Resultados de Pesquisa

.

23 de maio de 2011

Cinzas de vulcão islandês encurtam visita de Obama à Irlanda


Reuters

Envie um e-mail para mim!

Obama segue para Londres mais cedo mas sem maiores alterações na agenda 


com Reuters e R7


Reuters
Michelle e Barack Obama bebem o chope Guinness, produto típico da Irlanda, durante viagem a vila de Moneygall

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, antecipou em um dia o fim de sua visita à Irlanda por causa do risco de fechamento do espaço aéreo da região, que tem voos ameaçados pelas cinzas lançadas de um vulcão na Islândia. Em um comunicado oficial, a Casa Branca confirmou que o presidente deve partir para Londres na noite desta segunda-feira (23).

Veja imagens do vulcão na Islândia
- Devido a uma recente mudança na trajetória da nuvem de cinzas vulcânicas, o Air Force One [o avião presidencial] partirá da Irlanda para Londres na noite desta segunda-feira. A agenda para amanhã seguirá como planejado.

O presidente americano será recebido com grande pompa pela rainha Elizabeth 2ª e ficará hospedado no Palácio de Buckingham até a quinta-feira (26).

Barack Obama teve nesta segunda uma recepção particularmente calorosa na Irlanda, onde visitou a aldeia de antepassados familiares. Esta visita de 24 horas representou a etapa mais íntima de uma viagem ainda deve passar por Reino Unido, França e Polônia.

A Autoridade de Aviação Civil britânica (CAA, na sigla em inglês) disse ser provável que voos em partes do país sejam interrompidos nesta terça-feira (24) por conta da nuvem de cinzas expelida pelo vulcão Grimsvotn, na Islândia.

O vulcão, que entrou em erupção neste sábado (21), continua expelindo cinzas nesta segunda-feira. Segundo o jornal britânico The Telegraph, as cinzas chegarão ao leste da Irlanda e ao nordeste da Rússia até o fim do dia.
Erupção relembra caos aéreo do ano passado

A erupção do Grimsvotn lembra o que aconteceu ano passado quando as cinzas do Eyjafallajokull paralisaram o céu europeu e deixaram 3 milhões de passageiros presos em aeroportos.

O geofísico Einar Kjartansson, do Instituto Meteorológico islandês, disse à agência de notícias France Presse que a nuvem de cinzas chega a 10 km de altura.

- O Grimsvotn continua em atividade e, apesar da potência da erupção ser inferior a de ontem [domingo] pela manhã, é comparável à da noite passada, com a nuvem de cinzas chegando a 10 km de altura.
Para o especialista, a erupção pode durar uma semana ou duas, mas ele destacou que é impossível fazer previsões realistas.

- Os meteorologistas afirmam que as cinzas podem seguir para a Europa durante a semana, mas não é mais que uma possibilidade, não é garantido. 

A maioria dos especialistas locais, no entanto, não acredita que o caos aéreo do ano passado se repita.



http://noticias.r7.com/internacional/noticias/cinzas-de-vulcao-islandes-encurtam-visita-de-obama-a-irlanda-20110523.html
 

10 de maio de 2011

Japoneses de área de exclusão voltam para casa por duas horas

Envie um e-mail para mim!



TÓQUIO (O REPÓRTER) - Centenas de japoneses voltou esta terça-feira à aldeia de Kawauchi em que viviam, por algumas horas, na zona de exclusão decretada devido à radiotividade de Fukushima.

As autoridades organizaram uma visita com fortes medidas de proteção para permitir às pessoas visitarem suas casas. Para isso. os moradores foram equipados com roupas e máscaras de proteção e dosímetros de radiação e estiveram autorizados a permanecer no local durante duas horas. Podiam recolher alguns pertences, mas apenas a quantidade que o saco que as autoridades lhes forneceram para isso permitisse.

No dia 22 de abril, o governo japonês decretou a proibição de entrada em um raio de 20 km da usina nuclear de Fukushima Daiichi, danificada pelo terremoto e o devastador tsunami de 11 de março que deixou 14.919 pessoas mortas e 9.893 desaparecidas, segundo o último boletim da polícia local. No território transformado em zona de exclusão viviam cerca de 80 mil pessoas.
Muitos dos residentes temem nunca mais poder retornar a casa.


http://www.oreporter.com