Resultados de Pesquisa

.

19 de novembro de 2015

Jesus e os deuses



(Jo 10·34) Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses?

(Jo 10·35) Se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),

COMENTÁRIO
Certa vez Jesus estava no Templo e chegou um grupo de judeus representando os que esperavam o Cristo e disseram lhe: “Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente. Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim”. Eles tinham dúvidas a respeito do Cristo que esperavam, e também de Jesus, não conheciam nem a um como também o outro.

Viviam em suspense quanto a Jesus, por que suas obras eram sem comparação com o que já haviam visto entre os homens, isto causava a impressão entre os judeus de que Jesus, talvez fosse o Cristo de Deus.

Os judeus esperam O Cristo que vem como rei e Senhor, que domina todos os seus inimigos e reina sobre todos os povos, o libertador de Israel. Eles esqueceram do que profetizou Isaias (52.13-15; 53.1-12).

O Cristo para os judeus sempre foi mal interpretado, porque sempre fizeram vista grossa para o que diz o Salmo 22, onde o salmista ver o Cristo crucificado e dizendo Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Morrendo de sede, aflito e com seus ossos todos forçando a pele ao ponto de se poder contar osso a osso.

O profeta Isaias o mostra como o salmista, ambos pareciam que estavam pessoalmente no Calvário, juntos com Mateus, Marcos e João, ao pé da cruz. Eles viram o momento que o Santo foi feito maldito, por nós, porque Deus que determina os fatos antecipadamente, e faz que tudo quanto foi ordenado, em seu real tempo tenha o fiel cumprimento, porquê é Deus. Fez o salmista aproximadamente novecentos anos antes, e a Isaias, setecentos anos também antes, contemplarem o sofrimento e crucificação de Jesus, em meu e teu lugar, pecador somos nós, ele nunca pecou. O que não olha por esse prisma, não pode ver que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó é Deus verdadeiro, que cumpre todas as suas promessas cabalmente no tempo certo. Por isso os judeus acusaram a Jesus de blasfêmia dizendo que ele era a penas homem e não Deus, eles não conheciam a Jesus e nem as Santas Escrituras.

Enquanto os enviados dos judeus acusam a Jesus de fazer-se Deus, por ter dito eu e o Pai somos um, ele diz: “na vossa lei: Eu disse; Vós sois deuses? Se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),” uma vez que a lei diz que os homens são deuses, Jesus tinha toda razão de ser deus como homem que era, como também de ser Deus, por sua procedência; e de ser Deus encarnado, o Verbo de Deus (Jo 1.1).

Hoje não podemos errar como os judeus, as Escrituras quanto ao Messias já foram esclarecidas com a morte e sua ressurreição de Jesus Cristo, quando foi honrado com a fidelidade do cumprimento de todas as promessas de Deus para Abraão e seu descendente. O Messias aguarda pelos judeus, já foi homem de carne e osso, dessa forma não pode ser reconhecido pelos os seus, após sua ressurreição voltou para seu lugar como disse o profeta Os (5.15). Ele voltará e realmente libertará Israel como eles sempre esperaram. Quando ele se manifestar verão que ele é o mesmo que como homem foi crucificado em Jerusalém, e chorão muito concordando com o Senhor.


Min. do Evang.: Domingos Teixeira Costa


Nenhum comentário: