Resultados de Pesquisa

.

24 de fevereiro de 2017

A mulher perseguida


Bíblia online, versão King James Atualizada
Ap 12

1 Eis, então, que surge nos céus um portentoso sinal: uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça.
Neste Versículo o grande sinal é uma mulher representando uma nação no futuro, onde Deus a utilizará para fundamentar seu Reino neste mundo, que será revestido de poder vindo dos céus. As estrelas são uma representação dos doze filhos de Jocó (Israel), o fundamento do nação, o que foi no princípio apenas um projeto divino, Deus o gerou diante dos olhos do mundo inteiro e o coroou de poder da sua gloria. O sol, é a representação de Deus como autor e consumador deste projeto poderoso, iniciado com a chamada de Abraão, a entrada e saída de Israel do Egito, a entrega da lei no deserto a Israel, os profetas no tempo da lei, e por fim o Messias anunciado pelos profetas como Salvador do Israel de Deus. A lua representa as demais nações que estão a baixo neste projeto divino. Em Gn 37.7,9 José tem um sonho que remete a Apocalipse 12, seus irmãos e pais estão em evidência, as raízes da futura nação de Israel, foram avisadas através do sonho de José. Em apocalipse 12.1 Deus já tem uma Nação para levar ao mundo o seu conhecimento às demais nações, a fim de serem despertadas para que também recebam o benefício de Deus através deste grandioso plano de salvação para os humanos tementes a Deus.    
2 Ela estava grávida e gritava de aflição, pois estava para dar à luz. 
No verso 2 A mulher estar grávida, ela é a nação chamada Israel, já de posse do compromisso da lei e dos profetas, antes que viesse o Filho Deus entregar-se como Sacrifício pelos pecados do mundo inteiro.
3 De repente, apareceu um outro sinal no céu: um poderoso Dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres, possuindo sobre as cabeças sete coroas. 
4 Sua cauda arrastou consigo uma terça parte das estrelas do céu, as quais arremessou sobre a terra. O Dragão posicionou-se diante da mulher que estava para dar à luz, a fim de devorar o seu filho assim que nascesse. 
No versículo 3, Deus nos faz entender que existe um poderoso Dragão bem estruturado com sete períodos distintos e consecutivos para agir dentro de quatro grande impérios, começando pelo império da Babilônia, império Medo-pérsia, império Grego e império romano. Estes quatro impérios recebem o nome de "Dragão vermelho", a forma de ação deles continua até o dia da vinda de Jesus à terra. e por fim o sistema será apoiado por dez reinos para perseguir a nação que Deus levantou na terra para lhe servir, começando com Israel e terminará com Israel mais a Igreja, o povo santo de Deus. Os períodos estão assim distribuídos: O primeiro, o império de Babilônia, o segundo, o império medo-pérsia, o terceiro, o império da Grécia sob o comando de Alexandre o Grande, o quarto, o reinado dos ptolomeus no Egito quando governavam sobre Israel, o quinto o reinado da Síria a partir do seu domínio sobre Israel após toma-los do Egito, e o sexto período, o do império romano. Não sendo ainda conhecido o sétimo e nem o oitavo reino, o último, e será destruído pela vinda de Jesus. No verso 4, o Dragão se posiciona diante da mulher na expectativa de eliminar o menino logo ao nascer (Lc 2.13-18), ele sabia que em Israel haveria de nascer o Salvador prometido por Deus desde o princípio, os profetas anunciaram isto. Quanto ao terço das estrelas do céu arremessado sobre a terra pelo Dragão, é uma referência ao estrago feito por ele à nação representada pela mulher, em toda perseguição desde o Egito até o nascimento do Messias em Belém de Judá (Dn 8.10; 12.3), e não aos anjos que lhe seguiram na batalha da revolta contra Deus. A diferença é que nessa época ele e seus seguidores, ambos foram lançados juntos na terra, porque perderam seu lugar no céu, enquanto que o no versículo 4 ele com sua cauda foi quem arremessou as estrelas na terra (Dn 11.14).
5 Todavia, nasceu-lhe um filho, um homem, que reinará sobre todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono.
Neste verso, está claro que o Dragão não conseguiu destruir o Filho da mulher, Ele nasceu cumpriu aqui tudo quanto veio fazer, entregou-se como sacrifício pelos pecados do mundo e voltou para seu trono e está ao lado direito do Pai, aguardando o dia para julgar o mundo (At 17.31). 
6 A mulher fugiu para o deserto, para um lugar que lhe havia sido preparado por Deus, para que ali a sustentassem pelo período de mil duzentos e sessenta dias.
O verso 6 diz que a mulher fugiu para o deserto, isto é, depois que Cristo voltou para seu trono no céu, a nação de Israel entrou no deserto de quase 2000 anos sem Pátria, usufruindo da proteção das nações, vindo juntar-se com seus irmãos, a Igreja, segundo a promessa feita  por Deus a Abraão (Gn 12.3; Gn 17.3-5;18.18 Gl 3.8) e depois com a Igreja no deserto da grande tribulação (I Ts 4.15,17. II Ts 2.3-8).

7 Houve, então, uma guerra nos céus. Miguel e seu exército de anjos lutaram contra o Dragão, ao que o Dragão com seus anjos revidaram.
8 Contudo, estes não foram suficientemente poderosos e, dessa maneira, perderam seu lugar nos céus.
O anjo chamado Lúcifer, era um anjo de Deus como os demais, planejou conta seu Criador e tentou derrubá-lo, o Arcanjo Miguel e seu exercito lutou conta o revoltado e seus seguidores, e os derrotou, os expulsou dos céus e eles perderam seus lugares no céu. (vv7, 8)
9 Assim, o grande Dragão foi excluído para sempre. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que tem a capacidade de enganar o mundo inteiro. Ele e seus anjos foram lançados à terra.
O dragão, antiga serpente, Diabo ou Satanás, ao perder a batalha para Miguel e seu exercito, foi lançado na terra onde seduziu o único casal existente na época, e por isso sua semente ficou sujeita ao pecado assim como ele, e também a semente de Adão sofrerá as consequências pela sua desobediência.
10 Então, ouvi uma voz grave que vinha dos céus proclamando: “Eis que agora chegou a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o Acusador de nossos irmãos, o mesmo que os denuncia de dia e de noite, perante o nosso Deus.
Por essa razão Deus providenciou o Salvador para os homens que aceitarem o sacrifício se Jesus como Salvação para herdarem a vida eterna em Cristo Jesus, mas mesmo assim essas pessoas enquanto viverem e até a Vinda de Jesus, estão sujeitas as tentações. Porém, na hora da vinda de Jesus, o céu bradou; “Eis que agora chegou a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o Acusador de nossos irmãos, o mesmo que os denuncia de dia e de noite, perante o nosso Deus”, e o acusador será aprisionado durante mil anos, enquanto Cristo é Rei sobre todos os reis da terra reconhecidamente.
11 Eles, portanto, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por intermédio da palavra do testemunho que anunciaram; posto que, face a face com a morte, não amaram mais a própria vida!
A Igreja do último dia vencerá pelo sangue do Cordeiro, pelo testemunho que dará de Jesus, mesmo em face da morte, não amando mais a vida terrena que a Jesus, este é um testemunho de conhecimento e fé.
12 Sendo assim, celebrai, ó céus, e vós os que neles habitais! Entretanto, ai da terra e do mar, pois o Diabo desceu até vós, e ele está totalmente encolerizado, porquanto sabe que pouco tempo lhe resta para seu fim.
Os céus celebram a vitória dos santos, porém, lamentam os sofrimentos implementados por Satanás aos moradores da terra, por que Satanás sabe que seu fim está muito perto. 

13 Quando, pois, o Dragão se viu atirado para a terra, empreendeu forte perseguição à mulher que dera à luz o menino.
Neste versículo voltamos ao princípio da história, Satanás introduzindo o pecado no mundo e perseguindo literalmente à mulher (Eva) e também à sua semente, ao povo que Deus escolheu na terra, e ainda à descendência da mulher, o Filho de Deus, a Semente que pisaria a cabeça da serpente Gn 3.15).   
14 Então, foram entregues à mulher as duas asas da grande águia, a fim de que pudesse voar até o local que lhe havia sido planejado no deserto, onde seria sustentada pelo período de um tempo, tempos e meio tempo, absolutamente fora do alcance da serpente.
A mulher (a Igreja ou povo de Deus) receberá a proteção de Deus assim como Israel em seus dias de perseguição no Egito recebeu mesmo entre seus inimigos e não foi atingido pelas pragas que vieram contra os egípcios que seguiram em perseguição a Israel até no Mar Vermelho, onde foram tragados pelas aguas ao passo que o povo de Deus atravessou são e salvo, Deus o protegeu com grandes asas de águia até o outro lado do mar (Ex 19.4; Dt 32.11) e as perseguições da grande tribulação não lhes influenciará a fé que têm em Cristo para negá-lo, nem mesmo diante da morte física. 
15 E foi por essa razão que a serpente fez jorrar água da sua boca como se fosse um forte rio, com o objetivo de alcançar a mulher e arrastá-la com a correnteza.
16 Contudo, a terra cooperou com a mulher, abrindo a boca e devorando o rio que o Dragão fizera jorrar da sua boca.
Quando o Dragão viu que a mulher recebera duas asas e que com elas ela ficaria fora de seu alcance do Dragão, ele lançou um forte rio de perseguição afim de alcançá-la para a devorar. O verso 16 diz que a terra devorou o rio criado pelo Dragão. A expressão terra, fala de uma ação dos homens que foi planejada por Deus em socorro da mulher, porém realizada pelos homens.
17 Então, irou-se tremendamente o Dragão contra a mulher e partiu para atacar o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus.

Este versículo está reportando o momento final da história de perseguição do Dragão contra a mulher, quando ele se apresenta completamente irado e passa a lutar contra o restante da semente da mulher. Em primeiro lugar vem os filhos de Israel, eles que restaram da destruição de 70 d.C fugindo para o amparo das nações do mundo todo, e no tempo do fim voltaram e estão reunidos em sua terra, conforme disseram os profetas, constituídos como nação em seu próprio lugar. Em segundo estágio, vem a Igreja de Deus como coo participante nas perseguições que o Dragão implementa contra o Reino de Deus; a mulher perseguida na terra não é só o povo de Israel, é todo o povo comprado pelo sangue do Cordeiro de Deus na terra, gente de todas as nações. Estes são a semente da mulher, odiados por Satanás neste mundo.


Domingos Teixeira Costa

13 de fevereiro de 2017

Assim seria bom


 
É incrível que atualmente o mundo não tenha a capacidade de usar o texto a baixo como regra de ação das autoridades para com a sociedade, seria bom se os governantes pudessem aplicar as punições aos infratores da lei conforme o a Bíblia ensina aqui.
Infelizmente nestes últimos dias o mundo trocou o que é certo pelo que é errado e por isso a criminalidade campeia em meio a toda sociedade, de forma que quando as autoridades prendem um criminoso em vez de punirem ao que foi preso punem é ao que prendeu, e ainda quando alguém se manifesta é para defender o criminoso, e se se trata de assalto, é dito sobre o assaltante que ele é um trabalhador e é mais de quem defende o transgressor.
Bandido é sempre bandido, precisa receber a punição necessária independente da posição social religiosa política ou IDADE, menor ou maior que seja, deve à sociedade, deve às autoridade.
O texto a seguir é o capítulo 13 da carta do apóstolo Paulo à Igreja em Roma, na versão da “Bíblia online King James”, atualizada.
 1 Todos devem sujeitar-se às autoridades superiores; porquanto, não, há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Ele. 
2 Portanto, quem se recusa a submeter-se à autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. 
3 Porque os governantes não podem ser motivo de temor para os que praticam o bem, mas para os que fazem o mal. Não queres sentir-se ameaçado pela autoridade? Faze o bem, e ela o honrará. 
4 Pois ela serve a Deus para o teu bem. Mas, se fizerdes o mal, teme, pois não é sem razão que traz a espada. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. 
5 Portanto, é imprescindível que sejamos submissos às autoridades, não apenas devido à possibilidade de uma punição, mas também por causa da consciência. 
6 Por esta razão, igualmente pagais impostos; porque as autoridades estão a serviço de Deus, e seu trabalho é zelar continuamente pela sociedade. 
7 Dai a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra. O amor no mundo agonizante 

8
A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor fraterno, com que deveis vos amar uns aos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Lei. 
9 Porquanto os mandamentos: “Não adulterarás”, “Não matarás”, “Não furtarás”, “Não cobiçaras”, bem como qualquer outro preceito, todos se resumem neste mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. 
10 O amor não faz o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da Lei. 

11
Fazei desta maneira, discernindo o tempo em que vivemos. Pois que já é hora de despertardes do sono; porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos. 
12 A noite vai passando e chegando ao seu final; o dia logo alvorecerá. Portanto, abandonemos as obras das trevas, e revistamo-nos da armadura da luz. 
13 Vivamos de modo decente, como em plena luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavenças e invejas. 
14 Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não fiqueis idealizando como satisfazer os desejos da carne. 

Publicação: Domingos Teixeira Costa