Resultados de Pesquisa

.

16 de outubro de 2015

Os deuses e deuses nos Salmos




·SALMOS  ( 16.4)· Bíblia católica Cap. 15.4
Aqueles que escolhem a outros deuses terão as suas dores multiplicadas; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios.

*·SALMOS  ( 82.1)· Bíblia católica Cap. 81.1
Deus está na assembleia divina; julga no meio dos deuses:

*·SALMOS  ( 82.6)· Bíblia católica Cap. 81.6
Eu disse: Vós sois deuses, e filhos do Altíssimo, todos vós.

·SALMOS  ( 86.8)· Bíblia católica Cap. 85.8
Entre os deuses nenhum há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas.

·SALMOS  ( 95.3)· Bíblia católica Cap. 94.3
Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande acima de todos os deuses.

·SALMOS  ( 96.4)· Bíblia católica Cap. 95.4
Porque grande é o Senhor, e digno de ser louvado; ele é mais temível do que todos os deuses.

·SALMOS  ( 96.5)· Bíblia católica Cap. 95.5 
Porque todos os deuses dos povos são ídolos; mas o Senhor fez os céus.

*·SALMOS  ( 97.7)· Bíblia católica Cap. 96.7
Confundidos são todos os que servem imagens esculpidas, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele, todos os deuses.

·SALMOS  ( 97.9)· Bíblia católica Cap. 96.9
Pois tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra; tu és sobremodo exaltado acima de todos os deuses.

·SALMOS  (135.5)· Bíblia católica Cap. 134.5
Porque eu conheço que o Senhor é grande e que o nosso Senhor está acima de todos os deuses.

·SALMOS  (136.2)· Bíblia católica Cap. 135.2
2 Dai graças ao Deus dos deuses, porque a sua benignidade dura para sempre

*·SALMOS  (138.1)· Bíblia católica Cap. 137.1
Graças te dou de todo o meu coração; diante dos deuses a ti canto louvores.
 

COMENTARIO

Nos Salmos 82.1(81.1); 82.6 (81.6); 97.7 (96.7); 138.1 (137.1) a palavra “deuses” não se aplica às imagens esculpidas, mas, aos seres humanos, conforme (Sl 82.6, Jo 10.34)· Eu disse: Vós sois deuses, e filhos do Altíssimo, todos vós. Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses? Como vimos, Deus pelo seu Santo Espírito falar através do salmista dizendo; vós sois deuses! E Jesus confirma esta declaração de que os seres humanos são deus, na condição de tomar decisão, projetar, criar, e governar, porém, isto é um deus mortal. Os quatro versículos marcados com asterisco referem-se ao deus humano, o restante dos versículos do texto, falam dos deuses (ídolos) criados pelos deuses humanos.  

As referências destes fragmentos bíblicos aparecem duas vezes sobre cada versículo, é pelo motivo de haver diferenças quanto a numeração dos SALMOS na versão do padre João Ferreira de Almeida, que mantem o texto hebraico inalterado, e a versão católica dos monges de Maredsous (Bélgica) que difere do texto hebraico acrescentando partes e alterando alguns números de capítulos versículos em alguns salmos. Isto causa descrédito nas Escrituras Sagradas e confusão para muitas pessoas que ficam perdidas sem saber qual religião é confiável, se evangélicos ou católicos. 

A Bíblia é uma só, o Antigo Testamento foi dado por Deus ao povo hebreu, escrito em hebraico com pequena parte em aramaico, iniciando-se com a saída de Israel do Egito para Canaã, e nos dias de Jesus, o AT já estava completo. O Novo Testamento inicia-se com Jesus Cristo, também escrito pelos judeus, na língua grega e pouquíssima coisa em aramaico. A Bíblia não tem origem fora da nação de Israel muito menos romana.

Os escritos bíblicos são por revelação de Deus à humanidade, com a finalidade de que a humanidade que estava separada de Deus, o conhecesse e se voltasse para ele e deixasse os ídolos, ou deuses das nações pagãs.

Em toda a Escritura Deus se mostra como o único Deus criador dos céus e da terra, e exige que só a ele seja dada toda adoração, glória, louvor e honra, e fora dele não há Deus, e por isso mesmo ele aborrece aos que escolhem os deuses pagãos e não a ele. Inteligentemente, use o raciocínio e considere que o criador é maior que a criatura, não tome como deus a obras de mãos humanas. Seja feliz.           

  

Min. do Evang. : Domingos Teixeira Costa

Nenhum comentário: