz o artigo, funciona quase em todas as línguas. O sistema que funciona em inglês é muito parecido com o de português. Já o sistema de busca semântica, de linguagem natural, tem de entender como a língua funciona. Isso remete à forma como o sistema opera.

Como o sistema de busca semântica funciona na prática? Como se aprende na escola, cada língua tem uma gramática, que é a forma como as frases são construídas com pequenas partes, como substantivos, verbos e adjetivos. Cada língua tem uma série de regras distintas. Para a abordagem da Powerset, uma abordagem lingüística, tivemos de ensinar o computador como é a estrutura da língua. No caso, a língua inglesa. Ensinamos ao sistema que para fazer uma frase em inglês geralmente há um sujeito, um verbo e um predicado, com os objetos diretos ou indiretos. E nós fizemos uma lista de todas as palavras da língua, uma espécie de dicionário, que define as palavras e como elas se conectam com as regras da gramática, o que é substantivo, adjetivo, verbo, etc.

Quanto tempo levou para criar a ferramenta da Powerset? A tecnologia da Powerset foi originalmente desenvolvida na Xerox Parc (Palo Alto Research Center, uma subsidiária de pesquisa da Xerox). As primeiras pesquisas de tecnologias que entendessem linguagem natural começaram em 1972. Nesse meio tempo, os computadores ficaram mais rápidos, a internet apareceu trazendo uma quantidade enorme de novos dados para o sistema ser melhorado e testado e surgiram as aplicações comerciais de busca, aumentando a necessidade de se melhorar a forma de processar o conteúdo. Junto com o progresso na tecnologia, essas mudanças permitiram que a ferramenta pudesse ser aberta para uso geral. Em 2005, a Powerset foi criada e licenciou a tecnologia da Parc. A partir daí tivemos de fazê-la funcionar para busca em larga escala. Isso foi feito em três anos. Em maio lançamos nosso primeiro produto, que varre a Wikipedia. Em junho, lançamos uma versão para o iPhone.

A busca na internet móvel será diferente com as ferramentas semânticas? Sim. Os aparelhos móveis trazem uma série de desafios diferentes. A tela é pequena e há limitações para inserir informações na busca. Quando você tem vários resultados, tem de esperar eles baixarem e perde-se tempo descendo a página para encontrar o melhor. O processo é frustrante. No celular, é melhor conseguir encontrar a resposta mais próxima do que se deseja, mesmo que haja menos resultados. E essa é uma das mudanças. A tecnologia semântica consegue apresentar os resultados de forma melhor, seja na ordem dos resultados, seja no texto. Os sistemas podem ler o artigo antes para sublinhar partes importantes e fazer um sumário. Isso já colocamos na ferramenta para o iPhone. Ele marca as partes principais do artigo e você pode clicar e chegar direto à informação que quer. A busca semântica é a melhor forma de fazer busca nos aparelhos móveis.

O que pode mudar em termos de anúncios com a busca semântica? Ao invés de tentar pensar nas palavras específicas que os usuários vão colocar na ferramenta, no preço delas e tentar comprar todas, o anunciante vai poder dizer apenas o que ele tem a oferecer e a intenção que espera do consumidor. Por exemplo, se ele vende câmeras digitais, vai dizer que tem a maior variedade de câmeras com o menor preço do mercado. O anunciante vai comprar essas intenções. A infra-estrutura básica que temos hoje, com anúncios de texto, links patrocinados, pagamento por clique ou só patrocínio, vai continuar a existir. A grande diferença é que a combinação do que o anunciante oferece e o que o usuário expressa que quer, vai ter uma dimensão semântica. Os anunciantes vão chegar aos usuários de forma mais eficiente em termos de custo e os usuários vão achar anúncios mais relevantes.

Por que você decidiu vender a Powerset para a Microsoft? Não foi uma decisão só minha. Foi de toda a empresa. A Powerset tem pessoas e tecnologia fantásticas. E o que queremos fazer é gerar um impacto no mundo o mais rápido possível. Para chegarmos a esse nível, de levar a tecnologia à web mundial, precisamos fazer investimentos substanciais em maquinário e também precisamos melhorar outros aspectos comuns da busca, que grandes empresas como a Microsoft já construíram no Live Search. Nós teríamos de fazer isso por nós mesmos ou fazer uma parceria para integrar essa tecnologia. Decidimos pela parceria para levar nossa capacidade para o mundo rapidamente.

A busca semântica será o trunfo da Microsoft para ganhar a disputa com o Google pelas ferramentas de busca? A ferramenta da Powerset aponta para o futuro da busca. A busca semântica é a maior transformação que está no horizonte para busca. Ela é melhor para os usuários, para os anunciantes e para os produtores de conteúdo. Esse será o futuro da batalha para inovação em buscas. A busca semântica se tornará um recurso exigido pelos usuários. Com a parceria entre a Microsoft e a Powerset, teremos a capacidade de busca semântica mais poderosa que o mundo já viu.

Um website dessa parceria poderia tomar o lugar de Google como o principal site para busca na internet? Seja com um site novo ou o existente Live Search, vamos ver que as ferramentas de busca daqui a cinco anos vão trazer um cenário diferente. Assim como o cenário será diferente, também haverá um balanço de poder e de lideranças diferente no mercado de busca. Olhando a nossa tecnologia, vejo que vamos ter um período muito estimulante nos próximos cinco anos. A combinação da Powerset com a Microsoft é um divisor de águas no cenário de busca. O que você vê com a ferramenta da Powerset é só o início. As buscas vão evoluir para uma espécie de diálogo. Os sistemas vão poder fazer um diálogo com os usuários quando não encontrarem o que a pessoa está buscando. Se estiver errado, por exemplo, ele vai poder fazer mudanças na pergunta para a pessoa escolher o que quer. Já definimos o padrão do futuro da experiência de busca. Agora é uma questão de expandi-la para toda a internet.

http://portalexame.abril.com.br/tecnologia/m0165028.html

28 de julho de 2008

Obama mostra preocupação com "emergência econômica" nos EUA

Washington, 28 jul (EFE).- O candidato presidencial democrata americano Barack Obama se reuniu hoje com especialistas para discutir a "emergência" econômica no país, tema que também foi hoje o foco da agenda eleitoral do republicano John McCain.

"A emergência econômica é cada vez mais severa", disse Obama em referência às perdas de empregos e à redução salarial na reunião em Washington.

"Esta é uma emergência que se sente não só lendo o "The Wall Street Journal", mas viajando por Ohio e Michigan, Novo México e Nevada", declarou o senador.

O candidato democrata defendeu sua proposta para cortar os impostos da classe média e aumentá-los para os mais ricos, assim como um novo pacote de estímulo fiscal e medidas adicionais para respaldar o combalido mercado imobiliário.

Insistiu, além disso, na necessidade de promover medidas a longo prazo que propiciem a estabilidade nos mercados e que ponham fim aos sucessivos ciclos de bolhas.

Defendeu também uma política fiscal mais austera, que permita reduzir um déficit fiscal que, como afirmou hoje a Casa Branca, superará os US$ 400 bilhões no próximo ano.

"Estou profundamente preocupado pelos crescentes desafios que a economia americana enfrenta", disse o candidato democrata.

Além de Buffett, também participaram do encontro com Obama o ex-secretário do Tesouro Robert Rubin, o ex-presidente do Federal Reserve Paul Volcker e o presidente do Google Eric Schmidt.

A eles se somaram, entre outros, dois ex-membros do atual Governo, o ex-secretário do Tesouro Paul O'Neill e o ex-presidente da Comissão de Valores (SEC) William Donaldson.

A equipe de campanha de McCain discutiu hoje também os desafios que a principal economia mundial enfrenta e insistiu em que se chegasse à Casa Branca, o senador republicano criaria "milhões" de postos de trabalho.

Os assessores de McCain advertiram também que se Obama se tornasse presidente, arrastaria os Estados Unidos para a uma depressão econômica similar à ocorrida no país em 1930.

"Aumentar os impostos e restringir o livre-comércio mediante políticas isolacionistas quando a economia se desacelera, faz com que os tempos ruins na economia piorem ", disse hoje em entrevista coletiva Carly Fiorina, ex-presidente da Hewlett-Packard e uma das principais assessoras econômicas de McCain.

A equipe de McCain também expressou sua vontade de pôr fim ao "desperdício" que caracterizou a política fiscal da atual administração.

A economia é, segundo as pesquisas, o tema que mais preocupa os eleitores americanos, que dizem confiar mais em Obama do que em McCain nesse assunto.

A equipe de Obama ridicularizou McCain em distintas ocasiões por reconhecer em dezembro passado que sabe mais de segurança nacional do que de economia.

Uma nova enquete publicada hoje mostra que Obama desfruta de uma vantagem de nove pontos em relação a McCain após sua viagem pelo Oriente Médio e por vários países europeus, entre eles Alemanha, onde foi aclamado por aproximadamente 200 mil pessoas.

A enquete da "Gallup" situa Obama na frente, com 49% do apoio popular, contra 40% de McCain. A consulta telefônica entre 2.692 eleitores ocorreu entre quinta-feira e domingo e tem uma margem de erro de 2%. EFE

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL703808-5602,00-OBAMA

+MOSTRA+PREOCUPACAO+COM+EMERGENCIA+ECONOMICA+NOS+EUA.html

27 de julho de 2008

COI espera até 40 casos de doping em Pequim, diz presidente

da Folha de S.Paulo

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, disse no sábado que a entidade espera 40 casos de doping na Olimpíada de Pequim, contra os 26 registrados no último evento, em Atenas.

Segundo Rogge, o incremento se dará por causa do maior número de testes e também pela tecnologia empregada, capaz de detectar com mais precisão o eventual uso de substâncias proibidas pelos atletas. Na China, de acordo com o COI, serão realizados 4.500 exames antidoping. Em Sydney-2000, que teve 12 casos, foram 2.500 testes.

"Eu não tenho dúvida de que o cerco ao doping é real, se você pegar a performance recente dos atletas, nota que as marcas não evoluem como ocorria há 20 ou 30 anos", afirmou.

O presidente do COI disse ainda que, por razões diplomáticas, perdeu parte de sua "liberdade de expressão". Ele se refere às críticas sistemáticas ao governo chinês de violação dos direitos humanos.

"Claro que eu valorizo os direitos humanos, mas razões de Estado me impedem de falar em detalhes sobre esse assunto. Tenho de ser muito cuidadoso com o tudo que eu digo."

www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u426550.shtml

26 de julho de 2008

Chávez venderá barril de petróleo à Espanha por US$ 100

MADRI (AFP) — A Venezuela venderá à Espanha cerca de 10 mil barris de petróleo diários, a 100 dólares cada, em troca da importação de material médico e de outros bens, revelou neste sábado o presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Os 400 milhões de dólares decorrentes da venda de petróleo serão depositados em uma conta bancária de Madri, e servirão para pagar as importações da Venezuela, disse Chávez em entrevista ao canal estatal TVE.

"É um elemento que pode nos permitir no futuro criar uma nova arquitetura financeira internacional. São ensaios, e acredito que estamos no tempo de inventar medidas de cooperação", estimou Chávez.

"Isto vai nos permitir importar alimentos, equipamento médico e tecnologia eólica, que é de grande interesse para nós".

Chávez destacou que o acordo foi acertado durante sua reunião com o chefe de governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, nesta sexta-feira em Madri.

O barril de petróleo era cotado a 125 dólares na sexta, após atingir os 147 dólares no dia 11 de julho.

A Venezuela vende petróleo a preço reduzido a vários países da América Latina, entre eles Cuba.

Chávez anunciou ainda um acordo para ampliar a presença do grupo hispano-argentino Repsol YPF na rica região petroleira do Orinoco.

"Este petróleo irá para a Espanha, e dou uma boa notícia aos espanhóis: têm garantido por 100 anos o fornecimento de petróleo, porque na Venezuela há petróleo para 200 anos", disse à TVE.

A visita de Chávez à Espanha é a última etapa de seu giro pela Europa, que incluiu ainda Rússia, Bielo-Rússia e Portugal.

http://afp.google.com/article/ALeqM5gMbvC6piJT0KF5BGtadQa5eRNlXg

25 de julho de 2008

Caixa sorteia amanhã o quarto maior prêmio da história da Mega-Sena

da Folha Online

O concurso 990 da Mega-Sena, que será sorteado no sábado (26), vai pagar o maior prêmio deste ano --de acordo com estimativas da Caixa Econômica Federal, serão R$ 52 milhões. O valor é também o quarto maior da história da loteria.

Se aplicado na poupança, os R$ 52 milhões podem render R$ 340 mil por mês, cerca de R$ 11 mil por dia.

O prêmio está acumulado desde o dia 5 de julho. No último sorteio, realizado na quarta-feira (23), os números sorteados foram 02 - 21 - 27 - 29 - 32 - 38.

O maior prêmio da história da Mega-Sena saiu para Salvador, em 1999, no valor de R$ 64,9 milhões.

As apostas para concurso 990 podem ser feitas até as 19h de sábado (horário de Brasília), em todas as casas lotéricas do país. A aposta simples custa R$ 1,75.

www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u426041.shtml

24 de julho de 2008

Lula quer fortalecer idioma e discutir energia na CPLP

da Agência Lusa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira à Agência Lusa que a 7ª reunião de cúpula da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) será a grande oportunidade para fortalecer a língua portuguesa e coordenar posições sobre a crise dos alimentos e a segurança energética.

"Representa uma valiosa oportunidade para os presidentes e chefes de governo discutirem meios de fortalecer a presença da língua portuguesa nos nossos países e de fazer da nossa identidade lingüística e cultural, cada vez mais, uma realidade com voz e peso na comunidade internacional", afirmou Lula, antes de partir para Lisboa.

O presidente vai destacar, durante a cúpula, a importância do acordo ortográfico e instar os países que ainda não ratificaram o documento que o façam rapidamente.

Dos oito países da CPLP, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e, mais recentemente, Portugal já ratificaram o acordo e todos os seus protocolos modificativos, permitindo que as novas regras ortográficas entrem em vigor. Falta ainda a regularização por parte de Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste.

Na avaliação do presidente Lula, a reunião de chefes de Estado e de governo da CPLP pode ser também um "importante fórum para que os países lusófonos coordenem posições a respeito de temas prioritários da agenda internacional". Entre esses temas, Lula destacou o problema dos preços dos alimentos e a segurança energética.

Na quarta-feira, o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, disse aos jornalistas que a principal mensagem de Lula nos debates políticos da cúpula será sobre estes dois assuntos, que estão relacionados.

"O presidente vai reafirmar que a atual crise alimentar resulta do aumento de pessoas com acesso à alimentação com maior qualidade e quantidade em países em desenvolvimento e da alta do preço do petróleo, que se repercute no transporte e no preço dos fertilizantes", afirmou Baumbach.

O governo brasileiro acredita que a inflação no preço dos alimentos persistirá enquanto o protecionismo agrícola dos países ricos não acabar e garante que a crise dos alimentos não tem relação com os biocombustíveis produzidos no Brasil.

Na avaliação do Palácio do Planalto, é necessário investir agora em tecnologia de produção agrícola, armazenagem e distribuição, bem como na produtividade e na agroindústria que gera empregos e renda, sendo que a experiência brasileira pode ajudar outros países lusófonos.

O presidente Lula considera prioritária a intensificação da cooperação com os países mais pobres da CPLP, não só neste campo, mas nas mais diversas áreas.

"Dentro do espírito de solidariedade que rege a nossa comunidade, é prioritário ver como podemos aprofundar os esforços coletivos já em curso para ajudar os nossos irmãos da África lusófona e do Timor Leste no caminho do desenvolvimento sustentável", declarou o presidente à Agência Lusa.

De acordo com o Palácio do Planalto, o problema da imigração pode também ser abordado por Lula durante a cúpula da CPLP ou no encontro bilateral que terá com o presidente português, Aníbal Cavaco Silva.

www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u425837.shtml

23 de julho de 2008

Petrobras e juros fazem Bovespa fechar em baixa

YGOR SALLES da Folha Online

Depois de passar quase todo o dia em alta, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) inverteu o sinal na última hora de negociação e fechou em baixa. Embora o desempenho das Bolsas americanas tenha sido positivo, o mercado local acabou atingida pela forte baixa da cotação da Petrobras e da tensão antes da divulgação da nova taxa básica de juros.

O Ibovespa, principal indicador da Bolsa paulista, recuou 0,38%, para 59.420 pontos. O giro financeiro foi de R$ 6,16 bilhões, com cerca de 232 mil negócios realizados. Já o dólar comercial avançou 0,31%, vendido a R$ 1,584.

O petróleo é responsável direto tanto pelas altas em Wall Street como pela baixa na Bovespa. Na Nymex (New York Mercantile Exchange), o barril de WTI para entrega em setembro fechou em baixa de 2,74%, para US$ 124,44.

Um preço menor do petróleo faz com que os investidores deixem de alocar recursos na commodity e voltem a aplicar em ações, o que faz as Bolsas subirem. Além disso, a queda alivia pressões sobre a inflação, garantindo que os juros locais não subam.

Em Nova York, o índice Dow Jones sobe 0,27% e o Nasdaq Composite ganha 0,95%.

Porém, o efeito é inverso no Brasil devido à Petrobras. As ações da estatal respondem por mais de 20% do movimento total da Bovespa, então uma forte queda delas é decisiva para a definição do sinal do Ibovespa. As ações preferenciais da petrolífera recuaram 3,55%, e as ordinárias perderam 3,31%.

"Aqui estaria mais alinhado com Nova York se não fosse a Petrobras. Foi assim também em outros dias", disse Álvaro Bandeira, economista-chefe da corretora Ágora.

Como outras commodities também recuaram, o desempenho da Vale e das siderúrgicas também operaram de forma instável hoje --destaque para a queda de 2,78% das ações preferenciais da Gerdau.

Na outra ponta, as companhias aéreas tiveram fortes altas, uma vez que o petróleo é um importante item de despesa delas. As ações preferenciais de Gol e TAM avançaram, respectivamente, 9,32% e 4,51%.

Outro setor que se destacou positivamente hoje foi o de papel e celulose. A Suzano Papel e Celulose anunciou que obteve lucro de R$ 185,6 milhões no segundo trimestre de 2008, com alta de 7,8% sobre o mesmo período do ano anterior, e um plano de investimentos da ordem de US$ 6,6 bilhões. O resultado aqueceu os papéis da empresa e das concorrentes: Suzano PNA subiu 5,64%, VCP PN ganhou 5,05% e Aracruz PNB teve alta de 2,23%.

Copom

O mercado financeiro também está em clima de expectativa com a taxa de juros --o que, inclusive, ajudou a recuar o mercado porque alguns investidores preferiram ficar na defensiva, à espera da definição.

Os analistas apostam que o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC deverá manter o ritmo da correção dos juros e elevará a taxa Selic em 0,5 ponto percentual hoje. Com isso, a Selic passaria de 12,25% ao ano para 12,75% ao ano.

Porém, a previsão cada vez maior para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o índice que baliza a meta de inflação do governo federal, faz com que o mercado não descarte a possibilidade da Selic subir em um ritmo ainda maior, a 0,75 ponto percentual. A última pesquisa semanal Focus, realizada pelo próprio BC junto às 100 principais instituições financeiras do país, apontou que o mercado já espera um IPCA de 6,53% ao final do ano --acima do teto da meta definida pelo governo.

www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u425469.shtml

22 de julho de 2008

Corpo de Dercy Gonçalves será enterrado em pé

Segundo familiares, objetivo é atender a um pedido da atriz. Enterro foi adiado para as 13h desta terça-feira (22).
Dório Victor Do G1, em Santa Maria Madalena

O corpo de Dercy Gonçalves será enterrado em pé, nesta terça-feira (22), em uma pirâmide de cristal projetada pela atriz, no cemitério de Santa Maria Madalena, na Região Serrana do Rio. O enterro, previsto inicialmente para ser realizado ao meio-dia, deve acontecer por volta das 13h.

Segundo a sobrinha de Dercy, a atriz Lucy Freitas, 57 anos, o objetivo é atender "parcialmente" a um pedido da atriz. "Na verdade, ela queria que, quando morresse, fosse levada para Madalena em pé e em um carro dos bombeiros, como se ela estivesse dando tchau para as pessoas. Claro que isso não seria possível (risos). Por isso, decidimos hoje (22) enterrá-la em pé. A cova tem profundidade para isso. Dercy será polêmica até o fim", disse. O corpo da atriz deverá sair do Clube Montanhês, onde está sendo velado, por volta do meio-dia, quando está prevista uma procissão pelas ruas da cidade até a igreja da região, onde será celebrada uma missa. De lá vai para o cemitério do município, onde está o mausoléu. "É uma pirâmide de cristal com 10 milímetros de espessura. Foi ela (Dercy) quem projetou. Ela sabia direitinho como queria ser enterrada", ressaltou Lucy. O público continua comparecendo ao velório desde as 6h, quando foi realizada uma alvorada. Muitos tiraram fotos ao lado do corpo. Alguns moradores aproveitaram a ocasião para vender lembranças, como santinhos da atriz com uma pirâmide de mármore. Na noite de segunda-feira (21), o velório terminou em clima de seresta. E não podia ser diferente nesta terça. O cantor Pedro Garcia cantou a música Uma Estrela Que Brilha, de autoria própria em homenagem à atriz.

"Morreu a Dolores, mas continua viva em nossas mentes a Dercy Gonçalves", disse.

Veja fotos de Dercy Gonçalves

Veja vídeos históricos de Dercy

Sobrinho lembra dificuldades que Dercy enfrentou

Um dos sobrinhos de Dercy Gonçalves estava presente na chegada do caixão à Santa Maria Madalena. O funcionário público aposentado Carlos Chamberlini, de 74 anos, contou que se lembra das dificuldades enfrentadas pela atriz no começo da carreira, e fica orgulhoso ao falar que ela conseguiu superar os obstáculos para firmar seu nome na história do país.

"E muito interessante vermos toda a trajetória da vida de Dercy. Ela sempre conseguiu brilhar, mesmo depois de ter enfrentado vários desafios para se tornar atriz. Desafios entre aspas, porque naquela época tudo era difícil de se fazer, principalmente para uma mulher. Era um exemplo de vida, uma pessoa boa e amada por todos. Vamos sentir saudades", disse.

Seresta espanta a tristeza no velório

Foto: Dório Victor / G1
Dório Victor / G1
Velório na segunda-feira teve até seresta (Foto: Dório Victor / G1)

Na noite de segunda-feira (21), a seresta veio de uma dupla de músicos da região, Gerdal Signorelli, 54 anos, e Sávio Melengário, 30. O objetivo, segundo eles, foi tentar espantar o clima de tristeza do local. Gerdal, que é ex-prefeito da cidade, também é médico e era muito amigo de Dercy, conforme ele próprio disse durante uma música e outra. “Tenho certeza de que ela gostaria de ver isso. Dercy era uma pessoa alegre, não gostava de tristeza. Ela é um ícone para nós, passou a vida intera dela falando da nossa cidade. Ela teve isso como bandeira na sua vida. Convivi com ela por muitos anos, éramos muito amigos. Ela vai fazer falta na minha vida”, disse. Apesar da música, o clima ainda era de tristeza durante o velório. Moradores de Madalena foram se despedir da atriz até as 23h, quando as portas do clube se fecharam. Um dos últimos que saíram do local foi o presidente o fã-clube Dercy- A Estrela Que Brilha, o vereador Nestor Lopes. O fã-clube fica em Madalena. “Tenho mais de sete mil fotos da carreira de Dercy, e cerca de duas mil reportagens e 100 fitas VHS dela. Para mim foi uma perda muito grande. É diferente admirar uma artista, e admirar uma artista que é uma amiga pessoal, que foi o meu caso. É uma grande perda não só para mim, mas também para a nossa cidade”, disse.

Corpo também foi velado na Alerj

O corpo de Dercy foi velado no domingo e na manhã de segunda-feira (21) na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no Centro da cidade.

Aos 101 anos, Dercy Gonçalves morreu às 16h45 de sábado (19) no Hospital São Lucas, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, Dercy foi internada na madrugada do próprio sábado, com um quadro de pneumonia comunitária grave, que evoluiu para insuficiência respiratória.

http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL687739-7084,00-CORPO+DE+DERCY+GONCALVES+SERA+ENTERRADO+EM+PE.html

20 de julho de 2008

G-20: cinco anos de pressão pela abertura dos mercados agrícolas

G-20: cinco anos de pressão pela abertura dos mercados agrícolas

GENEBRA (AFP) — O G-20 das nações emergentes surgiu no cenário internacional durante a conferência interministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) realizada em Cancun (México) em setembro de 2003.

Seu propósito inicial era impedir que a conferência se limitasse a atender os interesses de Estados Unidos e União Européia (UE), em detrimento dos objetivos fixados desde 2001 pela Rodada de Doha, centrada nos mercados agrícolas.

Essa Rodada deveria ter sido concluída no final de 2004, mas se arrasta até hoje, principalmente por divergências na questão agrícola.

O G-20 celebrou nestes cinco anos várias reuniões de alto nível e leva suas exigências à conferência ministerial da OMC que será inaugurada na segunda-feira em Genebra, apresentada como última tentativa de salvar a Rodada de Doha.

Brasil e Índia foram os grandes articuladores do grupo, que atualmente conta com 23 membros: doze latino-americanos (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Cuba, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), cinco africanos (Egito, Nigéria, África do Sul, Tanzânia e Zimbábue) e seis asiáticos (China, Filipinas, Índia, Indonésia, Paquistão e Tailândia).

Esses países representam cerca de 60% da população mundial, 70% da população rural e 26% das exportações agrícolas do planeta, de acordo com dados da própria organização.

http://afp.google.com/article/ALeqM5gH5B7fDv8F6bkJAPtOICsiFTg69A

19 de julho de 2008

Alex Ferguson bate o pé e garante que Cristiano Ronaldo não será vendido

Técnico confessa ter se reunido com o jogador, mas reafirma a permanência do meia no Manchester United para a próxima temporada

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Alex Ferguson garante que Cristiano Ronaldo jogará pelo Manchester na próxima temporada

O jornal "As", da Espanha, afirma que Cristiano Ronaldo pediu, em conversa secreta com o técnico do Manchester United, Alex Ferguson, para ser vendido ao Real Madrid, mas o próprio treinador desmente a informação. Segundo o escocês, tudo foi resolvido e o jogador disputará a próxima temporada com a camisa dos Diabos Vermelhos. A reunião aconteceu em Lisboa.

- A reunião foi boa. Penso que ambos colocamos os nossos pontos de vista. Falei o que penso da situação, e ele também. Posso dizer que ele estará no Manchester United na próxima temporada. ele não será vendido - afirma o técnico, em entrevista à imprensa inglesa.

O futuro de Cristiano Ronaldo tem sido alvo de muita especulação nos últimos dois meses, mas Alex Ferguson continua mostrando firmeza e segue dizendo que não permitirá o negócio. O Manchester United desembarcou na última sexta-feira na África do Sul, onde fará pré-temporada. O meia português, que ficará três meses parado para se recuperar de uma operação no tornozelo esquerdo, não está com o grupo. Cristiano Ronaldo segue em Los Angeles, onde cumpre agenda comercial.

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL652298-9842,00-ALEX+FERGUSON+BATE+O+PE+E+GARANTE+QUE+CRISTIANO+RONALDO+NAO+SERA+VENDIDO.html

18 de julho de 2008

Mandela comemora 90 anos em seu povoado natal na África do Sul

Mandela comemora 90 anos em seu povoado natal na África do Sul

Pelo rádio, ex-presidente sul-africano agradeceu às felicitações pela data. Ele celebra a data com a família em seu povoado natal, Qunu.
Da EFE, em Johanesburgo

Foto: Reuters

Reuters
Melson Mandela dá entrevista na casa de sua família em Qunu, África do Sul, nesta sexta-feira, dia de seu 90º aniversário. (Foto: Reuters)

Nelson Mandela, que comemora nesta sexta-feira (18) com sua família seu 90º aniversário em seu povoado natal de Qunu, África do Sul, agradeceu em mensagem gravada e divulgada pela rádio oficial sul-africana as milhares de felicitações recebidas de todas as partes do mundo.

Em tom amável o líder da luta contra o apartheid disse: "Sinto-me honrado por desejarem comemorar o aniversário de um homem idoso e isolado, que já não tem poder nem influência". Além disso, ele se mostrou "muito agradecido" por se unirem a ele nesta comemoração.

Na África do Sul, o 90º aniversário de Mandela merece todo o destaque e, desde as primeiras horas do dia, as emissoras de rádio e TV não deixam de transmitir mensagens de parabéns, programas comemorativos e canções dedicadas ao ex-presidente.

As manchetes dos jornais também foram dedicadas praticamente com exclusividade ao aniversário de Mandela, a quem a imprensa dedica seus editoriais e narra sua história em páginas centrais.

No jornal "The Star", na primeira página, aparece um artigo do sucessor de Mandela à frente do Governo sul-africano, Thabo Mbeki, que exalta as "nove décadas de uma vida dedicada, sobretudo, a conseguir a liberdade do homem e o bem-estar".

Mbeki diz que todos renovam o compromisso com os valores que Mandela, o revolucionário e líder, manteve em sua vida.

O mesmo jornal estampa em suas páginas internas as felicitações de 90 personagens conhecidos na África do Sul, uma para cada ano de Mandela.

Entre eles está o líder do Congresso Nacional Africano (CNA) - partido de Mandela e que governa o país -, Jacob Zuma, que o agradece por "ter tido a oportunidade de trabalhar" com ele e destaca que "a melhor qualidade de um líder é comandar dando o exemplo".

A escritora sul-africana Nadine Gordimer, Prêmio Nobel de Literatura em 1991, também se une às felicitações e mostra seu "orgulho de ter vivido no mesmo tempo de Mandela", e destaca que ele é "um homem que lutou pela liberdade humana com um enorme custo pessoal" no período "horrível" do apartheid.

Atores e atletas, crianças e idosos se unem às felicitações, entre eles o popular François Pienaar, que era capitão da equipe de rúgbi que conquistou a Copa do Mundo de 1995 e que agradece a Mandela pela "inspiração que deu a seu país".

O Governo sul-africano também não ficou fora da celebração e felicita o ex-líder como "primeiro presidente de uma África do Sul não discriminada por raça, não discriminada por sexo e democrática".

"Sua vida segue inspirando a todos para lutar por um mundo melhor, livre da praga da pobreza, da fome e de toda forma de opressão na sociedade", diz uma nota divulgada pelo Executivo de Pretória.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL651013-5602,00-MANDELA+COMEMORA+ANOS+EM+SEU+POVOADO+NATAL+NA+AFRICA+DO+SUL.html

17 de julho de 2008

Vale e Petrobras lideram forte queda da Bovespa

Bolsa terminou dia com baixa de 3,14%, aos 60.109 pontos. Queda do petróleo e baixa demanda por ações influenciaram resultado.
Do G1, em São Paulo

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) registrou uma forte queda nesta quinta-feira (17). Após uma abertura em alta, o índice Ibovespa - referência para o mercado brasileiro - passou a recuar e terminou o dia com queda de 3,14%, aos 60.109 pontos.

Leia também:

Bovespa pressiona dólar, que sobe para R$ 1,60

O bom humor externo não teve efeitos no mercado nacional no dia. O que deu o rumo dos negócios foi o ajuste de preço nas ações da Vale. O processo de formação de preço fixou o valor de emissão das novas ações da companhia com um desconto de cerca de 6% sobre o fechamento de ontem.

Vale e Petrobras

Segundo o assessor de investimentos da Corretora Souza Barros, Luiz Roberto Monteiro, a expectativa do mercado era de que o papel PNA da Vale saísse entre R$ 42 a R$ 43, mas a precificação colocou a ação a R$ 39,90. Sempre que algo foge muito do consenso do mercado, os investidores preferem por segurança vender o papel. O ativo PNA da mineradora fechou o dia a R$ 40,30, baixa de 5,39%. Mais impressionante do que a variação percentual foi o volume negociado, de mais de R$ 2 bilhões. A ação ON, que saiu a R$ 46,28 na oferta, também passou por ajuste. Ao final do pregão de hoje, o papel que dá direito a voto ao acionista apontava queda de 5,40%, para R$ 46,54. Fora isso, aponta Monteiro, as ações da Petrobras e das siderúrgicas seguiram o preço das commodities, que caíram de forma acentuada no mercado internacional. Quando os carros-chefe vão para baixo não tem como sustentar, resume.

O papel PN da Petrobras perdeu 4,95%, para R$ 37,80. Na semana, o ativo já cumula perda de 6,9%. Entre as siderúrgicas, CSN ON caiu 6,02%, para R$ 60,00, Gerdau PN recuou 5,63%, para R$ 33,32, e Usiminas PNA cedeu 4,40%, para R$ 71,79.

Exterior

As bolsas dos EUA fecharam em alta no dia. Na Bolsa de Nova York, o índice Dow Jones subiu 1,85%, puxado pelo setor financeiro depois que o JPMorgan Chase divulgou resultados do segundo trimestre melhor do que as expectativas.

No mercado europeu, o principal índice de ações européias fechou em alta nesta quinta-feira (17), depois que as projeções sólidas da Nokia e o resultado surpreendentemente vigoroso do JP Morgan dispararam uma sessão de recuperação nas ações do setor bancário.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 2,68%, para 1.145 pontos. Foi a maior alta diária desde 1º de abril. Mesmo assim, analistas e estrategistas têm dúvidas sobre se a alta deste pregão marca uma virada significativa do mercado.

FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou ligeiramente para cima a previsão de crescimento econômico do Brasil, em relatório divulgado nesta quinta-feira. Pelos cálculos do Fundo, a economia brasileira deve crescer 4,9% em 2008 - 0,1 ponto percentual a mais do que o estimado em abril deste ano. No próximo ano, as previsões são de que o Brasil cresça 4% - em abril, o FMI havia projetado um crescimento brasileiro de 3,7% para 2009.

(Com informações da Reuters, AFP e Valor OnLine)

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL650266-9356,00-VALE+E+PETROBRAS+LIDERAM+FORTE+QUEDA+DA+BOVESPA.html

16 de julho de 2008

Miss Universo pôs silicone e 'retocou' o nariz, diz semanário venezuelano

Dayana Mendoza, eleita segunda-feira, também usa cílios postiços. Cirurgias são permitidas pelo concurso, mas provocam polêmica.
Do G1, com agências internacionais
Foto: Armando Flores/AFP
Armando Flores/AFP
Dayana Mendoza, Miss Universo 2008, desfila com roupas típicas (Foto: Armando Flores/AFP)

O semanário venezuelano "Versíon Final" informou que Dayana Mendoza, a nova Miss Universo, pôs silicone nos seios e "retocou" o nariz antes do concurso.

Leia a cobertura da final do concurso

VEJA FOTOS DA MISS UNIVERSO 2008

Além das cirurgias, diz a publicação, ela teria feito bronzeamento artificial para ressaltar o azul de seus olhos, e usaria cílios postiços, pois os seus são "curtos demais". Assim, segundo o semanário, ela conseguiu as medidas consideradas ideais para esse tipo de concurso: 90 centímetros de busto, 61 de cintura e 90 de quadris.

As cirurgias plásticas são permitidas pelo regulamento do Miss Universo, mas ainda provocam polêmica entre os entusiastas.

Dayana, que é modelo profissional foi coroada Miss Universo 2008 na última segunda-feira (14). A final do concurso aconteceu em Nha Trang, Vietnã. Foi a quinta vez que a Venezuela ficou com o título do concurso. A segunda colocada foi a Miss Colômbia, e o terceiro lugar ficou com a Miss República Dominicana. A brasileira Natália Anderle não chegou a se classificar entre as 15 finalistas do concurso.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL648467-5602,00-MISS+UNIVERSO+POS+SILICONE+E+RETOCOU+O+NARIZ+DIZ+SEMANARIO+VENEZUELANO.html

15 de julho de 2008

Comunidade internacional reage ao pedido de prisão contra presidente sudanês

Comunidade internacional reage ao pedido de prisão contra presidente sudanês

da Folha Online

Um dia após o procurador-chefe do TPI (Tribunal Penal Internacional), Luis Moreno Ocampo, ter solicitado a prisão do presidente sudanês, Omar al Bashir, por genocídio e crimes de guerra, a comunidade internacional reagiu ao pedido.

Ontem, Ocampo pediu aos juízes do TPI para emitirem uma ordem de prisão contra Al Bashir por genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos em Darfur, onde estima-se que cerca de 300 mil pessoas tenham morrido desde 2003.

Arte Folha Online
mapa sudão

A Liga Árabe criticou nesta terça-feira a ordem de prisão contra o presidente do Sudão e a qualificou como "uma ameaça à segurança e à estabilidade" do país.

"A acusação equivale a uma ameaça direta à segurança e à estabilidade deste Estado-membro da Liga Árabe", disse à imprensa o enviado da liga ao Sudão, Salah Halima, advertindo ainda que o pedido "põe em risco seriamente as possibilidades de alcançar a paz no Sudão".

"Esta decisão do procurador-geral do TPI acontece quando o otimismo reinava sobre o êxito dos esforços para trazer a paz a Darfur", acrescentou.

Os ministros das Relações Exteriores árabes foram convocados no próximo sábado (19), no Cairo, para analisar o assunto e definir uma resposta unificada.

Golfo

O CCG (Conselho de Cooperação do golfo Pérsico) também criticou o pedido de prisão por genocídio do presidente sudanês. A medida, segundo a instituição, "não ajuda na conquista da paz" na conflituosa região de Darfur.

"Este pedido é uma intervenção nos assuntos internos do Sudão, e não ajuda nos esforços para restabelecer a paz em Darfur e em outras regiões desse país", disse o secretário-geral do CCG, Abdel-Rahman al Attiyah, citado hoje pela imprensa árabe.

Attiyah pediu ao TPI que "não adote nenhuma decisão que apóie a solicitação do procurador-chefe" dessa corte. Os países do CCG --Arábia Saudita, Kuwait, Catar, Barein, Omã e os Emirados Árabes Unidos-- "respeitam a legalidade internacional, e respaldam todos os esforços destinados à conquista da estabilidade, a unidade e a soberania do Sudão", concluiu Attiyah.

Pequim

O governo chinês disse que está muito preocupado com o pedido de prisão contra Al Bashir. "A China expressa sua grande preocupação e reservas em relação aos procuradores do TPI", afirmou o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, Liu Jianchao.

"O TPI teria de ajudar a salvaguardar a estabilidade da situação do Sudão e a conseguir uma solução adequada para a região, e não o contrário", afirmou o porta-voz chinês, cujo país, membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, compra boa parte do petróleo do governo sudanês.

Quanto à possibilidade de a China bloquear a ação legal através de seu direito a veto no Conselho de Segurança da ONU, Liu afirmou que está "consultando outros membros e espera alcançar um consenso com as partes envolvidas".

Pequim, que tenta preservar sua imagem internacional faltando menos de um mês para os Jogos Olímpicos, se vê em uma encruzilhada, já que precisa do petróleo que compra do Sudão. Seu apoio a Cartum já custou ao país diversas críticas da comunidade internacional e a recusa do cineasta Steven Spielberg de ajudar na preparação para a cerimônia de abertura dos Jogos, no dia 8 de agosto.

Irã

O Irã viu como "desagradável" a decisão do TPI de acusar o presidente do Sudão de genocídio em Darfur, informou a imprensa iraniana nesta terça-feira.

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, disse que o Irã sempre apoiou o "legítimo" governo do Sudão liderado por Al Bashir. "A aproximação seletiva do Tribunal Internacional de Haia ao presidente sudanês é desagradável", disse a imprensa iraniana, citando o ministro.

Mottaki disse que colocar pressão internacional sobre o governo sudanês tornaria a situação mais complicada no país. "O governo sudanês pode solucionar a crime através de conversas entre os grupos envolvidos no assunto", disse Mottaki. "A pressão das organizações internacionais sobre os líderes sudaneses será ineficaz".

União Européia

A União Européia encorajou hoje o Sudão a entregar ao TPI o ex-ministro do Interior Ahmed Haroun e o líder da milícia janjaweed, Ali Kushayb, suspeitos por crimes de guerra. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da França, Eric Chevallier, disse que o gesto "constituiria em um elemento de apreciação positiva" do Sudão pela comunidade internacional.

Ontem, a UE destacou o papel "fundamental" do TPI na promoção da justiça. "Agora, cabe aos juízes se pronunciarem sobre o seguimento que querem dar ao pedido do promotor", indicou em uma nota a Presidência de turno francesa da UE.

"A busca de uma solução política em Darfur e a implementação do acordo de paz Norte-Sul têm uma importância estratégica", afirma o comunicado.

A UE apelou também "ao governo de união nacional sudanês e a todas as partes, grupos e movimentos, para agir nesse sentido em interesse da população do Sudão e da estabilidade do país e da região", e reiterou a disposição de apoiar os esforços de paz no país.

Comissão européia

Ontem, a CE (Comissão Européia) expressou seu apoio aos esforços do TPI para perseguir os culpados pelo genocídio de Darfur, mas acrescentou que ao mesmo tempo deve ser buscada uma solução política dialogada para o conflito.

"Colocamos paz e justiça no mesmo nível de importância para tentar encontrar uma solução para o país e a região", afirmou o porta-voz de ajuda humanitária da UE, John Clancy, sobre a acusação contra o presidente do Sudão de crimes de guerra e de genocídio em Darfur.

Anistia

Também ontem, a AI (Anistia Internacional) afirmou que o pedido de detenção contra o presidente do Sudão é "um grande passo" para assegurar a prestação de contas pelas violações aos direitos humanos no país.

Em um curto comunicado divulgado de sua sede em Londres, a AI destacou que sempre pediu a investigação de responsabilidades penais individuais pelos crimes contra o direito internacional cometidos pelas partes em conflito em Darfur.

Além disso, fez um apelo ao governo do Sudão para que garanta que a população civil em Darfur continue recebendo ajuda humanitária de emergência e proteção.

Com Efe, Reuters e Associated Press

www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u422586.shtml

14 de julho de 2008

Procuradores preparam pedido de impeachment de Gilmar Mendes

MARCELO GUTIERRES colaboração para a Folha Online

Procuradores da República preparam pedido de impeachment do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes. A Folha Online

apurou que a iniciativa parte de procuradores em São Paulo e seria encabeçada por Ana Lúcia Amaral, do Ministério Público Federal no Estado.

Procurada pela reportagem, a assessoria de Ana Lúcia disse que ela estava incomunicável.

O pedido vem na esteira da crise entre juízes federais e o STF. Ainda nesta segunda-feira, magistrados do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região realizam um ato público para reafirmar posição em favor do princípio da independência do Judiciário. Na prática, é um protesto contra Mendes.

O TRF informa que o movimento conta com a adesão de 154 magistrados, que assinaram manifesto em apoio ao colega Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal da Justiça Federal, responsável pelos dois pedidos de prisão do banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, investigado na Operação

Satiagraha, da Polícia Federal.

O encontro, no Fórum Criminal, no centro da capital paulista, contará com a presença de membros do MPF (Ministério Público Federal), incluindo o procurador Rodrigo De Grandis, que também investiga Dantas.

Crise

A crise no Judiciário teve início após decisão do presidente do Supremo, que libertou, pela segunda vez em uma semana, o banqueiro Daniel Dantas da carceragem da PF em São Paulo. Ele foi preso na última terça-feira, sob suspeita de corrupção e de promover lavagem de dinheiro, entre outros crimes.

Procuradores da República e juízes federais já manifestaram descontentamento com as duas decisões de Mendes, que libertou o banqueiro. Já o presidente Supremo afirma que a Corte foi desrespeitada por De Sanctis.

Em São Paulo, Mendes disse que não tem medo de "retaliação". "Não tem nenhum cabimento [o impeachment]. Eu compreendo que os procuradores fiquem contrariados com a eventual frustração de algum resultado de seu trabalho. Mas isso não justifica nenhuma outra medida. Eu não tenho nenhum medo desse tipo de ameaça e retaliação", afirmou o presidente do Supremo.

www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u422276.shtml

Procuradores preparam pedido de impeachment de Gilmar Mendes

Envie um e-mail para mim! Procuradores preparam pedido de impeachment de Gilmar Mendes

13 de julho de 2008

Eike foi quem mais doou para reeleição de governador do Amapá

Eike foi quem mais doou para reeleição de governador do Amapá

PABLO SOLANO da Agência Folha

O empresário Eike Batista foi a pessoa física que doou mais dinheiro ao comitê financeiro para a reeleição do governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), em 2006, com R$ 200 mil. No mesmo ano, a mineradora MMX, presidida por Eike, recebeu do governo do Estado a concessão para explorar a Estrada de Ferro do Amapá.

A licitação que transferiu o controle da ferrovia para a MMX está sendo investigada pela Polícia Federal, que deflagrou anteontem a Operação Toque de Midas. A PF suspeita que o processo licitatório tenha sido direcionado para a vitória da empresa de Eike.

No Rio de Janeiro, agentes da PF cumpriram mandado de busca e apreensão da casa do empresário, apontado como dono da terceira maior fortuna do país e tido como a 142ª pessoa mais rica do mundo pela revista "Forbes". Sua fortuna é estimada em US$ 6,6 bilhões pela revista norte-americana.

A casa do vice-presidente da MMX, Flávio Godinho, e as sedes da MMX Amapá na capital fluminense e em Santana (AP) -onde possui operações portuárias- também foram alvo de apreensões. Não houve pedidos de prisão à Justiça.

Eike Batista está na lista dos principais colaboradores do comitê financeiro da campanha de Waldez Góes, ao lado da construtora Gautama --que foi envolvida nas investigações da Operação Navalha da Polícia Federal- e de outras empresas de mineração.

A maior financiadora foi a Levyequip Equipamentos, uma empresa da U&M Mineração e Construção, que doou R$ 240 mil. Em seguida aparecem Eike Batista, a Gautama e a GPA Construções Pesadas e Mineração, com R$ 200 mil cada um.

O empresário destinou R$ 4,7 milhões para campanhas eleitorais em 2006.

O presidente da MMX também lidera a lista de pessoas físicas que doaram para a campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Eike destinou a Lula R$ 1 milhão, a mesma quantia doada pelos empresários Pedro e Alexandre Grendene (que atuam no setor calçadista).

O outro presidenciável contemplado com dinheiro de Eike foi Cristovam Buarque (PDT), que recebeu R$ 100 mil.

O Estado em que o empresário mais colaborou com candidatos foi Mato Grosso do Sul, com R$ 1,2 milhão ao todo. O empresário deu R$ 400 mil para as campanhas do governador reeleito André Puccinelli (PMDB), do senador Delcídio Amaral (PT) -que ficou em segundo lugar na disputa pelo Executivo estadual- e de Vander Loubet (PT), eleito deputado federal com a maior votação.

Outro lado

A assessoria de Waldez Góes afirmou à Folha que o coordenador financeiro da campanha de 2006 não está no Amapá e não poderia se manifestar.

O governo do Amapá negou que a MMX tenha sido favorecida na licitação da ferrovia e informou que a Justiça considerou a licitação legal.

A MMX, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que as prestações de conta das doações eleitorais são públicas e, portanto, transparentes.

No ano de 2006, Eike Batista havia afirmado à Folha que "não espera contrapartida às doações" e que não deu dinheiro, como pessoa física, a somente um ou dois candidatos, mas a todos os grandes partidos "em prol de uma transparência total do processo e da democracia".

www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u421888.shtml

12 de julho de 2008

Coréia do Norte desmantelará instalações nucleares e permitirá inspeções

Christopher Hill, negociador americano, conversa com Wu Dawei, vice-chanceler norte-coreano, após reunião em Pequim

PEQUIM (AFP) — A Coréia do Norte concordou, neste sábado, em desmontar completamente sua principal instalação nuclear antes do fim de outubro, concluídas as negociações realizadas entre representantes de seis países em Pequim para solucionar a questão nuclear norte-coreana.

O regime comunista de Pyongyang aceitou também que inspetores estrangeiros visitem suas instalações nucleares para comprovar sua desativação.

Após um hiato de nove meses, as negociações entre os seis países envolvidos na resolução da crise norte-coreana - Estados Unidos, Rússia, China, Japão e as duas Coréias - foram retomadas na última quinta-feira, quando Pyongyang concordou em abandonar de uma vez por todas suas atividades nucleares.

Em troca da desativação total do reator nuclear de Yongbyon antes de outubro, os outros cinco países se comprometeram a fornecer ajuda energética aos norte-coreanos, informaram os negociadores em um comunicado conjunto.

O chefe da delegação chinesa, Wu Dawaei, leu as linhas gerais do programa de inspeção. O mecanismo inclui a inspeção das instalações nucleares por especialistas dos seis países, além da análise de documentos e de entrevistas com pessoal técnico norte-coreano, explicou Wu.

Se necessário, a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) também poderá ser consultada.

O negociador americano Christopher Hill afirmou que os detalhes técnicos do processo de comprovação ainda devem ser decididos, mas que Washington espera que isso aconteça até o fim de agosto.

"Gostaríamos que um protocolo de 45 dias fosse instituído e a comprovação começasse dentro de 45 dias", declarou Hill aos jornalistas.

"Não vemos nenhum obstáculo para isso", concluiu.

O negociador sul-coreano Kim Sook, por sua vez, considerou que definir as regras da comprovação seria "um processo difícil e delicado".

"Defendemos que todas as instalações devem ser desativadas sem restrições para comprovar completamente a declaração, e outros países compartilham nossa opinião", afirmou.

As negociações finalizadas na quinta-feira se concentraram em um acordo sobre de que maneira deve ser verificado o compromisso de Pyongyang com o desmantelamento de suas instalações nucleares, oficializado em uma declaração entregue pelo governo norte-coreano no mês passado.

A negociação a seis mãos começou em 2003 com o objetivo de convencer a Coréia do Norte a abandonar suas atividades nucleares.

As partes não se reuniam desde outubro, à espera de que o país entregasse uma declaração completa de seu programa atômico, desenvolvido ao longo das últimas décadas.

A lista faz parte de um acordo firmado pelos seis países no ano passado, segundo o qual os norte-coreanos deveriam encerrar seu programa nuclear em troca de incentivos diplomáticos e ajuda econômica.

As autoridades norte-coreanas fecharam o reator de Yongbyon - de onde saiu o material usado nos polêmicos testes atômicos realizados pelo país em 2006 - em julho de 2007 e desde então tem sido desmontado progressivamente.

A terceira e última fase do acordo exige que a Coréia do Norte desative suas usinas nucleares de forma permanente e entregue todo o material e armamento nuclear que possui.

Em troca, Pyongyang obterá mais ajuda energética, além da retomada das relações diplomáticas com Estados Unidos e Japão e um tratado de paz formal declarando oficialmente o fim da Guerra da Coréia (1950-53), que na época foi encerrada apenas com um armistício.

http://afp.google.com/article/ALeqM5iQYpA8VxJ7gBmJmB2aAm09HfK5nA

11 de julho de 2008

Escudo espacial é supérfluo ante mísseis iranianos, diz Rússia

Agência ANSA

MOSCOU - Os recentes testes de mísseis iranianos, com um raio de até 2 mil quilômetros, demonstram o alcance limitado do arsenal do país e tornam "supérflua" a instalação do escudo espacial norte-americano na Europa, disse hoje o chanceler russo, Serghei Lavrov.

Os Estados Unidos propõem uma ocupação militar no leste da Europa, com o argumento de que é preciso se proteger de eventuais ataques de Estados "canalhas" -- como costumam se referir ao Irã --e de seus mísseis.

O Irã anunciou nas últimas 48 horas uma série de testes, um dos quais com um lançamento que, segundo Teerã, pode chegar a 2 mil quilômetros.

- O teste desenvolvido no Irã confirma que Teerã tem agora mísseis com um alcance de cerca de 2 mil quilômetros - disse Lavrov em uma entrevista coletiva em Moscou.

- Isso confirma o que já havíamos dito: a idéia atual de instalar o terceiro anel da defesa antimíssil dos Estados Unidos na Europa não é necessária para controlar e reagir a tais mísseis - insistiu o ministro.

Lavrov disse ainda que seu governo insistirá para que seja encerrado o Tribunal Internacional de Haia para a ex-Iugoslávia.

Segundo o chanceler, isso condiz com resoluções aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU, que estabelecem um prazo para o funcionamento do tribunal.

Fonte

http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/07/11/e110714301.html

10 de julho de 2008

Presidente colombiano se reuniu com militares que resgataram Ingrid Betancourt

O presidente colombiano, Alvaro Uribe (D), saúda Ingrid Betancourt e outros reféns libertados de cativeiro das Farc

BOGOTÁ (AFP) — O presidente colombiano, Alvaro Uribe, se reuniu nesta quarta-feira com a unidade militar que participou do resgate de Ingrid Betancourt e outros 14 refés das guerrilhas das Farc e elogiou seu heroísmo, informou a presidência nesta quinta-feira.

"A tarefa que temos pela frente ainda é grande, mas com o heroísmo de vocês, vamos conseguir completá-la", afirmou Uribe, visivelmente emocionado, ao falar com os integrantes da unidade militar.

Acompanhado do comandante das forças militares, general Fredy Padilla, o presidente viajou até um local não informado do departamento de Guaviare (sudoeste) para se encontrar com os militares da Escola de Forças Especiais que participaram na operação.

Fonte

http://afp.google.com/article/ALeqM5hXqus923h9WM72IuV7Q-sw2uPKig

9 de julho de 2008

Criança que recebeu córnea de menino baleado na Tijuca passa bem

O transplante foi realizado na manhã desta quarta-feira (9), em um hospital particular.
O segundo órgão será doado a uma outra criança, que passará por cirurgia na quinta.
Do G1, no Rio com informações do RJ TV
Foto: Ricardo Leoni / Agência O Globo
Ricardo Leoni / Agência O Globo
João Roberto morreu após ser baleado em tiroteio na Tijuca. (Foto: Ricardo Leoni /Ag. O Globo)

Uma das córneas de João Roberto Amorim Soares, de 3 anos, morto após ser baleado em um tiroteio na Tijuca, na Zona Norte do Rio, foi recebida pela menina Larissa, de 8 anos. O transplante foi realizado na manhã desta quarta-feira (9), em um hospital particular, em Piedade, subúrbio do Rio. Larissa passa bem.

Segundo a Secretaria estadual de Saúde, a segunda córnea também será doada a uma criança, que passará pela cirurgia na quinta-feira (10).

PM foram transferidos

Nesta madrugada, os dois policiais militares suspeitos de atirar contra um carro e em que estava João Roberto, sua mãe e o irmão foram transferidos para o Batalhão Especial Prisional (BEP), em Benfica, subúrbio do Rio.

O governador Sérgio Cabral declarou que os dois policiais militares envolvidos na morte do menino João Roberto Amorim Soares “estão fora da PM”. “Não tem conversa. Tem que expulsar. São dois assassinos”, disse o governador durante uma reunião na Secretaria estadual de Segurança com o Secretario Estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, o comandante geral da PM, Gilson Pitta Lopes e outros representantes da equipe de segurança do estado. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar, para ser expulso da corporação, o policial deve passar por um IPM (Inquérito Policial Militar) e, depois, por uma comissão que irá avaliar se ele deve ou não ser banido da PM. O G1 tentou entrar e contato com a Associação dos Policiais Militares (Assinap), mas nenhum representante foi encontrado.

Decretada prisão temporária dos policiais

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decretou, na noite desta terça-feira, a prisão temporária por 30 dias dos dois policiais militares suspeitos de atirar contra o carro onde estava o menino João Roberto Amorim Soares. A decisão atende a um pedido do Ministério Público Estadual. O MP recebeu o pedido do delegado responsável pelo caso, Walter Alves, indiciando os PMs, do 6º BPM (Tijuca), por homicídio doloso qualificado (com intenção de matar e sem dar chance de defesa à vítima). A prisão foi decretada pelo juiz de plantão Ricardo Rocha. No Inquérito Policial Militar (IPM), os dois militares mantiveram a versão de que estavam perseguindo criminosos e que o carro de Alessandra Soares, mãe de João Roberto, ficou no meio do fogo cruzado.

O crime

Alessandra voltava de uma festa de aniversário com os dois filhos em seu carro, um Palio Weekend cinza chumbo, que foi confundido e alvejado pelos policiais militares como se fosse o carro usado por suspeitos de assaltos.

O carro que teria sido usado pelos perseguidos foi encontrado na madrugada desta terça. Segundo a polícia, o veículo Fiat, modelo Stilo, era roubado e está envolvido em quatro ocorrências de roubos de pertences.

O proprietário do carro esteve na delegacia, mas não conseguiu identificar por fotos os dois assaltantes que o renderam usando pistolas. A perícia encontrou quatro cápsulas de pistola deflagradas dentro do Stilo.

Enterro

O corpo do menino João Roberto foi sepultado nesta tarde no Cemitério do Caju. No momento do sepultamento, acompanhado por cerca de 300 pessoas e marcado por emoção e revolta, o pai da criança, Paulo Roberto Barbosa Soares, pediu uma salva de palmas em homenagem ao filho.

Durante o cortejo, o grupo parou duas vezes para que a mãe, Alessandra Soares, bebesse água. Muito debilitada e sob efeito de calmantes, Alessandra tinha um curativo na cintura, do lado esquerdo, marca da noite em que perdeu o filho para a violência.

Fonte

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL641107-5606,00-CRIANCA+QUE+RECEBEU+CORNEA+DE+MENINO+BALEADO+NA+TIJUCA+PASSA+BEM.html