Resultados de Pesquisa

.

16 de novembro de 2015

Serão exterminados os deuses e seus adoradores na vinda do Senhor.


Os. 3.1, Então Yahweh me ordenou: “Ama a tua esposa como Yahweh ama o povo de Israel, apesar de eles cultuarem a outros deuses e de amarem os bolos sagrados de uvas passas!”

Naum 1.14, Contra ti, porém, ó rei de Nínive, eis que Yahweh ordenou que não houvesse mais descendência que perpetue teu nome sobre a terra. Exterminarei do templo dos teus deuses todas as imagens idólatras de arte, escultura e fundição; e prepararei o teu sepulcro, porque és maldito!”

Sf. 2. 11, Yahweh será implacável e violento contra eles, quando arrasar todos os deuses cultuados sobre a face da terra. Então todos os povos, cada um no seu próprio país e cultura, adorarão a Elohim, Deus. 

COMENTÁRIO
Deus diz ao profeto Oséias: “Ama a tua esposa como Yahweh ama o povo de Israel, apesar de eles cultuarem a outros deuses e de amarem os bolos sagrados de uvas passas”! Aqui a vida desse profeta com sua esposa, é uma simbologia da vida de Israel com Deus. Todas as pessoas que deixam de se curvar diante do Deus de Israel, para fazer isto aos deuses, Deus o tem como adúltero perante ele. 

A vida com Deus deve ser de completa fidelidade, como a do marido e sua esposa, o Senhor recomenda que o profeta ame sua mulher que se tornara adúltera, mesmo assim. Israel adulterou com os deuses e assim mesmo Deus o ama. O amor de Deus por Israel é tão grande, que Deus deseja perdoa-lo e tê-lo do seu lado eternamente, porém, esse perdão só ocorrerá se Israel voltar para o Senhor, do contrário, não haverá perdão (Jr 4.1). Oséias impôs condição à mulher para que a proposta se realizasse.

As três últimas referências do Antigo Testamento que contém a palavra deuses, fecham este tema com os profetas dando severas advertências contra a Assíria, seu rei, e os deuses de todos os povos.

Deus está irado e promete exterminar os deuses do templo assírio. Depois de algum tempo o Senhor mandou Nabucodonosor que arrasou a Assíria de tal maneira que a Assíria nunca mais se levantou como nação à semelhança do que era antes. O arrogante imperador assírio tinha sob seu poder em cativeiro as dez tribos de Israel, que não quiseram obedecer a lei do Senhor e nem mesmo o seu recado trazido por seus santos profetas. As dez tribos de Israel, como os assírios também serviam aos deuses, todas as imagens idólatras de arte, escultura e fundição eram veneradas  no reino do norte; em Samaria e todas as cidades do reino.

Quando Babilônia pela última vez revoltou-se contra a Assíria que a subjugara impondo pesados encargos, venceu a Assíria, cumpriu-se a profecia de Naum, o domínio assírio se foi, preparou-se a sepultura  do arrogante imperador, para que não mais tivesse descendência entre os humanos.

O profeta Sofonias, profetisa contra todos moradores da terra que servem aos deuses, e para estes, Deus manda o mesmo recado que recebeu o imperador da Assíria, de destruição aos deuses pagãos e seus adoradores. Contra esses o Senhor será violento diz o profeta, e exterminará a todos, mas, o mesmo Senhor será a salvação dos que servem ao Deus que criou os céus e a terra, e todos esses adorarão ao Senhor Deus de Israel.



Min. Do Evang.: Domingos Teixeira Costa



Nenhum comentário: