Resultados de Pesquisa

.

29 de outubro de 2015

Deus zomba dos deuses


·JEREMIAS  (cap. 44)·
3 por causa da sua maldade que fizeram, para me irarem, indo queimar incenso, e servir a outros deuses, a quem eles nunca conheceram, nem eles, nem vós, nem vossos pais.

·JEREMIAS  (cap. 44)·
5 Mas eles não escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos, para se converterem da sua maldade, para não queimarem incenso a outros deuses.

·JEREMIAS  (cap. 44)·
8 irando-me com as obras de vossas mãos, queimando incenso a outros deuses na terra do Egito, aonde vós entrastes para lá peregrinardes, para que sejais exterminados, e para que sirvais de maldição e de opróbrio entre todas as nações da terra?

·JEREMIAS  (cap. 44)·
15 Então responderam a Jeremias todos os homens que sabiam que suas mulheres queimavam incenso a outros deuses, e todas as mulheres que estavam presentes, uma grande multidão, a saber, todo o povo que habitava na terra do Egito, em Patros, dizendo:

·JEREMIAS  (cap. 46)·
25 Diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Eis que eu castigarei a Amom de Tebas, e a Faraó, e ao Egito, juntamente com os seus deuses e os seus reis, sim, ao próprio Faraó, e aos que nele confiam.

·JEREMIAS  (cap. 48)·
35 Demais, farei desaparecer de Moabe, diz o Senhor, aquele que sacrifica nos altos, e queima incenso a seus deuses.

·JEREMIAS  (cap. 50)·
2 Anunciai entre as nações e publicai, arvorando um estandarte; sim publicai, não encubrais; dizei: Tomada está Babilônia, confundido está Bel, caído está Merodaque, confundidos estão os seus ídolos, e caídos estão os seus deuses.


COMENTÁRIO
Deus irou-se com Israel pela maldade de queimarem incenso para os deuses, mas, eles não deram ouvidos ao apelo do Senhor, não quiseram converter-se preferiram continuar no erro. Eles estavam avisados do que lhes aconteceria, estava na lei a sentença pela desobediência. Diz  o Senhor pelo profeta Moisés: “Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão: O Senhor te levará a ti e a teu rei, que tiveres posto sobre ti, a uma nação que não conheceste, nem tu nem teus pais; e ali servirás a outros deuses, ao pau e à pedra”. (Dt. 28.15,36). Como acharam que Moisés mentia quando falava em nome do Senhor Deus dos Exércitos, e que eles poderiam enganar a Deus, só tiveram a certeza que Moisés falava pelo Espírito de Deus, quando Nabucodonosor quebrou os muros de Jerusalém e levou o povo cativo, e colocou fogo na cidade. Deus desafia os deuses dizendo: Que se eles são deus, então anunciem os fatos antes que aconteçam, pois Ele age assim: “Anunciai-nos as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que sois deuses; fazei bem, ou fazei mal, para que nos assombremos, e fiquemos atemorizados. Desde agora vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou" (Is 41.23; Jo 13.19). Israel perdeu tudo quanto possuía, foi cativo para Babilônia, como disse Deus e fez cumprir sobre Israel, todos caíram e foram para o cativeiro como o Senhor Deus lhes dissera antes, e bem antes.

Deus zomba dos deuses e prova que ele é o único Deus, anuncia antecipado o que ainda vai acontecer, e literalmente acontece como anunciado, Israel foi para o cativeiro, a própria Babilônia e seus deuses caem nas mãos dos medos e persas. O Deus que escolheu Israel para ser seu filho é o mesmo que faz os fatos acontecerem como foram preanunciados, por que o domínio é dEle. Este é o único Deus em verdade, ele prova que é merecedor de todas as honras e respeito. Tomada está Babilônia, confundido está Bel (deus), caído está Merodaque (rei de Babilônia), confundidos estão os seus ídolos, e caídos estão os seus deuses. Tema-o e estará protegido até o fim de todas as coisas destruidoras deste mundo.


Min. do Evang. : Domingos Teixeira Costa 


 


 


           


27 de outubro de 2015

Os deuses não livraram a pele de Israel




·JEREMIAS  (cap. 19)·
4 Porquanto me deixaram, e profanaram este lugar, queimando nele incenso a outros deuses, que nunca conheceram, nem eles nem seus pais, nem os reis de Judá; e encheram este lugar de sangue de inocentes.

·JEREMIAS  (cap. 19)·
13 E as casas de Jerusalém, e as casas dos reis de Judá, serão imundas como o lugar de Tofete, como também todas as casas, sobre cujos terraços queimaram incenso a todo o exército dos céus, e ofereceram libações a deuses estranhos.

·JEREMIAS  (cap. 22)·
9 Então responderão: Porque deixaram o pacto do Senhor seu Deus, e adoraram a outros deuses, e os serviram.

·JEREMIAS  (cap. 25)·
6 e não andeis após deuses alheios para os servirdes, e para os adorardes, nem me provoqueis à ira com a obra de vossas mãos; e não vos farei mal algum.

·JEREMIAS  (cap. 32)·
29 E os caldeus que pelejam contra esta cidade entrarão nela, e lhe porão fogo, e a queimarão, juntamente com as casas sobre cujos terraços queimaram incenso a Baal e ofereceram libações a outros deuses, para me provocarem a ira.

·JEREMIAS  (cap. 35)·
15 Também vos tenho enviado, insistentemente, todos os meus servos, os profetas, dizendo: Convertei-vos agora, cada um do seu mau caminho, e emendai as vossas ações, e não vades após outros deuses para os servir, e assim habitareis na terra que vos dei a vós e a vossos pais; mas não inclinastes o vosso ouvido, nem me obedecestes a mim.

·JEREMIAS  (cap. 43)·
12 E lançarei fogo às casas dos deuses do Egito; e ele os queimará e os levará cativos; e ornar-se-á da terra do Egito, como se veste o pastor com a sua roupa; e sairá dali em paz.

·JEREMIAS  (cap. 43)·
13 E quebrará as colunas de Bete-Semes, que está na terra do Egito; e as casas dos deuses do Egito queimará a fogo.

COMENTÁRIO
Israel e Judá deixaram o Deus que os tirou da casa da servidão, esqueceram os benefícios do Senhor e foram-se para os deuses estranhos, entristeceram ao Senhor que abriu o mar Vermelho, que lhes sustentou com pão dos céus no deserto durante quarenta anos, que lhes deu carne para comer até sair pelos narizes no deserto, que deu água da rocha para beber quando tiveram sede no deserto, outra vez tiveram sede e a água encontrada era amarga e Deus a purificou para que pudessem matar a sede, que os conduziu no deserto durante quarenta anos todos os dias debaixo de uma nuvem como proteção contra o calor do dia, e todas as noites para os iluminar, com uma coluna de fogo os protegia também do frio da nas noites, e, ainda mais, abriu o rio Jordão quando estava em sua maior cheia para que o povo atravessasse a pé enxuto. Isto é demais para que seja esquecido, Israel foi e é até hoje, ingrato a Deus, não querendo aceitar o Deus Salvador. Entristeceu e irou o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. A casa de Israel se fez imunda E as casas de Jerusalém, e as casas dos reis de Judá, como o lugar de Tofete, como também todas as casas, sobre cujos terraços queimaram incenso a todo o exército dos céus, e ofereceram libações a deuses estranhos.

Diz o Senhor Deus: Não andeis após deuses alheios para os servirdes, e para os adorardes, nem me provoqueis à ira com a obra de vossas mãos; e não vos farei mal algum. Eles não deram ouvidos, e como efeito, foram para o cativeiro em Babilônia, e lá ficaram por setenta anos, como o Senhor dissera pelo profeta Jeremias confirmado pelos também profetas Daniel e Zacarias, (Jr. 25.11,12; 29.10 Dn 9.2: Zc 7.5). E Babilônia ao receber os teimosos, também é colocada debaixo dos olhos de Deus, que depois os entrega em cativeiro nas mãos dos Medos e persas, que os puniram para Deus, pela condução de Israel durante o cativeiro babilônico.

Deus não é homem para ser enganado, o pecado é punido na carne, para que haja tempo e o pecador possa decidir-se entre a maldição e a santificação, essas duas coisas são para os homens; a vida e a morte. Jesus diz: "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" (João 6 : 37). O que vem à Jesus, é por que não estava nele, o mundo todo estava sem Jesus, ele veio ao mundo, para que o mundo também viesse para ele, e para isso ele mesmo disse: "E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim"  (João 3.14; 12.32). Não se engane, ele atraiu a todos quando sobre a cruz derramou seu sangue pelo mundo inteiro, mas, se o mundo não aceita suas condições, então recusou o seu sacrifício, esse tal, não receberá a graça salvadora de Deus, ela é para quem quer e necessita de salvação e não para quem não quer, não se engane, se uma pessoa precisa de auxílio mas não aceita sua ajuda, você não a poderá ajudar, não é mesmo, quanto a salvação, também é assim!
   

Min. do Evang. : Domingos Teixeira Costa


25 de outubro de 2015

O caminho dos deuses


·JEREMIAS  (cap. 11)·
10 Tornaram às iniquidades de seus primeiros pais, que recusaram ouvir as minhas palavras; até se foram após outros deuses para os servir; a casa de Israel e a casa de Judá quebrantaram o meu pacto, que fiz com seus pais.

·JEREMIAS  (cap. 11)·
12 Então irão as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém e clamarão aos deuses a que eles queimam incenso; estes, porém, de maneira alguma os livrarão no tempo da sua calamidade.

·JEREMIAS  (cap. 11)·
13 Pois, segundo o número das tuas cidades, são os teus deuses, ó Judá; e, segundo o número das ruas de Jerusalém, tendes levantado altares à impudência, altares para queimardes incenso a Baal.

·JEREMIAS  (cap. 13)·
10 Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a teimosia do seu coração, e que anda após deuses alheios, para os servir, e para os adorar, será tal como este cinto, que para nada presta. 

·JEREMIAS  (cap. 14)·
22 Há, porventura, entre os deuses falsos das nações, algum que faça chover? Ou podem os céus dar chuvas? Não és tu, ó Senhor, nosso Deus? Portanto em ti esperaremos; pois tu tens feito todas estas coisas.

·JEREMIAS  (cap. 16)·
11 Então lhes dirás: Porquanto vossos pais me deixaram, diz o Senhor, e se foram após outros deuses, e os serviram e adoraram, e a mim me deixaram, e não guardaram a minha lei;

·JEREMIAS  (cap. 16)·
13 portanto eu vos lançarei fora desta terra, para uma terra que não conhecestes, nem vós nem vossos pais; e ali servireis a deuses estranhos de dia e de noite; pois não vos concederei favor algum.

·JEREMIAS  (cap. 16)·
20 Pode um homem fazer para si deuses? Esses tais não são deuses!

·JEREMIAS  (cap. 18)·
15 Contudo o meu povo se tem esquecido de mim, queimando incenso a deuses falsos; fizeram-se tropeçar nos seus caminhos, e nas veredas antigas, para que andassem por atalhos não aplainados;

COMENTÁRIO
Israel recusou-se obedecer as determinações de Deus, quebrando o pacto do Senhor, e passou a servir aos deuses dos povos, o número dos seus deuses em Judá eram tanto quanto o números das ruas da cidade de Jerusalém, nas demais cidades havia no mínimo um deus para cada cidade, assim como é atualmente no segmento católico que tem um padroeiro(a) para cada cidade, o que se pode chamar isso, de continuísmo idolátrico dos povos antigos nos atuais, através do cristianismo católico romano que difere do cristianismo testamentário bíblico.

Os adoradores que serviam a Baal, foram tachados por Deus de povo maligno e comparados ao que para nada presta. O Senhor Deus pergunta: há algum desses deuses que possa fazer chover? E por deixarem o Senhor, receberam como adiantamento a informação que seriam lançados para fora da sua terra e lá no meio dos povos, seriam fartos dos deuses estranhos. Esses tais não são deuses!

Considerando que o Deus da Bíblia é o Criador dos céus e da terra, então não há mais o que discutir que só a ele devemos ouvir, servir e honrar como Deus verdadeiro, Deixá-lo, é suicídio espiritual definitivamente, o ensino bíblico é sem dúvidas á verdade, deixá-lo, é desrespeitá-lo, esquecer-se dele e entregar-se à condenação eterna como recompensa espiritual, não o deixe, para seu bem continue ouvindo-o e honrado.


Min. do Evang. : Domingos Teixeira Costa


 

20 de outubro de 2015

Os deuses e a consciência errada



·JEREMIAS (cap. 1)·
16 E pronunciarei contra eles os meus juízos, por causa de toda a sua malícia; pois me deixaram a mim, e queimaram incenso a deuses estranhos, e adoraram as obras das suas mãos.

·JEREMIAS (cap. 2)·
11 Acaso trocou alguma nação os seus deuses, que contudo não são deuses? Mas o meu povo trocou a sua glória por aquilo que é de nenhum proveito.

·JEREMIAS (cap. 2)·
28 Mas onde estão os teus deuses que fizeste para ti? Que se levantem eles, se te podem livrar no tempo da tua tribulação; porque os teus deuses, ó Judá, são tão numerosos como as tuas cidades.

·JEREMIAS (cap. 5)·
7 Como poderei perdoar-te? pois teus filhos me abandonaram a mim, e juraram pelos que não são deuses; quando eu os tinha fartado, adulteraram, e em casa de meretrizes se ajuntaram em bandos.

·JEREMIAS (cap. 5)·
19 E quando disserdes: Por que nos fez o Senhor nosso Deus todas estas coisas? então lhes dirás: Como vós me deixastes, e servistes deuses estranhos na vossa terra, assim servireis estrangeiros, em terra que não e vossa.

·JEREMIAS (cap. 7)·
6 se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal,

·JEREMIAS (cap. 7)·
9 Furtareis vós, e matareis, e cometereis adultério, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes,

·JEREMIAS (cap. 7)·
18 Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha para fazerem bolos à rainha do céu, e oferecem libações a outros deuses, a fim de me provocarem à ira.


·JEREMIAS (cap. 10)·
11 Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra, esses desaparecerão da terra e de debaixo dos céus.

COMENTÁRIO
O profeta Jeremias, traz ao povo idólatra de Israel, uma mensagem de Deus, anunciando juízo, reprovando-os, por haverem deixado o Senhor, e maliciosamente por terem abraçado os deuses estranhos, trocando o Deus Todo-Poderoso, pelo o que é de nenhum proveito, enquanto que as nações não trocam os seus deuses. Como trocariam as nações os seus deuses! Só poderiam somar alguns a mais, haviam escolhido servir à criatura, ó porquê, não queriam o Criador dos céus e da terra, quando se trata de verdade e mentira, o contrassenso é que sempre interessa.

Não há perdão para os que abandonam a Deus, juraram pelos que não são deuses, e ingratos vivem em casa de meretrizes. Por numerosos que sejam seus deuses, eles não poderão livrá-los da tribulação, por mais que excedam o número de cidades do mundo inteiro. Estranho seria se Deus não agisse assim, com certeza ele não era Deus.

O comprometimento com os deuses que não são Deus, envolve pais e filhos, e se tornam parceiros na prática do pecado, e todos provocam a ira àquele que é Deus de verdade. Não há justificativa diante da justiça de Deus, o que faz o ser humano é usar errado o livre arbítrio que possui, com essa escolha vem a ira de Deus. Os fictícios deuses desaparecerão todos de debaixo dos céus, com o fim do pecado no mundo, assim diz o profeta Jeremias.


Min. do Evang. : Domingos Teixeira Costa


17 de outubro de 2015

O deus pagão não livra seus servos

 


·ISAÍAS  (21.9)·
E eis aqui agora vem uma tropa de homens, cavaleiros de dois a dois. Então ele respondeu e disse: Caiu, caiu Babilônia; e todas as imagens esculpidas de seus deuses são despedaçadas até o chão.

·ISAÍAS  (36.18)·
Guardai-vos, para que não vos engane Ezequias, dizendo: O Senhor nos livrará. Porventura os deuses das nações livraram cada um a sua terra das mãos do rei da Assíria?

·ISAÍAS  (36.19)·
Onde estão os deuses de Hamate e de Arpade? onde estão os deuses de Sefarvaim? porventura livraram eles a Samária da minha mão?

·ISAÍAS  (36.20)·
Quais dentre todos os deuses destes países livraram a sua terra das minhas mãos, para que o Senhor possa livrar a Jerusalém das minhas mãos?

·ISAÍAS  (37.12)·
Porventura as livraram os deuses das nações que meus pais destruíram: Gozã, e Harã, e Rezefe, e os filhos de Edem que estavam em Telassar?

·ISAÍAS  (37.19)·
e lançado no fogo os seus deuses; porque deuses não eram, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram.

·ISAÍAS  (41.23)·
Anunciai-nos as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que sois deuses; fazei bem, ou fazei mal, para que nos assombremos, e fiquemos atemorizados.

·ISAÍAS  (42.17)·
Tornados para trás e cobertos de vergonha serão os que confiam em imagens esculpidas, que dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses.

COMENTARIO

O primeiro destes fragmentos, refere-se à queda de Babilônia que manteria Israel em cativeiro aproximadamente duzentos anos após esta profecia, por haver desobedecido à lei de Deus, não dando ouvidos ao que os profetas haviam dito da parte do Deus que os tirou com braço poderoso da servidão a que estavam submetidos no Egito.

Do segundo ao sexto fragmento, trata-se da invasão como tentativa para levar as duas tribos de Israel em cativeiro para a Assíria, Judá e Benjamin, onde já se encontram cativas as dez tribos de Israel, o reino do norte. Estas tribos bem antes do reino do sul ir para o cativeiro de Babilônia, foram cativas para a Assíria por insubordinação e rejeição à lei de Deus, e as exortações entregues pelos profetas à nação.

O rei da Assíria chegando ao pé dos muros de Jerusalém, alegando que os deuses das nações que ele havia vencido, não foram capazes livrá-las das suas mão, tenta assombrar ao rei Ezequias, e os moradores de Jerusalém, dizendo que o Deus de Israel também não poderia livrar os habitantes do reino do sul de caírem em suas mãos.

Há muitas pessoas infelizmente, que pensam e fazem como Senaqueribe, rei da Assíria, nivelando o Deus criador dos céus e da terra com os deuses dos povos pagãos, o rei assírio se deu mal, seu exército foi ceifado em uma só noite, a noite seguinte do dia do desafio, o Deus de Israel mandou seu anjo e  matou oitenta e cinco mil soldados naquela noite, pela manhã todos eram apenas cadáveres. O rei de Judá e povo, humilharam-se diante do Senhor, Ezequias fez o Senhor dos céus saber as palavras arrogantes de Senaqueribe, e o Senhor dos Exércitos livrou seu povo. Quanto a Senaqueribe, o Senhor Deus deixou voltar para à Assíria, e como punição, foi assassinado por dois dos seus filhos, enquanto estava servindo na casa de seu deus, que não pode livrá-lo das mãos dos seus filhos, e do Deus que ele havia afrontado em Jerusalém.

Esse fato foi registrado para servir de exemplo para o mundo, a fim de que cuidadosamente façamos a escolha de servir ao Deus dos céus e não aos deuses pagãos que não podem fazer nem bem e nem mal. Diz Deus, não te encurvarás diante deles. Ex. 20.5

 

Min. do Evang. : Domingos Teixeira Costa

 

16 de outubro de 2015

Os deuses e deuses nos Salmos




·SALMOS  ( 16.4)· Bíblia católica Cap. 15.4
Aqueles que escolhem a outros deuses terão as suas dores multiplicadas; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios.

*·SALMOS  ( 82.1)· Bíblia católica Cap. 81.1
Deus está na assembleia divina; julga no meio dos deuses:

*·SALMOS  ( 82.6)· Bíblia católica Cap. 81.6
Eu disse: Vós sois deuses, e filhos do Altíssimo, todos vós.

·SALMOS  ( 86.8)· Bíblia católica Cap. 85.8
Entre os deuses nenhum há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas.

·SALMOS  ( 95.3)· Bíblia católica Cap. 94.3
Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande acima de todos os deuses.

·SALMOS  ( 96.4)· Bíblia católica Cap. 95.4
Porque grande é o Senhor, e digno de ser louvado; ele é mais temível do que todos os deuses.

·SALMOS  ( 96.5)· Bíblia católica Cap. 95.5 
Porque todos os deuses dos povos são ídolos; mas o Senhor fez os céus.

*·SALMOS  ( 97.7)· Bíblia católica Cap. 96.7
Confundidos são todos os que servem imagens esculpidas, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele, todos os deuses.

·SALMOS  ( 97.9)· Bíblia católica Cap. 96.9
Pois tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra; tu és sobremodo exaltado acima de todos os deuses.

·SALMOS  (135.5)· Bíblia católica Cap. 134.5
Porque eu conheço que o Senhor é grande e que o nosso Senhor está acima de todos os deuses.

·SALMOS  (136.2)· Bíblia católica Cap. 135.2
2 Dai graças ao Deus dos deuses, porque a sua benignidade dura para sempre

*·SALMOS  (138.1)· Bíblia católica Cap. 137.1
Graças te dou de todo o meu coração; diante dos deuses a ti canto louvores.
 

COMENTARIO

Nos Salmos 82.1(81.1); 82.6 (81.6); 97.7 (96.7); 138.1 (137.1) a palavra “deuses” não se aplica às imagens esculpidas, mas, aos seres humanos, conforme (Sl 82.6, Jo 10.34)· Eu disse: Vós sois deuses, e filhos do Altíssimo, todos vós. Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses? Como vimos, Deus pelo seu Santo Espírito falar através do salmista dizendo; vós sois deuses! E Jesus confirma esta declaração de que os seres humanos são deus, na condição de tomar decisão, projetar, criar, e governar, porém, isto é um deus mortal. Os quatro versículos marcados com asterisco referem-se ao deus humano, o restante dos versículos do texto, falam dos deuses (ídolos) criados pelos deuses humanos.  

As referências destes fragmentos bíblicos aparecem duas vezes sobre cada versículo, é pelo motivo de haver diferenças quanto a numeração dos SALMOS na versão do padre João Ferreira de Almeida, que mantem o texto hebraico inalterado, e a versão católica dos monges de Maredsous (Bélgica) que difere do texto hebraico acrescentando partes e alterando alguns números de capítulos versículos em alguns salmos. Isto causa descrédito nas Escrituras Sagradas e confusão para muitas pessoas que ficam perdidas sem saber qual religião é confiável, se evangélicos ou católicos. 

A Bíblia é uma só, o Antigo Testamento foi dado por Deus ao povo hebreu, escrito em hebraico com pequena parte em aramaico, iniciando-se com a saída de Israel do Egito para Canaã, e nos dias de Jesus, o AT já estava completo. O Novo Testamento inicia-se com Jesus Cristo, também escrito pelos judeus, na língua grega e pouquíssima coisa em aramaico. A Bíblia não tem origem fora da nação de Israel muito menos romana.

Os escritos bíblicos são por revelação de Deus à humanidade, com a finalidade de que a humanidade que estava separada de Deus, o conhecesse e se voltasse para ele e deixasse os ídolos, ou deuses das nações pagãs.

Em toda a Escritura Deus se mostra como o único Deus criador dos céus e da terra, e exige que só a ele seja dada toda adoração, glória, louvor e honra, e fora dele não há Deus, e por isso mesmo ele aborrece aos que escolhem os deuses pagãos e não a ele. Inteligentemente, use o raciocínio e considere que o criador é maior que a criatura, não tome como deus a obras de mãos humanas. Seja feliz.           

  

Min. do Evang. : Domingos Teixeira Costa

14 de outubro de 2015

Os assírios, Deus não se deixa afrontar



·II CRÔNICAS  (cap. 2)·5 A casa que vou edificar há de ser grande, porque o nosso Deus é maior do que todos os deuses.

·II CRÔNICAS  (cap. 7)·19 Mas se vos desviardes, e deixardes os meus estatutos e os meus mandamentos, que vos tenho proposto, e fordes, e servirdes a outros deuses, e os adorardes,

·II CRÔNICAS  (cap. 7)·22 E lhe responderão: Porquanto deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egito, e se apegaram a outros deuses, e os adoraram e os serviram; por isso trouxe sobre eles todo este mal

·II CRÔNICAS  (cap. 13)·8 E agora julgais poder resistir ao reino do Senhor, que está na mão dos filhos de Davi, visto que sois uma grande multidão, e tendes convosco os bezerros de ouro que Jeroboão vos fez para deuses.

·II CRÔNICAS  (cap. 13)·9 Não lançastes fora os sacerdotes do Senhor, filhos de Arão, e os levitas, e não fizestes para vós sacerdotes, como o fazem os povos das outras terras? Qualquer que vem a consagrar-se, trazendo um novilho e sete carneiros, logo se faz sacerdote daqueles que não são deuses.

·II CRÔNICAS  (cap. 25)·14 Quando Amazias veio da matança dos edomeus, trouxe consigo os deuses dos filhos de Seir e os elevou para serem os seus deuses, prostrando-se diante deles e queimando-lhes incenso.

·II CRÔNICAS  (cap. 25)·15 Pelo que o Senhor se irou contra Amazias e lhe enviou um profeta, que lhe disse: Por que buscaste os deuses deste povo, os quais não livraram o seu próprio povo da tua mão?

·II CRÔNICAS  (cap. 25)·20 Amazias, porém, não lhe deu ouvidos; pois isto vinha de Deus, para entregá-los na mão dos seus inimigos, porque buscaram os deuses de Edom.

·II CRÔNICAS  (cap. 28)·23 Pois sacrificou aos deuses de Damasco, que o tinham derrotado, e disse: Visto que os deuses dos reis da Síria os ajudam, portanto eu lhes sacrificarei, para que me ajudem a mim. Eles, porém, foram a ruína dele e de todo o Israel.

·II CRÔNICAS  (cap. 28)·25 Também em cada cidade de Judá fez altos para queimar incenso a outros deuses, assim provocando à ira o Senhor, Deus de seus pais.

·II CRÔNICAS  (cap. 32)·

13 Não sabeis vós o que eu e meus pais temos feito a todos os povos de outras terras? Puderam de qualquer maneira os deuses das nações daquelas terras livrar a sua terra da minha mão?

·II CRÔNICAS  (cap. 32)·14 Qual é, de todos os deuses daquelas nações que meus pais destruíram, o que pôde livrar o seu povo da minha mão, para que o vosso Deus vos possa livrar da minha mão?

·II CRÔNICAS  (cap. 32)·17 Ele também escreveu cartas para blasfemar do Senhor Deus de Israel, dizendo contra ele: Assim como os deuses das nações das terras não livraram o seu povo da minha mão, assim também o Deus de Ezequias não livrará o seu povo da minha mão.

·II CRÔNICAS  (cap. 32)·19 E falaram do Deus de Jerusalém como dos deuses dos povos da terra, que são obras das mãos dos homens.

·II CRÔNICAS  (cap. 33)·15 Tirou da casa do Senhor os deuses estranhos e o ídolo, como também todos os altares que tinha edificado no monte da casa do Senhor, e em Jerusalém, e os lançou fora da cidade.

·II CRÔNICAS  (cap. 34)·25 Porque me deixaram, e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira com todas as obras das suas mãos; portanto o meu furor se derramará sobre este lugar, e não se apagará.

·ESDRAS  (cap. 1)·7 Também o rei Ciro tirou os utensílios que pertenciam à casa do Senhor e que Nabucodonozor tinha trazido de Jerusalém e posto na casa de seus deuses.

 Comentário
Senaqueribe rei da Assíria, invade Judá e nivela o Deus de Israel com os deuses das nações, afrontando o povo de Jerusalém e ao Senhor, isto gerou uma revolta santa no rei de Judá, Ezequias foi à presença do Senhor Deus de Israel e pediu socorro por causa das ameaças de Senaquribe, e o Deus do povo de Israel mandou seu anjo ao acampamento dos assírios, em uma só noite matou 85.000 e Senaqueribe fugui para sua terra, grato por haver escapado com vida, foi e estando ele prostrado na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o feriram à espada; escaparam para a terra de Ararate; e Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar. Não adianta prostrar-se diante de outro deus, que não seja o Deus de Israel. Senaqueribe foi morto por dois dos seus filhos, fora do Senhor não há Deus.

   

Min. do Evang. : Domingos Teixeira Costa