Resultados de Pesquisa

.

18 de setembro de 2014

Oração, pra que te quero...

 
 
 
Pesquisadores da Universidade de Medicina e Ciência da Califórnia, nos Estados Unidos, comprovaram cientificamente que orar faz bem para a saúde. Isso mesmo: orar é um santo remédio para a alma e para o corpo. E chegaram também à conclusão de que não tem contraindicação. Trocando em miúdos: orar reduz em até 11% o risco de desenvolver arteriosclerose; faz a pessoa sentir disposição e ficar mais calmo; quem se habitua a orar torna-se mais saudável do que os que oram apenas eventualmente. Os cientistas concluíram também que isto acontece porque as ondas cerebrais ficam ordenadas, a respiração mais tranquila e os batimentos cardíacos mais lentos, o que reflete na saúde geral da alma e do corpo. Simples assim!
Os pesquisadores só não discorreram sobre a quem se deve dirigir a oração. Para eles, tanto faz se alguém ora ao Deus verdadeiro ou a qualquer outro “deus” ou “santo” que esteja disposto a ouvir suas preces. O simples ato de orar, concluíram os cientistas, já basta para produzir saúde e alento.
Tais afirmações, partindo de cientistas, seres não religiosos (ou mesmo antirreligiosos), têm o condão de ensejar pelo menos uma simples reflexão sobre a validade e importância da oração.
Mas será mesmo que os benefícios da oração são apenas físicos e emocionais? Ou podemos pensar para além desses benefícios, e nos voltar para o que ensina a Bíblia, de que orar traz benefícios espirituais que são úteis não somente para a nossa vida terrena e passageira, aqui e agora, mas também por toda a eternidade?
Nesse caso, que orientações a Bíblia oferece sobre a oração que vale a pena ser feita? Existe mesmo uma oração eficaz que tenha o poder de nos tornar vitoriosos na vida?
Quem melhor ensinou sobre oração, na Bíblia, foi Jesus Cristo. É Dele o ensino sobre a mais conhecida oração de todos os tempos, chamada de Pai Nosso (Mt 6.9-13). Ora-se o Pai Nosso em quase todas as situações da vida: na derrota e na vitória, antes de desafios e depois deles, na saúde e na doença, no nascimento e na morte, ou no simples festejo de um aniversário. Enfim, ora-se o Pai Nosso para entrar ou para sair, no perigo ou na bonança, na escassez ou na abastança, quer por correção moral ou diante de lambança.
Ao ensinar essa oração concisa e singela, Jesus tornou a atividade de orar algo descomplicado e simples, cujo modelo qualquer pessoa poderia seguramente seguir. O Pai Nosso, porém, não é uma reza para ser repetida como um passe de mágica. Antes, é um modelo simples de oração que serve para qualquer criança orar em um minuto, ou, aos experientes, um roteiro de oração que pode levar uma hora ou mais.
Jesus corroborou o ensinou de que é preciso orar a Deus, o Pai, em Seu nome: “E tudo quanto pedirdes (ao Pai) em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho” (Jo 14.13-14). Desse modo, o poder da nossa oração não está na nossa necessidade ou no nosso conhecimento teológico, mas no santo nome de Jesus. Quão poderoso é o nome de Jesus diante de Deus! O Pai é glorificado quando oramos em nome de Jesus, pois assim damos crédito à obra que Ele realizou por nós na cruz do Calvário.
Ao orar, é necessário crer e esperar a resposta, pois é impossível agradar a Deus sem a fé (Mc 11.24; Hb 11.6). Mas não basta crer, é preciso estar em sintonia com a vontade de Deus: “Seja feita a Tua vontade” (Mt 6.10; 26.42). Além disso, é necessário manter a perseverança até a conquista total do que se pretende (Lc 18.1-7).
       Muitos têm dúvidas sobre a posição em que se deve orar. Mas isso não é relevante! De acordo com a situação e a conveniência, pode-se orar em pé ou sentado, ajoelhado ou deitado, curvados ou mesmo prostrados no chão, pode-se ficar imóvel ou com as mãos levantadas aos céus. O importante não é a posição em que se ora, mas a oração que parte de um coração humilde na presença de Deus (Ne 9.4-5; Mt 26.39)
A Bíblia diz que “não sabemos orar como convém”. Isto quer dizer que repetir palavras bonitas e rebuscadas, bem intencionadas e corretas, não nos faz orar adequadamente. São necessárias graça e sabedoria, as quais não residem em nós, mas em Deus. O próprio Deus nos ajuda a fazer a oração eficaz, pois o Espírito Santo é quem “intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Rm 8.26).
A oração não só faz bem à saúde física e mental, como dizem os cientistas. Ela é tanto vital como fundamental, ao ponto de Deus, conhecendo a nossa fraqueza, nos assistir para que a nossa oração seja efetiva e nos traga os benefícios totais, aqui e agora, e também na eternidade.
Orar faz bem. Ore do jeito que você sabe. O pior de tudo é não orar.
 
 
Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém
 



Envie um e-mail para mim!