Resultados de Pesquisa

.

7 de fevereiro de 2011

Carnaval 2011: Incêndio consome alegorias na Cidade do Samba do Rio




Carnaval 2011: Incêndio consome alegorias na Cidade do Samba do Rio thumbnail
Segundo a Liga Independente das Escolas de Segundo a Liga Independente das Escolas de Samba, pelo menos três agremiações tiveram fantasias e alegorias atingidas pelas chamas que começaram por volta das 7 horas.



Faltando menos de 30 dias para o Carnaval 2011, pelo menos três escolas de samba do Rio de Janeiro terão que recomeçar, rever seus planejamentos.

Trata-se das agremiações atingidas por um incêndio de grandes proporções na manhã desta segunda-feira, dia 07, na Cidade do Samba carioca, na Zona Portuária. As chamas começaram por volta das 7 horas e segundo o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba – Liesa, Jorge Castanheira, há 14 barracões no local. Quatro foram atingidos, incluindo o da própria entidade.

O Corpo de Bombeiros diz que 15 carros de sete quartéis e 70 homens foram enviados ao local. A Secretaria Municipal de Saúde confirma que um homem de aproximadamente 30 anos deu entrada intoxicado no Hospital Souza Aguiar, no Centro, depois de ter inalado grande quantidade de fumaça.

Por volta das 9h15min, o fogo ainda não tinha sido totalmente controlado. Bombeiros informaram, 10 minutos antes, que conseguiram apagar apenas o incêndio no barracão cultural da Liesa. Segundo informações do portal G1, os barracões atingidos são o da Liesa, da Portela, da União da Ilha do Governador e o da Grande Rio.

Perda sem tamanho


O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, disse ao G1 que ainda não sabe como o fogo começou. Conta que no andar térreo dos barracões ficam as alegorias e que os dois andares superiores são reservados para confecção de esculturas das alegorias e fantasias.



“Temos Brigada de Incêndio e estrutura, mas não sei o que pode ter acontecido. É uma perda sem tamanho. Não temos informações sobre feridos, até porque pelo horário as pessoas deviam estar chegando para trabalhar”, afirma Castanheira.

Segundo o presidente da Liesa, o carnaval das escolas que tiveram os barracões atingidos pelo incêndio está orçado, em média, entre R$ 5 milhões e R$ 7 milhões, sem contar a verba que recebem dos patrocinadores.

Grande Rio é a mais atingida

Os esforços dos bombeiros se concentraram no barracão da Grande Rio, a escola mais atingida pelas chamas. A parte de cima da estrutura está comprometida e parte da parede lateral caiu. Há risco de novos desabamentos. Grande parte da Cidade do Samba foi isolada para os trabalhos.

O diretor de carnaval da União da Ilha, Márcio André, explica que 90% das alegorias já estavam prontas. Ainda não havia registro de feridos, conforme André. A assessoria da Portela revela que o incêndio atingiu apenas a parte superior do barracão, onde são confeccionadas fantasias e esculturas que compõem os carros alegóricos.

Prefeito garante apoio


Segundo a assessoria da Prefeitura do Rio, o prefeito Eduardo Paes (foto), do PMDB, está acompanhando o trabalho dos bombeiros. Assim que o fogo fosse controlado, pretendia ir ao local.



Em entrevista ao Bom Dia Brasil, da TV Globo, o prefeito disse “que não há hipótese de o carnaval não acontecer e as escolas não desfilarem. Dou a garantia de que a Cidade do Samba começa a ser reconstruída ainda esta semana”. Os desfiles na Marquês de Sapucaí estão marcados para 06 e 07 de março.


http://novohamburgo.org

Informações de G1

FOTOS: reprodução / G1




Envie um e-mail para mim!