Resultados de Pesquisa

.

25 de agosto de 2009

Planos antigos têm reajuste de até 6,76%

Cinco empresas poderão aplicar os aumentos, que afetam 632 mil pessoas e superam inflação

A Agência Nacional de Saúde (ANS ) autorizou ontem reajustes de até 6,76% neste ano em planos de saúde individuais antigos – contratados antes da entrada em vigor da Lei 9.656/98, em janeiro de 1999. O aumento vale para os clientes das operadoras Amil e Golden Cross e das seguradoras Bradesco Saúde, Sul América e Itauseg Saúde.
O índice supera a inflação oficial dos últimos 12 meses, que ficou em 4,5%, e é igual ao aplicado a planos individuais novos. A operadora só pode elevar o preço na renovação do contrato. A alta tem que ser informada no boleto. Ao todo, os planos individuais antigos têm 2,15 milhões de clientes.
Segundo a ANS, a decisão atinge 632.403 beneficiários de planos de saúde médico-hospitalares das cinco empresas. Esses brasileiros representam 1,2% do total de pessoas que têm planos de saúde (52,6 milhões).
As cinco empresas foram questionadas em 2004 pela ANS por terem feitos reajustes abusivos nos planos individuais de saúde, o que resultou na assinatura por eles de termos de compromisso onde passaram a submeter os reajustes à regulação da agência. “Este ano, algumas operadoras não conseguiram atender às cláusulas de certificação de suas bases de dados, conforme previsto nos referidos termos de compromisso. Tal situação não possibilitou a comparação dos critérios de eficiência nem a posterior aplicação da metodologia do cálculo da variação de custos médicos hospitalares das operadoras”, informou a ANS em nota.
Por isso, a agência resolveu aplicar a Súmula Normativa nº 5/2003, que determina que o reajuste deveria ser feito por uma variação divulgada por ela e apurada de “acordo com a metodologia e as diretrizes submetidas ao Ministério da Fazenda.”
http://zerohora.clicrbs.com.br

22 de agosto de 2009

O Governo, o Povo e a Violência

BELÉM PA – Os governos do Brasil não se empenham nos serviços e atendimentos da saúde Pública, a massa brasileira não possui Plano de Saúde e por isso depende da minúscula ação governamental que chega através de conta gotas.

Há pessoas morrendo nas filas dos poucos postos de saúde, pronto-atendimentos, prontos socorros e hospitais em todo País. O desrespeito foi estabelecido de cima para baixo, por parte do poder Público brasileiro.

Aqueles a quem cabe o dever de definir as verbas para a Saúde Pública deste País, omitem uma destinação justa dentro das possibilidades da arrecadação nacional para o atendimento social do povo desta terra.

Os governos deste povo, cobram um mundo de impostos dos seus cidadãos e destinam uma taxa irrisória em favor da saúde dessa gente sofrida, que recebe um salário mínimo por trinta dias trabalhados, e descontadas as obrigações cobradas pelo governo, o que resta não dá para pagar as contas de IPTU, água, luz e telefone. E quem paga aluguel, como fica?

Costumamos reclamar sobre a violência, ela alcança níveis ilimitados, mas o que fazer, se ela vem de cima? Os homens que deveriam fazer o bem, se omitem, e a violência se instala em todos os recantos da nação e ainda se fala em direitos do cidadão.

Por falar em direitos do cidadão, esta frase soa mal aos ouvidos, mediante o que acontece na sociedade. O cidadão é agredido, e onde estão os direitos dele? na prática, só são beneficiados por esses direitos, os marginais que são apanhados. Os agredidos, nada se vê fazer em favor deles, quem cuida das famílias que perdem seus pais através da violência? Onde estão os que protegem os malfeitores com o chamado direito do cidadão? Se a justiça fosse pão para o estomago, só existiria uma doença que matava os brasileiro, seu nome seria inanição.

Aos detentores do poder, cabe o zelo: pela saúde dos cidadãos, o combate à violência, a vigilância em favor da aplicação da justiça, e a lisura como exemplo para o povo. Vamos, encontrem um jeito de fazer justiça, o povo necessita realmente de receber os diretos de cidadãos. E quem gosta de se dá bem tirando diplomaticamente ou com violência do cidadão, que pague o devido preço pelo que fizer sentindo o gosto amargo pelo crime cometido. O tal não deve encher a barriga às custas do cidadão, nem em seu esconderijo e também em prisão, mas às suas próprias custas, e ainda, ele mesmo sustente sua família com o produto de seu suor que derramar em prisão. É injustiça sustentar o marginal e não garantir ao trabalhador com o estômago cheio, o direito de morar, vestir, calçar e dignidade, em vez de vexame social.

Por Costa

19 de agosto de 2009

Ex-secretária nega pressão de Dilma

Sem apresentar provas, Lina manteve a versão de que se reuniu com ministra para tratar de investigação sobre família Sarney

Em um depoimento de cinco horas ontem no Senado, a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira reafirmou que foi chamada para um encontro com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e classificou o pedido da ministra para agilizar a investigação do Fisco sobre a família do senador José Sarney (PMDB-AP) como “ingerência desnecessária e descabida”.

Lina, no entanto, frustrou a oposição e animou os governistas ao não apresentar provas do encontro e não sustentar com veemência declarações anteriores.

Como Lina não revelou a data do encontro – que Dilma nega ter existido – e também disse que, apesar do pedido da ministra, não se sentiu pressionada, os senadores governistas saíram do depoimento considerando que a dúvida sobre a existência da reunião perdeu importância. Agora, para a base aliada, o mais importante é que Lina admitiu não ter sofrido pressão política para cancelar ou aliviar as investigações.

Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Lina não só não conseguiu provar que se encontrou com a ministra, no fim de 2008, como demonstrou fragilidade em suas afirmações. Auxiliares do presidente chegaram a dizer que Lina “amarelou” diante dos senadores. Na segunda-feira, Lula desafiou Lina a “mostrar sua agenda” para provar que se reuniu com Dilma, pré-candidata do PT à Presidência.

A ex-secretária rebateu as críticas e disse que não mentiu nem sobre o encontro, nem sobre o conteúdo da conversa com a ministra.

– Não mudo a verdade no grito, não preciso de agenda para dizer a verdade, e a mentira não faz parte da minha biografia – disse.

Ao afirmar que não se sentiu “pressionada” pela ministra, Lina acrescentou que, apesar disso, considerou “incabível” a solicitação:

– Não me senti pressionada. Ela pediu que eu agilizasse (as investigações) e eu interpretei que era para dar um tratamento célere, para resolver as pendências e encerrar a fiscalização.

Oposição pretende investir em acareação entre Lina e Dilma De volta ao prédio da Receita, ela contou ter consultado os dados sobre a fiscalização e decidido não tomar nenhuma iniciativa, já que o processo corria em segredo de justiça e a Receita já havia acelerado as investigações por conta de pedido do próprio Judiciário.

– As afirmações de Lina não têm consistência. Como alguém tem um encontro com a ministra e não sabe nem se foi antes ou depois do Dia de Nossa Senhora Aparecida, do Dia de Finados ou do Natal? – provocou o líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP).

Já a oposição quer aproveitar o episódio para carimbar Dilma como “mentirosa” e não desistiu de bater na tecla da acareação entre Lina e a chefe da Casa Civil.

– Uma ministra não pode chamar a secretária da Receita para fazer ponderações de interesse privado sobre qualquer grupo investigado pelo Fisco. Isso é muito grave e inaceitável – disse o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE).

Brasília
http://zerohora.clicrbs.com.br/

17 de agosto de 2009

Gripe: SP volta às aulas com medidas de prevenção

AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - Na volta às aulas da maior parte dos 9 milhões de estudantes das redes pública e particular de ensino básico e superior do Estado de São Paulo, as escolas vão adotar, a partir de hoje, uma série de medidas para evitar a propagação do vírus da Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína. Além de colocar à disposição dos alunos álcool gel e copos descartáveis, há colégios recomendando que as crianças não compartilhem brinquedos, objetos pessoais e material escolar. Outras pretendem evitar jogos coletivos, suspenderam atividades em locais fechados e estão desligando os aparelhos de ar-condicionado.
Outros Estados que tinham adiado o início das aulas também retomam as atividades hoje - entre eles Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em Minas Gerais, as escolas da rede estadual tinham voltado na semana passada. Há instituições e municípios, porém, que decidiram manter as férias por mais algumas semanas. A maior preocupação agora é com funcionárias, professoras e alunas grávidas. Parte dos colégios tem optado por afastá-las temporariamente.
Algumas redes municipais de ensino resolveram adiar mais uma vez o retorno às aulas. No Rio Grande do Sul, por exemplo, colégios de três cidades ainda vão manter as férias, contrariando a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde de voltar hoje às atividades. Em São Gabriel, a prefeitura decidiu prorrogar o recesso escolar da rede municipal até o dia 31. A recomendação é a mesma em Santana da Boa Vista, cujas escolas deverão abrir as portas só em setembro. Em Rosário do Sul, o retorno está previsto para o dia 24.
Rio de Janeiro
No Rio, a prefeitura optou pela volta parcial das aulas na rede municipal. Alunos da 4ª à 9ª série do ensino fundamental retornam hoje, enquanto os de 1ª a 3ª série voltam só dia 23. Outra recomendação é que alunas, funcionárias e professoras gestantes permaneçam afastadas, pelo menos, até o fim do mês.
Ainda no Rio, a Universidade Federal Rural (UFRRJ) decidiu adiar novamente o reinício das aulas. O segundo semestre do ano letivo deve voltar no dia 31. A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) decidirá hoje a data de retorno dos alunos - uma possibilidade é o dia 24. Na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), o calendário acadêmico já havia sido alterado por causa de uma greve no ano passado. O início das aulas será em 14 de setembro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
www.estadao.com.br

15 de agosto de 2009

Dilma Rousseff passa por sessão de radioterapia em São Paulo

Ministra da Casa Civil volta para Brasília na segunda-feira. Ela faz tratamento contra câncer no sistema linfático.

Do G1, em Brasília

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, passa por mais uma sessão de radioterapia neste sábado (15), em São Paulo. De acordo com a assessoria de imprensa da ministra, ela deve retornar a Brasília na segunda-feira (17).

A assessoria também informou ao G1 que Dilma deve passar por outras sessões nos próximos dois dias. Ela faz o tratamento no hospital Sírio-Libanês.

A doença da ministra foi diagnosticada em abril. Na ocasião, um tumor de 2,5 centímetros na axila de Dilma foi extraído durante uma cirurgia.

http://g1.globo.com

13 de agosto de 2009

PIB da França tem expansão de 0,3% no 2º trimestre

Da EFE

Paris, 13 ago (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) francês cresceu 0,3% no segundo trimestre do ano, o que rompe quatro períodos consecutivos de queda, informou hoje a ministra da Economia, Christine Lagarde.

Trata-se de um número inesperado, segundo Lagarde, sustentado no melhor comportamento que o previsto no consumo interno e nas exportações.

"O consumo dos franceses se mantém e cresce 0,3% contra 0,2% anterior. O segundo motor importante, que também representou uma autêntica mudança, foi a contribuição das exportações", assinalou Lagarde à emissora "RTL".

O Instituto Nacional de Estatística (Insee) confirmou os dados antecipados pela ministra e disse, em comunicado, que no conjunto do ano o resultado do PIB foi de 2,4% negativo.

O Insee atribuiu à melhora das exportações o crescimento econômico no segundo trimestre, quando as vendas ao exterior aumentaram 1% frente à queda de 7,1% registrada nos três meses anteriores.

A alta do PIB não tinha sido antecipada pelo Insee em estimativas, em que previa uma retração da economia de 0,6% no segundo trimestre.

Por outro lado, o Insee revisou para baixo os dados do primeiro trimestre do ano, quando situou a queda do PIB em 1,3%, um ponto pior que o anunciado inicialmente. EFE

http://g1.globo.com

12 de agosto de 2009

Marina Silva já fala como candidata do PV à Presidência

AE - Agencia Estado

BRASÍLIA - A senadora Marina Silva (PT-AC) já fala como candidata do PV à Presidência. Embora não tenha dado a resposta definitiva ao convite dos verdes para disputar a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano que vem, suas declarações deixam claro que o PT, no qual milita há 30 anos, já é parte do passado. E seu plano agora é abraçar as novas utopias. "Estou com 50 anos e é isso que me leva a essa (nova) discussão. Nós precisamos ter novos mantenedores de sonhos e de utopias."
No Palácio do Planalto já é dada como certa a saída de Marina. Lula acha que a ex-ministra deixará mesmo o PT. Não pretende procurá-la, porque acha que pode ouvir um "não". Desde que Marina deixou o Ministério do Meio Ambiente, em 13 de maio de 2008, os dois estão cada vez mais distantes. A presença de Marina numa cerimônia no Planalto, no ano passado, chegou a ser constrangedora, visto que ela não sorriu em resposta a nenhuma das brincadeiras feitas por Lula. E, nos últimos meses, a distância só aumentou.
Marina opôs-se à aprovação da medida provisória que regularizou terras da União ocupadas ilegalmente na Amazônia. Chegou a fazer um apelo ao presidente para que vetasse artigos tidos como prejudiciais à floresta, mas ele não a ouviu.
A senadora afirma que está vivendo um sério momento de reflexão e não teme nem mesmo uma punição partidária, como a possibilidade de o PT invocar a fidelidade partidária e lhe tomar o mandato, caso vá para o PV. "Meu mandato é uma honra tê-lo recebido do povo acreano. E eu o tenho honrado até hoje. Mas não será o medo da perda do mandato que me fará desistir de qualquer coisa que acredito ou defendo. Quando você fala de algo com a magnitude que estou fazendo, o cálculo político (da manutenção do mandato) apequena o debate."
Outro indicativo da disposição de Marina de mudar de partido está na resposta que deu à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, virtual candidata a presidente pelo PT. No sábado, Dilma fez um apelo para que Marina não saia do partido. "Fiquei sabendo que ela fez um apelo e, ao mesmo tempo, disse que me entende. Afinal, ela saiu do PDT para ir para o PT e sabe como é isso", respondeu Marina.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
www.estadao.com.br

11 de agosto de 2009

"Gripe suína" já representa 77% dos casos de gripe no Brasil

BRASÍLIA - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse nesta terça-feira, em audiência pública na Câmara dos Deputados, que, até o último sábado, o País tinha 192 mortes confirmadas por "gripe suína" (rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS). De acordo com ele, a doença já representa 77% do total dos casos de gripe no Brasil.

Segundo dados das secretarias estaduais e municipais de saúde, o vírus da "gripe suína" já deixou mais de 200 mortes no País. Nesta segunda-feira, foram confirmados 25 óbitos.

Grávidas

Segundo o ministro, 30% das grávidas que morreram por causa da "gripe suína" tinham ao menos um fator de risco adicional, fosse alguma doença respiratória, imunodepressão ou uma cardiopatia.

"Desde o primeiro momento as grávidas estavam dentre os fatores de risco", disse. De acordo com ele, 14,5% das mortes no Brasil causadas pela doença foram de gestantes.

No caso de fatores adicionais de risco, além dos acima citados e gestantes, estão as crianças com menos de dois anos de idade. Dos infectados pela nova gripe, 43% têm algum fator adicional.

Temporão afirmou também que a taxa de mortalidade da "gripe suína" está abaixo da registrada nos Estados Unidos e no Chile. Quando levado em conta o número de óbitos para cada 100 mil habitantes, a taxa brasileira fica em 0,09%, contra 0,61% do Chile e 0,14% dos EUA. O México, onde surgiram os primeiros casos da doença, conta com uma taxa de mortalidade de 0,05%.

Letalidade

Temporão explicou que não se pode mais tratar a letalidade do vírus de maneira simples, comparando-a com o número de casos confirmados, uma vez que por orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) não se faz mais a análise laboratorial em todos os casos suspeitos. “É um erro trabalhar a letalidade. Há várias semanas a OMS determinou que não faria mais sentido fazer análise laboratorial de todos os casos”, disse.

O ministro ainda apresentou a estatística de óbitos por Estados. Das 192 mortes confirmadas até sábado, São Paulo responde por 40% do total, Rio Grande do Sul por 23%, Paraná por 22%, Rio de Janeiro por 12,5% e Santa Catarina por 1,6%. Outros óbitos foram registrados em diferentes lugares do País.

Antigripais

Durante o debate, o ministro da Saúde também ressaltou que o País tem estoque suficiente de medicamentos para atender a todos os casos da doença, mas que o remédio não pode ser usado sem controle. "Quero reiterar que o ministério mantém a orientação de evitar o uso indiscriminado do antiviral", afirmou.

De acordo com Temporão, foram entregues aos Estados 392 mil tratamentos para a Influenza A (H1N1), além de 10,2 mil em forma de suspensão para o tratamento pediátrico e outros 112 mil para a diluição, também destinados à crianças. O País ainda deve receber até março do próximo ano nove milhões de tratamentos.

Sob controle

Temporão disse que o o Ministério da Saúde está tomando todas as medidas necessárias para o tratamento dos infectados pela nova gripe. Por isso, pediu que a população não entre em pânico. “O País não ganha nada se criando clima de pânico. Não há descontrole e dizer que a Influenza é um problema generalizado não expressa a realidade”.

Apesar disso, ele admitiu que 77% dos casos de gripe registrados no País são da A (H1N1).

Sobre o futuro da doença, o ministro disse que não é possível ter respostas e cenários claros. Ele espera, contudo, que o número de contaminações seja reduzido como fim do inverno no hemisfério Sul. Por outro lado, a estação vai ser iniciada na porção norte do globo, tornando o cenário da pandemia imprevisível.

País tem quase 200 mortes pela nova gripe

(*Com informações das agências Câmara e Brasil)

http://ultimosegundo.ig.com.br

9 de agosto de 2009

Bomba explode em restaurante espanhol após aviso da ETA

Grupo separatista basco assume os últimos quatro atentados realizados no país e que mataram três pessoas

Restaurante na ilha de Palam de Mallorca foi o alvo

Ballesteros / EFE

Restaurante na ilha de Palam de Mallorca foi o alvo

MADRI - Uma bomba explodiu neste domingo, 9, num restaurante da ilha de Palma de Mallorca, na Espanha, após um telefonema alertando sobre o atentado em nome da organização separatista basca ETA. Ninguém ficou ferido no incidente.

O edifício onde se encontra o restaurante tinha sido previamente desocupado pelas forças de segurança e a explosão aconteceu depois que uma telefonema anônimo em nome da ETA alertou sobre a colocação de vários artefatos explosivos em restaurantes e bares de Palma de Mallorca. Segundo o jornal espanhol El País, o artefato de pequena potência estava dentro de uma bolsa no banheiro feminino.

A região é uma das mais movimentadas da cidade por reunir bares e restaurantes muito frequentados por turistas na orla da praia. Além disso, a região é muito próxima de portos e do aeroporto de Palma de Mallorca.

A explosão foi registrada um dia depois do grupo reivindicar os últimos atentados cometidos no país, entre julho e julho, em Vizcaya, Burgos e Palma de Mallorca. Um inspetor de polícia e dois guardar civis morreram nas explosões. Em comunicado publicado em sua edição digital pelo jornal Gara, que a organização costuma utilizar para divulgar seus pronunciamentos, a ETA diz ainda que os trabalhos da polícia são "estéreis".

"A única que tem se mostrada frustrada e estéril nas últimas semanas, como nos últimos anos, é a estratégia repressiva e ações policiais", declarou o grupo armado em um comunicado enviado aos jornais locais "Gara" e "Berria". O ETA se referiu às afirmações do ministro do Interior espanhol, Alfredo Perez Rubalcaba, quem qualificou como "fracassado" o atentado com um carro-bomba na cidade de Burgos no dia 29 de junho, que deixou dezenas de feridos, porém nenhuma vítima fatal.

Além do atentado em Burgos, o grupo armado basco também assumiu a autoria de um ataque à sede do governo socialista na cidade de Durango no dia 10 de julho e insistiu que alertou sobre o atentado em ligações telefônicas, contrariando a versão do ministério do Interior.

A ETA registrou na parte final do comunicado que seu objetivo é buscar uma solução "política e discutida" para o país basco, mas avisou que continuará usando as armas na "sua luta".

www.estadao.com.br

7 de agosto de 2009

Vigilância multa três estabelecimentos em SP por desrespeito à lei antifumo

Técnicos visitaram 417 locais em todo o estado até as 7h desta sexta-feira. No interior e na Grande SP, clientes desrespeitaram a lei e fumaram.

Do G1, com informações do Bom Dia São Paulo

Técnicos da Vigilância Sanitária visitaram 417 bares, restaurantes e casas noturnas para fazer cumprir a lei antifumo, que entrou em vigor à zero hora desta sexta-feira (7) em todo o estado de São Paulo. O balanço, que diz respeito às visitas realizadas até as 7h, aponta ainda que 90 proprietários foram orientados por não terem avisos a respeito da lei afixados nas paredes e apenas três estabelecimentos foram autuados.

Veja o site do Bom Dia São Paulo

Os técnicos da Vigilância Sanitária entraram em cena na madrugada uniformizados e preparados para fazer cumprir a lei. De bar em bar, os agentes tentaram seguir o rastro de fumaça.

Os 500 agentes que foram treinados pela Secretaria Estadual da Saúde saíram a campo, em todo o estado. Só na capital, são 250 fiscais. Eles vão trabalhar em duplas e a fiscalização será feita 24 horas por dia.

Em um bar em São Paulo, os garçons ganharam um novo uniforme, estampado com o símbolo de proibido fumar, e dispensaram algo que era muito pedido: o isqueiro. "Vai ter cliente, logicamente, que vai ficar nervoso. Meu isqueiro já sumiu, não tenho mais", disse o garçom Raul Vieira.

Para o ambulante José Luiz Souza Neto, a lei prejudicou seus negócios. Faz oito anos que ele trabalha como ambulante, vendendo isqueiros. “Estou muito preocupado, porque vai cair bastante, já estou sentindo até um pouco o impacto."

Mas nem todos respeitaram a lei. Em um bar em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, um cliente ignorou o aviso de proibição. Quando os fiscais chegaram, o garçom o avisou e, disfarçadamente, o cigarro foi jogado no chão.
Outro cliente, porém, não quis conversa, resistiu e até discutiu com o dono do bar. Teve cliente que também fez vista grossa para a nova lei em Campinas, a 93 km da capital paulista. Alguns clientes foram convidados a se retirar.
Os 400 cinzeiros de um bar em Sorocaba, a 99 km de São Paulo, perderam a utilidade. E o dono distribuiu todos eles para os clientes.
http://g1.globo.com

6 de agosto de 2009

Pais de Madeleine procuram mulher que pode saber do desaparecimento

Da EFE

Londres, 6 ago (EFE).- Os pais da menina britânica Madeleine McCann, desaparecida em 2007 em Portugal, procuram uma mulher que pode ter informação sobre o sumiço da criança, anunciou hoje um dos detetives contratados pelo casal.

Em entrevista coletiva em Londres, o ex-policial Dave Edgar divulgou o retrato-falado de uma mulher de cabelo curto que, por enquanto, não é considerada "suspeita" e que tem certa semelhança física com Victoria Beckham, esposa do jogador de futebol David Beckham.

A mulher, com sotaque australiano ou neozelandês, foi vista por dois homens britânicos em Barcelona (Espanha) em 7 de maio de 2007, poucos dias depois do desaparecimento de Madeleine, que tinha então quase 4 anos.

Os dois britânicos viram em Barcelona a mulher, que estava bem vestida e parecia nervosa, pois caminhava de um lado para outro na frente de um restaurante, como se esperasse alguém.

Uma das duas testemunhas, de 41 anos, teve uma breve conversa com a mulher - de entre 30 e 35 anos, magra e com domínio do espanhol ou do catalão - que faz os detetives pensarem que pode saber algo sobre o destino de Madeleine.

Edgar - acompanhado do porta-voz de Kate e Gerry McCann, Clarence Mitchell - disse hoje que a declaração da testemunha representa uma pista "significativa", apesar de não ter dado detalhes nem desse informante nem da citada conversa.

O investigador, ex-membro do Royal Ulster Constabulary (antiga Polícia norte-irlandesa), limitou-se a comentar que esse homem é "muito crível" e o descreveu como um profissional que ocupa uma posição relevante.

Perguntado por que a testemunha levou dois anos para falar, Edgar só respondeu que se deve a "razões pessoais".

Os McCann contrataram os serviços de Edgar e de outro ex-agente, Arthur Cowley, para continuar a busca pela filha, depois que a Polícia portuguesa deu por encerrada da investigação oficial do caso, em julho de 2008.

Madeleine desapareceu em 3 de maio de 2007, enquanto dormia junto com os irmãos gêmeos, Sean e Amélie, em um apartamento de Praia da Luz (Algarve português), enquanto seus pais jantavam em um restaurante próximo.

Apesar da intensidade das investigações policiais portuguesas e da grande publicidade dada ao caso no mundo todo, o desaparecimento da menina continua sendo um mistério. EFE

http://g1.globo.com

5 de agosto de 2009

O filho sangra a mãe em Itinga - MA

No último sábado, (01/08) moradores da rua Paraná no bairro São Sebastião, em Itinga (MA), cidade vizinha a Rondon do Pará, ficaram assustados quando souberam que Maria das Chagas da Silva, 52 anos, teria sido assassinada pelo próprio filho Manoel Diego Alves da Silva, 18 anos.

Conforme foi relato dos vizinhos, naquele dia, por volta das 14h, Maria das Chagas teria pedido ao filho Manoel Alves para que ele fosse deitar-se, o rapaz fingiu se deitar, enquanto Maria enrolava um cigarro de palha sentada na porta da cozinha, tranquilamente, sem saber que o filho minutos depois a mataria.

Após alguns instantes, Manoel voltou sorrateiramente por trás da mãe, pegou uma faca de mesa, se aproximou dela e deu um golpe certeiro no pescoço da vítima, fazendo com que jorrasse sangue por toda a cozinha.

Apesar do ferimento, dona Maria correu pelo quintal da casa para pedir ajuda. Contudo, ela não teve nem como gritar por socorro e caiu próximo ao portão já desfalecida. Alguns vizinhos viram o desespero da mulher e deram o alarme.

O matricida ainda tentou fugir, porém, populares conseguiram imobilizá-lo. A população pretendia linchar o rapaz, mas a Polícia Militar foi acionada e chegou a tempo e conteve a situação.

O criminoso foi encaminhado à delegacia para que fossem tomados todos os procedimentos cabíveis. Segundo noticiou o Jornal Diário do Pará.

Por Costa

4 de agosto de 2009

Inflação na OCDE caiu 0,1% em junho por volatilidade do petróleo

Da EFE

Paris, 4 ago (EFE).- A inflação anual nos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) caiu 0,1% em junho, em comparação com o mesmo mês de 2008, devido principalmente à volatilidade do preço do petróleo.

A tendência dos números da inflação é, "em grande parte, influenciada pela volatilidade dos preços do petróleo, que alcançaram valores recorde no verão (hemisfério norte) de 2009", informou a organização, em comunicado.

Por isso, acrescenta a nota, "é preciso interpretar o valor negativo de junho com prudência".

No mês de junho, a inflação nos países da OCDE aumentou 0,4% em relação ao mês de maio.

Por setores, os preços da energia caíram 15,5% nos últimos 12 meses, depois que, em maio, caíram 16%.

Os preços dos alimentos aumentaram 1,8% em junho no "clube dos países desenvolvidos", frente ao avanço de 2,6% registrado em maio.

O núcleo da inflação - que não leva em conta os preços dos alimentos e da energia - chegou a 1,7% em junho, em comparação ao 1,8% de maio.

Na zona do euro, a inflação anualizada harmonizada caiu 0,1%. Nos Estados Unidos, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) caiu 1,4% e, no Japão, a queda de preços em junho foi de 1,8%. Doze membros da OCDE registram uma queda dos preços em junho. EFE

http://g1.globo.com

3 de agosto de 2009

Garota que morreu durante voo de volta da Disney é enterrada em SP

Amigos e parentes acompanharam enterro no ABC. Morte ocorreu no domingo (2), antes de o avião pousar em Guarulhos.

Paulo Toledo Piza Do G1, em São Paulo

Foto: Paulo Toledo Piza/G1

Estudante que morreu em voo de volta ao Brasil foi enterrada na manhã desta segunda-feira em São Caetano do Sul (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

Dezenas de parentes e amigos da estudante Jacqueline Ruas, de 15 anos, que morreu no domingo (2) durante voo de volta de Orlando, nos Estados Unidos, para Guarulhos, na Grande São Paulo, acompanharam o enterro da adolescente realizado às 9h desta segunda-feira (3) em São Caetano do Sul, no ABC.

Muito abalada, a mãe da jovem, cujo nome não foi informado, desmaiou durante o enterro e foi levada para um hospital, acompanhanda pelo marido. Jacqueline era filha única.

Presente

A garota ganhou a viagem para a Disney de presente de aniversário de 15 anos. “Ela realizou um sonho. Um sonho que virou um pesadelo”, disse a professora Helena Ruas, 58 anos, tia-avó da adolescente. Segundo a tia-avó, diariamente, a garota conversava com a mãe via rádio e passava as novidades.

Já nos últimos dias, Jacqueline passou mal e vomitou. Com febre, foi medicada em Orlando. “Tiraram chapa, fizeram exames e não constataram nada de mais”, afirmou o aposentado Dagoberto Ruas, tio-avô de Jacqueline.

Os tios-avós de Jacqueline Dias (Foto: Paulo Toledo Piza/ G1)

"Ela chegou a ligar abalada porque tinha vomitado”, lembrou Magda da Paz Santos, de 39 anos, consultora e tia da adolescente. “Pensamos que fosse manha de menina de 15 anos.”

Ainda segundo Magda, médicos norte-americanos medicaram preventivamente a garota com tamiflu, antiviral utilizado no combate à nova gripe. Por conta do quadro de saúde constatado, ela foi liberada pela equipe que a atendeu.

Antes de embarcar para o Brasil, ligou para a família. “Ontem [sábado], ela estava com a voz normal”, acrescentou a tia.

Já no voo, por volta das 4h30, colegas de excursão chamaram a jovem, que não respondeu. Além do silêncio, o aspecto pálido que sua pele adquiriu chamou a atenção também da tripulação, que pediu auxílio para médicos que estivessem no avião.

Ao se voluntariar, o cirurgião Irineu Raseira Jr., 41 anos, foi socorrer a jovem. “Ela já estava em parada cardiorrespiratória”, contou. Com auxílio de outro médico que estava a bordo, o oftalmologista Aníbal Fenelon, 58 anos, tentou reanimar a jovem.
Assustados com a movimentação, os outros passageiros foram acalmados pela tripulação. “Levamos a garota ao fundo do avião, onde preparam os alimentos, e tentamos novamente reanimá-la”, afirmou Fenelon. Em vão. “Às 5h05, constatamos que ela estava sem pulsação, com as pupilas dilatadas e fria”, acrescentou.
Ao chegar ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, o corpo da jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade. De lá, seguiu para São Caetano do Sul, cidade onde vivia, para ser velado. O enterro está previsto para acontecer na manhã desta segunda-feira (3).
http://g1.globo.com