Resultados de Pesquisa

.

30 de junho de 2009

Sobrevivente de queda de Airbus no Oceano Índico é garota de 14 anos

Informação foi corrigida por autoridades das Ilhas Comores. A310 que saiu do Iêmen caiu com 153 a bordo próximo ao arquipélago.

Do G1, com agências internacionais

A única sobrevivente encontrada até agora depois da queda de um avião Airbus 310 próximo às Ilhas Comores, com 153 pessoas a bordo, é uma garota de 14 anos, segundo as autoridades do arquipélago. Anteriormente, havia sido divulgado que se tratava de uma criança de 5 anos.

Destroços do avião da companhia iemenita Yemenia e corpos de supostas vítimas também já foram encontrados.

O avião acidentado vinha de Sanaa, no Iêmen, rumo às Comores, com 153 pessoas a bordo.

A sobrevivente foi resgatada de barco e levada a um hospital em Comores. Seu estado de saúde e nacionalidade não foram divulgados.

Hadji Ali, diretor do aeroporto internacional de Moroni, em Comores, disse que, além da garota, foram resgatados cinco corpos de vítimas.

Veja galeria de fotos

Leia também: Inspeção havia detectado defeito, diz ministro francês

Leia também: Avião passou por inspeção em maio, diz ministro iemenita

De acordo com Mohammad al-Sumairi, da companhia aérea, as operações de buscas são difíceis por causa das más condições meteorológicas. "Um mar agitado e um vento forte dificultam os trabalhos de buscas e resgate", afirmou.

Segundo Hadji, barcos de vários tipos, inclusive de pescadores, rumaram para o local do acidente e ajudam nas operações de resgate. “Todos os nossos recursos estão sendo enviados para o local, inclusive barcos de pescadores”, afirmou.

Dois aviões militares e um navio franceses deixaram as ilhas de Reunião e Mayotte, no oceano Índico, para ajudar nas buscas.

Parentes de passageiros de voo que seguia para Comores chegam ao aeroporto Charles de Gaulle, nos arredores de Paris, para obter informações sobre a vítimas do acidente. (Foto: Reuters)

66 franceses

O Airbus A310 caiu nas proximidades das ilhas Comores, no Oceano Índico, com 153 pessoas, segundo informação divulgada pela companhia aérea, sendo 142 passageiros e 11 tripulantes. A maioria dos passageiros seria de iemenitas.

As autoridades aeroportuárias francesas confirmaram que 66 cidadãos do país estavam a bordo.

De acordo com a rede de TV CNN e agências de notícias, o acidente ocorreu no início da madrugada desta terça (hora local, por volta de 17h no horário de Brasília). O avião teria caído cinco minutos antes de chegar a seu destino. O voo IY 626 partiu de Paris em direção a Moroni, nas ilhas Comores, com conexões em Marselha, na França, e em Sanaa, capital do Iêmen.

Veja fotos:

Inicialmente, os passageiros embarcaram em um Airbus A330, e na conexão em Sanaa trocaram de aeronave, embarcando em um Airbus A310. Em 31 de maio, um outro Airbus, modelo A330, que partiu do Rio de Janeiro em direção a Paris, caiu sobre o Oceano Atlântico, matando 228 pessoas.

O arquipélago é composto por três pequenas ilhas vulcânicas - Grande Comore Anjouan e Moheli.

Veja vídeos históricos de acidentes

A frota da companhia é composta por dois Airbus 330-200, quatro Airbus 310-300 e quatro Boeing 737-800, segundo o site da empresa. O governo do Iêmen possui 51% do capital da empresa, e a Arábia Saudita, 49%, de acordo com a Reuters.

Este é o segundo Airbus a cair no mar no último mês, após o acidente com o Airbus A330-200 que voava do Rio de Janeiro a Paris quando se acidentou no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo em 31 de maio. Um relatório preliminar sobre esse acidente deve ser divulgado na quinta-feira.

Leia também: Empresas aéreas tiveram prejuízo de US$ 3 bi no 1º trimestre

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo

29 de junho de 2009

Papa confirma que nova encíclica tem data de hoje e sairá logo

Da EFE

Cidade do Vaticano, 29 jun (EFE).- O papa Bento XVI confirmou hoje que sua terceira encíclica, titulada "Caritas in veritates" (Caridade na verdade), leva a data de hoje, 29 de junho, festa de São Pedro e São Paulo, padroeiros da Igreja Católica Apostólica Romana.

O papa falou assim perante milhares de fiéis que assistiram na praça de São Pedro do Vaticano a reza do Angelus. Segundo o pontífice, a publicação da encíclica "está próxima".

"Caritas in veritates", disse o papa, retoma os temas sociais contidos na encíclica "Populorum progressio", de 1967, escrita por Paulo VI.

Bento XVI ressaltou que pretende "se aprofundar" em alguns aspectos do desenvolvimento integral do homem nesta época e defende um "progresso sustentado, em pleno respeito à dignidade humana e às exigências reais de todos os seres humanos".

À espera de conhecer o texto, o papa disse recentemente que o documento frisa os valores que os cristãos "promovem e defendem sem descanso" em defesa do homem, "necessários para que se possa realizar uma convivência humana verdadeiramente livre e solidária".

Sobre a data de publicação, a imprensa italiana assegurou este fim de semana que pode sair em 6 ou 7 de julho, coincidindo com a reunião em L'Aquila (Itália) do Grupo dos Oito (G8, que reúne os sete países mais desenvolvidos do mundo e a Rússia).

Fontes do Vaticano assinalaram hoje que ainda não foi fixada a data de apresentação, já que o texto ainda não foi traduzido completamente a alguns idiomas importantes. EFE

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1211550-5602,00-PAPA+CONFIRMA+QUE+NOVA+ENCICLICA+TEM+DATA+DE+HOJE+E+SAIRA+LOGO.html

27 de junho de 2009

Marinha prepara homenagem a vítimas do voo 447

Culto ecumênico será realizado na Fragata Bosísio. Buscas por corpos foram encerradas na sexta-feira.

Do G1, em São Paulo

Material recolhido durante buscas (Foto: Roberto Candia/AP Photo)

A Marinha do Brasil deve realizar uma homenagem às vítimas do voo 447, na segunda-feira (29). Uma cerimônia deverá ser realizada a bordo da Fragata Bosísio, que participou da operação de buscas. A previsão é que ocorra um culto ecumênico e que flores sejam jogadas ao mar.

Veja cobertura completa do voo 447

Em nota, a Marinha informa que os parentes das vítimas estão sendo convidados.

O Airbus da Air France transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes. O voo deixou o Rio de Janeiro com destino a Paris no dia 31 de maio às 19h30 (horário de Brasília) e fez o último contato de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha.

No total, foram resgatados 51 corpos do oceano. As equipes brasileiras encerraram as buscas pelas vítimas na sexta-feira (26). "Embora nosso desejo fosse resgatar 228 pessoas, temos plena consciência de que o melhor foi feito pela Marinha e pela Aeronáutica", afirmou tenente-coronel Henry Munhoz, da Aeronáutica. Ele disse que, desde o dia 12, apenas dois corpos foram encontrados, o último no dia 17.

Mais de 600 peças foram resgatadas do mar. Os destroços e bagagens recolhidos foram entregues às autoridades francesas. Os objetos que ainda estão em navios da Marinha serão entregues nos próximos dias. Assim que deixarem a área de buscas, os navios seguirão para o Recife e Natal.

Técnicos franceses são responsáveis pelas investigações sobre as causas do acidente. A Marinha francesa prossegue com os trabalhos para tentar recuperar a caixa-preta do avião.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1210095-5598,00-MARINHA+PREPARA+HOMENAGEM+A+VITIMAS+DO+VOO.html

26 de junho de 2009

Governo confirma mais 70 casos da gripe no país

Da EFE

Brasília, 26 jun (EFE).- O Ministério da Saúde confirmou hoje mais 70 novos casos da gripe suína, elevando o total de ocorrências no país para 522.

Além disso, o Ministério informou que existem outros 477 pacientes que apresentam sintomas similares aos da gripe e que 782 casos testaram negativos.

Em comunicado oficial, as autoridades também relataram que 295 das pessoas doentes contraíram o vírus A(H1N1) no exterior.

"Os principais lugares de provável infecção nos casos em que a doença foi contraída fora do Brasil são Argentina (180), Estados Unidos (66) e Chile (20)", acrescenta a nota.

O Ministério da Saúde reiterou sua "recomendação" para que pessoas de mais de 60 anos, crianças de até dois e aquelas com baixa imunodeficiência "evitem" na medida do possível viajar para países como EUA, México, Canadá, Austrália, Chile e Argentina.

O comunicado ressalta que se trata apenas de uma "recomendação", fundamentada no fato de a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter considerado que, nesses países, a transmissão do vírus é "sustentada". EFE

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1209631-5602,00-GOVERNO+CONFIRMA+MAIS+CASOS+DA+GRIPE+NO+PAIS.html

24 de junho de 2009

Khamenei apoia Ahmadinejad e diz que regime não cederá a pressões

Envie um e-mail para mim! Da EFE

Teerã, 24 jun (EFE).- O líder supremo da revolução iraniana, aiatolá Ali Khamenei, voltou a apoiar hoje a vitória eleitoral do presidente Mahmoud Ahmadinejad, enquanto advertiu que o regime "não cederá a pressões" populares.

Em declaração divulgada pela TV estatal, a máxima autoridade do Irã pede aos candidatos que deixem os protestos e convida todos os iranianos a apoiar o Governo.

"Sobre os recentes incidentes em relação às eleições, insisto que é necessário aplicar a lei. Nem o sistema, nem o povo cederão perante a força", afirmou.

Desde que em 13 de junho foram divulgados os resultados das eleições presidenciais, o Irã é palco de grandes protestos da oposição, que denuncia fraude maciça no pleito a favor de Ahmadinejad.

As manifestações foram reprimidas de forma dura pela Polícia e por grupos de milicianos voluntários islâmicos, que tomaram Teerã.

Nos enfrentamentos, morreram pelo menos 20 pessoas, segundo números oficiais.

O líder iraniano pediu, além disso, a todos os deputados e autoridades que colaborem com o Governo.

"Não sejam duros com o Governo. Cooperem em sua tarefa de forma amistosa", assinalou. EFE

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1205769-5602,00-KHAMENEI+APOIA+AHMADINEJAD+E+DIZ+QUE+REGIME+NAO+CEDERA+A+PRESSOES.html

22 de junho de 2009

Irã reconsidera relações com França, Alemanha e Reino Unido

Envie um e-mail para mim! Da EFE

Teerã, 22 jun (EFE).- O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do Irã, Hassan Qashqavi, voltou a criticar hoje com dureza alguns países europeus e anunciou que a Comissão de Segurança do Parlamento "está reconsiderando" as relações com a França, Alemanha e Reino Unido.

"O regime iraniano responderá com as medidas e no momento adequado à interferência de outros países nos assuntos internos do país", advertiu o porta-voz em sua entrevista coletiva semanal.

"Atualmente, a Comissão de Segurança do Parlamento e o Ministério de Assuntos Exteriores examinam, em reunião extraordinária, as diferentes dimensões da intervenção estrangeira antes, durante e depois do pleito", ressaltou.

"Em particular, se estuda a revisão das relações com alguns países ocidentais como França, Reino Unido e Alemanha por sua ingerência nos assuntos internos do Irã", acrescentou Qashqavi.

O porta-voz personalizou seu ataque na França, país ao qual acusou de adotar uma postura irresponsável.

"A França inclusive pediu que as eleições fossem repetidas. Que direito tem para fazer essas irresponsáveis e inapropriadas declarações?", se perguntou.

Qashqavi criticou que se considere o candidato reformista Mir Hussein Moussavi "líder da oposição", quando na sua opinião existe uma unidade no seio do país.

"Com o objetivo de demonstrar que existem dissensões internas, os poderes ocidentais interferiram no processo eleitoral magnificando os protestos contra os resultados no Irã", afirmou. EFE

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1202673-5602,00-IRA+RECONSIDERA+RELACOES+COM+FRANCA+ALEMANHA+E+REINO+UNIDO.html

21 de junho de 2009

A Assembleia de Deus no Brasil, 98 anos.

Envie um e-mail para mim!

BELÉM-PA. A Igreja Assembleia de Deus, ontem em suas comemorações dos 98 anos de sua existência, lutou o Estádio Olímpico do Mangueirão.

Diante da Igreja congregada naquele Estádio de Futebol, a governador Ana Júlia Carepa compareceu e deu uma palavra de apoio, confraternizando-se com a Igreja pelo bom desempenho em seu papel junto a sociedade no cumprimento do dever sócio espiritual desenvolvido.

Foi um grande momento espiritual, aquele onde a Igreja manifestava no Senhor Jesus Cristo, o prazer que tem de servir a Deus gratuitamente pela misericórdia manifestada para com os homens, querendo a Salvação de todos.

Naquela mesma reunião já ficou a convocação para o próximo ano, onde juntos haveremos de comemorar os 99 anos do seu nascimento em 18 de Junho de 1911.

Costa

20 de junho de 2009

A Assembleia de Deus no Brasil, comemora 98 anos

BELÉM – PA. É o único ponto geográfico do mundo, onde a história registra o nascimento da Igreja Assembleia de Deus.

A origem das Assembleias de Deus no Brasil especialmente em Belém, está ligada à Obra Missionária começada em 1910 pelos missionários suecos vindos dos Estados Unidos na direção do Espírito Santo.

Os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren não possuíam contatos previamente organizados e nem conhecidos nesta cidade, depois de entrarem em Belém, encontraram aqui irmão da Igreja Batista e estes os receberam.

Os missionários eram pentecostais e isto os levou a incomodar aos que os hospedaram, ao ponto de não poderem mais continuar juntos. Como já havia um certo número de discípulos, tiveram que organizar-se separados, a saída foi registrar uma nova Igreja.

Em 18 de Junho de 1911 nascia uma pequena denominação evangélica sob o nome de igreja Assembleia de Deus que hoje conhecemos como sendo a Grande Igreja Assembleia de Deus povoando a terra em todos os seus continentes; a maior Igreja Pentecostal atualmente.

A cidade de Belém-PA, tem a honra através da Igreja Mãe, de poder festejar desde o dia 06 ao 22 do corrente mês, os 98 anos de Evangelização aqui na cidade chamada carinhosamente cidade das mangueiras, no coração da Amazônia Brasileira, de onde alcançou o mundo inteiro.

Nossa feste começou dia 06 com a pregação do Evangelho em vários pontos da cidade. No dia 13, com ação social a tantos quantos nos procuram, começando do corte de cabelo ao exame de saúde.

No dia 17 tivemos em seu Templo Sede o culto de abertura das comemorações que se realizariam na nave do Templo como Conferências em todos os dias festivos, no dia 15, houve a consagração de muitos Evangelistas e ordenação de vários Pastores como a continuação do crescimento da Igreja de Deus nesta cidade.

A Igreja no dia 18, saiu em Carreata da Escadinha do porto pela Av Presidente Vargas, até ao Estádio do Mangueirão, onde haverá logo mais um Grande Culto comemorativo aos 98 anos, portanto onde todo ano realizamos essa Concentração evangelística.

Deus nos tem dado santos Pastores, e posso dizer isto pela Obra do crescimento incomparável que a Igreja tem experimentado e vivido. Pois convivo até hoje com os dois últimos Pastores desta Igreja; Pastor Firmino da Anunciação Gouveia e o atual Presidente, Pastor Samuel Câmara, homem a quem Deus tem usado na administração da Igreja nesta cidade.

Costa

19 de junho de 2009

Mais de 1 bilhão de pessoas passarão fome em 2009, segundo a

Foto: http://www.sidneyrezende.com/
Leia Também
Roma, 19 jun (EFE).- Um total de 1,020 bilhão de pessoas passarão fome em 2009, o que representa um número recorde, segundo informou hoje a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).
A FAO, em comunicado emitido em sua sede em Roma disse que se prevê que este ano o número de vítimas da fome aumente 11%.
Para estabelecer estas previsões, a FAO se baseou nas análises do departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
Este organismo atribui esse aumento à crise econômica mundial, que originou uma diminuição da renda e um aumento do desemprego, o que ajudou na redução ao acesso aos alimentos por parte dos mais desfavorecidos.
A maior parte da população desnutrida do planeta vive em países em vias de desenvolvimento, informou esta organização.
Na Ásia e no Pacífico calcula-se que cerca de 642 milhões de pessoas sofrem com fome crônica, 265 milhões em África Subsaariana, 53 milhões na América Latina e no Caribe, 42 milhões na África do norte e Oriente Médio e 15 milhões nos países desenvolvidos.
A FAO disse que os pobres que moram em zonas urbanas serão os que terão mais dificuldades para enfrentar à recessão mundial, já que a queda da demanda de exportações e a redução do investimento estrangeiro direto causarão um aumento no desemprego urbano.
No entanto, o órgão informou que as áreas rurais deverão enfrentar o problema que vai representar o retorno de parte dessa população urbana para o campo.
Além disso, a FAO manifestou que os países em desenvolvimento terão uma menor capacidade de manobra nesta crise devido à rápida deterioração do contexto econômico e a que as turbulências afetam todo o mundo de forma mais ou menos simultânea.
Isto limita a capacidade de se recorrer a mecanismos reparadores para se ajustar aos vaivéns macroeconômicos, como a desvalorização da moeda ou empréstimos no mercado internacional de capitais. EFE
Mais de 1 bilhão de pessoas passarão fome em 2009, segundo a FAO
www.portalmaratimba.com/noticias/news.php?codnot=246246#

17 de junho de 2009

Inflação em São Paulo é a menor desde janeiro, diz Fipe

Do Diário OnLine

Os preços na Capital paulista diminuíram para 0,19% na segunda semana de junho, abaixo da taxa de 0,23% registrada na primeira leitura do mês, segundo o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) divulgado nesta quarta-feira pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). É a terceira semana seguida de desaceleração e o menor índice desde a primeira semana de janeiro, com 0,18%.

Segundo a pesquisa, as classes de despesa que apresentaram recuo no período pesquisado foram: Despesas Pessoais (0,64% para 0,57%), Saúde (0,81% para 0,69%), Vestuário (0,26% para 0,01%) e Habitação (0,29% para 0,27%). Em terreno negativo pela quinta semana seguida, o índice do grupo Transportes passou de -0,12% para -0,24%.

Em contrapartida, os preços dos alimentos, que haviam registrado deflação de 0,11%, subiram para 0,06%. O grupo Educação (0,07% para 0,10%) também apresentou elevação na segunda semana de junho.

O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos.

http://economia.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=3&id=5750354&titulo=Inflacao+em+Sao+Paulo+e+a+menor+desde+janeiro-+diz+Fipe

15 de junho de 2009

OIT pede mobilização geral para conter o desemprego

Da France Presse

GENEBRA, Suíça, 15 Jun 2009 (AFP) - A Organização Internacional do Trabalho (OIT) pediu nesta segunda-feira que os governos se mobilizem para adotar sem demora medidas em favor do emprego.

"O mundo não pode deixar a criação de empregos para depois da recuperação econômica", declarou o diretor do secretariado da OIT, Juan Somavia, ao inaugurar uma minicúpula sobre o emprego, reunindo chefes de Estado e de governo, entre eles os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy.

De acordo com a organização, a crise do desemprego pode durar de quatro a cinco anos a mais que a crise econômica. Segundo as previsões, haverá 59 milhões de desempregados a mais no fim deste ano em relação ao fim de 2007.

Para limitar esta tendência, "é preciso iniciar urgentemente um movimento de maior convergência" entre os países, afirmou Somavia, expressando a esperança de que a cúpula "permita mobilizar uma liderança para derrotar esta crise e traçar um caminho para uma globalização justa que ofereça oportunidades de trabalho decentes a todos".

O secretariado de Somavia, o Birô Internacional do Trabalho (BIT), preconiza a instauração de um "Pacto mundial para o emprego", destinado a colocar as questões do emprego e da proteção social no centro dos gigantescos planos de recuperação previstos pelas maiores economias mundiais.

Lula defendeu na manhã desta segunda-feira, em Genebra, uma nova ordem econômica mundial, criticando com veemência os paraísos fiscais e a especulação financeira.

"Não podemos viver com paraísos fiscais, não podemos continuar vivendo com um sistema financeiro que especula, que vende papel sem produzir, sem criar um único emprego, um único sapato, uma única gravata", clamou Lula diante dos 183 membros do OIT, recebendo uma sonora ovação.

Sarkozy, por sua vez, pediu um reforço do papel da OIT ante as grandes instituições financeiras, como o FMI, o Bird e a OMC.

"É necessário que a OIT possa ter o que dizer ante a OMC, o FMI e o Banco Mundial", afirmou Sarkozy.

O dirigente francês insistiu na dimensão social da crise, que segundo o BIT ainda não foi combatida o suficiente.

De fato, os planos de recuperação dos governos são essencialmente orçamentários, dedicando apenas 10% a 15% das despesas previstas às medidas sociais.

Em suas previsões mais sombrias, baseadas na contração da economia mundial de 1,3% prevista pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o escritório da OIT aposta num número recorde de desempregados este ano, de 210 a 239 milhões de pessoas em todo o planeta, ou seja, uma taxa de desemprego mundial de 6,8% a 7,4%.

Para o BIT, esta situação constitui uma verdadeira ameaça, e apresenta "riscos importantes" de desestabilização política".

"Já constatamos sinais de tumultos sociais ligados à crise econômica", explicou recentemente o BIT, defendendo "a solidariedade dentro e entre os países" com "uma maior atenção à dimensão humana" para combater os efeitos da crise.

A mini-cúpula sobre o emprego, que reúne até quarta-feira ministros do Trabalho e representantes sindicais, é o ponto alto da 98ª Conferência anual da OIT, que vai até o dia 19 de junho.

bur/yw

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1194727-9356,00-OIT+PEDE+MOBILIZACAO+GERAL+PARA+CONTER+O+DESEMPREGO.html

13 de junho de 2009

Vencedor da Copa das Confederações levará 3 milhões de euros

EFE

Brasil, de Dunga, pega o Egito na estreia

Evelson de Freitas/AE

Brasil, de Dunga, pega o Egito na estreia

BLOEMFONTEIN, África do Sul - O vencedor da Copa das Confederações, que começa neste domingo na África do Sul, receberá 3 milhões de euros (cerca de R$ 8,3 milhões), dos 14 milhões que serão distribuídos pela Fifa como prêmio.

Veja também:

Copa das Confederações 2009 - tabela Classificação Copa das Confederações 2009 - lista Calendário especial Dê seu palpite no Bolão Vip do Limão

A Fifa considera esta competição um acontecimento de "primeiro nível" e um "teste ideal" para a Copa do Mundo de 2010, que também será disputada neste país.

O segundo colocado receberá cerca de 2,6 milhões de euros; o terceiro ficará com 2,2 milhões, o quarto vai embolsar 1,8 milhão, e as seleções classificadas entre o quinto e o oitavo lugar terão um prêmio de 1,1 milhão de euros.

O Brasil está no Grupo B do torneio e estreia contra o Egito no próximo dia 15, às 11h (Brasília). Também estão nessa chave Itália e Estados Unidos.

No Grupo A estão Espanha, Nova Zelândia, Egito e Iraque.

www.estadao.com.br/noticias/esportes,vencedor-da-copa-das-confederacoes-levara-3-milhoes-de-euros,386711,0.htm

11 de junho de 2009

Italiana que perdeu voo da Air France morre em acidente de carro

Da EFE

Redação Central, 11 jun (EFE).- Uma italiana que na semana passada perdeu o voo do da Air France que caiu em águas brasileiras morreu num acidente de carro, informa o site do jornal "The Times".

Johanna Ganthaler, aposentada e natural da região italiana de Bolzano, tinha passado uns dias de férias no Brasil com o marido.

Os dois perderam o voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em 31 de maio com 228 pessoas a bordo. Um dia depois, deixaram o Rio de Janeiro.

O acidente de carro que matou Ganthaler aconteceu em Kufstein (Áustria), quando o veículo no qual estava bateu num caminhão. O estado de saúde do marido da italiana é grave. EFE

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1191783-5602,00-ITALIANA+QUE+PERDEU+VOO+DA+AIR+FRANCE+MORRE+ EM+ACIDENTE+DE+CARRO.html

8 de junho de 2009

EUA, China e Rússia elevam gastos militares a nível recorde

De Marc Preel – 2 hours ago

ESTOCOLMO, Suécia (AFP) — Os gastos militares mundiais alcançaram um nível inédito em 2008, estimulados pela guerra dos Estados Unidos contra o terrorismo e pelas ambições de Rússia e China, enquanto na América Latina o valor destinado às forças armadas subiram 50% nos últimos dez anos, segundo o relatório anual do Instituto Internacional de Estudos para a Paz de Estocolmo (Sipri), divulgado nesta segunda-feira.

Na América do Sul, o crescimento dos gastos em material militar no período 1999-2008 se deveu principalmente às ambições do Brasil de se consolidar como uma potência regional e ao conflito interno na Colômbia, destaca o Sipri, considerado uma referência em questões de armas e conflitos no mundo.

Os gastos com material bélico em todo o mundo totalizaram no ano passado 1,464 trilhão de dólares, um aumento de 45% em relação ao nível registrado dez aos antes em termos constantes (que neutralizam a inflação).

A cifra equivale a 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e a 217 dólares por habitante do planeta, de acordo com o Sipri.

Comparados com os valores de 2007, os gastos militares subiram 4%.

Na América do Sul, o orçamento militar cresceu 50% em uma década, "puxado pelo Brasil, que iniciou um trabalho de longo prazo para consolidar seu status de potência regional, e pelo aumento dos gastos na Colômbia devido a seu conflito interno", explica o Sipri.

Em 2008, os gastos militares no continente sul-americano foram de 34,1 bilhões de dólares.

A China, assim como a Rússia, triplicou o volume de dinheiro gasto com armamento nos últimos dez anos, e em 2008 chegou pela primeira vez ao segundo lugar da lista.

O Sipri calcula que as compras de armas feitas pela China tenham totalizado 84,9 bilhões de dólares no ano passado, o que representa 6% dos gastos militares mundiais, à frente da França (4,5%) e da Grã-Bretanha (4,5%).

"Na China, o aumento (dos gastos com armamento) acompanha de perto o crescimento econômico, e está vinculado a suas aspirações de aumento de poder" no cenário internacional, estima o Sipri.

A Rússia, da mesma forma que a China, aproveitou a euforia econômica dos últimos anos antes da crise internacional para reafirmar suas ambições de superpotência, escalando a lista do Sipri até o quinto lugar.

Os Estados Unidos são, sem surpresas, o país com o maior volume de gasto militar do mundo, segundo o instituto sueco.

As ofensivas militares lideradas pelos Estados Unidos no Iraque e no Afeganistão "geraram um gasto adicional de 903 bilhões de dólares só para os Estados Unidos" no período 1999-2008.

Os gastos americanos representam quase 42% do total, mais que os 14 países seguintes juntos, um legado da política do ex-presidente George W. Bush, segundo o Sipri.

Desde 1999, os gastos da defesa americana aumentaram 67%, situando-se em 607 bilhões no ano passado.

Entre os 15 maiores orçamentos militares, apenas Alemanha (-11%) e Japãon (-1,7%) reduziram seus gastos desde 1999.

Esta é a lista do Sipri dos 15 países com maior gasto militar do mundo em 2008:

Gastos % Mundial Variação

--------------------------------------------------

(em bilhões de dólares) (1999-2008)

1. Estados Unidos 607,0 41,5 +66,5%

2. China* 84,9 5,8 +194,0%

3. França 65,7 4,5 +3,5%

4. Grã-Bretanha 65,3 4,5 +20,7%

5. Rússia* 58,6 4,0 +173,0%

6. Alemanha 46,8 3,2 -11,0%

7. Japão 46,3 3,2 -1,7%

8. Itália 40,6 2,8 +0,4%

9. Arábia Saudita 38,2 2,6 +81,5%

10. Índia 30,0 2,1 +44,1%

11. Coreia do Sul 24,2 1,7 +51,5%

12. Brasil 23,3 1,6 +29,9%

13. Canadá 19,3 1,3 +37,4%

14. Espanha 19,2 1,3 +37,7%

15. Austrália 18,4 1,3 +38,6%

TOTAL G15 1,188 trilhão 81 não disponível

TOTAL MUNDO 1,464 trilhão 100 +44,7%

(*): estimativa Sipri

www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5hFIVacnBn0VIF5WfyxrfW9Q8OJ-Q