Resultados de Pesquisa

.

30 de junho de 2008

Veja a primeira foto de Natália Casassola para a 'Playboy'

Ex-BB é capa da edição de julho da revista, em ensaio com clima campestre

Renata Mendonça Do EGO, no Rio de Janeiro

Divulgação/Playboy

Está aí a primeira foto do ensaio de Natália Casassola para a "Playboy". A ex-BB será a capa de julho da publicação, que trará um ensaio inspirado em cenas campestres - idéia de Xuxa, que virou uma espécie de madrinha de Natália. Os cliques foram feitos na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, por JR Duran, e duraram três dias. “Estou bem natural, para não destoar do conceito do ensaio fotográfico”, conta a modelo gaúcha.

http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL618642-9798,00-VEJA+A+PRIMEIRA+FOTO+DE+NATALIA+CASASSOLA+PARA+A+PLAYBOY.html

28 de junho de 2008

Obama visita soldados americanos feridos em hospital militar

da Efe, em Washington

O provável candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, que acusa o atual governo americano de não se preocupar o suficiente com os militares veteranos, visitou neste sábado soldados feridos no hospital militar Walter Reed.

Obama, que não fez declarações à imprensa e não tinha incluído a visita em seu programa de atividades públicas, está em Washington para discursar ainda hoje perante a Associação de Funcionários Eleitos Latinos (Naleo), um influente grupo da comunidade hispânica.

Em ocasiões anteriores, o senador democrata denunciou que os veteranos recebem "tratamento de cidadãos de segunda classe" quando voltam do Iraque ou do Afeganistão e o país não faz o suficiente para apoiar as famílias desses militares.

No ano passado, o presidente George W. Bush recebeu duras críticas pelas condições nas quais os veteranos eram tratados no hospital Walter Reed.

Em discurso nesta sexta-feira, em um comício junto a ex-rival Hillary Clinton na simbólica cidade de Unity, em New Hampshire, Obama afirmou que os eleitores devem escolher se continuam gastando bilhões por mês e permitem que os Estados Unidos sigam no Iraque durante anos.

"Chegou o momento de reconstruir nossas Forças Armadas e cuidarmos de nossos veteranos", disse o senador por Illinois.

O provável candidato republicano, John McCain, afirma que tem mais experiência e conhecimento em questões militares. Foi piloto da Marinha e passou cerca de cinco anos prisioneiro no Vietnã.

www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u417170.shtml

27 de junho de 2008

Termina 2º turno da eleição presidencial de um só candidato no Zimbábue

Só o presidente Mugabe concorreu, e votação teve participação menor que no 1º turno.
Oposição, que se retirou da disputa, acusa governo de ter forçado eleitor a ir às urnas.
Da EFE

O segundo turno das eleições presidenciais do Zimbábue terminou às 19h (14h de Brasília) desta sexta-feira (27) sem que tenham ocorrido incidentes. Mas a oposição acusou o governo de ter forçado a população a ir às urnas.

O opositor Movimento para a Mudança Democrática (MDC) acusou o regime do presidente Robert Mugabe, que participou como candidato único desta rodada do pleito, de ter colocado nas ruas suas milícias para forçar os eleitores airem aos centros de votação, onde, afirma, eles foram obrigados a votar.

Leia também: Isolar Mugabe pode ser solução, diz especialista

O líder do MDC, Morgan Tsvangirai, se retirou no domingo passado das eleições, depois de denunciar uma suposta campanha de ataques e assassinatos lançada contra seus seguidores pelo governo.

Em entrevista em sua casa em Harare, Tsvangirai denunciou a intimidação dos eleitores pelas milícias da governamental União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF).

Entenda a crise política do Zimbábue

"O que vimos hoje não foi uma eleição, mas um ato de intimidação em massa na qual as pessoas, em todo o país, foi obrigada a votar", disse Tsvangirai, antes de retornar à embaixada da Holanda em Harare, onde esteve refugiado desde domingo, devido às ameaças de morte que recebeu.

A participação dos eleitores foi baixa nas áreas urbanas, onde o apoio ao MDC é maior, mas não há informação independente sobre qual foi a situação nas áreas rurais, especialmente no sul do país, que também apóia Tsvangirai.

Uma rádio do Zimbábue informou sobre uma "resposta em massa" nas províncias de Mashonalandia e Manicalandia, redutos tradicionais da Zanu-PF, no norte e no nordeste do país.

Tsvangirai saiu vencedor no primeiro turno das presidenciais, mas, segundo a Comissão Eleitoral do Zimbábue (ZEC), organismo nomeado pelo governo de Mugabe, não obteve o número de votos para levar já no primeiro turno, o que levou à realização do segundo turno.

A ZEC não informou sobre quando divulgará os resultados das eleições, mas fontes próximas ao governo disseram que poderia ser já neste sábado, pois Mugabe sugeriu esta semana que podia assumir seu novo mandato de cinco anos na próxima segunda-feira.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL616526-5602,00-TERMINA+TURNO+DA+ELEICAO+PRESIDENCIAL+DE+UM+SO+CANDIDATO+NO+ZIMBABUE.html

26 de junho de 2008

Desemprego em maio tem a menor taxa para o mês desde 2002

Agência Brasil

BRASÍLIA - A taxa de desemprego caiu para 7,9% no mês de maio nas seis principais regiões metropolitanas do país, depois de ter ficado em 8,5% em abril. O resultado foi o menor já registrado para o mês desde 2002 e o menor, entre todos os meses, desde dezembro de 2007 (7,4%). Na comparação com maio do ano passado (10,1%), o recuo foi maior: 2,2 pontos percentuais.

Os dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam também que o rendimento médio dos trabalhadores, cujo valor é de R$ 1.208,20, caiu 1% em maio em relação a abril, mas subiu 1,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Segundo o levantamento do IBGE, a população desocupada, cerca de 1,8 milhão de brasileiros, diminuiu 7,5% em relação a abril e 20,4% em relação a maio do ano passado. Já a população ocupada soma 21,5 milhões de pessoas e ficou praticamente estável na passagem de um mês para outro, mas cresceu 4,6% em relação a maio de 2007. O número de

trabalhadores com carteira assinada, cerca de 9,5 milhões de brasileiros, também não sofreu alteração em relação a abril, mas

aumentou 9,5% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Entre as regiões, a pesquisa revela que, na comparação mensal, a taxa de desocupação caiu no Rio de Janeiro e em São Paulo (0,7 e 0,8 ponto percentual, respectivamente). Em relação a maio do ano passado, a taxa apresentou quedas mais expressivas em todas as regiões: Recife (3,7 pontos percentuais), Salvador (3,3 pontos percentuais), Belo Horizonte (1,5 ponto percentual), Rio de Janeiro (1,6 ponto percentual), São Paulo (2,6 pontos percentuais) e Porto Alegre (1,4 ponto percentual).

O levantamento aponta ainda que nas regiões metropolitanas nordestinas o contingente de desocupados em maio foi o mais baixo da série histórica, que mostrou, também, a menor taxa de desocupação em Recife (8,7%).

Em relação a abril, apenas o Rio de Janeiro apresentou movimentação significativa no contingente de desempregados, com queda de 10,1%. Na comparação com maio de 2007, houve quedas em Recife (33,8%), Salvador (25,4%), Belo Horizonte (14,4%), Rio de Janeiro (18,2%), São Paulo (19,8%) e Porto Alegre (13,6%).

http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/06/26/e26069015.html

25 de junho de 2008

Terceirdo lançamento da Dupla; Izabell e Nilda Rissan

Costa
A bela e especial Obra de Arte, representa fielmente a Capa do CD em Lançamento na data e local a baixo citado.
Terceiro lançamento da Dupla; Izabell e Nilda Rissan
A apresentação de Capa do CD, é a Origem da foto postada no alto deste texto que anuncia o lançamento no mercado consumidor de Obras Gospel, obra esta, criada segundo a inspiração divina.
No sábado, 05 de Julho 2008, a Dupla IZABELL e NILDA RISSAN, no local: Teatro Estação Gasômetro ( Parque de residência ), na Av Governador Magalhães Barata - de 523/524 Belém - PA, entre Tv 3 de Maio e 14 de Abril, às 18:30h estarão Lançando o seu terceiro CD com entrada franca, e aguardam a presença de grande público, para prestigiar mais uma Obra criada segundo a vontade de Deus. Contatos e Informações através dos seguintes telefones: ( 91 ) 3254-1673 / 3233-7043
A Dupla IZABELL e NILDA RISSAN, estará na ocasião, lançando seu 3º CD sob o título "Conte Comigo" e a apresentação festiva de lançamento é denominada de; Uma Noite de Louvor. E com certeza o louvor é todo para o Senhor nosso Deus, o riador dos Céus e da Terra, que tudo fez para seu louvor.
Vamos louvar, todos juntos servindo a Deus, no temor que Ele merece. Cheguemo-nos e participemos da alegria e esforço de nossas irmãs as quais receberam de Deus, o Ministério do Louvor, como membros do corpo de Cristo na terra.
Toda honra e graças, sejam dadas ao Deus Todo-Poderoso, que tem levantado servos que o louvam com harmonia, unidade, sinceridade e amor em meio de um mundo que não conhece o seu dever junto ao Criador do universo.
Apoio:
CLAP - Produções
Site: www.efesta.info
Site: http://costa-transformando.blogspot.com
Site: www.nada-pesquisador.blogspot.com
Ministério "Louvor Profético"
Ministério de Louvor e Adoração
"Chama Viva"
Ruth Almeida.
Tudo seja para honra e Glória de Deus e do seu Filho Je4sus Cristo

Segundo lançamento da Dupla; Izabell e Nilda Rissan

Envie um e-mail para mim!

24 de junho de 2008

Ataque terrorista ajudaria a eleger McCain, diz assessor

Agencia Estado
Charlie Black, um dos mais importantes assessores do senador John McCain, candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, disse em entrevista à revista Fortune que um ataque terrorista ao país, como o de 11 de Setembro de 2001, ajudaria McCain. "Se isso acontecesse, seria uma grande vantagem para ele", afirmou Black, em referência ao fato de ser a segurança nacional um dos pontos fortes do republicano. Black foi mais longe e afirmou que o assassinato da ex-primeira-ministra do Paquistão Benazir Bhutto, em dezembro, ajudou McCain a ter um bom resultado nas primárias de Iowa e New Hampshire, no início de janeiro.
As declarações pegaram McCain de surpresa. "Se ele disse isso realmente, eu lamento, mas tenho de discordar veementemente", disse o candidato. Hoje, Black pediu desculpas. "Lamento profundamente o meu comentário. Foi inapropriado", declarou o assessor em um comunicado à imprensa. Apesar das desculpas, a campanha de Barack Obama, candidato democrata à Casa Branca, não poupou críticas ao rival e afirma que as declarações de Black apenas demonstraram a tática eleitoral dos republicanos, que os democratas chama de "política do medo".
A campanha de McCain, no entanto, não deu sinais de que demitiria o assessor. Muitos analistas dizem que a relutância se deve ao fato de o candidato republicano, ainda que de maneira sutil, estar promovendo exatamente essa idéia. Após o assassinato de Benazir, às vésperas das primárias de Iowa, McCain afirmou a jornalistas que o fato apenas "reforçava suas credenciais de política externa". "Eu já fui ao Paquistão. Conhecia Benazir e conheço o presidente (Pervez) Musharraf. Posso telefonar para ele a qualquer hora", disse McCain.
Pequenos Escândalos A polêmica envolvendo o assessor de McCain é a última de uma série de pequenos escândalos que movimentaram a campanha presidencial. Ano passado, questionado sobre o programa nuclear iraniano, o candidato republicano respondeu parodiando uma música dos Beach Boys cujo refrão era "bomb, bomb, bomb Iran".
Assim que conseguiu a nomeação do partido, em março, teve trabalho para se livrar de acusações de ter tido um caso extraconjugal com uma lobista. Em março, durante visita ao Iraque, afirmou que o Irã, xiita, treinava membros da Al-Qaeda, sunita, no Iraque - teve de ser corrigido na hora pelo senador Joe Lieberman. Em seguida, disse que a violência em Bagdá estava melhorando - ele estava cercado por mais de cem soldados.
Há duas semanas, durante discurso na Cúpula Nacional dos Pequenos Negócios, em Washington, nova gafe. McCain trocou a palavra "bill" (projeto de lei, em inglês) por "beer" (cerveja). "Usarei o veto quando necessário. Vetarei cada cerveja, digo, lei", disse o senador, corroborando os críticos que afirmam a idade avançada e a visão cansada impedem que ele leia o teleprompter.
Obama Obama também tem uma coleção de tropeços. Além de ter de se distanciar de seu ex-pastor Jeremiah Wright, autor de sermões racistas, o democrata teve de demitir um assessor que teria dito ao cônsul do Canadá que o discurso do democrata contra o Nafta, acordo de livre comércio dos EUA com canadenses e mexicanos, era apenas jogo de cena.
Pouco antes das prévias da Pensilvânia, em abril, Obama teve de se explicar por dizer que os operários de cidades pequenas apelam para armas e religião em tempos difíceis. No fim das primárias, ele afirmou já ter percorrido 57 estados norte-americanos e que ainda faltava mais um - posteriormente, Obama atribuiu a gafe ao desgaste da campanha. Os EUA possuem 50 estados.
www.atarde.com.br/mundo/noticia.jsf?id=906353

23 de junho de 2008

Líder da oposição do Zimbábue se refugia em Embaixada da Holanda

da Folha Online

O líder da oposição do Zimbábue, Morgan Tsvangirai, que ontem anunciou que não participará do segundo turno da eleição presidencial contra o presidente Robert Mugabe, buscou refúgio na Embaixada da Holanda em Harare, informaram autoridades holandesas nesta segunda-feira.

O Ministério de Relações Exteriores da Holanda informou que Tsvangirai não pediu asilo, mas disse que ele era bem-vindo a ficar na embaixada para sua própria segurança. Ainda não houve confirmação de seu partido, o Movimento pela Mudança Democrática (MDC).

Arte Folha Online
mapa zimbábue

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores holandês, Bart Rijs, negou-se a especular por quanto tempo o líder opositor ficará na embaixada. "Seu partido, o MDC, apresentou um pedido no domingo e o ministro Maxime Verhagen decidiu, se o que ele (Tsvangirai) buscava era segurança, que fosse aceito", explicou.

"Tsvangirai realmente perguntou, através do MDC, seu partido, se a Holanda estaria disponível para dar a ele segurança nos próximos dias", disse o ministro Verhagen à rede de TV americana CNN.

"Ele mesmo está atualmente considerando quais serão seus próximos passos, então não posso dizer quanto tempo ele precisa, mas é claro que demos a ele a oportunidade de se refugiar na embaixada", afirmou o ministro, ainda segundo a CNN.

Operação

Mais cedo, o MDC disse que a polícia invadiu a sede do partido em Harare e levou mais de 60 pessoas. O partido afirma que cerca de 90 de seus partidários foram mortos por milícias que apóiam o presidente Robert Mugabe. Entre os detidos estão mulheres e crianças.

AP
Policiais esperam do lado de fora da sede do partido opositor em Harare
Policiais esperam do lado de fora da sede do partido opositor em Harare

A operação, a maior lançada pelas forças governamentais contra o MDC, teve a participação de dezenas de membros das forças de segurança fortemente armados, que detiveram os que estavam na sede do partido e os colocaram em um ônibus policial, disse o porta-voz da oposição, Nelson Chamisa.

Segundo Chamisa, entre os detidos estão simpatizantes do MDC que tinham ido à sede central do partido após serem atacados e feridos por simpatizantes da governamental União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF).

"Detiveram todos os que se encontravam no edifício, incluindo aqueles que tinham vindo em busca de assistência médica. A polícia está tentando destruir as provas de sua brutalidade", disse à Efe o porta-voz do MDC.

Fontes policiais disseram, no entanto, que as forças de segurança só tinham detido os que se refugiaram na sede do partido opositor, após ter "cometido crimes" nos arredores de Harare.

"Alguns deles nem sequer são empregados dos escritórios (do MDC). Estamos investigando alguns dos casos e colocaremos em liberdade os que não tiverem cometido nenhum crime", afirmou o porta-voz policial, Wayne Bvudzijena.

Negociações

Tsvangirai, que anunciou sua saída do processo eleitoral neste domingo, afirmando que seus apoiadores arriscariam a vida se votassem, disse nesta segunda-feira que estava pronto para negociar com o partido de Mugabe, o Zanu-PF, mas só se a violência política for contida.

Taurai Maduna/Efe
O líder da oposição, Morgan Tsvangirai, que anunciou saída da disputa presidencial
O líder da oposição, Morgan Tsvangirai, que anunciou saída da disputa presidencial

Ele também pressionou líderes regionais para que exijam o adiamento da eleição ou a renúncia de Mugabe, mas o governo afirmou que a desistência de Tsvangirai veio tarde demais para cancelar a eleição.

A preocupação se eleva dentro e fora da África com a crise política e econômica do Zimbábue, que fez com que milhares de refugiados fugisse aos países vizinhos. Tanto a União Africana quanto a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral estão discutindo a situação após a desistência de Tsvangirai.

O Reino Unido disse que Mugabe deve ser declarado líder ilegítimo e que as sanções contra seus simpatizantes têm de ser endurecidas.

Tsvangirai afirmou à rádio sul-africana 702: "Estamos preparados para negociar com o Zanu-PF, mas é claro que é importante que certos princípios sejam aceitos antes do início das negociações. Uma das precondições é que a violência contra o povo tenha fim."

Lefteris Pitarakis/AP
Manifestantes protestam contra o governo do Zimbábue em frente à embaixada em Londres
Manifestantes protestam contra o governo do Zimbábue em frente à embaixada em Londres

Mugabe, 84, está no poder desde a independência do Reino Unido, em 1980. Ele prometeu nunca entregar o governo para a oposição, qualificada por ele de marionete do Ocidente.

Ele nega que seus partidários sejam responsáveis pela violência, que teve início após Mugabe e seu partido perderem as eleições realizadas em 29 de março. Tsvangirai venceu o primeiro turno das eleições, mas não conseguiu o número de votos suficiente para eliminar um segundo pleito. As tentativas de Tsvangirai de percorrer o país fazendo campanha estavam sendo interrompidas pela polícia em bloqueios nas estradas. Ele já foi detido ao menos quatro vezes.

www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u415231.shtml

22 de junho de 2008

Relações entre Japão e Brasil devem se ampliar, diz Naruhito

JB Online

SÃO PAULO - O príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, foi recebido pelo governador de São Paulo, José Serra, em um jantar para cerca de 300 convidados no Palácio dos Bandeirantes, na noite deste sábado. Foi a última noite do príncipe em São Paulo, e segundo a assessoria do governo, o príncipe quebrou o protocolo mais uma vez em sua passagem pelo Brasil, tocando o primeiro movimento da Serenata Noturna de Mozart com uma viola do Quarteto de Música Camargo Guarnieri.

- Sem esquecer da gratidão pelos paulistas que acolheram calorosamente os imigrantes japoneses, desejo sinceramente que as relações intrínsecas entre o Japão e o Brasil se ampliem cada vez mais no futuro - disse o príncipe durante o evento.

Em seu discurso, Serra lembrou da parceira comercial com o Japão.

- Um elo econômico importante entre o Japão e São Paulo é o papel do Banco de Desenvolvimento e Cooperação Japonês. O banco está desempenhando um importante papel em financiamento de obras, trens, sistemas de metrô e de transporte ferroviário na região da Grande São Paulo - disse.

Naruhito participou também de uma cerimônia em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, realizada no Sambódromo. A organização do evento estima que 25 mil pessoas tenham participado do evento.

Depois de passar a tropa em revista, o príncipe discursou em japonês e disse esperar que sua visita "contribua pelo menos um pouco para fortalecer os laços de amizade entre os dois países".

-O príncipe é o símbolo de um país que lutou muito - disse a brasileira filha de japoneses Lia Sasaki, que acompanhou a festividade no Sambodrómo.

A chuva não estragou o espetáculo de cores, música, coreografia e roupas típicas. Várias manifestações da cultura japonesa, como apresentação de grupos de danças folclóricas e demonstrações de artes marciais, além de uma parada militar e um show pirotécnico, marcaram o evento.

A cultura brasileira também teve espaço na festa, com passistas japoneses dançando samba. Uma das atrações de destaque foi a entrada da Tocha da Amizade, que iniciou sua trajetória em 28 de abril, na Hospedaria do Imigrante de Kobe porto de partida dos imigrantes japoneses ao Brasil - e que foi conduzida por representantes de países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas.

Segundo dados da assessoria do evento e do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, a comunidade nipo-brasileira é composta por 1,5 milhão de pessoas e é considerada a maior concentração de descendentes fora do Japão. Cerca de 75% dessa comunidade vive no estado de São Paulo.

Neste domingo, o príncipe viaja para Londrina, Rolândia e Maringá e nesta segunda-feira, deve conhecer Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

21 de junho de 2008

Fórmula 1: Kimi Raikkonen consegue "pole position" no GP França

Jean-Paul Pelissier/Reuters
Raikkonen consegue assim a 16ª "pole" da sua carreira na Fórmula 1
Finlandês parte da primeira fila com colega da Ferrari Felipe Massa
O finlandês Kimi Raikkonen vai partir amanhã na "pole position" do Grande Prémio de França, oitava prova do mundial de Fórmula 1, numa "dobradinha" da Ferrari na primeira fila, completa com o brasileiro Felipe Massa.
Raikkonen, campeão do Mundo, garantiu assim a 16ª "pole" da sua carreira na Fórmula 1, a segunda da época, após Espanha a 27 de Abril, e a primeira em França: esta é também a 200ª vez que a Ferrari larga na frente.
A volta de Raikkonen ao circuito de Magny-Cours foi feita em 1.16,449 minutos, 0.041 segundos mais rápido que Massa. O inglês Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) e o espanhol Fernando Alonso (Renault) ocupam a segunda fila da grelha, terminando a qualificação a 0,244 e 0,391 segundos, respectivamente.
Apesar deste resultado na pista, é o bicampeão mundial espanhol quem vai sair em terceiro lugar, já que o inglês foi penalizado em 10 posições (vai sair em 13º) pelo erro cometido no Canadá, em que bateu por trás em Kimi Raikkonen à saída das boxes.
Depois de duas corridas sem pontuar - foi nono no Mónaco e abandonou no Canadá -, Raikkonen, quarto do Mundial com 35 pontos, espera agora aproximar-se da liderança dos pilotos, ocupada pelo polaco Robert Kubica (BMW Sauber), com 42, após o triunfo no Canadá, o primeiro na sua carreira.
Lewis Hamilton e Felipe Massa estão empatados no segundo lugar, a quatro pontos do comandante.
Kubica, a 0,588 segundos, vai partir apenas no sétimo posto, pois ficou ainda atrás do italiano Jarno Trulli (Toyota) e do finlandês Heikki Kovalainen (McLaren Mercedes).
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1333128

20 de junho de 2008

Obama abre mão de fundo público

Pela primeira vez um candidato de um grande partido à Casa Branca rejeita o financiamento de campanha estatal
The New York Times, Washington
O senador Barack Obama, candidato democrata à Casa Branca, anunciou ontem que decidiu não usar o financiamento público para a campanha presidencial.
A decisão permite que ele arrecade fundos por conta própria, o que lhe daria uma vantagem estratégica contra seu adversário, o republicano John McCain. Com isso, ele abre mão de US$ 84 milhões do fundo público, mas abre a possibilidade de arrecadar aproximadamente US$ 300 milhões de doadores privados.
Com essa decisão, Obama torna-se o primeiro candidato de um grande partido a recusar o financiamento público desde que o sistema foi criado, em 1976, após o escândalo de Watergate. Apesar de não ser surpreendente, a notícia é uma reviravolta em relação à sugestão feita por ele mesmo, no início da campanha, de aderir ao sistema público.
“O sistema público de financiamento de campanha, como existe hoje, está completamente quebrado. Nós enfrentamos adversários que se especializaram em aproveitar-se desse sistema”, disse Obama. “A campanha (do senador e candidato republicano John) McCain e o Comitê Nacional Republicano recebem contribuições de lobistas e de comitês de ação política, que agem em nome de interesses especiais.”
Inicialmente, os dois candidatos haviam se comprometido a discutir o tema, mas a idéia foi abandonada por Obama depois que ele conseguiu arrecada centenas de milhões de dólares.
Ao saber da decisão de Obama, Charlie Black, um os principais conselheiros de McCain, acusou o democrata de ter “quebrado uma promessa”. McCain defendeu o financiamento público das campanhas políticas durante toda a sua carreira. Jill Hazelbaker, diretora de comunicação de McCain, também acusou o democrata de “ter traído seus princípios”. “O verdadeiro teste para um candidato à presidência é a sua capacidade de manter a palavra”, disse.
SUPERIORIDADE Pelo sistema de financiamento público, um candidato presidencial recebe do Estado cerca de US$ 85 milhões para financiar sua campanha. Em troca, o candidato é proibido de aceitar doações particulares e de gastar mais do que o montante oferecido a ele.
Nas eleições deste ano, tudo indica que Obama supere com facilidade essa quantia. Apenas em fevereiro e março, o senador democrata obteve US$ 95 milhões, a maior parte desse dinheiro, conforme seus assessores destacaram ontem, proveniente de milhares de pequenas contribuições feitas pela internet.
“Mais de 90% das contribuições para a campanha democrata foram de US$ 100 ou menos”, disse Robert Gibbs, diretor de comunicações de Obama.
De acordo com dados computados até abril, o candidato democrata arrecadou US$ 270 milhões e teria cerca de US$ 46 milhões em caixa. McCain obteve US$ 100 milhões e tem US$ 21 milhões para gastar.
A campanha republicana, no entanto, afirma que a arrecadação de McCain está melhorando e seus esforços para obter dinheiro em conjunto com o Comitê Nacional Republicano estão dando resultado.
“Acredito que Obama vá gastar bem mais do que nós”, disse Black. O assessor do candidato republicano, porém, acrescentou que a vantagem financeira será menos importante do que se imagina. “Não precisamos gastar tanto quanto ele para vencer a eleição”, disse ele.
DOADORES De maneira inteligente, a campanha de Obama retratou a recusa do financiamento público como uma decisão tomada para limitar a influência de interesses escusos na campanha.
“Se não fizéssemos assim, estaríamos dependentes dos milhões de dólares provenientes dos lobistas de Washington e dos comitês de ação política, que representam interesses específicos”, declarou Obama em uma mensagem de vídeo divulgada ontem para explicar a sua decisão.
“Foram vocês que abasteceram esta campanha com doações de US$ 5, US$ 10, US$ 20. E foi por causa disso que nós construímos um movimento enraizado no povo e composto por mais de 1,5 milhão de americanos”, afirmou o democrata, em referência ao número recorde de doadores de sua campanha.
CONTABILIDADE ELEITORAL R$ 104,3 milhões foi o custo da campanha para a reeleição do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006
US$ 367 milhões foi o que gastou o presidente dos EUA, George W. Bush, para se eleger em 2004
US$ 29,4 milhões foi o financiamento público recebido pelos candidatos Ronald Reagan e Jimmy Carter nas eleições de 1980
www.estado.com.br/editorias/2008/06/20/int-1.93.9.20080620.1.1.xml

19 de junho de 2008

Arena de rodeio é palco de festa para a imigração japonesa no PR

Envie um e-mail para mim! Arena de rodeio é palco de festa para a imigração japonesa no PR Do G1, com informações do Bom Dia Brasil

Arena de rodeio é palco de festa para a imigração japonesa no PR

Apresentação sobre a chegada dos primeiros imigrantes emocionou público. Lançamentos da indústria, artesanato e culinária também têm lugar no evento.
Do G1, com informações do Bom Dia Brasil

Em Londrina (PR), uma arena de rodeio virou palco para uma apresentação sobre a chegada dos primeiros imigrantes japoneses, na quarta-feira (18). Milhares de pessoas assistiram à encenação da chegada do navio Kasato Maru que, há cem anos, aportou em Santos.

Veja a cobertura completa do Centenário da imigração japonesa

Veja o site do Bom Dia Brasil

O trabalho duro nas fazendas, a perseguição durante a Segunda Guerra, as conquistas e o progresso dos imigrantes fizeram parte da apresentação. A superprodução emocionou o público. “Foi maravilhoso. Nunca participei de uma festa assim tão grande”, afirmou um jovem.

Pelo menos 300 mil pessoas eram esperadas na festa, que tinha ainda lançamentos da indústria, artesanato e culinária, com um toque bem brasileiro. Tinha fila para tudo. Mas, mais complicado do que a espera, foi o manejo do hashi, os pauzinhos usados para a alimentação. “Se depender hashi, passo muita fome”, disse outra jovem.

Na festa que celebra a integração, e continua até o fim de semana, um gaúcho comandou o sukiyaki. “O pessoal está comendo bastante. Devem ter aprovado. Mas sou melhor no churrasco”, revelou o cozinheiro Ângelo Capelesso.

Uma festa colorida, gente pra todo lado. No Brasil, o palco escolhido foi uma arena de rodeio, mas os donos da festa vieram do Japão e não estranham nada. No primeiro dia da visita ao Brasil, o príncipe Naruhito foi recebido pelo presidente Lula no Palácio do Planalto. No plenário da Câmara, brasileiros, japoneses e descendentes celebraram o centenário da imigração.

Visita do príncipe

A comemoração do centenário da imigração japonesa conta ainda com um convidado especial. No primeiro dia da visita ao Brasil, na quarta, o príncipe Naruhito foi recebido pelo presidente Lula no Palácio do Planalto. No plenário da Câmara, brasileiros, japoneses e descendentes celebraram a data.

http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL606641-9980,00-ARENA+DE+RODEIO+E+PALCO+DE+FESTA+PARA+A+IMIGRACAO+JAPONESA+NO+PR.html

Olmert viajará ao Cairo para se reunir com Mubarak

Envie um e-mail para mim! Olmert viajará ao Cairo para se reunir com Mubarak

Jerusalém, 19 jun (EFE).- O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, viajará na próxima terça-feira ao Cairo para se reunir com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, informou hoje seu escritório, em comunicado.

O encontro foi estipulado entre os dois "há várias semanas", para abordar "assuntos regionais e avançar nas relações bilaterais", afirma a nota. O Egito serviu de intermediário entre Israel e as milícias palestinas para alcançar a trégua de seis meses iniciada às 0h de Brasília de hoje, mantida pelas duas partes, por enquanto, sem incidentes. Na terça-feira, e simultaneamente a uma delegação do Hamas, viajará ao Egito Ofer Dekel, membro da equipe de Olmert encarregado do dossiê sobre a libertação do soldado israelense Gilad Shalit, que está retido há dois anos por milícias palestinas. Israel queria incluir a libertação de Shalit dentro da trégua iniciada hoje, mas o Hamas - cujo braço armado participou da captura soldado israelense - conseguiu finalmente impor sua postura: o jovem militar tem um preço à parte. O movimento islâmico pede em troca de Shalit a libertação de centenas dos 11.000 palestinos detidos em prisões israelenses. As negociações sobre o destino do militar cativo deviam reiniciar 24 horas depois do início da trégua, segundo fontes palestinas citadas pelo jornal "Yedioth Ahronoth". No entanto, como amanhã é fim de semana tanto em Israel quanto no Egito, Dekel adiou sua viagem para o Cairo na próxima terça-feira. http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/06/19/olmert_viajara_ao_cairo_para_se_reunir_com_mubarak_1374958.html

18 de junho de 2008

A Igreja Assembléia de Deus Belém-PA, festeja 97 anos de Fundação

A Igreja Assembléia de Deus Belém-PA, festeja 97 anos de Fundação

Costa

A Igreja Assembléia de Deus em Belém - Pará, faz 97 anos no dia 18 de Junho deste. E como sempre está de portas abertas a quem queira participar de sua festa que acontecerá conforme programação a baixo.

A referida Igreja, nasceu nesta cidade através do serviço missionário, e como produto de missão, ela é uma igreja Missionária em todo mundo, e como prova disto antes do dia 18 de Junho de 1911, em nenhum lugar do globo terrestre jamais se conheceu algum registro de alguma igreja igual ou semelhante àquele registrado de Assembléia de Deus em Belém do Pará do dia 18 de Junho de 1911, sob a organização de Daniel Berg e Gunnar Vingren, na Capital do Estado do Pará. Por esta razão se pode dizer: a Igreja Assembléia de Deus, em Belém do Pará, é a Igreja - Mãe das Assembléias de Deus no Brasil e no mundo inteiro. O que nos dá a Honra de tão grande preparação para os "97 anos de Pentecostes na Paz do Senhor Jesus" ( nosso slogam da festa neste ano ). Partecipe voçê também, junte-se aos seguidores de Cristo Jesus, o Filho de Deus.

A seguir temos algumas informações sobre a História da Assembléia de Deus em Belém do Pará que alcançou o Brasil inteiro e se espalha hoje por já, praticamente, o mundo inteiro.

Antes, ecompanhe a programação sob a administração do Pastor Presidente da Igreja - Mãe em Belém do Pará das Assembléias de Deus, para os 97 anos:

PROGRAMAÇÃO - 2008

18/06 08:00h Grande Carreata de Celebração 19:00h culto de Abertura dos 97 anos no seu Templo Sede, à Tv 14 de Março com a Av Governador José Malcher.

19/06 08:00h Conferência Pentecostal na Paz do Senhor Jesus 19:00h Culto de Celebração no seu Templo Sede, à Tv 14 de Março com a Av Governador José Malcher.

20/06 08:00h Conferência Pentecostal na Paz do Senhor Jesus 19:00h Culto de Celebração no seu Templo Sede, à Tv 14 de Março com a Av Governador José Malcher.

21/06 08:00h Conferência Pentecostal na Paz do Senhor Jesus no seu Templo Sede, à Tv 14 de Março com a Av Governador José Malcher. 17:00h Grande Concentração Pentecostal no Estádio Olímpico do Mangueirão.

22/06 08:00h Conferência Pentecostal na Paz do Senhor Jesus 19:00h Culto de Celebração no seu Templo Sede, à Tv 14 de Março com a Av Governador José Malcher.

23/06 08:00h Conferência Pentecostal na Paz do Senhor Jesus 19:00h Culto de Celebração no seu Templo Sede, à Tv 14 de Março com a Av Governador José Malcher.

Preletores: Pr. Silas Malafia - RJ Pr. Elson de Assis - RJ Pr. Messias dos Santos SC Pr. Sandro Fontoura -GO

Cantores: Nanni Azevedo - RJ Marcelo Nascimento - RJ Pr. Jairinho - GO

Parte Histórica (do Site: www.missaoja.com.br/modules/news/article.php?storyid=33)

"Pouco tempo depois, Gunnar Vingren participou de uma convenção de igrejas batistas, em Chicago. Essas igrejas aceitaram o Movimento Pentecostal. Ali ele conheceu outro jovem sueco que se chamava Daniel Berg. Esse jovem também fora batizado com o Espírito Santo.

Após uma ampla troca de informações

Igreja Assembléia de Deus

"Pouco tempo depois, Gunnar Vingren participou de uma convenção de igrejas batistas, em Chicago. Essas igrejas aceitaram o Movimento Pentecostal. Ali ele conheceu outro jovem sueco que se chamava Daniel Berg. Esse jovem também fora batizado com o Espírito Santo.

Após uma ampla troca de informações, experiências e idéias, Daniel Berg e Gunnar Vingren descobriram que Deus os estava guiando numa mesma direção, isto é: o Senhor desejava enviá-los com a mensagem do Evangelho a terras distantes, mas nenhum dos dois sabia exatamente para onde seriam enviados.

Algum tempo depois, Daniel Berg foi visitar o pastor Vingren em South Bend. Durante aquela visita, quando participavam de uma reunião de oração, o Senhor lhes falou, através de uma mensagem profética, que eles deveriam partir para pregar o Evangelho e as bênçãos do Avivamento Pentecostal. O lugar tinha sido mencionado na profecia: Pará. Nenhum dos presentes conhecia aquela localidade. Após a oração, os dois jovens foram a uma biblioteca à procura de um mapa que lhes indicasse onde o Pará estava localizado. Foi quando descobriram que se tratava de um estado do Norte do Brasil”.

(História das Assembléias de Deus, Emílio Conde - CPAD)

No início do século XX, apesar da presença de imigrantes alemães e suíços de origem protestante e do valoroso trabalho de missionários de igrejas evangélicas tradicionais, nosso país era ainda quase que totalmente católico. A origem das Assembléias de Deus no Brasil está no fogo do reavivamento que varreu o mundo por volta de 1900, início do século 20, especialmente na América do Norte.

Os participantes desse reavivamento foram cheios do Espírito Santo da mesma forma que os discípulos e os seguidores de Jesus durante a Festa Judaica do Pentecostes, no início da Igreja Primitiva (Atos cap. 2). Assim, eles foram chamados de “pentecostais”.

Exatamente como os crentes que estavam no Cenáculo, os precursores do reavivamento do século 20 falaram em outras línguas que não as suas originais quando receberam o batismo no Espírito Santo. Outras manifestações sobrenaturais tais como profecia, interpretação de línguas, conversões e curas também aconteceram (Atos cap. 2).

Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren, chegaram a Belém do Pará, em 19 de novembro de 1910, ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até social do Brasil por meio da pregação de Jesus Cristo como o único e suficiente Salvador da Humanidade e a atualidade do Batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais. As igrejas existentes na época – Batista de Belém do Pará, Presbiteriana, Anglicana e Metodista, ficaram bastante incomodadas com a nova doutrina dos missionários, principalmente por causa de alguns irmãos que se mostravam abertos ao ensino pentecostal. A irmã Celina de Albuquerque, na madrugada do dia 18 de junho de 1911 foi a primeira crente a receber o batismo no Espírito Santo, o que não demorou a ocorrer também com outros irmãos.

O clima ficou tenso naquela comunidade, pois um número cada vez maior de membros curiosos visitava a residência de Berg e Vingren, onde realizavam reuniões de oração. Resultado: eles e mais dezenove irmãos acabaram sendo desligados da Igreja Batista. Convictos e resolvidos a se organizar, fundaram a Missão de Fé Apostólica em 18 de junho de 1911, que mais tarde, em 1918, ficou conhecida como Assembléia de Deus.

Em poucas décadas, a Assembléia de Deus, a partir de Belém do Pará, onde nasceu, começou a penetrar em todas as vilas e cidades até alcançar os grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Em virtude de seu fenomenal crescimento, os pentecostais começaram a fazer diferença no cenário religioso brasileiro. De repente, o clero católico despertou para uma possibilidade jamais imaginada: o Brasil poderia vir a tornar-se, no futuro, uma nação protestante.

O que é a Assembléia de Deus

A Assembléia de Deus é uma comunidade protestante, segundo os princípios da Reformada Protestante pregada por Martinho Lutero, no século 16, contra a Igreja Católica. Cremos que qualquer pessoa pode se dirigir diretamente a Deus baseada na morte de Jesus na cruz. Este é um relacionamento pessoal e significativo com Jesus. Embora sejamos menos formais em nossa adoração a Deus do que muitas denominações protestantes, a Assembléia de Deus se identifica com eles na fundamentação bíblica-doutrinária, com exceção da doutrina pentecostal (Hebreus 4.14-16; 6.20; Efésios 2.18).

A Assembléia de Deus é uma igreja evangélica pentecostal que prima pela ortodoxia doutrinária. Tendo a Bíblia como a sua única regra de fé e prática, acha-se comprometida com a evangelização do Brasil e do mundo, conformando-se plenamente com as reivindicações da Grande Comissão.

A doutrina que distingue as Assembléias de Deus de outras igrejas diz respeito ao batismo no Espírito Santo. As Assembléias de Deus crêem que o batismo no Espírito Santo concede aos crentes vários benefícios como estão registrados no Novo Testamento. Estes incluem poder para testemunhar e servir aos outros; uma dedicação à obra de Deus; um amor mais intenso por Cristo, sua Palavra, e pelos perdidos; e o recebimento de dons espirituais (Atos 1.4,8; 8.15-17).

As Assembléias de Deus crêem que quando o Espírito Santo é derramado, ele enche o crente e fala em línguas estranhas como aconteceu com os 120 crentes no Cenáculo, no Dia de Pentecoste. Embora esta convicção pentecostal seja distintiva, a Assembléia de Deus não a tem como mais importante do que as outras doutrinas (Atos 2.4).

O seu Credo de Fé realça a salvação pela fé no sacrifício vicário de Cristo, a atualidade do batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais e a bendita esperança na segunda vinda do Senhor Jesus. Consciente de sua missão, a Assembléia de Deus não prevalece do fato de ter, segundo dados do IBGE (Censo 2000), mais de oito milhões de membros. Apesar de sua força e penetração social, optou por agir profética e sacerdotalmente. Se por um lado, protesta contra as iniqüidades sociais, por outro, não pode descuidar de suas responsabilidades intercessórias.

Sua estrutura Administrativa

As igrejas Assembléias de Deus atuam em cada lugar sem estarem ligadas administrativamente à uma instituição nacional. A ligação nacional entre as igrejas é feita através dos seus pastores que são filiados à Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), com sede no Rio de Janeiro.

Em cada Estado os pastores estão ligados à convenções regionais ou a ministérios. Essas convenções, em geral, credenciam evangelistas e pastores, cuidam de assuntos da liderança e de direção das igrejas. Essas convenções operam um tipo de liderança regional entre a igreja local e a Convenção Geral.

A CGADB é dirigida por uma Mesa Diretora, eleita a cada dois anos numa Assembléia Geral. Para várias áreas de atividades da Assembléia de Deus a CGADB tem um conselho ou uma comissão. Desta forma, existem o Conselho Administrativo da Casa Publicadora (CPAD), o Conselho de Educação e Cultura Religiosa, o Conselho de Doutrinas, o Conselho Fiscal, o Conselho de Missões, a Secretaria Nacional de Missões (SENAMI), e a Escola de Missões das Assembléias de Deus (EMAD).

O Compromisso com a Proclamação da Palavra de Deus

Sendo uma comunidade de fé, serviço e adoração, a Assembléia de Deus não pode furtar-se às suas obrigações – proclamar o Evangelho de Cristo e promover espiritual, moral e socialmente o povo de Deus. Somente assim, estaremos nos firmando, definitivamente, como agência do Reino de Deus.

As Assembléias de Deus não são a única igreja. Deus está usando muitos outros para alcançar o mundo para Ele. Nos cenários brasileiro e mundial somos uma das muitas denominações comprometidas em conduzir crianças, adolescentes, jovens e adultos a Cristo.

Nossa oração nas Assembléias de Deus é que sejamos usados por Deus para ajudar os perdidos e propiciar um ambiente onde o Espírito Santo possa realizar sua obra especial na vida dos que crêem.

Se você ainda não pertence à uma igreja, queremos lhe convidar a adorar a Deus em Espírito e em verdade, numa de nossas igrejas (João 4.24).

17 de junho de 2008

No Congresso, oposição discute estratégia contra 'nova CPMF'

Deputados e senadores debatem forma de derrubar a CSS e derrotar o governo. Câmara aprovou novo tributo, mas ainda falta a votação de quatro destaques.
Eduadro Bresciani Do G1, em Brasília

Os líderes da oposição na Câmara e no Senado farão uma reunião na noite desta terça-feira (17) para decidir a melhor estratégia para derrotar a Contribuição Social para a Saúde (CSS), tributo no mesmo molde da extinta CPMF.

Na semana passada a Câmara aprovou a criação da CSS, mas falta a votação de quatro destaques ao texto. Enquanto não define o rumo, a oposição mantém a tática da obstrução, ajudada por uma Medida Provisória que tranca a pauta na Câmara. A oposição está dividida sobre a melhor estratégia para vencer o governo nesta questão. O líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), defende que a oposição trabalhe para acelerar a votação, fazendo com que o Senado decida o tema antes das eleições municipais. Ele acredita que dessa forma diversos senadores da base aliada votarão contra o tributo. Mais reticente, o líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), defende que seja mantida a obstrução para mobilizar os setores contrários ao tributo. Ele acredita que o governo deverá jogar de qualquer jeito a votação no Senado para depois das eleições e a oposição perderia a mobilização de seu discurso até lá. Aníbal, ACM Neto e outras líderanças de DEM, PSDB e PPS na Câmara se reuniram nesta tarde, mas o consenso não veio. Por isso eles mantém a estratégia, até que sejam ouvidos os senadores. “A oposição continua obstruindo e irá decidir em reunião mais tarde com o Senado qual a melhor estratégia”, anunciou ACM Neto. Na estratégia atual está a idéia de constranger os governistas na votação de um dos quatro destaques que faltam. A proposta retira a base de cálculo da CSS e inviabiliza o tributo. “Com esta votação nós vamos fazer um segundo turno, que não estava previsto”, observou o líder do DEM. Na semana passada, o destaque que criou a CSS teve apenas dois votos acima dos 257 necessários.

Base aliada confiante
A base aliada na Câmara está confiante de que vá concluir a votação da CSS nesta semana. A intenção dos governistas é votar nesta noite a Medida Provisória que tranca a pauta e concluir as votações de todos os destaques até esta quarta-feira (18). A visão deles é que o placar das próximas votações será mais favorável do que o da semana passada. “Quem queria marcar posição contrária já votou assim na semana passada. Acho que o quórum vai ser maior”, acredita o líder do PP, Mário Negromonte (BA). “No PMDB eu tenho certeza que vamos ter mais votos”, concorda o líder Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). O líder do PT, Maurício Rands (PE), está confiante de que seja possível avançar na votação de alguns destaques ainda nesta noite. “Vamos tentar votar alguns hoje, mas se não der fica para amanhã sem maiores problemas”. Os governistas correm contra o tempo nesta semana porque a previsão é de quórum baixo nas próximas semanas devido as festas juninas, nas quais os deputados do Nordeste são presença garantida. http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL604612-5601,00-NO+CONGRESSO+OPOSICAO+DISCUTE+ESTRATEGIA+CONTRA+NOVA+CPMF.html

16 de junho de 2008

União Européia discutem 'não' da Irlanda em referendo

Três dias depois de os irlandeses terem rejeitado o Tratado de Lisboa, que estabelecia importantes reformas na União Européia (UE), o bloco de 27 nações começou nesta segunda-feira (16) a buscar uma saída para a nova crise de confiança sobre a integração européia. A maioria dos eleitores da Irlanda optou pelo "não" na sexta-feira, quando foi levado a votação popular o documento que buscava aperfeiçoar o processo de tomada de decisões do bloco.

O Tratado de Lisboa precisa ser ratificado pelos 27 países para poder entrar em vigor. A Irlanda foi a única nação da UE a levar o texto a referendo. Todos os demais países do bloco optaram por submeter o complicado documento a ratificação pelos parlamentos nacionais.

O ministro de Relações Exteriores irlandês, Michael Martin, disse que o 'não' criou "uma situação incerta", mas que o resultado da consulta popular deve ser respeitado. "É a decisão democrática do povo irlandês", disse ele a repórteres ao chegar para um encontro de ministros de Relações Exteriores da UE em Luxemburgo.

Martin apontou ressalvas sobre a possibilidade de se tentar uma solução rápida para salvar o tratado. "É muito cedo, na minha opinião, para começar a pensar em soluções." O Tratado de Lisboa pretende alterar significativamente os poderes, o processo de tomada de decisões e as instituições, como forma de adaptar o bloco à expansão da UE. Esta passou de 15 membros, em 2004, para 27 atualmente, reunindo hoje 495 milhões de cidadãos. Esse documento substitui uma falida proposta de Constituição européia, rejeitada por França e Holanda.

A rejeição irlandesa a esse tratado, firmado em Lisboa no ano passado por todos os líderes da UE, causou perturbações em todas as capitais do bloco. Cresceu a desconfiança sobre a capacidade da UE de assumir um papel político no mundo equivalente ao seu peso econômico.

Foi a segunda vez que a Irlanda rejeitou uma revisão do Tratado de Roma, de 1957, que estabeleceu as bases para o que seria a União Européia. Em um referendo em 2001, os irlandeses rejeitaram o Tratado de Nice, forçando uma nova votação em 2002, que aprovou o tratado após Dublin barganhar o acréscimo de um apêndice que enfatizasse a neutralidade militar do país.

No encontro desta segunda-feira, houve um consenso sobre a importância de se dar tempo à Irlanda para o fim do impasse. "O governo e o povo da Irlanda não serão forçados" a nada, disse o ministro de Relações Exteriores britânico, David Miliband.

Para ele, o bloco terá o desafio de enfrentar problemas como o crescente custo dos alimentos e dos combustíveis ao mesmo tempo em que concede espaço para a Irlanda decidir sobre sua situação. O Tratado de Lisboa já foi aprovado em parlamentos de 18 nações. Bélgica, Chipre, Espanha, Grã-Bretanha, Holanda, Itália, República Checa e Suécia ainda não aprovaram o texto.

O processo de ratificação deve prosseguir, reafirmaram os ministros nesta segunda-feira. O ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, disse que "havia apenas uma alternativa: continuar o processo de ratificação".

"Não é uma situação simples...nós temos que encontrar uma saída junto com a Irlanda." Steinmeier acredita que não há sentido em estabelecer um prazo para a solução do impasse. "Nós não deixaremos um amigo para trás", concordou Alexander Stubb, ministro de Relações Exteriores da Finlândia. "Tenho certeza de que encontraremos uma solução...o tratado (da UE) não está morto."

Após a rejeição irlandesa, há vários cenários em discussão. Entre eles existe a possibilidade de uma "UE em duas velocidades", no qual as nações que desejam mais integração se aprofundariam nesse aspecto.

Essa alternativa já levou países como Grã-Bretanha, Dinamarca, Irlanda e outros a rechaçarem projetos considerados "ambiciosos demais", como políticas comuns de imigração e asilo, e o euro, moeda usada por 15 países da UE.

O Tratado de Lisboa ampliaria os poderes do presidente da Comissão Européia e do chefe de política externa do bloco. Além disso, reduziria de 27 para 18 membros a comissão e reduziria as áreas em que os países podem bloquear decisões tomadas pela UE.

Em 2005, franceses e holandeses, preocupados com a falta de prestação de contas da UE, rejeitaram um rascunho de Constituição européia em referendos nacionais. A derrota da carta levou os governos europeus a diminuírem a abrangência do texto, resultando no Tratado de Lisboa.

Fonte: Agência Estado

http://jc.uol.com.br/2008/06/16/not_171616.php