Resultados de Pesquisa

.

29 de abril de 2009

Mundo: França pedirá cancelamento de voos para o México

*
A França vai pedir à União Europeia o cancelamento dos voos para o México. Nesta quarta-feira a ministra da Saúde francesa, Roselyn Bachelot, disse ter pedido à União Europeia uma convocação extraordinária para que sejam discutidas ações coordenadas de prevenção e combate à gripe suína.
*
Ela afirmou ainda que a França vai propor o cancelamento de voos partindo dos 27 países-membros do bloco com destino ao México. A primeira reunião vai acontecer nesta quinta-feira, em Luxemburgo.
*
http://band.com.br/conteudo.asp?ID=138280
*

28 de abril de 2009

Alunos de baixa renda são os 'campeões do Enem' no estado de SP

Escola mantida pela Embraer obteve o melhor desempenho no estado. Estudantes são oriundos da rede pública de ensino no interior de SP.

Silvia Ribeiro Do G1, em São Paulo

'Tenho grande chance de alcançar meu objetivo', diz Celice Rocha, estudante da escola com melhor desempenho no Enem, que vai prestar direito (Foto: Reprodução)

As melhores notas no Enem no estado de São Paulo foram obtidas por alunos de baixa renda de São José dos Campos, a 97 km de São Paulo. O Colégio Eng. Juarez de Siqueira Britto Wanderley, mantido pela Embraer, alcançou a média 76,02, o que lhe rendeu a 8ª posição no ranking nacional das escolas de ensino médio. A escola seleciona todos os anos, por meio de prova, 200 estudantes que cursaram da 5ª a 8ª série do ensino fundamental na rede pública.

Confira a planilha com todas as escolas do país (o arquivo está em .xls)

“Aqui você sonha em conjunto. A escola ajuda a levar seu sonho a frente. O estímulo surge daí, do interesse de conseguir uma vaga na faculdade”, diz a aluna Celice Rocha, de 17 anos.

Os estudantes, que enfrentam concorrência de 25 a 30 alunos por vaga para ingressar na escola, não pagam mensalidade e têm uniforme, transporte e alimentação gratuitos. A escola, de período integral, investe em atividades fora do currículo acadêmico, como programas de alternativas sustentáveis e visitas a museus e teatros na capital paulista.

“São alunos de destaque, com capacidade intelectual alta e que estariam desperdiçados se continuassem nas escolas que estavam estudando. Estamos formando cidadãos, pessoas melhores e autônomas que terão presença de destaque na comunidade”, diz o diretor do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa, Pedro Ferraz. Segundo ele, a proposta pedagógica é construída juntamente com a Rede Pitágoras de Ensino.

Para recuperar possível deficiência herdada de escolas públicas, o colégio investe em reforço e carga horária ampla, das 7h30 às 17h30. A orientação vocacional, com laboratórios que mostram ao aluno o que ele encontrará na faculdade, é outra preocupação. Exemplo disso é o projeto elaborado pelo Instituto Sírio Libanês que introduz os estudantes a conceitos da medicina.

“Dentro da escola a gente tem várias atividades extra-aula com os professores. E a aula é mais dinâmica. Enfoca tanto o vestibular quanto o conhecimento que a gente precisa ter na vida, como cidadãos”, afirma José Henrique Oliveira, de 17 anos.

Líder das escolas públicas

A direção do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefet-SP), instituição melhor colocada entre as escolas públicas do estado (média de 73,38), atribui a posição no ranking à qualificação dos professores e aos investimentos federais em reformas e melhorias dos laboratórios.

“Por ser um colégio público (federal), é claro que temos problemas, mas tenho um gosto especial pelos laboratórios e equipamentos de ponta que podemos utilizar aqui”, diz Bruno Napoli, de 16 anos.

Para os alunos, a liberdade de poder escolher entre assistir ou não às aulas desenvolve senso de responsabilidade. “Eu acho que o melhor da Cefet é que a gente tem liberdade, quem entra na sala de aula quer mesmo estudar e se esforça”, diz Guilherme Bortolini, de 17 anos.

As 'lanterninhas'

O Colégio Seta, de Osasco, na Grande São Paulo, teve o pior desempenho entre as escolas particulares de ensino médio regular no estado de São Paulo (média de 46,72). A assessoria de imprensa da escola preferiu não se manifestar.

Já a Escola Estadual Mário Guilherme Notari, de Sorocaba, no interior de São Paulo, obteve a menor média entre as escolas públicas (32,29). A direção do colégio não quis conceder entrevista, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação.

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1102012-5604,00-ALUNOS+DE+BAIXA+RENDA+SAO+OS+CAMPEOES+DO+ENEM+NO+ESTADO+DE+SP.html

27 de abril de 2009

Posto de saúde do Telégrafo é assaltado nesta manhã

BELEM - PA - O Posto de saúde do Telégrafo em pleno movimento de funcionamento foi assaltado nesta manhã por ladrões audaciosos.
O povo encontrava-se despreocupado enquanto era atendimento no plantão da manhã, e os assaltante o surpreendeu, espalhando o pânico entre todos os presente e vizinhança.
Os indesejáveis partiram para cima dos seguranças desarmando-os; tomaram as armas e os pacientes entraram no desassocego automaticamente.
O Município já sofreu bastante por causa dos constante assaltos nos Postos de saúde e Pronto-socorros, que vez por outra são assaltados.
O Governo Federal e estaduais, precisam tomar medidas o mais rápido possível, para resolverem o problema da violência urbana, que cresce a cada dia.
É preciso começar pela educação dos pais no trato da Família; auxiliando-os como cuidar dos filhos. Os pais muitas vezes são responsáveis pela má formação dos filhos, por faltar-lhes o conhecimento devido de como conduzí-los corretamente para crescerem engrenados à Sociedade.
Outra coisa que o Governo deve fazer é mudar as leis, para destravar a execução correta do tratamento devido a todos o malfeitores.
A Lei do Menor, podemos denominá-la de trava para resolução desses problemas, precisa de imediata alteração para que os malfeitores menores praticantes dos mesmos crimes que os maiores de idade cometem, possam ser punidos com os mesmos tratamentos dados a eles.
As autoridades cometem injustiças por não dar a punição que eles merecem pelos crimes que cometem. É necessário que a justiça seja aplicada sobre o que praticam males à sociedade.
O povo não vai entender o fechamento dos postos de saúde ou de qualquer entidade beneficente da sociedade. Se estiverem as autoridades pensando de resolver o problema fechando postos de atendimento por causa das ações dos malfeitores, tenham certeza de que haverá inúmeras reações haverão de surgir.
É incapacidade do Governo tomar a atitude de fechamento de algum posto de atendimento por causa das ações dos assaltos existentes. O nome disto é: irresponsabilidade e incapacidade de governar.
Costa

26 de abril de 2009

Casa Branca diz que não há motivo para pânico sobre gripe suína

Países da Ásia e da Europa estão em alerta após mortes no México. Nova York confirmou a contaminação de 8 estudantes pela gripe.

Do G1, com informações de agências

O governo dos Estados Unidos está acompanhando a evolução da gripe suína de perto e acredita que não há motivos para que norte-americanos entrem em pânico, disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, neste domingo (26).

Entenda como a gripe suína se espalha entre humanos OMS diz que surto de gripe suína é 'muito grave' e pode virar pandemia Em entrevista ao programa "Meet the Press", da rede de TV NBC, Gibbs afirmou que o presidente norte-americano, Barack Obama, está sendo informado constantemente por autoridades de saúde e de segurança doméstica. "É importante que o público entenda que estamos tomando as devidas precauções contra qualquer coisa que acontecer, não é hora de pânico", disse. A Casa Branca planeja uma conferência de imprensa neste domingo para divulgar os preparativos que os EUA deverão tomar caso o surto da gripe suína ultrapasse os 11 casos que já haviam sido confirmados no país, além dos 8 confirmados neste domingo em Nova York.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, confirmou no início da tarde deste domingo que oito alunos de um colégio de Nova York estão infectados com a gripe suína, depois que amostras foram enviadas para o Centro Nacional de Controle de Doenças dos Estados Unidos para a realização de exames detalhados. O vírus contraído pelos estudantes é o mesmo que já matou dezenas de pessoas no México.

Segundo o prefeito, a escola foi fechada para evitar que o vírus continue se espalhando, e a situação de outros potenciais pontos onde a doença pode existir estão sendo analisados.

Foto: AP

Mexicanas usam máscaras cirúrgicas para rezar ajoelhadas na praça Zocalo, na Cidade do México, depois que igrejas foram fechadas para conter surto de gripe suína (Foto: AP)

Pandemia

Um sétimo caso de gripe suína foi confirmado na Califórnia neste sábado (25) por autoridades da área de saúde. Com isso, já são 19 os casos de infecção pelo vírus H1N1 nos EUA: 7 na Califórnia, 2 no Texas e 2 no Kansas, além dos oito estudantes de Nova York.

O sétimo caso californiano confirmado é o de uma mulher de cerca de 35 anos que mora em Imperial County, fronteira com o México. Ela começou a ficar doente no dia 4 de abril, foi hospitalizada, mas se recuperou, afirmou Al Lundeen, porta-voz do Departamento de Saúde Pública da Califórnia. A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, disse que o surto de gripe suína detectado no México e nos Estados Unidos "é muito grave", de evolução imprevisível e deve ser "vigiado de perto", pois existe o potencial de que se transforme em uma pandemia. Em entrevista coletiva, Chan disse que "um novo vírus é o responsável por estes casos" e que "a situação está evoluindo muito rapidamente".

Controle global

Para evitar que vírus da gripe suína se espalhe, viajantes que chegam ao Japão passam por exames que incluem uma câmera que monitora a temperatura do corpo das pessoas (Foto: AP)

Diferentes países estão em alerta neste domingo (26) para evitar que a gripe suína que já deixou dezenas de vítimas no México se espalhe pelo mundo. Além do país de origem do novo vírus, onde mais de 20 mortes foram confirmadas (com possibilidade de chegar a 81), casos de gripe já foram confirmados nos Estados Unidos, e há suspeitas de que viajantes de Israel, França, Espanha e Nova Zelândia possam ter se contaminado. Até o Brasil se juntou ao clima de preocupação em relação ao que a Organização Mundial de Saúde já disse que pode se transformar em Pandemia.

Aeroportos de países da Ásia, que já sofreram com vírus como a gripe aviária e o Sars, criaram postos de controle para evitar a entrada da gripe suína. Viajantes que chegam a Hong Kong, Malásia, Coreia do Sul e Japão passam por uma checagem de sintomas, semelhantes ao da gripe comum, mas mais agudos. Alerta de saúde foi decretado na Argentina, e todos os viajantes provenientes do México têm que declarar se têm sintomas de gripe.

Um tripulante de um voo da empresa inglesa British Airways foi hospitalizado em Londres após voltar do México, mas testes mostraram que ele não tinha a gripe.

Brasil

O Ministério da Saúde brasileiro anunciou que foi acionado o Gabinete Permanente de Emergência, formado por representantes da pasta, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para acompanhar os casos de gripe suína detectados na América do Norte. Em nota oficial, o ministério afirma que o grupo irá se reunir todos os dias em Brasília para acompanhar a evolução da doença. Segundo o ministério, não há evidências da circulação desse vírus em pessoas no Brasil. O monitoramento dos passageiros vindos do México e dos Estados Unidos foi intensificado nos aeroportos brasileiros. A tripulação das aeronaves deverá orientas os viajantes, ainda durante o voo, sobre os sintomas, como febre acima de 39 graus acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, nos músculos e nas articulações. O texto da nota do Ministério da Saúde ressalta que o "consumo de produtos de origem suína não representa risco à saúde das pessoas".

Nova Zelândia

Um grupo de dez estudantes neozelandeses pode ter contraído a gripe suína durante uma viagem ao México, informou o ministro da Saúde da Nova Zelândia, Tony Ryall. Ryall disse à imprensa local que ainda não há nenhum caso confirmado. Mas os exames preliminares aos quais os estudantes foram submetidos detectaram a presença de um vírus da gripe que contém a cepa de origem animal H1N1. O ministro também declarou que nenhum dos dez estudantes está gravemente doente e que, aparentemente, todos estão se recuperando. Ainda segundo Ryall, nas próximas horas serão divulgados os resultados de exames mais detalhados. Os dez suspeitos de estarem com gripe suína fazem parte do grupo de 25 universitários e três professores que ontem foram colocados em quarentena assim que chegaram à Nova Zelândia. O grupo, que chegou do México, foi isolado porque 13 de seus integrantes apresentaram sintomas similares aos da gripe durante a viagem de volta. Como medida de precaução, todos foram submetidos a exames.

México

No México, onde surgiu o surto de gripe suína, eventos públicos foram cancelados para evitar que o vírus se espalhe. Cerca de 70% dos bares e restaurantes da capital foram fechados, segundo a BBC Brasil.

O governo já recomendou que a população evitasse cumprimentos com as mãos e a Embaixada dos Estados Unidos aconselhou visitantes a permanecerem a pelo menos 1,8 metros de distância de outras pessoas.

segundo a BBC, as autoridades de saúde do México também foram autorizadas a isolar pessoas contaminadas, caso seja necessário. O ministro da Saúde do México, José Córdova, afirmou que um total de 1,3 mil pessoas foram internadas com sintomas suspeitos da gripe suína desde o dia 13 de abril e que os pacientes estão sendo examinados. http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1098834-5602,00-CASA+BRANCA+DIZ+QUE+NAO+HA+MOTIVO+PARA+PANICO+SOBRE+GRIPE+SUINA.html

25 de abril de 2009

Em show, Ivete diz que está gorda por uma boa causa

Redação CORREIO | Fotos: Isac Luz/ Globo.com

Com barriguinha de quatro meses Ivete Sangalo se apresentou na noite desta sexta (24) no Rio de Janeiro. A mais nova grávida do axé baiano aproveitou para fazer piada com os fãs.

Ao ouvir o grito de 'necessária' da platéia, ela respondeu: 'Se está me chamando de necessária porque estou gorda, vou te enfiar a mão. Mas não tem nada não, é por uma boa causa', disse.

Ivete se apresentou no Citybank Hall, no Rio

Ela também fez algumas paradas durante a apresentação para recuperar a energia. 'Isso aqui é o guaraná Jesus, lá do Maranhão. Dá energia! Quem me falou dele foi a Alcione', contou a cantora ao público.

Cantora usou vestido soltinho, mas que mostrava barriga de 4 meses

http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=24504&mdl=49

24 de abril de 2009

Banco PanAmericano: novo patrocinador do Timão

Marca do Grupo Silvio Santos estampada no calção. Ronaldo terá 80% do valor

Ronaldo tem direito a 80% do valor dos patrocínios da manga e do calção. Gols em campo, dinheiro fora dele...

Ronaldo tem direito a 80% do valor dos patrocínios da manga e do calção. Gols em campo, dinheiro fora dele... (Crédito: Tom Did)

*

LANCEPRESS!

*

Como revelado pelo colunista Benjamin Back no último dia 13, em seu blog no LANCENET!, o Banco PanAmericano, braço financeiro do Grupo Silvio Santos, vai estampar sua marca nos calções dos jogadores do Corinthians.

*

A princípio, o acordo é válido para as duas partidas da final do Campeonato Paulista, mas existe possibilidade da intituição financeira permanecer até o final da temporada.

*

Os valores não foram divulgados. Mas, pelo contrato firmado entre clube e Ronaldo, em dezembro do ano passado, é certo de que o Fenômeno terá 80% do montante, ficando os outros 20% para o Timão. Da mesma meneira, o atacante ficará com o mesmo percentual de um possível patrocinador da manga da camisa.

*

- As finais serão uma grande oportunidade de exposição de nossa marca e estamos muito otimistas quanto ao resultado e ao retorno. Estamos estudando também adquirir a cota de patrocínio para o resto do ano - explica Rafael Palladino, diretor superintendente do Banco PanAmericano.

*

A instituição já vinha estudando o patrocínio há algumas semanas.

*

- A visibilidade do Corinthians tem crescido muito e o futebol atinge justamente a faixa da população a qual oferecemos crédito, as classes B, C, D e E - afirma Rafael Palladino.

*

O Banco já havia feito vários outros patrocínios esportivos, mas é a primeira vez que investe no futebol.

*

*

*

http://msn.lancenet.com.br/corinthians/noticias/09-04-23/532892.stm?banco-panamericano-novo-patrocinador-do-timao

*

20 de abril de 2009

Eleições na CGADB

A chapa completa

Pastor Samuel Câmara, servo de Deus e homem do povo. Candidato a Presidência da CGADB
*

A Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil – CGADB, estará realizando mais uma Eleição nos dias 20 a 24 de abril 2009. Sua 39ª Asembleia Geral Ordinária.

*

A CGADB tem sido presidida nas duas últimas décadas, pelo pastor JOSÉ WELLINGTON BEZERRA DA COSTA, e como Órgão Democrático que é a CGADB, ele Continua concorrendo a mais um mandato.

*

A Chapa contrária, é encabeçada pelo pastor Samuel Câmara, Presidente da Assembléia de Deus em Belém – PA, o qual expõe suas inovadoras propostas para pô-las em prática em seu mandato.

*

As suas propostas prometem facilitar a relação do pastor e CGADB, dos economicamente menos favorecidos da Igreja, ao acesso de literaturas oriundas da Editora CPAD, isto é louvável, tendo em vista que na igreja existem vários irmãos que usam revistas da Escola Dominical só quando recebem de presente por incapacidade econômica.

*

Está mesmo na hora de atentarmos para os interesses daqueles que temos esquecido a algum tempo, referente ao que nos cabe fazer, em favor de quem mesmo não estendendo fisicamente a mão, pedindo auxílio, que sabemos precisamos dar. E que tão somente precisamos desgananciar do pretendido lucro daquilo que fazemos muitas vezes dizendo ser útil para os outros, mas na verdade queremos é ganhar dinheiro com o que poderia ser acessível aos mais pobres dentre nós.

*

Está mais do que na hora de mudarmos de administrador na CGADB. Tentemos alcançar o acesso dos nossos pastores ás decisões tomadas pela CGADB, sem onerar suas Igrejas, como acontece em todas as convenções que exigem a presença de todos os seus membros. As propostas do pastor Samuel precisam ser testadas, dêem-lhe a oportunidade, porque essa oportunidade na verdade é nossa, e quem vai ganhar é a Igreja e o Evangelho no Brasil.

*

Observem as propostas a seguir do pastor Samuel Câmara, e veremos o progresso no crescimento do Reino de Deus e da Igreja no Brasil. Temos tudo para alcançar isto. Graças a Deus e a maioria dos pastores que usaram o bom senso exigindo os serviços do TRE de Vitória, que desta vez tem as responsabilidades de presidir a contagem dos resultados da eleição com a proclamação de uma nova Diretoria eleita através da segurança da Lei eleitoral brasileira. Hoje, a Justiça Eleitoral, é um dos seguimentos de nossa sociedades que merece a confiança que lhe prestamos. Vamos em frente e a vitória será da Igreja de Deus. E à Diretoria atual que Deus lhe recompense pelos trabalhos prestados até hoje em nome do Senhor Deus.

*

Propostas

*

1. Preservar a comunhão, unidade e identidade da Assembléia de Deus.

*

2. Priorizar a evangelização, discipulado e missões no Brasil e Exterior

*

3. Iniciar a Rede Assembleia de Deus de Rádio e Televisão.

*

4. Voltar à Alternância e rotatividade de presidentes e da mesa da CGADB.

*

5. Produzir Bíblia, Harpa, Lição da Escola Dominical e folhetos ao alcance dos mais pobres.

*

6. Criar Escritórios estaduais onde os convencionais poderão ser atendidos e votar.

*

7. Reduzir drasticamente o preço das inscrições para as AGO e AGE.

*

8. AGOs voltadas para o desenvolvimento do Pastor, da Igreja e também para elaboração de um Plano Estratégico de ação, reestruturação e transparência da CGADB.

*

9. Fazer valer a posição da AD como a maior Igreja, com mobilizações nacionais de oração, evangelização, batismos e ação social para impactarmos o Brasil.

*

10. Celebrar o Centenário honrando todos os ex-presidentes da CGADB.

*

11. Ver a CGADB, Igrejas e Pastores fervorosos, santificados, transparentes, e

missionários com liberdade para seguir a direção de Deus.

*

Envolva-se! Sua oração, presença, voto, sugestões e idéias são muito importantes.

*

www.pastorsamuelcamara.com.br

Tel: 21 2421-1442

cgadb@pastorsamuelcaraara

Postal 70511 CEP 2274-

Caixa Postal 70511 CEP 22740-971 Rio de Janeiro – RJ

*

Costa

*

*

*

18 de abril de 2009

Especialistas nucleares americanos deixam a Coreia do Norte

China

Pequim - Os quatro especialistas americanos que monitoravam o programa nuclear da Coreia do Norte deixaram o país comunista nesta sexta-feira, depois de terem sido expulsos pelo governo.

Os americanos desembarcaram em Pequim em voo procedente de Pyongyang e recusaram-se a conversar com jornalistas. A saída deles ocorre apenas um dia depois da partida dos inspectores nucleares da Organização das Nações Unidas (ONU), que também

foram expulsos pelo governo local.

A expulsão de todos os inspectores estrangeiros deixa a comunidade internacional sem meios de monitorar as instalações nucleares norte-coreanas, capazes de produzir plutónico para uso em armas caso sejam relegadas. A Coreia do Norte comunicou esta semana à AIEA que está reactivando seu programa nuclear e anunciou que boicotará "para sempre" as negociações multilaterais sobre seu desarmamento.

A decisão norte-coreana é uma reacção à repreensão do Conselho de Segurança (CS) da ONU a um lançamento de foguete realizado por Pyongyang na semana passada. O CS da ONU condenou por unanimidade o disparo de foguete efectuado pela Coreia do Norte em 05 de Abril por considerá-lo uma violação a resoluções da entidade e intensificou as sanções contra Pyongyang.

A Coreia do Norte afirma ter enviado ao espaço sideral um foguete transportando um satélite experimental de telecomunicações. Os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul acusaram Pyongyang de ter promovido um teste ilícito de tecnologia utilizável em mísseis balísticos intercontinentais.

*

www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/internacional/Especialistas-nucleares-americanos-deixam-Coreia-Norte,4fc03fa7-8b56-4434-9318-66bcf5306e28.html

*

17 de abril de 2009

Rússia encerra operação na Chechênia

Fim das ações antiterror pode levar à retirada de soldados da região

AFP, REUTERS e NYT

O governo da Rússia encerrou ontem oficialmente a operação antiterrorismo na Chechênia, fato que marca o fim de uma década de presença russa na república do Cáucaso. A decisão tem como objetivo normalizar a situação na região e fortalecer o presidente checheno, Ramzan Kadyrov, aliado do premiê russo, Vladimir Putin.
"O chefe da Comissão Nacional Antiterrorista da Rússia, Alexandre Bortnikov, anulou em 16 de abril a ordem que declarava o território da república (da Chechênia) uma zona de operação antiterrorista", afirmou o órgão em comunicado. "Essa decisão tem como objetivo criar condições para a normalização da situação na região e desenvolver sua infraestrutura econômica e social."
A comissão não mencionou nada sobre a retirada das forças de segurança da região, mas a imprensa russa citou fontes oficiais que afirmaram que cerca de 20 mil policiais devem deixar a Chechênia. Apesar de os índices de violência terem caído nos últimos anos, os insurgentes ainda não foram derrotados completamente.
Após o anúncio, chechenos tomaram as ruas da capital Grozny levando bandeiras da república e da Rússia. "Estou muito feliz que a guerra finalmente tenha acabado", afirmou o estudante Magomed Nagayev. Desde o colapso da União Soviética, a Chechênia tem sido uma dor de cabeça para o Kremlin. Ao todo, foram duas guerras e milhares de mortos. Estima-se que, desde 1994, cerca de 100 mil pessoas - ou 10% da população chechena - morreram durante os dois conflitos entre rebeldes separatistas e soldados russos.
Restrições como toque de recolher, bloqueios de estrada, buscas e detenções arbitrárias foram impostos na região de maioria muçulmana em 1999, durante o governo de Boris Yeltsin. O então líder russo ordenou que as operações antiterrorismo começassem em resposta aos atentados contra diversos edifícios em Moscou. O Kremlin culpou terroristas chechenos pelas explosões e enviou para a república forças militares coordenadas por Putin, na época primeiro-ministro russo.
Depois de a Chechênia ser sacudida por bombas, Putin apontou Kadyrov para tentar recuperar a república e pôr um fim à resistência rebelde. Organizações de direitos humanos e jornalistas acusam o governo de Kadyrov de sequestro, tortura e execuções extrajudiciais para conseguir atingir suas metas.
SEGURANÇA
"Se a operação antiterrorista terminou, então significa que vencemos os bandidos. Podemos anunciar tranquilamente nossa vitória", disse Kadyrov, um ex-rebelde conhecido por seu gosto excêntrico - ele é dono de um zoológico particular. "Eu perdi mais de 400 colegas, amigos e parentes, mas hoje confirmamos que nossa república é a região mais segura da Rússia."
REVOLTA CHECHENA
1/10/1999 - Russos entram na Chechênia para combater rebeldes separatistas
6/2/2000 - Putin diz que tropas russas assumiram o controle total da capital chechena Grozni
17/2/2000 - Rebeldes chechenos condenam Putin à morte e anunciaram um prêmio de US$ 2,5 milhões pela cabeça dele
25/2/2000 - Após TV alemã exibir imagens de soldados russos enterrando corpos mutilados e com sinais de tortura em valas comuns, aumenta a pressão internacional para que Moscou investigue denúncias de violação dos direitos humanos na Chechênia
24/2/2001 - Representante da Chechênia no Parlamento russo reconhece que foi "impossível" deter a "limpeza étnica" na região
23/10/2002 - Comando checheno toma 700 reféns em teatro de Moscou. Assalto das forças especiais russas deixa 129 mortos
3/9/2004 - Terroristas chechenos tomam escola em Beslan, na república da Ossétia do Norte. Cerco acaba com 200 mortos e 700 feridos
2/3/2007 - Ramzan Kadyrov torna-se presidente checheno
Ontem - Rússia anuncia o fim das operações na Chechênia
www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090417/not_imp356236,0.php
.

15 de abril de 2009

Leilão de objectos de Michael Jackson cancelado

Envie um e-mail para mim! *

Cantor vai voltar a ter tudo na sua posse

Michael Jackson anuncia concertos em Londres (EPA) O leilão com cerca de mil e 400 objectos de Michael Jackson, retirados da antiga propriedade do cantor, o rancho Neverland, na Califórnia, foi esta quarta-feira cancelado. *

A produtora de Jackson entrou com um processo judicial contra a casa de leilões, mas o juiz que avaliou o processo determinou que o leilão poderia ser feito, refere a agência Reuters. Apesar desta decisão, as partes envolvidas continuaram a negociar e chegaram a acordo esta terça-feira.

*

Todos os objectos serão devolvidos então ao «rei da pop». A devolução ocorrerá após a exposição pública dos objectos que está já patente ao público em Los Angeles e terminará apenas no final da próxima semana. * http://diario.iol.pt/musica/michael-jackson-leilao-cancelado/1056978-4060.html *

13 de abril de 2009

Representantes divergem sobre ajuda a prefeitos

LUCIANA NUNES LEAL - Agencia Estado

BRASÍLIA - Os presidentes da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), João Paulo Lima e Silva, tiveram reações opostas às medidas do governo para aliviar as perdas dos municípios. Enquanto João Paulo considerou uma "vitória extraordinária", Ziulkoski cobrou uma compensação com correção da inflação do ano - o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 5,9% - e não apenas a correção dos valores nominais, como foi anunciado pelo governo.
"O governo dará R$ 600 milhões agora. Pelos nossos cálculos as perdas já chegam a R$ 1 bilhão. Não vou dizer se estou satisfeito ou não. Nossa expectativa era outra", disse o presidente da confederação. Ziulkoski considerou ainda mais grave o fato de o governo não ter anunciado nenhuma mudança em relação à dívida dos municípios com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os prefeitos querem a suspensão do pagamento até que se chegue a um encontro de contas. "O governo vai continuar retirando dinheiro dos municípios. Esse assunto foi tangenciado. Estou preocupadíssimo com a reação dos prefeitos quando tomarem conhecimento."
Por outro lado, João Paulo comemorou. "Achei, do ponto de vista imediato, uma grande vitória para o municipalismo. A recuperação em relação ao ano passado é uma recomposição muito importante. Só em Recife serão R$ 13 milhões. Vai ajudar as prefeituras a sair do sufoco. Esses recursos vão aumentar o aquecimento da economia nos municípios", afirmou o presidente da frente dos prefeitos. Sobre a falta de medidas para aliviar as dívidas previdenciárias, João Paulo disse esperar que o assunto seja resolvido durante a votação da medida provisória (MP) dos débitos municipais, que será discutida esta semana na Câmara.
www.estadao.com.br/noticias/nacional,representantes-divergem-sobre-ajuda-a-prefeitos,354205,0.htm
.

11 de abril de 2009

Transporte alternativo e linha urbana

BELÉM PA, O transporte urbano de Belém com no Brasil inteiro, é deficiente ao ponto de permitir espaço para o chamado "Transporte Alternativo". A população é beneficiada com essa alternativa de transporte que se levanta fora da organização municipal de transportes urbanos, quando consideramos sua penetração em localidades onde não existem linhas convencionais de ônibus para atender as populações dos bairros ou áreas recentemente povoadas.
O dito transporte alternativo, não submete-se ao cumprimento das normas que sujeitam o sistema organizado pelo município. Os idosos por exemplo, não gozam do direito de utilizá-lo para suas necessidades de ir e vir.
O cartão de "Passe livre" usado pelo idoso, é recusado pelo "Transporte alternativo". Eu mesmo já fui recusado de ingressar nesse transporte por usar o Passe livre, através da seguinte frase; "essa carteira não vale aqui". Era aproximadamente 23:30h em plena sexta-feira da Paixão, a caminho de meu trabalho; o qual, entro 00:00h e saio às 06:00h. Fui deixado por uma Kombe na Av Pedro Álvares Cabral com a Passagem Brotinho no Bairro do Telégrafo.
Entendo que esse transporte tem o mesmo dever de cumprir o que é determinado ao transporte urbano de Belém pela legislação reguladora dessa área.
Para desfrutar o direito de ganhar a vida transportando passageiros de linhas urbanas, não deve recusar o ingresso do idoso portador de passe livre em seu meio de transporte. Acho que os perueiros devem ser chamados à entenderem que para continuarem a operar no transporte de passageiros urbanos de Belém, serão obrigados a cumprir o dever legal do transporte convencional urbano da cidade.
O transporte urbano de nossa cidade deveria circular em todas as linhas pelo menos menos até 01:00h da manhã para os trabalhadores e quem mais estiver nas ruas possam chegar aos seus destinos desejados.
Os motoristas de qualquer transporte de linhas urbanas, deveriam apanhar o passageiro mesmo fora das definitivas paradas de ônibus porquê; para que o mesmo não seja deixado na rua a mercê de assaltantes e demais vândalos, até mesmo porquê esses passageiros muitas vezes não dispoeem de dinheiro capaz de cobrir o valor de uma corrida de táxi para chegar ao destino preferido, isto a partir das 23:00h. caso isso não esteja na legislação acho que deveria ser reparado.
É muito fácil de se entender a razão do parágrafo anterior: é só usar o princípio cristão; colocando-se no lugar do passageiro com apenas R$ 1,70 no bolso, a partir das 23:00h longe de casa, sendo deixado pelo seu coletivo e tendo que chegar no trabalho ou mesmo em casa na hora marcada.
Costa

9 de abril de 2009

Governo anunciará pacote de socorro a municípios

O governo federal anunciará na próxima segunda-feira (13) o pacote de socorro aos municípios que sofreram perdas na arrecadação e repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o governo não terá necessidade de criar fundo. O dinheiro será apresentado ao Congresso para ser aprovado por uma medida provisória e por um projeto de lei orçamentária.

Todos os municípios poderão receber o auxílio. A prioridade, no entanto, é dos menores, que dependem diretamente dos recursos. São pelo menos três mil municípios nessa situação.

Entre dezembro de 2008 e março de 2009, os repasses sofreram redução de 12,57%, o que representou R$ 1,7 bilhão a menos no caixa das prefeituras.

Da redação do clicabrasilia.com.br, com agências

8 de abril de 2009

Catálogo dos Beatles será remasterizado digitalmente

Doze discos serão lançados no dia 9 de setembro junto com videogame. Apple e EMI ainda não se pronunciaram sobre catálogo on-line.
Da AP
Foto: AP Foto: AP

A banda britânica The Beatles. (Foto: AP)

O catálogo completo das músicas dos Beatles está sendo remasterizado digitalmente para ser lançado em setembro de 2009. A Apple Corps Ltd. e a EMI Music dizem que vão lançar os novos discos no dia 9 de setembro – mesma data programada par ao lançamento do videogame “The Beatles: Rock band”.

Cada um dos doze novos CDs vai incluir a arte original da versão britânica do disco e notas explicativas extras. Em algumas edições, os CDs vão trazer um pequeno documentário sobre o álbum.

As coletâneas “Pas masters vol. I & II”, que incluem singles, versões ao vivo e lados B que não estão nos álbuns também serão relançadas.

Além disso, as empresas vão lançar uma caixa chamada “The Beatles in mono”, com as versõe smono originais de 10 álbuns, além de dois discos com as masters em mono de material do começo da carreira do grupo. As versões em mono de “Help!” e “Rubber soul” também vão incluir as mixagens em estéreo de 1965.

As empresas não fizeram nenhuma menção durante o anúncio feito nesta terça-feira (7) a respeito da disponibilização para download do material da banda. “As discussões a respeito de disponibilização para download continuam". A Apple ainda declarou que as novas versões são fruto de quatro anos de trabalho por parte dos engenheiros de som dos estúdios Abbey Road.

http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL1076466-7085,00-CATALOGO+DOS+BEATLES+SERA+REMASTERIZADO+DIGITALMENTE.html

7 de abril de 2009

Tiroteio em tribunal alemão devido a disputa de herança

Armin Weigel/Epa Uma mulher é escoltada para o exterior do tribunal após o ataque
Uma mulher é escoltada para o exterior do tribunal após o ataque Um alemão de 60 anos matou ontem a tiro a sua irmã no tribunal administrativo de Landshut, no estado alemão da Baviera, e feriu gravemente mais duas pessoas, após o que se suicidou.

O tiroteio ocorreu cerca das 10h15 (menos uma hora em Lisboa) e teve origem na disputa de uma herança, cuja partilha iria ser decidida ontem. Ao que tudo indica, o assassino estaria sentado no corredor do edifício à espera de ser chamado para a sala de audiências e, sem que nada o fizesse prever, sacou de uma arma e começou a disparar ao acaso, no corredor onde se encontrava e em várias outras salas do tribunal.

A polícia bávara afirmava ontem que desconhecia mais pormenores sobre o crime que causou grande consternação, sobretudo pelo facto de o atirador ter entrado facilmente armado no tribunal.

www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=B85137F6-7CAA-4A9C-B262-03453BBE851A&channelid=00000091-0000-0000-0000-000000000091

6 de abril de 2009

Piratas capturam mais barcos

foto DIETMAR HASENPUSCH/AFP
Piratas capturam mais barcos
No sábado, piratas somalis capturaram este navio alemão de 20 mil toneladas

Um cargueiro britânico a operar sob bandeira do Panamá e um barco de pesca do Taiwan foram capturados por piratas da Somália no Oceano Índico.

Fontes diplomáticas adiantaram que o barco de pesca de Taiwan 'MV Win Far 161' foi capturado próximo das Ilhas Seychelles, no Oceano Índico, não havendo ainda informações sobre o local onde o cargueiro britânico Malaspina Castle foi tomado de assalto.

Segundo as mesmas fontes, que falavam sob anonimato, ainda não existe qualquer informação sobre o número ou nacionalidade dos tripulantes a bordo destes embaracações.

A estes dois ataques de pirataria juntam-se um outro contra um iate de pavilhão francês com quatro tripulantes a bordo, no sábado ao largo de Ras Hafun, no nordeste da Somália, anunciou hoje a Ecoterra International, uma organização não-governamental de vigilância marítima, baseada no Quénia.

Também no sábado piratas somalis capturaram um navio alemão de 20 mil toneladas a cerca de 400 milhas da costa da Somália, entre o Quénia e as Ilhas Seychelles, indicou Andrew Mwangura, responsável por um programa de assistência aos marinheiros no leste africano.

A mesma fonte estima que serão 24 o número de tripulantes a bordo do navio alemão.

Os ataques contra navios ao largo da Somália e no Golfo de Aden, uma das rotas marítimas mais frequentadas do mundo, diminuiu recentemente devido ao aumento das patrulhas navais efectuadas por navios sob comando da NATO.

Os piratas da Somália - que saem da costa samalí em pequenas embarcações, tomando de assalto os navios que passam ao largo - já atacaram mais de 130 navios mercantes ao largo do país no ano passado, um aumento de mais 200 por cento em relação à 2007.

Perante o aumento dos ataques, a NATO deslocou para a região do Corno de África cinco navios de guerra, pertencentes a Portugal, Espanha, Holanda, Canadá e Estados Unidos para reduzir ou mesmo acabar com os actos de pirateria contra navios internacionais.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1193203
.

5 de abril de 2009

São Paulo quer vacinar contra gripe 3,6 mi de idosos

Começa no dia 25 de abril a campanha deste ano de vacinação de idosos contra gripe. A meta da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo é imunizar cerca de 3,6 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o equivalente a 80% dos 4,5 milhões de idosos no Estado. Além da vacina contra o vírus influenza, durante a campanha serão oferecidas à população a vacina dupla adulto (contra tétano e difteria) e a que previne o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites.

De 25 de abril a 8 de maio, a estrutura à disposição dos paulistas envolverá cerca de 3 mil postos fixos e 2 mil unidades volantes funcionando das 8h às 17h. "É de extrema importância que os idosos compareçam aos postos e tomem a vacina. A vacina contra a gripe não causa reações adversas e com ela se evita diversas complicações causadas pelo vírus", afirmou sexta-feira o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A campanha inclui a vacinação dos idosos internados em 1.520 asilos e casas de repouso em todo o Estado. No ano passado, a adesão dos idosos à vacinação foi de 81,93%, segundo a secretaria.

Agência Estado

.

3 de abril de 2009

Violência em Guiné-Bissau preocupa comunidade internacional

BRASÍLIA - A instabilidade na República de Guiné-Bissau, após os assassinatos do presidente João Bernardo Vieira e do chefe das Forças Armadas, general Tagmé Na Waié – mortos no começo de março – está mobilizando a comunidade internacional. A situação será discutida pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas na próxima quarta-feira (8).
O presidente, conhecido como Nino, controlou Guiné-Bissau por quase 23 anos, foi deposto durante uma guerra civil e reeleito em 2005, após ter ficado nove anos fora do poder. Nino foi assassinado por soldados no dia 2 de março, horas depois de o general Tagme Na Waie ter sido morto em um ataque a bomba. O Exército de Guiné-Bissau responsabilizou Nino pela morte de Tagme Na Waie.
Na madrugada de quarta para quinta-feira (2), o advogado Pedro Infanda foi detido ilegalmente, e o presidente do Tribunal de Contas e ex-primeiro ministro, Francisco Fadul, foi espancado por homens armados e uniformizados, supostamente devido a críticas feitas em coletiva de imprensa quanto à atuação do governo e de militares. As chefias militares do país negaram participação no ataque, segundo informações da Agência Lusa.
Em nota, a presidência portuguesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – da qual o Brasil faz parte – ressaltou que esse tipo de ação pode comprometer o processo de reconciliação nacional e a confiança necessária à mobilização da comunidade internacional e dos parceiros de Guiné-Bissau, e pediu às autoridades guineenses que assegurem clima de tranqüilidade e segurança ao país.
Em relatório divulgado ontem, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, voltou a pedir uma rigorosa investigação sobre os ataques a Nino Vieira e ao general Tagme Na Waie e fez um apelo à comunidade internacional para que não abandone o país africano neste momento e ofereça apoio técnico e financeiro para a realização das eleições presidenciais marcadas para 28 de junho (com custo estimado de 3 milhões de euros).
O Brasil já anunciou que pretende colaborar financeiramente e também enviará missão de cooperação militar para áreas de treinamento das Forças Armadas e elaboração de políticas para o setor – no dia 21 deste mês, o Brasil participará de reunião da CPLP sobre a reforma das Forças Armadas de Guiné-Bissau. Em outubro, a ONU aprovou financiamento de US$ 5,6 milhões para a reabilitação de quartéis das forças armadas, formação e criação de emprego para jovens e reabilitação de quatro estabelecimentos prisionais – ações previstas no Plano Estratégico de Consolidação da Paz para a Guiné-Bissau.
Não está descartada a possibilidade do envio de um contingente militar ou policial das Nações Unidas e da União Africana, com o apoio da CPLP e da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao). A hipótese foi anunciada esta semana pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves.
Em entrevista à Agência Lusa, nesta sexta (3), o diretor do Departamento de África do Itamaraty, embaixador Fernando Simas ,informou, no entanto, que o envio de contingente militar só ocorrerá caso seja solicitado explicitamente por Guiné-Bissau, e sob mandato das Nações Unidas. "Essas são as duas premissas. Guiné-Bissau aceitou tacitamente a proposta feita no último dia 19 em reunião da Cedeao, da qual o país faz parte. Mas o fundamental agora é que se passe do tácito ao explícito", afirmou à agência portuguesa de notícias.
www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=2&id_noticia=280305
.

2 de abril de 2009

Governo do Chile decreta luto por Alfonsín

Envie um e-mail para mim! Da EFE

Santiago do Chile, 2 abr (EFE).- O Governo do Chile decretou hoje luto oficial pela morte, na terça-feira, do ex-presidente argentino Raúl Alfonsín, que resolveu disputas de território entre os dois países.

O decreto do Ministério do Interior assinala que o Governo do Chile "reconhece o importante papel cumprido pelo ex-presidente Alfonsín na solução definitiva da fronteira sul entre nosso país e a República Argentina, com a assinatura do Tratado de Paz e Amizade de 1984".

No texto, o Governo chileno também "ao sentimento de pesar que enluta à República Argentina e estima necessário honrar a memória do ex-presidente Alfonsín".

Durante o Governo de Raúl Alfonsín (1983-1989) foi assinado esse tratado que encerrou não só essa disputa territorial -que levou os dois países à beira de uma guerra, evitada por mediação do papa João Paulo II, em 1978- mas todos os assuntos de fronteira que estavam pendentes.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1070438-5602,00-GOVERNO+DO+CHILE+DECRETA+LUTO+POR+ALFONSIN.html

1 de abril de 2009

Obama ataca protecionismo que marcou seu próprio pacote econômico

EFE
Londres, 1 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, abriu uma entrevista coletiva anterior à Cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes) atacando o protecionismo, justamente o fator mais criticado de seu próprio pacote econômico.

Na coletiva em Londres -junto a Gordon Brown, primeiro-ministro do Reino Unido-, Obama fez uma chamada contra o protecionismo ao assegurar que "quando os países deixam de cooperar, e se voltam para eles mesmos, os problemas só crescem".
Um pedido paradoxal, já o próprio plano de estímulo econômico de Obama incluía a cláusula "Buy American", estimulando a preferência pela compra de minério americano de ferro e aço, criticada em todo o mundo, justamente por seu caráter protecionista.
O presidente americano afirmou hoje que os membros do G20 devem atuar com "sentido de urgência" na cúpula de quinta-feira, para enfrentar a crise que, segundo ele, só poderá ser resolvida com uma ação conjunta.
Ele disse que não vai à cúpula -sua primeira após tomar posse- "para dar lições, mas para escutar" e por isso consultou os países-membros nas semanas prévias à reunião.
"Estou convencido de que há um enorme consenso sobre a necessidade de atuar em uníssono para resolver os problemas", sustentou Obama, a respeito das diferentes posições de EUA e Reino Unido e os demais países europeus.
Enquanto os primeiros optam por planos para estimular a economia, os outros países europeus querem pôr ênfase na regulação do sistema financeiro.
O presidente americano minimizou a importância das informações sobre diferenças entre os países-membros.
Segundo ele, "nossa meta é que cada país, de acordo com sua mentalidade política e suas circunstâncias econômicas, faça o necessário para que cresça a economia".
Perguntado sobre as acusações européias de que a responsabilidade da crise começou nas práticas do sistema financeiro dos EUA, Obama respondeu que está "menos interessado em jogar culpas que em resolver o problema".
Brown destacou que, entre os assuntos que devem ser abordados, estão o de conseguir uma maior supervisão do sistema bancário, medidas para restabelecer o crescimento, reforço das instituições financeiras internacionais, rejeição ao protecionismo, ajudas aos países pobres e respaldo a economias com baixa emissão de carbono.
"Devemos estar juntos para fazer tudo o que seja necessário para encontrar soluções globais a estes problemas econômicos que o mundo todo enfrenta", ressaltou.
Além de repassar os preparativos para a cúpula, Obama e Brown abordaram também a situação no Oriente Médio, o programa nuclear iraniano e a estratégia para o Afeganistão.
O presidente americano apresentou na sexta-feira seu novo plano para o Afeganistão e Paquistão, que mostrará aos aliados na cúpula da Otan nos próximos 3 e 4 em Estrasburgo, na França, e Kehl, Alemanha -cidades na fronteira desses dois países. EFE mv/jp
http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/04/01/obama+ataca+protecionismo+que+marcou+seu+proprio+pacote+economico+5249915.html
.