Resultados de Pesquisa

.

24 de novembro de 2008

Seduc anuncia Pré-Matrículas para novos alunos - 2009

A Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará abriu neste segunda-feira 24/11/08, a Pré-Matrícula para estudantes que queiram ingressar na rede escolar estadual as inscrições vão até ao dia 27/12/08.

O número disponível para novos alunos em 2009, é de 290.000 vagas na rede educacional de Estado.

Além da quantidade de novas vagas abertas, a outra novidade da Matrícula/2009 é que a Seduc na intensão em garantir os direitos constitucionais de todo cidadão, conforme preceitua as Constituições Estadual e Federal, de que, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, bem como para assegurar a proteção ao princípio da isonomia, instituiu, através da Portaria 016/2008, que todas as Unidades Escolares da Rede Pública Estadual do Pará passarão ao registrar, também, no ato da matrícula, além do nome legal, o pré-nome social de Travestis e Transexuais, se assim desejarem.

A Seduc querendo garantir tranqüilidade àqueles que querem ingressar na Rede Estadual de Ensino, está disponibilizando os seguintes serviços: * Central de Atendimento, serviço que estará disponível durante todo o período da Pré-Matrícula, de segunda a sábado, de 8 às 20 h, àqueles que querem ingressar na Rede Estadual de Ensino, a Seduc disponibilizou dois números telefônicos para o serviço de Call Center, através do 08007220078 e 08002800078. 0800 , a ligação gratuita. * Acesso à Internet, 24 horas, através do site da Seduc – www.seduc.pa.gov.br * Acesso aos Infocentros do Programa “Navega Pará”, disponíveis nos seguintes municípios: Belém, Marituba, Marabá, Eldorado dos Carajás, São Sebastião da Boa Vista e Santarém, com funcionamento em horário comercial ( 8 às 18h). * Ônibus Matrícula Cidadã, serviço que ficará disponível aos finais de semana (sábado e domingo), de 9 às 16 horas, em locais estratégicos e de grande fluxo de pessoas. Todo o Processo de Matrícula 2009 abrange o período de 10/11/08 a 06/02/09.

O início do ano letivo será dia 16/02/09. Não fique em dúvida. Mantenha-se sempre bem informado. Navegue no site da Seduc – www.seduc.pa.go , e saiba que: De 29 de dezembro a 16 de janeiro será a rematrícula de alunos da rede. A confirmação de alunos novos e o processo de remanejamento e transferência acontece em janeiro.

Visando o ingresso do pretendente à página do Site da Seduc, este Site Linca as páginas de Matriculas e de Confirmação da Pré-Matricula.

Clique aqui e inscreva-se, faça sua Pré-Matrícula:

www4.seduc.pa.gov.br/prematricula/?opcao=frmPreMatricula1

Costa

23 de novembro de 2008

Cai o avião da banda Calypso

Hoje ocorreu um grave acidente com o avião bimotor de propriedade de Chimbinha, compositor e guitarrista do grupo musical Calypso. A aeronave caiu sobre o bairro de San Martin, na zona oeste do Recife. Estavam abordo 10 pessoas até o momento sabe-se que morreram no acidente as seguintes pessoas; Gilberto Silva e o piloto, cuja identidade ainda não foi revelada. Quanto aos demais ocupantes da aeronave, foram encaminhados a hospitais da cidade, capital pernambucana.

Foram encontrados entre os feridos, os nomes do co-piloto Bruno Carvalho Carneiro, de 29 anos; Helena Lúcia Ferreira, 40 anos; Luiz Augusto Nóbrega, 53 anos - um dos donos da casa de espetáculo Chevrolet Hall, no Recife -; e Eduardo Henrique Rocha do Ó, 35 anos, um dos donos de uma clínica de exames de imagem em Recife.

O avião havia partido de Teresina, no Piauí, para Recife, pertence a Chimbinha, compositor e guitarrista do grupo musical, que não estava a bordo. A banda Calypso realizou um show na capital piauiense no sábado. De lá, os integrantes do grupo seguiram de ônibus para Fortaleza, onde foram avisados do acidente que vitimou o produtor da banda, de 46 anos.

Costa

21 de novembro de 2008

Dinheiro para o Forum Mundial, 34 milhões

BELÉM (PA), No final de 2009, Belém será a Sede do Fórum Social Mundial. A informação foi divulgada pelo governador em exercício, Odair Corrêa, que esteve em Brasília, na noite da quarta-feira (19), como convidado especial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, para participar da inauguração do Estádio Walmir Campelo Bezerra, o Bezerrão, na cidade satélite de Gama. Odair aproveitou a oportunidade para conversar com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, acerca das condições do Pará para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014.

Na semana passada, o Governador em exercício do Pará, esteve no Rio de Janeiro, quando entregou a Ricardo Teixeira o caderno de encargos, no qual detalha todas as providências que adotará com vistas a se tornar uma das sub-sedes do Mundial de Futebol em 2014. O presidente da Federação Paraense de Futebol, coronel Antônio Carlos Nunes, na ocasião também participou da conversa com o presidente da CBF.

Ricardo Teixeira demonstrou-se muito atencioso e simpático com o governador em exercício que também conversou com Romário e várias personalidades do mundo esportivo e político. O governador José Roberto Arruda, do Distrito Federal, fez questão de cumprimentar Odair Corrêa, de quem é amigo há longos anos.

Ontem, quinta-feira (20), Odair Corrêa participou, em Belém, de uma video-conferência para os novos policiais militares. O Governador em exercício conversará, a partir do comando geral do Corpo de Bombeiros com os novos PMs de Belém, Marabá e Santarém, onde funcionam unidades do Centro Integrado de Operações Especiais (Ciop).

A segurança pública é uma das preocupações do governo paraense. Hoje estarão com o vice-governador, através de video-conferência, o secretário de Segurança Pública, Geraldo Araújo; o comandante-geral da Polícia Militar do Pará, coronel Luis Rufeil; e o comandante da Polícia Comunitária, coronel Costa Júnior. O assunto será a segurança dos cidadãos paraenses.

A violência em Belém tem crescido muito, há lugares na cidade que chegam a serem verdadeiros Calvários para quem passa. Um exemplo desses locais é a travessia da Ponte do Canal São Joaquim, pela Rua Stélio Maroja, na Av Independência, no Bairro do Barreiro. Passar ali a qualquer hora do dia, é pedir para ser assaltado.

Costa

19 de novembro de 2008

Corpo de Bombeiros forma nova turma de aspirantes a oficial

Da Redação Agência Pará

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará formou nesta quarta-feira (19), uma nova turma de aspirantes a oficial, marcando também as comemorações dos 126 anos da corporação. Com a presença do governador em exercício Odair Corrêa, comandante em chefe das forças militares do Estado, 56 novos aspirantes receberam o grau de formatura. Durante a solenidade, realizada no Comando Geral do CBM, ainda foram entregues pelo governador a Medalha do Mérito da Defesa Civil, destinada a personalidades e instituições destacadas na prevenção e combate aos danos provocados por desastres naturais, e a Medalha de Bons Serviços, dada aos bombeiros que completam dez anos de serviço exemplar.

Depois de passar em revista a guarda de honra do Corpo de Bombeiros, Odair Corrêa entregou a Medalha de Bons Serviços e a Medalha do Mérito da Defesa Civil, criada por decreto no dia 02 de novembro deste ano, aos primeiros agraciados com a honraria. Entre eles, estão a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e o reitor da Universidade Federal do Pará, Alex Fiúza de Mello.

Em seguida, saudou os formandos conclamando-os a integrar o trabalho em prol do desenvolvimento do Pará e da Amazônia.

"O interesse do Governo do Pará é promover ações positivas para a melhoria da qualidade de vida da população do estado. É nisso que a governadora está trabalhando, ao buscar parcerias bilaterais com a China e com os Estados Unidos nesse momento. Em vocês, o que interessa é o que está dentro da farda, a consciência de que somos homens e mulheres da Amazônia e que temos que estar voltados para o crescimento e os interesses do Pará e da região. A percepção da cidadania deve estar na consciência de todos."

Dentre os 56 formandos, 26 fazem parte do Corpo de Bombeiros do Pará e serão distribuídos nas unidades da corporação em Belém e no interior. O restante da turma pertence às corporações dos Estados do Amapá (24), Mato Grosso (04) e Roraima (02) e frequentou o curso de três anos a partir de convênios assinados entre as instituições.

O comandante do CBM, coronel Paulo Gérson Novaes de Almeida, destacou que esta é a 11ª turma formada pela Escola de Formação de Oficiais do CBM, criada em 1992 e desde 1998 integrante do Instituto de Segurança Pública IESP.

Desde sua criação, mais de 300 aspirantes foram formados pela escola, considerada referência nacional. "Os 56 novos aspirantes, depois de três anos de trabalho árduo, deixam a escola com todos os conhecimentos necessários para exercer suas atividades e também com uma formação dentro de princípios éticos", observou o comandante.

Por Aline Monteiro - Secom

14 de novembro de 2008

O balanço da missão à China e a Viagem à Califórnia (EUA)

Envie um e-mail para mim!

BELÉM (PA), A governadora Ana Júlia Carepa, ontem fez pronunciamento referente a visita de 8 dias que fez à China, especialmente à cidade de Xangai e a província de Sichuan, onde firmou um protocolo de parceria entre a universidade local para troca de conhecimento, pois queremos abrir portas”, afirma a governadora. Em Xangai, foram criadas alianças comerciais, econômicas, políticas e principalmente culturais foram lembradas pela governadora.

A equipe de Ana Júlia Carepa era composta de políticos, dos governos estadual e federal, de empresários que custearem suas despesas, para integrarem à comitiva governamental. A missão segundo o discurso da governadora; foi ver de perto, fábricas de material para o setor energético.

A governadora lembrou ainda em seu discurso que a visita feita à uma usina termoelétrica em Xangai, e que possui a mesma tecnologia da que será construída em Barcarena. Aqui, visitamos, disse Ana Júlia, uma usina termoelétrica que tem três vezes a capacidade da usina que funcionará em Barcarena. E também a fábrica que fará a instalação em Barcarena, usando a mesma tecnologia da usina de Xangai”, adianta Ana Júlia.

Disse ainda a governadora em seu discurso que no próximo ano o Pará receberá uma missão de representantes chineses, que virão para colocar em prática os acordos firmados nas várias rodadas de negócios realizadas nas quatro cidades visitadas pela missão paraense.

Aproxima visita

Aproveitando a oportunidade de informar sobre a visita realizada à China, a governadora Ana Júlia se dirigirá até a Califórnia, nos Estados Unidos da América, onde participará da Cúpula Global de Governadores que acontecerá nos próximos dias 18 e 19, sobre Mudanças Climáticas, promovida pelo governador daquele estado, Arnold Shwarzenegger.

A governadora vai apresentar na cúpula, o comportamento do Estado do Pará no enfrentamento das mudanças climáticas; o combate ao desmatamento e planejamento para o uso sustentável das áreas protegidas do Estado e tembém o programa de restauração florestal, com pretensões de reordenar a economia de base florestal. Na viagem à Califórnia, estará acompanhada do secretário de Estado de Meio Ambiente, Valmir Ortega e do pesquisador Peter Mann de Toledo.

Costa

7 de novembro de 2008

Instituições entregam documento de pesquisa à Sema como contribuição para o programa Um Bilhão de Árvores

O Texto é original.
Local: Sala de reuniões da Sema
Endereço: Travessa Lomas Valentina, 2717
Contatos: Ivonete Motta, 9144 6744 e Lilian Bayman, 8817 0223

Representantes das instituições de pesquisa Museu Goeldi, Embrapa Oriental, UFRA, Idesp e Ideflor entregam formalmente nesta segunda-feira (10), ao secretário de Meio Ambiente, Valmir Ortega, a contribuição conjunta para o programa de restauração florestal do Pará – 1 Bilhão de Árvores para a Amazônia.

O trabalho é resultado de uma parceria insterinsticional que se organizou na forma de um Grupo de Trabalho e resultou na elaboração das bases técnicas para a estruturação do programa sustentado no conhecimento científico e em uma política que busca reverter os efeitos negativos das ações humanas na sustentabilidade da Amazônia, uma das premissas do programa 1 Bilhão de Árvores para a Amazônia.

O documento é uma contribuição ao programa e demonstra o comprometimento das instituições envolvidas em colaborar em ações como capacitação técnica e no desenvolvimento de pesquisas com aplicação de tecnologias desenvolvidas na e para a Amazônia.

O trabalho relaciona ainda alguns modelos de reabilitação ambiental indicados por meio de pesquisas.

O evento terá início às 15h30 e será realizado na sala de reuniões da Sema, no seguinte endereço:

Travessa Lomas Valentina, 2717, entre 1º. de Dezembro e Primentral, Marco.

A informação é da Agência Pará de Notícia

Costa

6 de novembro de 2008

TRE-RO cassa os mandatos do governador Ivo Cassol e do senador Expedito Júnior

Marco Antônio Soalheiro Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), em atendimento a pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), decretou a perda dos mandatos do governador Ivo Cassol e do senador Expedito Júnior, por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e abuso de poder nas eleições de 2006. A sentença foi dada ontem (4) e cabe recurso ao próprio TRE e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles também podem entrar diretamente no TSE com ações cautelares para se manterem nos cargos.

Segundo a relatora do processo, desembargadora Ivanir Feitosa Borges, há indícios suficientes que caracterizam a conduta irregular dos políticos.

“Fizeram doações um para o outro em seus comitês financeiros, sendo que Ivo Cassol chegou a doar através de seu comitê de campanha ao comitê de Expedito Júnior o valor de R$ 200.500 exatamente na véspera e no dia da ocorrência da captação ilícita de sufrágio [28 e 29 de setembro de 2006], em que os recursos saíram de Expedito Júnior mediante a participação de seu tesoureiro Robério. Formavam o mesmo grupo político”, assinalou Feitosa.

“Além disso, o governador usou a máquina administrativa pública para tentar ocultar a compra de votos que o beneficiou em conjunto com Expedito Júnior”, acrescentou.

O voto da relatora foi acompanhado, sem divergências substanciais, pelos demais juízes do tribunal.

O procurador Regional Eleitoral Reginaldo Pereira da Trindade descreveu o caso como “o maior escândalo de compra de votos ocorrido no estado.”

5 de novembro de 2008

Concurso residência médica Hospital Gaspar Vianna Belém PA

BELÉM (PA), Estarão abertas no período de 19 de novembro a 18 de dezembro, as inscrições para o concurso de admissão de médicos residentes da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Serão ofertadas 21 vagas distribuídas em seis especialidades médicas.

As vagas terão a seguinte distribuição; disponibilizadas para Cardiologia (4), Cirurgia Geral (5), Clínica Médica (3), Nefrologia (3), Psiquiatria (4) e Terapia Intensiva (2). Só concorrerão às vagas, os candidatos que comprovarem o cumprimento das seguintes obrigações: Às especialidades de Cardiologia e Nefrologia, os candidatos precisam comprovar residência médica em Clínica Médica. Já para Terapia Intensiva, o pré-requisito é residência em Clínica Médica e/ou Anestesiologia.

No ato da inscrição, os candidatos precisam apresentar duas fotos 3x4 e fotocópia da carteira de identidade e do CPF, além do comprovante de inscrição no Conselho Regional de Medicina (graduado) e Histórico Escolar do curso de Medicina. Aos concluintes do curso de Medicina (2008), será exigido cópia de uma declaração da instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A taxa de inscrição é de R$ 100 e o interessado deverá depositar na Conta Corrente nº 188065-9 / Ag. 015 (Banpará).

As fichas para inscrição estarão disponíveis no período entre 19 de novembro e 18 de dezembro (2008), na secretaria da Comissão de Residência Médica da Fundação Hospital Gaspar Vianna, de 8h às 12h horas (trav. Alferes Costa, s/n). Informações serão através dos telefones: 3276 1770 e 4005 2571, também do Site da própria Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana www.gasparvianna.pa.gov.br.

Costa

4 de novembro de 2008

Bandido mata em assalto, mãe adolescente porque o bebê chorava

GOIANÉSIA (PA) - Um bando de assaltantes no município de Goianésia do Pará, mataram a adolescente Tâmara Aragão, de 15 anos de idade, mãe de uma criança de colo. Os cinco adolescentes assassinos envolvidos no assalto seguido de morte. Três foram presos pela Polícia Civil e outros dois são procurados para responderem pelo crime que cometeram.

No sábado (01) do corrente mês, na cidade de Goianésia que dista 12 quilômetros de Nova Ipixuna, por volta das 9h, cinco jovens entraram numa van com destino à cidade de Marabá, como se fossem passageiros comuns. No caminho a quadrilha anunciou o assalto e obrigou o motorista do veículo a entrar numa vicinal.

Viajava pelo menos 10 passageiros no interior do veículo. Entre eles a adolescente Tâmara Aragão, que segurava o filho no colo. Em determinado momento, a criança começou a chorar e a mãe ficou em estado emocional incontrolável, pois a mesma encontrava-se emocionalmente alterada por causa do assalto já declarado.

Enquanto avançavam pela vicinal, um dos integrantes do bando passou a ameaçá-la de morte caso a criança continuasse o choro. O desespero da mãe com a criança que não calava irritou o assaltante A.C.S, também menor de 17 anos, que disparou um tiro no peito da mãe Tâmara.

A moça teve morte instantânea. Seu corpo foi removido para a cidade de Nova Ipixuna e a criança entregue à família. A reportagem que cobriu o sinistro, tentou conversar com o delegado Herbeth Renan, responsável pelo inquérito investigativo do assalto que culminou com a morte da adolescente. Disse o Delegado: “Estamos investigando a situação”, e reservou-se a informar sobre o fato.

Fonte:

(Diário do Pará)

Costa

3 de novembro de 2008

Seminário tratará de Políticas Públicas no Estado do Pará

Envie um e-mail para mim!
BELÉM PA, Acontecerá nos dias 04 e 05 deste mês, às 08:00 a abertura de um Seminário de Elaboração de Políticas Públicas para a Educação no Campo do Pará, o evento acontecerá no espaço do Centro de Convenções Mariápoles da Glória, em Benevides, os telefones de contatos são (3201-5149 / 96010294) falar com Natalina Freitas

O encontro reunirá gestores, professores, universidades e movimentos sociais. A coordenação de Educação no Campo da Seduc, congregará cerca de 300 profissionais vindos dos municípios de Itaituba, Bragança, Santarém, Altamira, Capitão Poço, Tucuruí, Castanhal, Marapanin, Cametá, Marabá, Maracanã, Breves, Abaetetuba, Óbidos e Capanema.

Os participantes abordarão e debaterão o tema “Educação do Campo – Fortalecendo o Pará, Terra de Direitos”. Fundamentado pelas palestras: Políticas Públicas de Educação do Campo: desafios e perspectivas, por Edla Araújo Lira Soares: e a Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável, será discutida por Roberto Felício, Procurador da República.

No dia 05, durante a tarde, serão processadas as principais decisões e encaminhadas à plenária para definir as propostas que direcionarão as políticas para educação no campo.

Costa