Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Deus: Visto como
se elevou o teu coração, e disseste: Eu sou um deus, na cadeira dos deuses me assento, no meio dos mares; todavia
tu és homem, e não deus, embora consideres o teu coração como se fora o coração
de um deus. Ez 28.2
·DANIEL (cap. 2)·
11
A coisa que o rei requer é difícil, e ninguém há que a possa declarar ao rei,
senão os deuses, cuja morada não é com
a carne mortal.
·DANIEL (cap. 2)·
47
Respondeu o rei a Daniel, e disse: Verdadeiramente, o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador dos
mistérios, pois pudeste revelar este mistério.
·DANIEL (cap. 3)·
12
Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província de
Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso
de ti; a teus deuses não servem, nem
adoram a estátua de ouro que levantaste.
·DANIEL (cap. 3)·
14
Falou Nabucodonozor, e lhes disse: E verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abednego,
que vós não servis a meus deuses nem
adorais a estátua de ouro que levantei?
·DANIEL (cap. 3)·
18
Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que
levantaste.
COMENTARIO
Havia
entre os reis da antiguidade, o costume de idealizarem que eles eram deus sobre
o povo, abastecido disto, o rei de Tiro, nos anos 597-586 aC. Aproximadamente, foi repreende pelo profeta Ezequiel dizendo: “Visto
como se elevou o teu coração, e disseste: Eu sou um deus, na cadeira dos deuses me assento, no meio dos mares; todavia
tu és homem, e não deus, embora consideres o teu coração como se fora o coração
de um deus”. Seu castigo estava prestes a vir, assim como também o de Israel,
que não se considerava deus, fazendo o inverso, queimava incenso aos deuses. Sobre
este assunto o Senhor fala de um dia futuro: “Naquele dia o homem lançará às
toupeiras e aos morcegos os seus
ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que fizeram para ante eles se prostrarem. Semelhantes a eles
sejam os que fazem, e todos os que neles confiam". diz a Escritura Sagrada: "A fumaça do seu
tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, nem
aquele que recebe o sinal do seu nome”. (Is 2.20; Sl 115.8; Ap 14.11).
Obs:
A
Bíblia na versão do padre João Ferreira de Almeida, o Salmo 115 é correspondido
pelo Salmo de número 113 na Bíblia da igreja Católica, com a seguinte
diferença: O Salmo 113 é composto de 26 versículos, enquanto que a versão JFA,
sua composição é de 18 versículos apenas, como na Bíblia hebraica, portanto, a versão
católica enumera-se de 1-26 versículos e a partir do versículo neve começa o texto original do salmo 115 com a seguinte numeração: 1,2,3,4,5,6,7,8,9.(1), 10.(2), 11.(3), 12.(4), e sucessivamente até o número vinte e seis. Sendo
que o segundo número um do Salmo
113, é o começo real do Salmo 115, dos originais hebraico. Parece que a tal
diferença, seja uma estratégia para confundir o pessoal que aderiu à Reforma Protestante,
porém, os originais hebraicos confirmam que a versão JFA segue exatamente os
originais.
Em
Daniel capítulo 2.11, 47, o rei Nabucodonosor estar preocupado em lembrar-se de
um sonho que teve durante a noite e pela manhã só sabia que o tal sonho era
muitíssimo importante, mas não sabia nada do sonho. Chamou os sábios e ofereceu presentes a
quem lhe dissesse o que havia sonhado, e desse a interpretação do sonho. Ouviu deles que isso era impossível e só os deuses poderiam saber com o que havia
sonhado, e sua interpretação. Então os sábios tiveram um prazo para darem contas disso, ou morreriam.
Entre
os sábios estavam Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego; homens judeus, cativos
na Babilônia, confessaram isto ao Deus de Israel, enquanto os demais sábios invocavam os seus deuses, os quatro judeus
buscavam o Deus que criou os céus e a terra, e Este, respondeu suas orações,
e Daniel revelou ao rei, não só o sonho, como também sua interpretação que o
rei tanto queria saber.
Esses
homens depois foram perseguidos por não adorarem os deuses da Babilônia. Em uma
ocasião, Sadraque, Mesaque e Abednego, foram lançados em uma fornalha de fogo,
aquecida sete vezes mais que o normal, e o Deus de Israel os livrou da morte na fornalha
ardente, por serem fiéis ao Senhor dos céus e da terra. Escolha servir também a
esse Deus, e ele te salvará do lago de fogo que arde com enxofre, que segundo a Bíblia, é a
segunda morte. “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis,
e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos
os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte” (Ap 21.8).
Min. do Evang. : Domingos Teixeira Costa