Resultados de Pesquisa

.

30 de abril de 2007

Afeganistão: 136 taliban mortos em três dias de combates

Tropas afegãs e Exército americano
Agências
As tropas afegãs apoiadas pelas forças da coligação internacional mataram 136 taliban em três dias de combates. Ontem foram mortos 87 rebeldes num distrito da zona Oeste do Afeganistão, avançaram hoje fontes da coligação liderada pelos Estados Unidos.
Perto de 300 polícias foram enviados hoje para o vale de Zerkoh, na província de Herat, onde manifestantes denunciam a morte de civis e gritam palavras de ordem coomo "morte à América", avança a polícia local.
Os combates de ontem, que se prolongaram por 14 horas, desenrolaram-se no distrito de Shindand, na província de Herat, onde dois dias antes as forças de segurança tinham abatido 49 taliban, segundo um comunicado da coligação.
"No total, sete posições inimigas foram destruídas e 87 combatentes taliban foram mortos durante 14 horas de combates", precisa o comunicado.
Dois dias antes, 70 rebeldes atacaram uma patrulha das forças especiais norte-americanas durante a noite, na mesma localidade. Em resposta, as forças da coligação mataram 49 taliban, com o recurso a apoio aéreo. Um soldado norte-americano também foi morto durante a batalha.
"Foram tomadas todas as precauções para evitar a morte de civis afegãos inocentes durante estas duas batalhas", garante o texto do Exército americano. Habitantes da mesma localidade não são da mesma opinião e manifestaram-se hoje contra a operação, afirmando que morreram vários civis.
{Costa}

MST invade fazenda do presidente da UDR no Pontal

Sorocaba, 30 - No penúltimo dia do "abril vermelho", cerca de 120 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) fizeram uma ação ousada: ontem de manhã, invadiram a Fazenda Ipezal, do presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Luiz Antonio Nabhan Garcia, em Sandovalina, no Pontal do Paranapanema (SP). Ele acusou os sem-terra de disparar tiros contra dois funcionários. Ninguém ficou ferido.
A fazenda de Nabhan, considerado adversário ferrenho do MST, foi a quarta invadida este mês na região - a 19ª no Estado durante a jornada de lutas conhecida como "abril vermelho". Os invasores saíram da Fazenda Santa Cruz, em Mirante do Paranapanema, invadida quinta-feira, e foram direto para a Ipezal. A Justiça decretara que fossem despejados da Santa Cruz. "Foram vários tiros e meu pessoal teve de deixar o gado para trás", reclamou Nabhan. O advogado da UDR, Joaquim Botti, registrou a ameaça na delegacia de polícia do município.
O coordenador estadual do MST, Valmir Rodrigues Chaves, deu outra versão. Segundo ele, foram os dois campeiros que dispararam contra os sem-terra que montavam os barracos. "Nosso pessoal teve de se refugiar na mata que existe perto do acampamento. Depois, um grupo correu atrás dos atiradores, mas eles fugiram." A invasão ocorreu um dia depois de Nabhan ter anunciado que a UDR está fazendo um "cerco jurídico" aos invasores do MST. A propriedade tem 366 hectares e é "totalmente produtiva", segundo ele. "É uma provocação, pois são terras particulares, que pertencem à minha família faz mais de 70 anos." Hoje Nabhan entrará com pedido de reintegração de posse.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
{Costa}

Morre Serafim Gonzalez, o ´Seu Quiqui´, de Belíssima

Ator já havia sido internado com arritmia e infecção pulmonar em maio de 2006
AE
SÃO PAULO - Morreu, no final da noite de domingo, aos 72 anos, o ator de teatro, cinema e televisão Serafim Gonzalez. Segundo familiares, ele faria aniversário no próximo dia 19. Serafim estava em sua casa, no bairro de Marapé, em Santos, quando teve de ser levado às pressas para o Hospital Beneficência, onde morreu.
Em maio do ano passado, já havia sido internado, com quadro de arritmia e infecção pulmonar, no Hospital Barra D´Or, no Rio de Janeiro. Até o início da madrugada de segunda-feira, parentes do ator ainda não sabiam dizer onde seria o enterro.
Filho de imigrantes espanhóis, Serafim nasceu em Sertãozinho, cidade no interior de São Paulo. Com um currículo de 21 filmes, quase 30 novelas e várias peças de teatro, cujo número ele já havia perdido de cabeça, um de seus últimos papéis na televisão brasileira foi o de Aquilino Santana, o "Seu Quiqui", na novela Belíssima, de Silvio de Abreu, que foi ao ar entre novembro de 2005 e julho de 2006, pela TV Globo. O ator também tinha habilidades como escultor.
"A habilidade para esculpir surgiu naturalmente. Desde que me mudei para Santos, utilizava a areia da praia como matéria-prima. No início, como os outros artistas, esculpia obras grandes, mas deitadas, até que consegui fazer as estátuas em pé. Quando a Ivani Ribeiro, autora das duas versões de Mulheres de Areia, viu as esculturas, decidiu dar esse nome à novela. A primeira versão foi gravada em Itanhaém", contou Serafim em entrevista à TV Tribuna, de Santos, em maio do ano passado.
{Costa}

Bangcoc: cientistas debatem combate ao aquecimento global

Governos de 150 países buscam meios para reduzir o chamado efeito estufa

EFE

BANGCOC - Especialistas em climatologia e meio ambiente, assim como representantes de Governos de cerca de 150 países, começaram nesta segunda-feira a discutir em Bangcoc propostas destinadas a reduzir a emissão de dióxido de carbono para tentar frear o aquecimento global.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), criado em 1988 pelas Nações Unidas, vai se reunir até a próxima sexta-feira, quando publicará um relatório informando os meios que podem ser empregados com o objetivo de reduzir o chamado efeito estufa.

"O aquecimento global se transformou em um assunto sério de discussão que requer uma postura comum", disse o subsecretário do Ministério do Meio Ambiente tailandês, Chartree Chueytrasit, em seu discurso de inauguração da reunião.

Os especialistas, que prevêem uma reunião recheada de polêmica e enfrentamentos, apresentarão suas propostas sobre o emprego de energias alternativas, algumas destas experimentadas como a nuclear, e outras não tanto, como a do armazenamento subterrâneo do dióxido de carbono.

A minuta do relatório, que será modificada para incluir as recomendações apresentadas durante a reunião, sustenta que o atual nível das emissões de gases pode ser reduzido mediante um corte do emprego de combustíveis como o carvão, o investimento em energias alternativas e um melhor controle do uso destes combustíveis.

"Que ação e quando é o que os Governos devem decidir", assinalou o presidente do IPCC, Rajendrat Pachauri. Na reunião realizada no começo de abril em Bruxelas, o grupo alertou que ao longo deste século a temperatura subirá entre 1,1 e 6,4 graus, uma previsão alarmante, já que, segundo os cientistas, um aumento acima dos 2 graus levará ao desaparecimento da face da terra de aproximadamente 30% das espécies.

As conclusões do painel da ONU em Bangcoc servirão como pontos de referência nas futuras negociações multilaterais sobre a mudança climática.

{Costa}

Duas adolescentes morrem após ficarem reféns em farmácia

Uma farmácia localizada no município de Monte Alegre, a 156km de Aracaju, foi cenário para um crime que chocou a população neste final de semana. No início da noite de sábado, 28, as adolescentes Francislaine de Almeida, 11, e Bruna Daniele Santana, 17, morreram após passarem quatro horas como reféns no estabelecimento comercial. Também ficou sob poder dos assaltantes a proprietária da casa comercial, Elissandra de Almeida, 28. Segundo informações da polícia, dois homens suspeitos circulavam no final da tarde na cidade com o intuito de escolher um lugar para realizar um assalto. No entanto, policiais militares perceberam a ação suspeita e decidiram monitorar os passos da dupla. Quando estavam prestes a realizar a abordagem, os policiais foram surpreendidos pela ação dos dois assaltantes, que começaram a atirar contra as equipes policiais. Um correu e conseguiu fugir, enquanto que o outro optou por entrar na farmácia, acreditando que existia uma porta para escapar pelos fundos do estabelecimento. O equívoco do assaltante fez com que ele continuasse atirando e ferindo as vítimas.
As duas adolescentes e a mulher ainda tentaram se esconder no banheiro da farmácia, no entanto, o assaltante não permitiu. Equipes especializadas do COE chegaram minutos depois no local e iniciaram as negociações para libertar os reféns, mas, neste momento, as duas crianças já haviam sido atingidas. “Ele exigiu a presença de uma equipe do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – para que todos fossem libertados. Infelizmente, quando entramos na farmácia, uma das vítimas já tinha morrido”, explicou o tenente Carlos, do COE.
O acusado foi preso e encaminhado por volta das 23h20 por equipes especializadas da polícia para o Centro de Operações Policiais Especial (Cope), onde chegou no início da madrugada. Ele prestou depoimento ao delegado Marcelo Hercos – plantonista da região neste sábado -, que colheu as primeiras informações sobre o caso. A polícia continua realizando buscas na região de Monte Alegre na tentativa de localizar o outro homem que trocou tiros com os policiais.Com informações do site da SSP
{Costa}

Três mortos em tiroteio em centro comercial nos EUA

AFP
Pelo menos três pessoas morreram no domingo quando um homem abriu fogo em um centro comercial em Kansas City (Missouri, centro dos Estados Unidos), informaram fontes policiais.
O agressor disparou e matou duas pessoas no estacionamento do centro comercial antes de ser morto pela polícia dentro do estabelecimento, informou o porta-voz policial Tony Sanders. Pelo menos três pessoas, entre elas um oficial da polícia, ficaram feridas, disse Sanders à rede de notícias CNN.
O centro comercial 'Ward Parkway', cerca de 14 km ao sul do centro de Kansas City, foi fechado após o incidente e é considerado pelos investigadores uma "cena gigante do crime", acrescentou Sanders.
O capitão da polícia Rich Lockhart disse que o agressor matou um homem e uma mulher no estacionamento ao aberto do centro comercial. Em seguida, correu para o interior do edifício portando uma arma "longa", mas foi morto pela polícia.
"Duas pessoas, um homem e uma mulher, foram encontrados mortos a tiros em cada lado do veículo que o homem conduzia", disse Lockhart, acrescentando que pelo menos outras duas pessoas haviam sido feridas pelos disparos.
"O homem armado foi morto pela polícia dentro do centro comercial", informou. A polícia investiga se este ataque tem alguma relação com um tiroteio anterior com a polícia em um posto de gasolina próximo, acrescentou.
Transmissões de televisão mostraram policiais armados correndo em direção ao local e um homem, aparentemente ferido no tiroteio, sentado com sangue no rosto e um olho coberto. Uma cliente, Cathy Crist, narrou para um jornal local que estava almoçando no local quando ouviu disparos que pareciam ter ocorrido no estacionamento.
Depois viu que uma mulher gritava "está nos matando" e se escondei embaixo da mesa, segundo a matéria do diário Kansas City Star.
Este incidente ocorreu menos de duas semanas depois que um estudante sul-coreano atacou a Universidade Virginia Tech, matando 32 pessoas antes de se suicidar.
ksh/dm
{Costa}

Último dia para declarar o Imposto de Renda 2007

O prazo para envio da declaração de Imposto de Renda acaba hoje. Quem ainda não fez a declaração, deve correr para reunir a papelada, preencher o formulário e enviar para a Receita Federal, caso contrário, fica sujeito a multa
Falta muito pouco. O contribuinte que ainda não acertou as contas com o Leão tem até às 20h de hoje para enviar os dados de sua declaração de ajuste anual do Imposto de Renda (IR) 2007 (ano-base 2006). Embora o prazo tenha sido iniciado em 1º de março, até este fim de semana, cerca de 6,5 milhões dos 23,5 milhões de contribuintes estimados pela Receita Federal não haviam enviado sua declaração. No Ceará, cerca de 105 mil estavam nesta situação até a noite de sexta-feira. Um dos maiores problemas de quem deixou para a última hora deve ser o congestionamento no site da Receita Federal, por conta da grande demanda. Termina hoje também o prazo para pagamento da cota única ou primeira cota para quem tem imposto a pagar.
Se você está no grupo dos que deixaram para a última hora, vale a pena reunir toda a papelada necessária - que muitas vezes não é pouca - e um pouco de paciência e atenção para não deixar de prestar contas com a Receita a tempo. A multa para quem não faz a declaração do IR dentro do prazo varia de R$ 165,74 a até 20% do imposto devido. Além disso, o contribuinte fica com o CPF pendente, caso não acerte suas contas com a Receita dentro de um ano. Depois de dois anos, o documento é suspenso, mas é possível reavê-lo regularizando a situação a qualquer momento.
Antes de saber como proceder para fazer a declaração, é bom que o contribuinte tenha em conta que tem direito a fazer uma retificação da mesma a partir de maio. Para os especialistas, é melhor recorrer a este tipo de expediente do que esperar para tirar dúvidas e perder o prazo. Na hora de declarar, o primeiro passo é decidir entre os dois modelos disponíveis de declaração: completo ou simplificado. No primeiro caso, é possível deduzir despesas diversas, como educação, saúde, contribuição previdenciária, pensão alimentícia paga, entre outras. Isso pode reduzir o imposto a pagar. Na forma simplificada, existe um desconto padrão de 20% sobre o valor do imposto apurado, limitado a R$ 11.167,20. Em outras palavras, a opção pelo modelo completo só é vantajosa se, somadas todas as despesas dedutíveis, elas ultrapassarem o desconto máximo (R$ 11.167,20) permitido no modelo simplificado.
Para quem presta contas com a Receita pela primeira vez, é muito importante conferir dados como endereço, CPF e código da atividade de trabalho. Ao informar os rendimentos, preste muita atenção no valor fornecido pela empresa, e não esqueça de fornecer o CNPJ da fonte pagadora. Também informe os rendimentos isentos e tributados na fonte, identificados nos informes enviados pelo banco. Na página de declaração de bens, utilize sempre o valor de aquisição do veículo ou imóvel. No caso de quem opta pelo modelo completo, é preciso preencher o campo sobre dependentes (com números de CPFs) e deduções. Por fim, antes de entregar sua declaração, verifique na última página se os dados bancários para depósito da restituição estão corretos.
Serviço: Mais informações no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Para tirar dúvidas, a receita disponibiliza o Receitafone (0300.789.0300). A ligação custa R$ 0,04 por minuto, mais impostos, para chamadas originadas de telefone fixo e R$ 0,40 por minuto, mais impostos, para ligações a partir de telefone celular. Para chamadas internacionais, o número é 00.55.78300.78300, com custo igual ao das chamadas internacionais.
{Costa}

EUA recusa explorar Lua com a Rússia

Ao que tudo indica, NASA planeia desenvolver o plano de uma base internacional habitada sozinha
O director da agência espacial da Rússia afirmou que os Estados Unidos rejeitaram uma proposta de Moscovo para a exploração conjunta da Lua, noticiou este domingo a agência russa Interfax citada pela Lusa.
A NASA anunciou em Dezembro que planeia construir num dos pólos da Lua uma base internacional habitada permanentemente a partir de 2024. Posteriormente, fontes da agência espacial russa (Roscosmos) manifestaram esperança numa colaboração com o programa da NASA através da tecnologia e da experiência da Rússia. Porém, segundo a Interfax, o chefe da Roscosmos, Anatoly Perminov, disse no domingo que os Estados Unidos rejeitaram a oferta.
«Estamos prontos a cooperar, mas por algumas razões os Estados Unidos anunciaram que vão desenvolver o programa sozinhos», afirmou. «O que é estranho» - acrescentou - «porque os Estados Unidos têm falta de peritos para aplicar o programa».
A NASA não comentou até agora a notícia.
Por outro lado, Perminov anunciou que a Rússia assinou um contrato de mil milhões de dólares (730 milhões de euros) com a NASA para transportar carga em naves russas até à Estação Espacial Internacional (ISS) nos próximos três anos, um sinal, na sua opinião, da competitividade dos serviços espaciais russos. «Se não fôssemos competitivos, não seriam assinados contratos como este», afirmou.
Naves espaciais russas têm assegurado o transporte regular de carga e de astronautas até à ISS, em particular desde a suspensão dos voos dos vaivéns norte-americanos, na sequência do desastre do Columbia em 2003. Após a conclusão do programa dos vaivéns em 2010, a NASA planeia regressar à Lua num novo veículo.
{Costa}

Candidatos na França tentam conquistar votos de Bayrou

A uma semana do segundo turno presidencial na França, o candidato conservador Nicolas Sarkozy e sua oponente, a socialista Ségolène Royal, aproveitaram o dia neste domingo (29) para tentar atrair os votos dos 6 milhões de eleitores do candidato centrista derrotado, François Bayrou.
Sarkozy comandou um comício num estádio de Paris para 20 mil pessoas que contou com a presença de aliados famosos do candidato, como o ex-piloto de Fórmula Um Alain Prost. Sarkozy comprometeu-se a lutar pela alteração do sistema eleitoral, com a introdução da representação proporcional no Senado e na Assembléia Nacional - uma das exigências dos centristas. “Eu quero falar para os eleitores do centro, que têm valores tão semelhantes aos nossos: todas suas preocupações têm lugar no governo que quero construir”, afirmou Sarkozy, que prometeu, se eleito, indicar ministros do partido de Bayrou - apesar de o próprio Bayrou ter se negado a apoiar o conservador.
Ségolène também usou o domingo para fazer apelo aos eleitores centristas. Em entrevista ao Canal Plus, a socialista disse que, se eleita, pode considerar a nomeação de Bayrou para primeiro-ministro e também se mostrou disposta a fazer mudanças em seu programa de governo. Ségolène e Sarkozy se enfrentarão no último debate presidencial na quarta-feira. Uma pesquisa divulgada ontem pelo instituto Ipsos dá a Sarkozy 52,5% das intenções de voto, e 47,5% a Ségolène. No levantamento anterior do Ipsos, Sarkozy tinha 53% e Ségolène, 47%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Agência Estado
{Costa}

Afeganistão: 136 taliban mortos em três dias de combates

As tropas afegãs apoiadas pelas forças da coligação internacional mataram 136 taliban em três dias de combates. Ontem foram mortos 87 rebeldes num distrito da zona Oeste do Afeganistão, avançaram hoje fontes da coligação liderada pelos Estados Unidos.
Perto de 300 polícias foram enviados hoje para o vale de Zerkoh, na província de Herat, onde manifestantes denunciam a morte de civis e gritam palavras de ordem coomo "morte à América", avança a polícia local.
Os combates de ontem, que se prolongaram por 14 horas, desenrolaram-se no distrito de Shindand, na província de Herat, onde dois dias antes as forças de segurança tinham abatido 49 taliban, segundo um comunicado da coligação.
"No total, sete posições inimigas foram destruídas e 87 combatentes taliban foram mortos durante 14 horas de combates", precisa o comunicado.
Dois dias antes, 70 rebeldes atacaram uma patrulha das forças especiais norte-americanas durante a noite, na mesma localidade. Em resposta, as forças da coligação mataram 49 taliban, com o recurso a apoio aéreo. Um soldado norte-americano também foi morto durante a batalha.
"Foram tomadas todas as precauções para evitar a morte de civis afegãos inocentes durante estas duas batalhas", garante o texto do Exército americano. Habitantes da mesma localidade não são da mesma opinião e manifestaram-se hoje contra a operação, afirmando que morreram vários civis.
{Costa}

Mourão está de luto

Bombeiros de 25 e 49 anos morreram no despiste de uma ambulância
Uma ambulância da corporação de Mourão, no distrito de Évora, despistou-se cerca das 03:00, perto de Reguengos de Monsaraz, provocando a morte de dois bombeiros.
Em declarações à Agência Lusa, José Bagage, comandante da corporação, disse que as vítimas têm 25 e 49 anos.
"Estamos de luto, os bombeiros também são a nossa família", referiu José Bagage, depois da bandeira dos bombeiros de Mourão ter sido colocada a meia haste.
Este foi o primeiro acidente, na história da corporação, que causou vítimas mortais, envolvendo viaturas em serviço, acrescentou o comandante.
"Não sei o que se passou. A ambulância despistou-se e morreram os dois bombeiros", comentou Manuel Carapêncio, adjunto do comando.
A vítima de 49 anos era bombeiro desde 1979. O jovem de 25 anos entrou para a corporação em criança, incorporando a fanfarra dos bombeiros.
Também o presidente do município de Mourão, Santinha Lopes, está "consternado" com a morte dos dois bombeiros, considerando que o concelho "está em choque e de luto".
"Estas duas mortes são um verdadeiro choque. Este é um concelho pequeno, Mourão é uma terra pequena e está de luto", assegurou.
Renata Marques, porta-voz do Governo Civil de Évora, anunciou que a governadora Civil, Fernanda Ramos, "accionou o Centro Distrital de Segurança Social, que mobilizou para o terreno uma equipa de psicólogos" para prestar apoio aos familiares dos dois bombeiros falecidos.
Os corpos vão ser autopsiados nos serviços de medicina legal em Évora, ficando depois em câmara ardente, durante a noite, no salão nobre do quartel da corporação.
» Notícias relacionadas
{Costa}

29 de abril de 2007

Henry Sobel participa de missa de posse de novoArcebispo

G1
O arcebispo Dom Odilo será o responsável por acolher o Papa Bento XVI em SP. (Foto: Divulgação)
Dom Odilo Pedro Scherer, 57 anos, tomou posse em missa realizada na tarde deste domingo como arcebispo da Arquidiocese de São Paulo. A cerimônia ocorreu na Catedral da Sé, no Centro da cidade, e contau com a presença do prefeito Gilberto Kassab, do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), do arcebispo primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo e de diversas autoridades, incluindo o núncio Dom Lorenzo Baudisseri, representante do Vaticano no evento. O rabino Henry Sobel também participou da missa, como representante da comunidade judaica de São Paulo.
Como novo arcebispo de SP Dom Odilo deve deixar nos próximos dias a presidência da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB). A entidade realiza uma assembléia geral em Indaiatuba, no interior de São Paulo, de 1º a 9 de maio. Entre os temas em pauta estão a eleição de um novo presidente.
Concentrado na arquidiocese que assume, o novo arcebispo será responsável por acolher Bento XVI em sua passagem por São Paulo, entre os dias 9 e 11 de maio.
Perfil
Ao ser apontado como sucessor do arcebispo Dom Cláudio Hummes em São Paulo, Dom Odilo se disse animado com a indicação e, em nota, resumiu a capital como uma cidade "com infinitas potencialidades, mas também com inúmeras fragilidades e carências".
O novo arcebispo se formou na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e é bastante próximo da Cúria Romana. No comando da CNBB, ele se esforçou para alinhar a entidade às diretrizes do Vaticano, o que foi visto com bons olhos pelo papa Joseph Ratzinger, o Bento XVI, responsável, em última instância, pela nomeação do arcebispo.
Como presidente da CNBB, Dom Odilo vivia em Brasília até sua indicação. Na Capital Federal, em sua primeira entrevista coletiva após ser indicado como arcebispo, ele defendeu que a Igreja deve tentar ampliar sua presença na periferia da capital, mas disse que, sozinha, não pode resolver os "desafios sociais".
Dom Odilo nasceu em 21 de setembro de 1949 em Cerro Largo (RS). Leia também outras entrevistas com o arcebispo: "Redução da maioridade é ilusão" e "Conferência de Aparecida não será início de guerra religiosa".
{Costa}

28 de abril de 2007

Mãe diz que família estava no ‘lugar errado, na hora errada’

Campinas

Durante quase uma hora de entrevista que a atendente Mara de Souza, de 29 anos, deu na tarde de ontem, em Campinas, ela ainda estava com a calma que ajudou a manter os filhos Vítor, de 10 anos, Thiago de 7, e Murilo, de 4, tranqüilos nos momentos em que ficaram sob a mira de Gleison Flávio de Salles, de 23 anos. “Ele não escolheu entrar lá. A gente estava no lugar errado, na hora errada. Eu sinto raiva, mas ao mesmo tempo eu agradeço por ele não ter feito nada para os meus filhos”, disse Mara.

Ela e dois dos três meninos foram libertados após 56 horas da maior negociação com reféns registrada no Estado. O seqüestro terminou anteontem, às 20 horas, quando o Grupo de Ações Táticas e Especiais (Gate) invadiu a residência da família após ouvir um disparo feito por Salles. Esse foi o momento mais difícil, segundo Mara, de todos os decorridos dentro do mesmo quarto da casa 1.053 da Rua Canêo Pompeu de Camargo, no Jardim Novo Campos Elísios, periferia da cidade.

Vitor tinha sido entregue pelo seqüestrador à polícia, graças à intervenção de uma amiga, Gislaine Cristina Domingos, que se prontificou a participar das negociações. Mara e Thiago seriam libertados também. Mas quando a polícia devolveu a energia elétrica à casa e Salles viu pela televisão que o nome dele era divulgado ficou irritado.

“Ele abriu a janela, deu um tiro pra fora. Ligou o gás e deitou com meu filho no chão”, disse a atendente, chorando. O homem armado usou a criança como escudo, com a arma apontada para a cabeça do menino, e ainda pediu para Mara deitar sobre eles. “Se eu visse que ele ia puxar o gatilho, eu ia puxar a arma para a minha cabeça. Se ele matasse meu filho, teria de matar a nós dois”, afirmou.

A intenção do seqüestrador não era, porém, matar os reféns, afirmou a atendente. “Ele não nos maltratou. Só queria fugir, não queria voltar para a cadeia.” Salles tem passagem pela polícia por quatro tentativas de homicídio e porte de armas e estava foragido desde 2005. O rapaz saiu ferido.

INVASÃO

O seqüestro começou na terça-feira, dia 24. Mãe e três filhos almoçavam quando, por volta de meio-dia, ouviram barulhos. Eram os tiros que Salles trocou com um policial à paisana, na casa de um vizinho. “Saí pela porta da sala, numa varanda alta, para ver o que era. Quando vi, ele estava dentro de casa. O mais velho (Vítor) correu para debaixo da cama. Ele ficou com a arma apontada para o Thiago e o Murilo. Uma vizinha deu dois telefonemas para eu fechar a casa, mas ele já estava lá”, afirmou Mara. O filho caçula, Murilo, foi libertado na terça-feira mesmo, em troca de um colete à prova de balas. “Agradeci muito. O Murilo não ia ter paciência para ficar ali”, afirmou a mãe.

Mara e os três filhos ficaram no quarto dos três meninos durante quase todo o tempo. Ficaram sem energia elétrica, mas, na segunda noite, Salles permitiu que Mara fosse até a cozinha pegar água e ela voltou com velas, também permitidas. Mãe e filhos alimentaram-se, basicamente, de biscoitos e água. Urinaram em garrafinhas de plástico ou nas roupas no primeiro dia. “Uma noite, não me lembro porque perdi a noção do tempo, Thiago pediu para comer Sucrilhos. Ele deixou”, disse a mãe. Aos poucos, Salles foi cedendo. Nos momentos de ira, Salles usava o botijão de gás e a arma para ameaçar as crianças. “Mas ele dizia que não ia fazer nada, só ameaçava para tentar coagir a polícia.

”Mara afirma que o seqüestrador criou um certo vínculo com as crianças. “É estranho, mas foi como se fosse uma certa amizade.” O homem, que tinha passagem pela polícia por quatro mortes, brincou com as crianças de jogo-da-velha, deu conselhos, conversou com os meninos e contou muita coisa da própria vida. “Ele dava conselhos, bons conselhos, para não seguirem o caminho do mal, não responderem para os pais”, afirmou Mara.

Jornalista: Gazeta de Limeira

{Costa}

Índia quer sediar os Jogos Olímpicos de 2020

Afirmação é do presidente da Associação Olímpica Indiana, Suresh Kalmadi EFE NOVA DÉLHI - A Índia apresentará sua candidatura a organizar os Jogos Olímpicos de 2020, informou neste sábado em Nova Délhi o presidente da Associação Olímpica Indiana (IOA), Suresh Kalmadi. "A Índia se apresentará como candidata a sede dos Jogos Olímpicos de 2020", afirmou Kalmadi. O presidente da IOA não deu o nome de nenhuma cidade. Mas acrescentou que o processo "começará pouco depois dos Jogos da Commonwealth de 2010". {Costa}

6,5 milhões ainda não entregaram IR

Prazo para o envio das informações termina nesta segunda-feira; multa mínima a ser paga por atraso é de $ 165,74
Da Redação
A Receita Federal informou ontem que cerca de 6,5 milhões de contribuintes ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda (IR) 2007, ano-base 2006. O prazo final termina nesta segunda-feira e, a exemplo dos anos anteriores, não deverá ser prorrogado. Até as 18h desta sexta-feira, a Receita havia recebido 17 milhões de declarações no País.
Na Internet, a entrega pode ser feita pelo site www.receita.fazenda.gov.br. Neste caso, o envio das informações poderá ser feito até as 20h do dia 30.
Quem preferir entregar os dados gravados em disquete, deve deixá-lo nas agências do Banco do Brasil (BB) e da Caixa Econômica Federal (CEF).
Para a opção do formulário de papel, em Bauru os contribuintes podem adquiri-lo nos Correios ou na Delegacia da Receita Federal (DRF), localizada na quadra 7 da rua 13 de Maio. Contudo, a entrega só pode ser feita nas agências dos Correios, mediante o pagamento da taxa de R$ 3,40. Quem perder o prazo para entregar a declaração fica sujeito ao pagamento da multa mínima de R$ 165,74.
O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, diz que o ritmo de entrega está dentro do esperado. Ele acredita que a projeção feita inicialmente, de receber 23,5 milhões de declarações, será atingida. Segundo ele, a previsão é de que o número de contribuintes a prestar contas este ano seja 8% superior ao registrado em 2006.
O prazo para quem declarar pela Internet termina às 20h de segunda-feira. Já os que optarem pela entrega em disquete deverão observar o horário de funcionamento dos bancos. Mesma providência para os que preferirem o formulário de papel em relação aos horários das agências dos Correios.
Renda
Neste ano, estão obrigadas a declarar Imposto de Renda todas as pessoas que tiveram rendimentos tributáveis (como salário) acima de R$ 14.992,32 em 2006. Os principais documentos necessários para o preenchimento da declaração são comprovante de renda, extratos bancários anuais, comprovantes de despesas pagas (para obter desconto) e comprovantes de compra ou venda de imóveis e veículos efetuada no ano passado, além de documentos pessoais.
Estão isentas de declarar as pessoas que tiveram rendimentos inferiores a R$ 14.992,32. Entretanto, contribuintes com rendimentos nessa faixa e que sejam sócios de empresas, ou não tenham dado baixa no CNPJ de empresas que já não estão mais em funcionamento, são obrigados a declarar a participação, mesmo que os vencimentos não tenham excedido o limite estipulado.
No site da Receita Federal, a declaração simplificada - válida para quem possui uma única fonte de renda e cujo patrimônio é de até R$ 20 mil - pode ser feita diretamente na página. Concluído o procedimento, é possível gravar ou imprimir o número do comprovante de entrega.
{Costa}

Talebans anunciam libertação de francesa seqüestrada

Voluntária, conhecida como Céline, foi liberada na província de Kandahar
EFE
CABUL - Um grupo taleban afirmou neste sábado ter libertado a voluntária francesa capturada no sudoeste do Afeganistão há mais de três semanas junto com um companheiro também francês e mais três afegãos, segundo um comunicado divulgado em seu site.
A nota diz que a mulher foi libertada no distrito de Maiwand, na província de Kandahar, no sul do país. Agora os talebans esperam "uma boa resposta do Governo e do povo da França" sobre a retirada de suas tropas, acrescenta o texto.
O grupo também anuncia uma extensão de uma semana no prazo dado ao Governo francês para cumprir a exigência de retirada das suas tropas no país, em troca da libertação dos quatro outros reféns.
O ultimato, que vencia neste sábado, foi ampliado porque "atualmente há eleições na França e a população está concentrada no processo" de sucessão, alegam os talebans.
Os rebeldes acrescentam que, libertando a refém, esperam "que o Governo francês retire suas tropas do Afeganistão e construa uma boa relação com o Taleban".
Também explicam que entregaram uma carta à mulher, conhecida apenas pelo primeiro nome, Céline. A mensagem ao povo francês afirma que "os talebans são a favor da paz e de um bom tratamento para as mulheres".
As autoridades afegãs, por enquanto, não se pronunciaram sobre o anúncio. Os reféns são trabalhadores da ONG francesa Terre d´Enfance. Eles foram capturados no dia 3 de abril, na província de Nimroz, no sul do país.
{Costa}

Advogado irmão de Medina é acusado de negociar sentença

DEPOIMENTOS O advogado Virgílio Medina, irmão do ministro Paulo Medina (do STJ), deve depor na 6ª Vara Criminal Federal no Rio, na próxima semana. Um dos detidos na Operação Furacão, o bicheiro Antonio Petrus Kalil, o Turcão, está em hospital PAULO MEDINA, do STJ: suspeito (Foto: Divulgação/STJ)
O advogado Virgílio Medina retornou para o Rio de Janeiro, após ter sido notificado, em Brasília, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por crime de co-responsabilidade em corrupção na denúncia de envolvimento com a máfia especializada na venda de sentenças para beneficiar a máfia do jogo. Irmão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Medina, Virgílio foi de manhã de Brasília para o Rio, onde deve depor na 6ª Vara Criminal Federal da capital fluminente na próxima semana.
Quinta-feira à noite, ele tinha voltado para Brasília, onde foi notificado pelo STF pelo co-responsabilidade em corrupção. Ele foi preso no dia 13 com mais 24 pessoas acusadas de envolvimento com a máfia do jogo. Segundo o Ministério Público Federal e a Polícia Federal (PF), Paulo Medina pode ter negociado por R$ 1 milhão (por meio de seu irmão Virgílio) uma liminar concedida em 2006 e depois cassada pelo STF.
Com essa liminar, foram liberadas 900 máquinas caça-níqueis que haviam sido apreendidas em Niterói (RJ). O advogado de Virgílio, Renato Tonini, informou que agora seu cliente está sendo processado em dois tribunais diferentes. Antes de notificar Medina, o relator do inquérito no STF, Cezar Peluso, havia desmembrado o inquérito em dois.
O bicheiro Antonio Petrus Kalil, o Turcão, foi transferido ontem para o Hospital Penitenciário de Bangu, Zona Oeste do Rio, para exames médicos. Os exames foram solicitados pela juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 6ª Vara Federal Criminal do Rio. De posse dos resultados, a juíza deve avaliar o pedido de prisão domiciliar feito pelos advogados de Turcão.
Entre os exames a serem realizados estão os testes neurológico, circulatório e de apnéia.
Turcão foi detido no dia 13 durante a Operação Furacão da Polícia Federal. Ele foi transferido quinta-feira de Brasília para o Rio, onde depôs para a juíza Ana Paula.
Após o depoimento, foi transferido com os demais acusados para o Batalhão Especial Prisional da Polícia Militar, no bairro de Benfica, Zona Norte do Rio. Após a tomada de todos os depoimentos, os acusado serão transferidos para o presídio de segurança máxima de Campo Grande (MS).Quinta, antes de depor, Turcão chegou a passar mal.
A juíza conduziu ontem, por seis horas, a segunda série de interrogatórios dos presos na Operação Furacão. Júlio César Guimarães Sobreira, sobrinho do contraventor Aílton Guimarães Jorge, o capitão Guimarães, optou por permanecer em silêncio. O advogado dele, Nélio Machado, queixou-se da falta de um encontro reservado com o cliente.
Foi num imóvel de Sobreira que a PF encontrou quase R$ 10 milhões escondidos atrás de uma parede falsa. Machado disse que ele explicará a origem do dinheiro em momento oportuno. Os outros dois interrogados, Paulo Roberto Ferreira Lino e José Renato Granado Ferreira, negaram participação no esquema de compra de sentenças judiciais em benefício de casas de bingo.
(das agências de notícias)
{Costa}

27 de abril de 2007

Furacão: presos chegam para depor

Acusados passaram a noite no Batalhão Prisional da PM. Representantes de bingo e sobrinho de contraventor depõem nesta sexta-feira.
Aluizio Freire e Cláudia Loureiro
Do G1, no Rio
Dois dirigentes de bingos e um sobrinho do contraventor Capitão Guimarães já chegaram à 6ª Vara Federal Federal para os depoimentos desta sexta-feira (27).
Os presos passaram a noite no Batalhão Especial Prisional da Polícia Militar do Rio, em Benfica, no subúrbio.
Segundo o processo, José Renato Granado Ferreira, Paulo Roberto Ferreira Lino e Júlio César Guimarães Sobreira devem ser ouvidos esta tarde pela juíza Ana Paula Vieira Carvalho, na 6ª Vara Criminal Federal, na Zona Portuária.
A Polícia Federal garantiu que os presos ficaram em celas separadas para evitar que combinem os depoimentos.
Já foram ouvidos os três contraventores acusados de chefiar a rede de corrupção do jogo ilegal. Aílton Guimarães Jorge, o capitão Guimarães, Antônio Petrus Kalil , o Turcão, e Aniz Abrahão David, o Anísio, que negaram envolvimento recente com o jogo do bicho e bingos.
A segurança foi reforçada para receber os presos da Operação Furacão. Dezessete acusados estão juntos num alojamento.
Um dos presos, o advogado Virgílio Medina, voltou na quinta-feira (26) para Brasília para depor em outro inquérito. O advogado é irmão no ministro do Superior Tribunal de Justiça Paulo Medina que também foi citado nas investigações.
Bicheiros negam acusações em juízo Os advogados Nélio Machado e Ubiratan Guedes, que representam respectivamente os contraventores "Capitão Guimarães" e Anísio, disseram que seus clientes negaram as acusações de envolvimento na exploração do jogo ilegal, corrupção e venda de decisões judiciais a donos de casas de bingo e máquinas de caça-níqueis.
Os acusados foram ouvidos, nesta quinta-feira (26), na 6ª Vara Criminal Federal, no Centro do Rio.
Os advogados de Turcão não falaram com a imprensa. Mas, de acordo com a descrição do depoimento divulgada pela Justiça Federal, Turcão também negou todas as acusações, alegando que explorava o jogo do bicho até quatro meses atrás, mas que hoje está afastado da atividade.Nélio Machado considera um castigo e injusta a ida dos presos na Operação Furacão para o Mato Grosso do Sul e defende que seu cliente possa responder ao processo em liberdade, no Rio de Janeiro.
“Levá-los para Mato Grosso do Sul é um castigo para ele e também para sua família. Eles têm a presunção constitucional de não culpabilidade ou da inocência. Enquanto o processo não se desenvolver de maneira regular, qualquer prisão é absolutamente injusta e desnecessária.”Segundo Machado, Capitão Guimarães negou por completo as acusações e diz não saber por que está preso. “Não há absolutamente nada em desfavor dele de tudo o que se apurou”, argumentou. O cliente admitiu, no entanto, que "no passado teve alguma atividade na parte contravencional", mas isso não teria nenhuma ligação com casas de bingo.
O advogado acrescentou que os outros dois depoimentos seguiram a mesma linha e afirma que a decisão da juíza é manter os acusados no Rio de Janeiro até a próxima semana e só então transferi-los para Mato Grosso do Sul.O advogado informou, ainda, que já deu entrada no habeas corpus em favor de Guimarães e aguarda a decisão do Tribunal nos próximos dias. Para ele, o depoimento de seu cliente foi muito seguro, deixando claro que não tem nenhuma relação com casas de bingo e com supostas obtenções de benefícios por meio de medidas judiciais. Nélio Machado afirma que cabe ao Ministério Público provar as acusações, mas está certo que seu cliente será inocentado.
Machado sustenta que houve um tratamento desigual entre os acusados, já que alguns estão respondendo em liberdade. "Não estou recriminando a soltura dos outros. Ao contrário. Ela foi justa e acertada. Eu apenas me insurjo contra a manutenção da prisão dos demais."
O advogado já antecipou que Guimarães não irá acompanhar os depoimentos na sexta-feira (27), por considerar um sacrifício desnecessário. Ele afirma que essa decisão é um direito do cliente.
Anísio diz que declarou dólares encontrados Já Ubiratan Guedes, advogado de Anísio, informou que o contraventor disse que não é dono de casa de bingo e deu uma razão para os US$ 47 mil que foram encontrados na sua casa.
“Ele esclareceu que na declaração de imposto de renda dele havia US$ 66 mil em casa que seria usado para viagens e que gastou uma parte desse dinheiro.”Segundo o advogado, Anísio admitiu que até 1993 era ligado ao jogo do bicho, mas que deixou a atividade depois da prisão. Ele justificou que os bens que possui hoje são provenientes de vendas de imóveis e aplicações financeiras. Anísio nega que conheça qualquer autoridade envolvida nas investigações da Polícia Federal.
Anísio defende a legalização do jogo Ubiratan Guedes afirmou, ainda, que, durante a audiência, Anísio defendeu a legalização do jogo do bicho. “Ele luta para que o jogo seja regularizado e se for regularizado, ele diz que volta para o jogo do bicho.”Assim como Machado, Guedes já fez o pedido de habeas corpus e aguarda a decisão da Justiça. O advogado disse também que, durante a audiência, pediu a liberdade de seu cliente. A juíza deve se manifestar sobre o pedido em alguns dias.
{Costa}

Deus é o Criador do Universo!

Resumo
Lição 04 29 de Abril de 2007. Assunto da Lição: A Origem do Universo
“TEXTO ÁUREO: “ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência”. 1 tm. 6.20”
“VERDADE PRÁTICA: não há o que se discutir: deus criou os céus e a terra e os sustém com o seu infinito poder.”
“hinos sugeridos: 124, 561, 562.”
“leitura bíblica em classe: salmos 19. 1-6; 136. 3, 5-9; hebreus 11.3
COMENTÁRIO
introdução
“Ao meditarmos sobre a grandeza do universo, vemos quão magnífico é Deus sobre todas as coisas criadas. A Igreja de Cristo tem por obrigação mostrar a verdade sobre a criação dos céus e da terra através das Sagradas Escrituras. O assunto é de especial importância para todos os crentes, pois visa capacitá-los os argumentos e hipóteses materialistas que se opõem à fé cristã.”
I - A GRANDEZA DO UNIVERSO
1 – A grandeza do universo revela o criador. “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos”( Sl 19.1). O Universo, onde está situado o pequeníssimo planeta Terra, possui cerca 100 bilhões de estrelas, além do Sol; sendo apenas um entre um bilhão de outros universos conhecidos! Todavia Deus a todos conhece pois todos eles foram criados e são mantidos por Ele.”
2 – A diminuta dimensão da terra em relação ao Universo. A Terra faz parte do sistema solar, que inclui o Sol e os planetas, que por sua vez, fazem parte de uma galáxia situada num conjunto de 200 bilhões de estrelas. A Terra se desloca nesse sistema à velocidade 218 quilômetros por segundo! O Sol é 1.500.000 vezes maior do que a Terra, sendo considerado uma estrela de quinta grandeza. A Bíblia aeirma: “... não se pode contar os exércitos dos céus, nem medir-se a areia do mar... “ (Jr 33.22). O Universo é tão grande que Deus as Nações “como a gota de um balde e como o pó miúdo das balanças” ... “são como nada perante ele” (Is 40.15, 17,).”
3 – A origem do Universo, segundo a falsa ciência. A falsa ciência ensina, nas escolas seculares, que o Universo “surgiu por acaso” à cerca de 20 bilhões de anos, a partir de uma Grande Explosão”. Para os materialistas, o Universo não foi feito por um Criador onipotente e soberano.
Crianças, adolescentes e jovens são enganados com esse tipo de ensino anti-cristão. Todavia a falsa ciência não consegue explicar o que existiu antes do aparecimento do Universo. Nós, porém, sabemos que somente um eterno Criador infinitamente sábio e poderoso é capaz de explicar a grandeza, a ordem e o funcionamento do macrocosmo Gn 1. 1; Jó 38).”
II – O QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO
1 – Criou Deus o Universo. As Escrituras Sagradas mostram claramente a origem do Universo do seguinte modo: “No princípio criou Deus os céus e a terra”( Gn 1.1 ). “E desse Deus: Haja luminares na expansão dos céus... e fez as estrelas” Gn 1. 14, 16). Esta é a verdade sobre a origem do mundo de acordo com a Palavra de Deus. As teorias cosmológicas alheias à Bíblia são fraudulentas e enganosas. Do Gêneses a Apocalipses a Bíblia reafirma que Deus de fato, criou o Universo (Ap 4. 11; 10. 6; 14. 7).”
2 – O Universo foi criado de modo organizado, e não caótico. a ) No primeiro dia, Deus criou a luz cósmica; fez separação fez separação ente a luz e as trevas, e criou o “Dia” e a “Noite” (Gn 1. 1,5); não era ainda a luz solar, mas a luz cósmica, que está presente em toco o espaço sideral.
b ) No segundo dia, Deus “uma expansão no meio das águas”, provavelmente água no estado gasoso, acima e abaixo da “expansão”, e criou os “céus” (gn 1. 6-8); “ “c ) No terceiro dia, Deus criou a Terra, os mares e a vegetação (Gn 1. 9-13); d ) No quarto dia, Deus criou o sol, a lua e as estrelas (Gn 1. 14-19); e ) No quinto dia, Deus determinou que as águas produzissem “répteis”, “aves” “e grandes animais aquáticos” (Gn 1. 20-23);
f ) No sexto dia, Deus criou os animais terrestres e o homem Gn 1. 24, 26). O ser humano não “evoluiu” dos seres irracionais, como a falsa ciência ensina (I Tm 6.20), mas é um ser especial, criado por Deus, afirma a Bíblia (Gn 1. 26-29; 2. 7-22; 5. 1, 2).”
3 – Deus fez todas as coisas. João, em seu evangelho, afirma a respeito de Jesus na criação do Universo: “No principio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no principio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1. 1-3; Sl 33. 6).
Por outro lado, a Bíblia registra que os escarnecedores ignoram que os céus e a terra foram criados pela Palavra de Deus ( 2 Pe 3. 5 ).”
O QUE DIZ A VERDADEIRA CIÊNCIA
1 – A verdadeira ciencia confirma a Bíblia. A ciência constata que o Universo veio a existir exatamente como a Bíblia no-lo descreve. Embora não tenhamos suficiente espaço para explorar exaustivamente o assunto, basta citar o que escreveu o autor da Epístola aos Hebreus:”pela fé, entendemos que os mundos, pela Palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente” ( Hb 11. 3 ).”
2 – O “deus” dos materialistas. Eles acreditam n “deus” acaso. Crêem que o Universo, com bilhões de corpos celestes, incluindo a Terra, surgiu mediante uma “grande explosão”. Essa “fé” no acaso é cega, privada de reflexão e equivale a um fanatismo religioso radical. A Bíblia prevê esse tipo de mentalidade e, por isso, assegura que Deus tornou louca a sabedoria deste mundo ( 1 Co 3. 19 ).
Exaitemos a Deus por conhecermos a origem do Universo, por meio das Escrituras, que assevera com segurança e certeza: “No princípio, criou Deus os céus e a terra” ( Gn 1.1 ).”
CONCLUSÃO
“Somente as Escrituras, a inerrante e completa Palavra de Deus, tem a única e mais lógica explicação para a origem do Universo. Negar a existência de um plano elaborado e executado por um Criador, onisciente, onipotente e” onipresente é negar a própria lógica do Universo, estudada pela Astronomia, pela Física, pela Química e por outras ciências correlatas. Cumpre-se o que assegura, de modo eloqüente, a Palavra de Deus: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” ( Sl 19. 1 ). Ver também Pv 3. 19; Is 42. 5; 45. 12, 18. Citações da Revista: lições bíblicas 2º Trimestre de 2007 Mestre Jovens e Adultos (Tempos Trabalhosos) por { Costa } Faça um Comentário!

26 de abril de 2007

Família é libertada depois de 56 horas em Campinas

Mãe e dois filhos passam bem e recebem atendimento. Bandido chegou a disparar tiro e Gate decidiu invadir casa.
Carolina Iskandarian
Do G1, em Campinas
Chegou ao fim por volta das 20h desta quinta-feira (26) o drama da família de Campinas, a 95 km de São Paulo, que era mantida refém de um assaltante desde as 12h de terça-feira (24). Mara Tomaz Souza, de 30 anos, e seus dois filhos, de 7 e 10 anos, foram libertados sem ferimentos por Gleison Flávio de Salles, conhecido como "Madruga", de 23 anos, que os mantinha sob a mira de uma pistola semi-automática.
A negociação para libertar os reféns presos dentro de casa foi a mais longa da história do estado de São Paulo. A segunda mais longa aconteceu em janeiro deste ano em Osasco, na Grande São Paulo, e durou 37 horas.
O bandido invadiu a casa das vítimas - na Rua Cineo Pompeu de Camargo, no Jardim Novo Campos Elíseos - quando fugia da polícia, depois de assaltar uma loja. O terceiro filho de Mara, Murilo, de 4 anos, também foi mantido refém, mas acabou libertado na terça-feira (24) em troca de um colete à prova de balas.
O menino Vitor, de 10 anos, continuou refém junto com a mãe e outro irmão até as 19h10 desta quinta, quando foi libertado. De acordo com a polícia, o menino está bem e já se encontrou com o pai, Isnaldo Soares de Oliveira. A primeira coisa que fez ao deixar a casa foi comer uma paçoca.
Mara e o filho de 7 anos continuaram reféns até as 20h, quando, após um barulho de tiro, agentes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) invadiram a residência, prenderam o assaltante e libertaram os reféns. “Os três reféns saíram ilesos e temos também o seqüestrador preso ileso. A ação do Gate foi coroada de êxito”, disse o major responsável pela operação, Luciano Casagrande.
Mara Tomaz chora ao lado do filho Thiago após fim do seqüestro (Foto: Reprodução TV Globo)
Segundo a polícia, o acordo com o seqüestrador era que ele deixaria a casa algemado à mulher chamada para auxiliar na negociação. No entanto, Gleison deu um tiro em direção ao portão da casa. Após o disparo, o Gate resolveu agir e invadiu a residência. Gleison correu para os fundos e foi encontrado embaixo de uma cama. Ele foi desarmado e acabou se entregando.
As luzes da casa foram acesas, no primeiro sinal de que o drama havia terminado. Luciano Casagrande foi o primeiro a confirmar que o seqüestro havia terminado: ele deixou a casa e fez sinal de positivo. Mara Tomaz deixou a casa acenando com o filho Thiago, de 7 anos. Os dois foram encaminhados a uma ambulância. No veículo, Mara recebeu um beijo do marido. A criança chorava em meio à confusão.
O seqüestrador passou por exames ainda dentro da casa das vítimas e deve ser encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito, e depois, segue para a delegacia. O seqüestrador deixou o local às 20h45, no carro da polícia, descalço, de bermuda e sem camisa. Ele estava com o sobrancelha direita machucada. Ainda não se sabe o que provocou o ferimento.
O secretário de Segurança Pública do estado, Ronaldo Mazargão, chegou à casa onde ocorreu o seqüestro por volta das 20h45 para parabenizar os policiais que participaram da negociação.
Identidade do assaltante
Murilo, de 4 anos, foi o primeiro libertado (Foto: Reprodução TV Globo) O ladrão que invadiu a casa da família Souza recebeu pelo menos três identificações durante os dois dias de tensão. Primeiro foi Felipe, depois Ivanildo. A polícia divulgou na tarde desta quinta-feira (26) que o verdadeiro nome do assaltante é Gleison Flávio de Salles. Após o nome ser descoberto, uma ex-namorada próxima ao criminoso foi chamada para participar da negociação.
A mulher, que não teve a identidade revelada, foi quem assumiu a negociação com o criminoso desde o fim da tarde desta quinta. A conversa era feita por uma fresta da janela da casa onde aconteceu o seqüestro. De acordo com coronel da Polícia Militar Eliziário Barbosa, um dos comandantes da operação, Gleison demonstrava calma quando conversava com a amiga.
“Nunca tivemos uma negociação tão lógica desde o início do caso”, disse o coronel. Nos últimos momentos, Gleison já havia até abandonado a exigência de fugir em um carro. “Ele não falava mais em fuga, estava convencido de que iria ser preso”, contou o PM. Antes da invasão da polícia, o criminoso havia trancado as portas e construído barricadas para que as vítimas não saíssem.
De acordo com o major Luciano Casagrande, o criminoso nasceu em Recife e fugiu da penitenciária de Hortolândia, na região de Campinas. Gleison foi condenado em 2003 por homicídio e três tentativas de homicídio. Ele foi definido pelos policiais como uma pessoa imprevisível, instável e ameaçadora.
A ameaça aos policiais foi constante durante as negociações. “Ele está nervoso. Mantém sua posição firme e não dá espaço para o negociador. Faz sempre ameaças”, disse Casagrande durante o trabalho para libertar as vítimas. O assaltante insistia no pedido de um carro para fugir, o que foi negado durante todo o tempo pela polícia. Contrariado, ele suspendia as negociações e ficava horas sem fazer contato, o que aumentava a tensão. Ele chegou a propor a libertação das crianças para fugir no carro com Mara, hipótese também recusada pela polícia.
A residência ficou sem energia desde o início da madrugada de quarta-feira (25). Sem fósforos e, portanto, sem a possibilidade de cozinhar, o bandido e os reféns ficaram “à base de biscoitos”, segundo o major Luciano Casagrande.
{Costa}

Temporais devem atingir 12 Estados do País até domingo

Agencia Estado
Chuvas fortes devem atingir 12 Estados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do País entre hoje e domingo, durante o feriado prolongado de 1º de maio. As defesas civis desses Estados já foram alertadas pela Secretaria Nacional da Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, quanto aos temporais.
No Sudeste do País, entre hoje e amanhã, áreas de instabilidade provocarão pancadas de chuva no sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e na Zona da Mata. A chuva poderá ser acompanhada por raios e rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora.
No Rio de Janeiro, as chuvas atingirão o Estado entre hoje e domingo. Também há risco de chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora no centro-sul fluminense. No sábado e no domingo, a chuva chegará à faixa leste do Estado de São Paulo, acompanhada por raios e ventos de até 60 quilômetros por hora.
Na região Norte, ainda hoje, áreas de instabilidade, associadas ao deslocamento de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil, atingirão parte de Rondônia, provocando pancadas de chuva, que poderá vir acompanhada de raios, no sul do Estado. Hoje e amanhã, no Pará, novas áreas de instabilidade tropicais voltarão a atuar no Estado, formando nuvens que provocarão pancadas isoladas de chuva.
Nordeste e Centro-OesteAinda hoje e amanhã, novas áreas de instabilidade tropicais no Nordeste, devem provocar pancadas isoladas no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Em alguns momentos, o temporal poderá ser acompanhado por raios rajadas de vento de até 50 quilômetros por hora, principalmente, no centro-oeste do Maranhão e no centro-norte do Piauí.
Na região Centro-Oeste, também hoje, a chuva atingirá o Mato Grosso. Há risco de chuva forte e descargas elétricas, no sul e no oeste do Estado.
{Costa}

Conheça a biografia do papa Bento XVI

O cardeal Joseph Ratzinger, o papa Bento XVI, nasceu na cidade de Marktl am Inn, no sudeste da Alemanha, em 16 de abril de 1927. Filho de um comissário da polícia e de uma ex-cozinheira, - ela largou a profissão ao casar - Ratzinger passou a infância e adolescência em Traunstein, uma pequena localidade perto da fronteira com a Áustria.
Durante o governo de Adolf Hitler (1933-1945), Ratzinger serviu ao exército nazista, se alistando por conta do serviço militar obrigatório. Ele chegou a servir em uma bateria antiaérea de defesa a uma fábrica da BMW no final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Com a aproximação das tropas aliadas, Ratzinger desertou e voltou para sua casa em Traunstein. Foi preso pelas tropas americanas e permaneceu por alguns meses em um campo para prisioneiros de guerra.
Depois de 12 anos de sua entrada no seminário, Ratzinger recebeu a Ordenação Sacerdotal em 29 de junho de 1951. Um ano depois, começou a lecionar na Escola Superior de Freising, na Baviera.
Em 1953, doutorou-se em teologia com a tese "Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de Santo Agostinho". De 1962 a 1965 contribuiu para o Concílio Vaticano II como perito. À época, ele era consultor teológico do Cardeal Joseph Frings, arcebispo de Colônia.
Lecionou em diversas universidades alemãs e foi vice-reitor da Universidade de Ratisbona. Ratzinger foi nomeado arcebispo de Munique em 25 de março de 1977 e proclamado cardeal em 27 de junho do mesmo ano pelo papa Paulo VI.
Entre 1981 e a sua nomeção como Papa, em 2005, Ratzinger presidiu a Congregação para a Doutrina da Fé, antigo Santo Ofício da Inquisição. Chamado de Guardião do Dogma, ele combateu o sacerdócio feminino e condenou a homossexualidade, além de ser contra a comunhão aos divorciados que voltarem a se casar e a impedir o crescimento do laicismo dentro da Igreja.
No ano de 1984, Ratzinger interrogou o teólogo brasileiro Leonardo Boff, um dos expoentes da Teologia da Libertação, ala da Igreja que tinha como opção preferencial os excluídos, em um processo na Congregação para a Doutrina da Fé. No ano seguinte, Boff foi condenado a um ano de silêncio obsequioso e à deposição da cátedra.
Ratzinger já esteve no Brasil em 1990, quando participou durante dez dias de um encontro de bispos. Ele ficou hospedado na Residência Assunção, da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Em entrevista ao Jornal do Brasil, na época, disse que "O problema (da Teologia da Libertação) nasce de uma idéia politizada da liberdade, reduzindo sua dimensão. Uma Igreja politizada tem uma posição parcial e não é mais a Igreja universal, aberta a todos. O segundo aspecto, que prevalece no mundo rico, é aquele de uma idéia anárquica de liberdade, confundida com o arbítrio de poder fazer tudo".
Redação Terra
{Costa}

Papa: islâmicos criticam representante em encontro

Líderes da comunidade islâmica brasileira criticaram a escolha do muçulmano chamado para o encontro inter-religioso com o papa Bento XVI no Brasil e acusaram a Igreja Católica no País de dificultar o diálogo com esse convite. Segundo eles, Armando Hussein Saleh, que participará do encontro com o Papa, não é xeique e não representa a comunidade, tendo sido indicado apenas por ter boa relação com o rabino Henry Sobel.
Saleh admite não ter diploma universitário de teologia, mas diz que foi convidado devido ao bom diálogo com as outras religiões, mesmo motivo pelo qual foi ao velório do papa João Paulo II na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2005.
"Ele é uma pessoa simples, mas não sei nem se ele tem o primeiro grau. Não é xeique. É uma pessoa boa, mas não nos representa", disse o xeique Ali Abdouni, um dos dois eleitos pela comunidade para representar o Islã no Brasil. "O erro não é dele. A própria Igreja Católica, que fez o convite, deveria saber quem são os representantes legais... se nos chamarem agora nós vamos ter que ver", disse. "A nossa programação também pesa, nós não estamos sentados esperando o evento (da visita do Papa). Como comunidade, não somos convidados", acrescentou. A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) marcou para 10 de maio uma reunião do pontífice com líderes religiosos no Mosteiro de São Bento, com convites a seguidores das outras duas grandes religiões monoteístas ¿ judaísmo e islamismo ¿ e de outras denominações cristãs.
O outro líder muçulmano eleito porta-voz da comunidade por 40 xeiques de todo o Brasil, Jihad Hassan, afirmou que a Igreja precisa rever a postura diante dos muçulmanos brasileiros, estimados por ele em cerca de 1 milhão de pessoas. "Eles nos conhecem, sabem os nossos contatos e têm o nosso endereço. É um jeito errado de se buscar diálogo entre as religiões", afirmou. "Não é porque esse senhor aparece em eventos com outros líderes, como o rabino Sobel, que ele representa a comunidade muçulmana. Não representa".
Saleh ponderou que todo muçulmano praticante pode ser um bom representante e lamentou pelas reclamações porque "é melhor a comunidade se manter unida no debate inter-religioso". Ele citou como amigos o ex-arcebispo de São Paulo d. Cláudio Hummes e o sucessor dele, d. Odilo Scherer, além de Sobel.
"Talvez eu possa fazer isso melhor porque não dependo tanto desse vínculo com as entidades. Eu não vivo da religião, sou empresário do ramo moveleiro. Mas infelizmente não é assim que as coisas acontecem. Me sinto honrado da mesma forma", disse.
Segundo ele, que se diz um missionário pela paz mundial independentemente de qualquer crença ou fé, o convite foi feito pela CNBB e é intransferível. A assessoria da comissão que organiza a visita do Papa ao Brasil disse que os religiosos foram convidados para o encontro com base em dados que confirmam sua importância dentro da comunidade e reforçou que não será retirado nenhum convite.
Apesar disso, pode haver novas indicações de líderes para dialogar com o Papa no caso de uma reclamação mais formal por parte de alguma comunidade religiosa, segundo a assessoria.
Além dos representantes do islamismo e do judaismo, a reunião no Mosteiro de São Bento também contará com mais cinco líderes: d. Maurício Andrade (Igreja Anglicana), d. Leolino Gomes Neto (Igreja Católica Ortodoxa Siriana), reverendo Manuel de Souza Miranda (Igreja Presbiteriana Unida), pastor Walter Altmann (Igreja Luterana) e Antonio Bonzoi (Igreja Cristã Reformada).
Bento XVI ficará em São Paulo de 9 a 11 de maio, onde se encontrará com o presidente Lula e realizará a canonização de frei Galvão, o primeiro santo nascido no País. Nos dias 11 e 13, ele visitará Guaratinguetá, cidade de frei Galvão, e Aparecida, onde presidirá a abertura da 5ª Conferência Geral dos Bispos da América Latina e Caribe. O Papa volta a São Paulo no final do dia para retornar ao Vaticano.
Reuters
{Costa}

SP: temporal deixa cidade em estado de atenção

A forte chuva que atinge São Paulo no fim da tarde desta quinta-feira deixou toda a cidade em estado de atenção. Apesar do temporal, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informa que há apenas um ponto de alagamento, na praça d. Francisco de Souza, em Santo Amaro. A tempestade obrigou a Infraero a fechar o aeroporto de Congonhas das 16h40 às 17h22. Às 18h30, dez vôos estavam atrasados.
Decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determina que a pista principal do aeroporto seja fechada sempre que houver mais de 3 mm de água para evitar o risco de derrapagem de aeronaves.
A chuva afetou diretamente o trânsito na capital paulista. A Companhia de Engenharia de Tráfego registra 141 km, contra média de 102 km, às 18h. A Marginal Pinheiros tem o ponto de maior lentidão da cidade com 15,3 km, sentido Interlagos, entre as pontes Transamérica e Jaguaré.
A Marginal Tietê tem 7,6 km de lentidão, no sentido Ayrton Senna, entre a rua Azurita e a ponte da Freguesia do Ó.
Redação Terra
{Costa}

Na rua, condenados usarão pulseira

Da Agência Estado
A exemplo de países como Estados Unidos, França e Austrália, o Brasil deverá adotar o monitoramento eletrônico para vigiar condenados em regime semi-aberto ou nos casos de livramento condicional ou saída temporária da prisão. A medida consta do substitutivo do relator Demóstenes Torres (DEM-GO), aprovado ontem na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, em regime terminativo - não há necessidade de votação em plenário.
Demóstenes usou parte das propostas do governador José Serra e dos senadores Aloizio Mercadante (PT-SP) e Magno Malta (PR-ES). A vigilância será feita com o uso, pelo preso, de pulseira ou tornozeleira que permita detectar e controlar movimentos a distância. O monitoramento será obrigatório em casos de condenação por tortura, genocídio, tráfico de drogas, terrorismo ligação com o crime organizado e nos crimes de extorsão com seqüestro ou morte. Nos demais casos, caberá ao juiz decidir sobre o uso da vigilância. O condenado que se recusar a usá-la não poderá ficar fora da prisão.
Pacote A proposta integra um pacote de oito medidas de combate à violência aprovadas ontem. Como todas são de iniciativa de senadores, serão encaminhadas à Câmara dos Deputados. Isso dificulta qualquer previsão quanto ao período em que estarão em vigor. Os membros da CCJ também aprovaram o projeto de lei do senador Demóstenes Torres que determina o afastamento e a suspensão do pagamento do salário dos funcionários públicos alvos de indícios “consistentes” de crimes ligados à atividade que exercem.
Caso sejam inocentes, voltarão ao cargo e receberão os salários do período de afastamento. Ficarão de fora juízes e membros do Ministério Público, cujas carreiras têm leis próprias. A CCJ debate hoje a proposta de redução da maioridade penal para 16 anos, com exceção dos condenados por crimes hediondos.
{Costa}

Professores promovem dia nacional de mobilização

Ana Cristina Oliveira, da SUCURSAL DE ITABUNA,A Tarde
Dentro da mobilização da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), a Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB-Sindicato) promoveu uma paralisação nas escolas da rede pública estadual e municipal ontem e realizou manifestação na Praça da Piedade, em Salvador. Os militantes gritaram slogans em defesa da instituição de um piso nacional para os professores e levaram faixas apoiando a eleição direta para diretores das escolas públicas no Estado. A APLB também está mobilizada no processo de luta por melhorias salariais e de condições de trabalho na Mesa Permanente de Negociação instituída pelo governo baiano.
Também houve mobilização em Itabuna, onde cerca de 40 mil alunos ficaram sem aula, com a paralisação de professores. Pais de alunos também participaram do protesto, segurando faixas de críticas ao governo federal, que enviou projeto ao Congresso Nacional fixando o piso salarial nacional de R$ 850. “Nós elegemos governos populares em nível nacional e na Bahia para avançarmos nas questões de educação, valorizar a carreira e recuperar a dignidade do professor, mas o projeto do governo é um retrocesso”, disseram os professores.
Quem enfrenta a sala-de-aula no dia- a-dia, em área urbana e, principalmente, na zona rural País afora sabe quais são as dificuldades do professor para sobreviver, segundo os manifestantes. Com um piso de R$ 425 por 20 horas / aula, que passará a vigorar, é impossível pagar aluguel, se alimentar, vestir, estudar e comprar livros para melhorar o nível profissional como exige o governo, destacou João Rodrigues dos Santos, presidente da APLB-Itabuna. A proposta da CNTE é de um piso de R$ 1.050 para quem tem o ensino médio e R$ 1.570 para os que têm graduação.
{Costa}

TV é o principal canal de informações sobre C&T

A mídia é a principal fonte de informação das pessoas para assuntos relacionados à ciência, especialmente a televisão. É o que revela uma pesquisa feita com cerca de duas mil pessoas no País. Entre os entrevistados, 15% assistem com freqüência programas na televisão que tratam do tema e 47% vêem de vez em quando.
Em segundo lugar, aparecem os jornais e as revistas, com 12% da preferência. Em relação ao rádio, apenas 5% disseram que escutam com freqüência programass sobre o assunto. O estudo, intitulado Percepção Pública da Ciência e Tecnologia, foi divulgado ontem (25) pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
Entre os entrevistados que assistem televisão, 58% disseram estar satisfeitos com a forma de divulgação sobre ciência e tecnologia nesse meio. Para 87%, as reportagens são de boa qualidade; para 84%, as matérias podem ser compreendidas; e para 69%, o número de reportagens veiculadas sobre o assunto é suficiente.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, concorda com a idéia de que a mídia tem um papel importante na divulgação da ciência e tecnologia, mas considera baixo o volume de conteúdo sobre o assunto veiculado em jornais e televisão.
“Naturalmente, a imprensa e a mídia, têm um papel muito importante nisso. Os jornais costumam ter uma pequena seção de ciência e tecnologia, mas ainda é pequena. Mas a televisão tem muito pouco. Ela tem alguns programas mostrados em horários muito longe da hora de pico. Espero que com a TV pública que vai ser criada seja uma saída”.
A pesquisa também mostrou que a população confia em médicos e jornalistas quando deseja obter informações sobre algum assunto que considera importante. Dos entrevistados, 43% disseram confiar nos médicos, 42% nos jornalistas e 30% nos cientistas que trabalham nas universidades. As fontes com menor credibilidade, segundo o estudo, são os políticos (84%), os militares (44%) e os religiosos (18%).
Em relação aos cientistas, a pesquisa constatou que 60% dos entrevistados considera-os como pessoas inteligentes, que têm um trabalho útil para a humanidade. Ainda assim, 86% respondeu que não conhece nenhum cientista brasileiro importante.
Sobre a participação do Brasil no campo das pesquisas científicas e tecnológicas, 45% dos entrevistados disseram que o país ocupa posição intermediária nesse quesito; 33% acha que o país está atrasado; e 18, que está avançado.
Interesse em ciência e tecnologia
Menos da metade dos brasileiros entrevistados por uma pesquisa recente têm interesse em temas relacionados à ciência e tecnologia. A pesquisa nacional Percepção Pública da Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em parceria com a Academia Brasileira de Ciências, mostra que 41% das cerca de 2 mil pessoas ouvidas têm muito interesse no tema, 35% têm pouco interesse e 23% não têm nenhum interesse no assunto.
Segundo o MCT, o estudo teve como objetivo levantar informações sobre o interesse, o grau de informação, as atitudes e visões e o conhecimento que os brasileiros têm da ciência e tecnologia. Essa é a segundo vez que uma pesquisa desse tipo é realizada pelo Brasil. A primeira foi feita em 1987, pelo Instituto Gallup de Opinião, dos Estados Unidos.
Entre os temas que provocam maior interesse da população estão medicina e saúde (60%); meio ambiente (2º) e religião (3º). O tema ciência e tecnologia aparece em sexto lugar na lista das preferências.
Além do interesse, a pesquisa também perguntou quais são os temas sobre os quais a população mais se informa. Em primeiro lugar, aparece religião (49%), seguido por esportes (40%) e economia (38%). Ciência e tecnologia aparece quarto lugar, com 27% das preferências.
No lançamento da pesquisa, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, afirmou que um dos motivos pelos quais a ciência ainda é pouco difundida no Brasil é o pouco tempo de existência das instituições de pesquisa brasileiras. Para o ministro, a ciência ainda é muito nova no país.
"Minha percepção é de que é preciso avançar muito, mas eu interpreto isso de maneira natural. O Brasil começou a formar seus pesquisadores na década de 60, portanto, apenas há 40 anos. Nos Estados Unidos, o primeiro físico americano, Benjamin Franklin, foi atuante em 1750. A Universidade de Harvard foi fundada em 1636. A Universidade de São Paulo, que é a mais referenciada aqui, foi fundada em 1934. Então, a ciência é muito nova entre nós".
A pesquisa foi feita com homens e mulheres com idade acima de 16 anos, em 16 estados brasileiros. As entrevistas foram feitas entre os dias 25 de novembro e 9 de dezembro do ano passado. Em média, os entrevistados têm 36 anos e renda de 952,29 reais. A maior parte tem o primário completo (28%), tem 50 anos ou mais (24%) e é católica (30%). A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte: Agência Brasil
{Costa}

Ministério lança novo índice de desenvolvimento

São também as pequenas cidades que trazem os piores resultados
Lígia Formenti - Agência Estado
São Paulo, 25 (AE) - Nas cidades do interior, encontra-se o que há de melhor e pior da educação brasileira. São municípios pequenos que figuram no topo da lista do País no novo indicador criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Índice de Desenvolvimento Básico (Ideb), cujos números são, oficialmente, divulgados hoje. São também as pequenas cidades que trazem os piores resultados.
"Cidades pequenas têm vantagens, quando bem aproveitadas em relação a grandes centros", afirma o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes. "A violência não é tão acentuada, o acesso a escolas é mais fácil", observou. Fernandes não estranha também o fato de os municípios pequenos estarem entre os piores no ranking, seja de 1.ª a 4.ª séries (reunidos no Ideb como fase 1), seja entre 5.ª e 8.ª séries (que formam a fase 2). "Muitas das cidades que tiveram notas baixas dispõem de poucos recursos e, pior, não sabem que têm direito de se beneficiar por linhas de incentivo, criadas pelo MEC", resumiu.
As diferenças estampadas no Ideb são grandes. Nas escolas estaduais da capital paulista, alunos de 1.ª a 4.ª séries alcançaram a média de 4,6 numa escala que vai até 10. Estudantes de Torrinha, no interior do Estado, alcançaram a média 6,7. Quando se compara o desempenho de alunos paulistanos da rede estadual entre 5.ª e 8.ª séries com os do interior, o fenômeno repete-se. Estudantes de Limeira (SP) alcançaram média 6,4; enquanto paulistanos, 3,8.
Feito a partir de dados de desempenho do aluno em exames como Prova Brasil e Sistema Nacional de Avaliação Básica (Saeb) e de informações sobre rendimento escolar, como aprovação e tempo médio de permanência, o Ideb será a ferramenta principal para o MEC pôr em prática as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado ontem (24) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Pacto - Os resultados do Ideb nortearão, por exemplo, o envio de equipes de consultores do MEC para cidades interessadas em firmar com governo federal o pacto da educação: uma espécie de contrato, por meio do qual são estipuladas metas a serem cumpridas pelas prefeituras em determinado período de tempo. Os últimos lugares no ranking serão os primeiros a receber a visita dos consultores. A expectativa é de que, até o fim deste semestre, os consultores iniciem as visitas.
Ao todo, serão 80 profissionais, divididos em grupos de dois, que deverão fazer uma visita de dois dias em cada município. A partir do diagnóstico de campo e dos dados de cada cidade, a equipe fará recomendações e, em conjunto com gestores municipais, deverão estabelecer metas a serem cumpridas ao longo dos anos.
A meta é que alunos da 1.ª a 4.ª séries de todo o Brasil alcancem média 6, até 2021. Será um salto e tanto: hoje, a média brasileira é de 3,8, numa escala que vai até 10. Pelo plano, a média brasileira de estudantes da 5.ª a 8.ª séries terá de saltar dos atuais 3,5 para 5,5. No ensino médio, a expectativa é um pouco menor: sair da média 3,4, alcançada no ano passado, para 5,2.
A diferença de metas é explicada por Fernandes: "Alunos que estão no início da vida escolar respondem com muito mais facilidade às mudanças no padrão de ensino do que os demais", afirmou. "Quanto mais velho o aluno, maior o esforço para reparar deficiências de ensino, acumuladas ao longo dos anos", completou. Os índices divulgados são divididos em fase de estudo e também por gestão das escolas: estaduais, municipais, federais As escolas federais são as que apresentam melhor desempenho. As médias apresentadas pelas escolas supera a meta estabelecida pelo MEC para 2021. Na fase 1, por exemplo, alunos de escolas federais alcançam a média 6,4. Na fase 2, 6,3. Também no ensino médio, as notas estão bem a cima da média total: 5,6, enquanto a média brasileira é de 3,4.
Quando comparados os três níveis de ensino, vê-se que, quanto mais o tempo passa, pior a média dos alunos. Na fase 1, a média brasileira foi de 3,8. Na fase 2, 3,5. No ensino médio, a nota geral foi 3,4. "Um ponto a mais ou a menos representa quatro anos de conhecimento", observa Fernandes.
Nenhuma das capitais teve uma posição de muito destaque. Nas escolas estaduais, Curitiba alcançou média 4,7 entre alunos da fase 1 e média 3,6 na fase 2. De todos os Estados, apenas dez tiveram média igual ou superior ao Ideb geral para a fase 1 na rede pública. Entre eles, Roraima, o único da Região Norte, além de Goiás e Distrito Federal.
{Costa}

Governo decide até maio se segue adiante com complexo do Madeira

A primeira usina do complexo do Madeira estava prevista para entrar em operação em janeiro de 2011, e a segunda para janeiro de 2012
Da Redação
Brasília - O governo tem até maio para definir se levará adiante o projeto de construção do complexo hidrelétrico do Rio Madeira ou se investirá em empreendimentos térmicos a carvão ou nucleares para garantir o abastecimento de energia.
"Certamente não será eólica, certamente não será solar", disse hoje o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, ao comentar que a solução para garantir o abastecimento de energia com uma eventual ausência do projeto do Madeira (cerca de 6 mil MW) não virá dessas fontes alternativas de energia.
"Pode ser nuclear, ou qualquer outra térmica", disse, diante da dificuldade do governo diante do impasse envolvendo o licenciamento prévio ambiental dos projetos, a cargo do Ibama.
"Se até maio nós não tivermos isso [uma solução para o impasse em relação ao licenciamento prévio das usinas do Madeira], certamente nós estaremos discutindo uma fonte térmica para substituir a melhor fonte que nós temos, que é a hidráulica, que entendemos do ponto de vista econômico, ambiental, e que garante a segurança energética no país.
"A primeira usina do complexo do Madeira estava prevista para entrar em operação em janeiro de 2011, e a segunda para janeiro de 2012, de acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia Elétrica, divulgado em março do ano passado.
Recentemente, o ministro apontou as usinas a carvão (que é poluente) e nuclear (com a qual o Ministério do Meio Ambiente não concorda) como alternativas mais competitivas do ponto de vista econômico, depois das hidrelétricas.
"Madeira é um bom projeto. [A hidráulica] É a melhor fonte do ponto de vista econômico, combinado com a questão ambiental", disse o ministro, ao comentar que o esforço do governo neste momento é de "trocar a questão do não pode, e encontrar a forma de como nós vamos poder enfrentar esse desafio e realizar o projeto do Madeira".
Rondeau disse ainda que não vê como a possível divisão do Ibama possa ajudar no projeto do complexo hidrelétrico. "Não vejo como. O que pode ser feito é isso: enfrentarmos a questão e encontrarmos uma resposta para os questionamentos que estão sendo feitos no tempo em que possa fazer a licitação o mais rápido possível", completou.
No entendimento do Ministério de Minas e Energia, que encaminhou ao Ibama estudos financiados com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o projeto é viável do ponto de vista ambiental.
"Todos os requisitos, mesmo os do ponto de vista ambientais, foram atendidos nos estudos", disse Rondeau, referindo-se não só aos estudos enviados pelo Ministério quanto aqueles elaborados pelo consórcio envolvido no projeto, formado pelas empresas Furnas e Odebrecht.
As informações são da Folha Online.
{Costa}