Resultados de Pesquisa

.

15 de agosto de 2015

Reino de Deus – I






O ministério de João Batista começa no deserto chamando as pessoas ao “arrependimento”. Ele sai da cidade para o deserto e o povo o acompanha para ouvi-lo, o gesto de sair do meio urbano, já parece apontar para um posicionamento futuro simbolicamente; o viver do arrependimento. Trataremos aqui sobre os diversos pontos do Reino de Deus ou dos céus como escreveu o evangelista Mateus.

Em Mateus (3.2,4), tanto João Batista quanto Jesus começam com o grito: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.” Grito esse que diz; vocês precisam mudar, pois o Reino de Deus segue em uma direção diferente da que vós andais. Arrepender-se é mudar de direção, o arrependido se volta para Deus considerando-o como Deus supremo, seu Senhor, Rei e Salvador.

O pregador em Mt (4.23) é o próprio Rei implantado o Reino, começou pelas sinagogas ensinando o evangelho do Reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. O Rei faz o que homem algum fez até então. O Reino de Deus se preocupa com a saúde curando os doentes, chamando os pecadores ao arrependimento, recomendado o cuidado com necessitados, assim ele inicia seu trabalho.

No capítulo 5 Mateus v 3,10,19,20 o Rei diz que o Reino dos céus é dos humildes de espírito e dos perseguidos por causa da justiça, e adverte que se deve cumprir e ensinar corretamente as Escrituras, pois esta é a forma de exceder a justiça dos fariseus, assim é necessário para entrar no Reino dos céus.

Está escrito no capítulo 6 de Mateus v 10,13,33 que na terra a vontade do Pai deve ser feita como nos céus, ele é o que livra os filhos do Reino, da tentação e não abandona ao que busca em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e não deixar faltar o que é necessário a este. Ao Pai pertence o poder.

Mateus 7 e verso 21adverte que o Reino dos céus é dos que fazem a vontade do Pai, que está nos céus, e não do que diz: Senhor, Senhor! E em (Mt 8.11,12) diz que à mesa de Abraão, Isaque e Jacó, no Reino dos céus, reclinar-se-ão, muitos que veem do oriente e do ocidente, enquanto os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Esses são os filhos que apenas diziam: Senhor, Senhor.

O evangelho do Reino foi ensinado por Jesus nas cidades e aldeias, a partir das sinagogas, curando de toda sorte de doenças e enfermidades e dizendo: É chegado o Reino dos céus, onde o menor é maior que João Batista, e o Reino dos céus é tomado a força, desde João Batista (Mt 9.35; 10.7; 11.11,12).

O Reino dos céus começa conclamando aos homens para o arrependimento, Jesus curando todas as doenças e enfermidades entre o povo, dizendo que a vontade do Pai dever ser obedecida na terra como é nos céus, que o Reino dos céus é dos humildes de espírito e dos perseguidos por causa da justiça, e entrarão nele muitos do oriente e do ocidente enquanto que ficarão de fora os que dizem Senhor, Senhor, por faltarem com a sinceridade. No Reino dos céus não há lugar para a hipocrisia.


 
Min. do Evang.: Domingos Teixeira Costa


  Deixe aqui seu comentário


Nenhum comentário: