Resultados de Pesquisa

.

6 de outubro de 2015

O Deus que tem história, do Egito a Canaã...




"O SENHOR Deus dos deuses, o SENHOR Deus dos deuses, ele o sabe, e Israel mesmo o saberá. Se foi por rebeldia, ou por transgressão contra o SENHOR, hoje não nos preserve;"  (Josué 22 : 22)

"Para que não entreis no meio destas nações que ainda ficam convosco; e dos nomes de seus deuses não façais menção, nem por eles façais jurar, nem os sirvais, nem a eles vos inclineis,"  (Josué 23 : 7)

"Quando transgredirdes a aliança do SENHOR vosso Deus, que vos tem ordenado, e fordes e servirdes a outros deuses, e a eles vos inclinardes, então a ira do SENHOR sobre vós se acenderá, e logo perecereis de sobre a boa terra que vos deu."  (Josué 23 : 16)

"Então Josué disse a todo o povo: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Além do rio habitaram antigamente vossos pais, Terá, pai de Abraão e pai de Naor; e serviram a outros deuses."  (Josué 24 : 2)

"Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR."  (Josué 24 : 15)

"Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao SENHOR para servirmos a outros deuses;"  (Josué 24 : 16)

"Se deixardes ao SENHOR, e servirdes a deuses estranhos, então ele se tornará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito o bem."  (Josué 24 : 20)

"Deitai, pois, agora, fora aos deuses estranhos que há no meio de vós, e inclinai o vosso coração ao SENHOR Deus de Israel."  (Josué 24 : 23)

 

Comentário

Quando Moisés morreu o Senhor passou a responsabilidade a Josué, de conduzir Israel à terra da promessa, este recomendou ao povo que atentasse para o que Moisés por ordem do Senhor havia escrito na lei e servisse única e exclusivamente ao Deus que o tirou da terra do Egito com mão poderosa, das garras dos seus inimigos.

Deus refresca a mente deles durante o êxodo com muitos milagres operados e inesquecíveis como a travessia do Mar Vermelho e muitos outros, para que o povo não se esquecesse do salvamento deles ante as pragas do Egito, e da mão de Faraó, da fome e da sede no deserto e mais que isso, Israel não deveria esquecer que todas essas realizações foram feitas pelo Senhor que fez os céus e a terra.

Israel ao apegar-se aos deuses das nações estaria sendo ingrato ao Senhor. A ingratidão machuca muito ao que tem sentimentos. Se Israel se voltasse para os deuses, estaria separando-se do Deus que é sobre os deuses, eles só servem de tropeço aos que o servem, impedindo-os da benção graciosa salvadora, fazendo-os malditos por rejeitarem o Deus de Abraão Isaque e Jacó; de Israel.

A história serve de base dirigindo ao que é racional: que história registra a ação de um deus que fez algo semelhante ao ocorrido com Israel entre o Egito e a terra de Canaã. No mundo não existe nada perecido. É racional a submissão ao Deus de Israel ou não? Responda o leitor.

 

Min. do Evang. Domingos Teixeira Costa



Nenhum comentário: