Resultados de Pesquisa

.

23 de novembro de 2015

O Apostolo Paulo e os deuses



(At  7.40) Dizendo a Arão: Faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque a esse Moisés que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.

(At 14.11) 11 As multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens e desceram até nós.

(At 17.18) Ora, alguns filósofos epicureus e estoicos disputavam com ele. Uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece ser pregador de deuses estranhos; pois anunciava a boa nova de Jesus e a ressurreição.

(At 19.26) E estais vendo e ouvindo que não é só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desviado muita gente, dizendo não serem deuses os que são feitos por mãos humanas.

COMENTÁRIO
Os deuses mencionados por Estevão em Atos dos Apóstolos, no capítulo sete, são os deuses do Egito. Moisés quando atendeu a ordem de Deus para subir ao Monte Sinai para falar com o Senhor e receber os dez Mandamentos, se demorou lá por quarenta dias, e ao pé do monte estava o povo desesperado por que Moisés não descia, o povo veio a Arão e o induziu a fazer deuses que os conduzissem pelo deserto, em lugar de Moisés. Arão cedeu à pressão, e fez um bezerro de ouro e o povo pecou, servindo ao deus egípcio, fabricado no deserto.

Esses israelitas saíram do Egito, mas, segundo Estevão, eles traziam em suas mentes, o templo de Moloque. Os milagres de Deus, do Egito até o Sinai, não fizeram o povo esquecer dos deuses egípcios, só esqueceram do cativeiro que estavam subjugados com trabalhos forçados, a pelo menos mais de oitenta anos de sofrimento, é o que se tem como certo. Eles desejavam ansiosamente os Pepinos e Cebolas do Egito. Os israelitas não ofereceram sacrifícios a Deus por quarenta anos no deserto, grande parte do povo sempre esteve com os deuses egípcios, como hoje a maioria dos que se dizem cristão em todo o mundo, rejeitando a Jesus como o único Mediador e advogado junto do Pai celestial, fazem preces através de santos sugeridos as vezes pelo povo e aprovados pelo representante maior da denominação religiosa, contradizendo as Escrituras Sagradas, e elas não podem ser anuladas, assim disse Jesus! Esses rotulados, estão sem o advogado e o Pai.

Em Atos dos Apóstolos no capítulo quatorze, as multidões estão olhando para um milagre que Paulo realizara: A cura de um homem pelos apóstolos, em nome de Jesus, na cidade de Listra, o cidadão era coxo de nascença. Os adoradores dos deuses ao verem o homem agora curado, pulando e glorificando a Deus pelo milagre recebido de Deus, gritaram dizendo que os deuses haviam descido e estavam no meio deles e isto resultou em um tumulto por que o sacerdote de Mercúrio imediatamente trouxe touros para sacrifícios e os apóstolos Barnabé e Paulo gritaram dizendo; “Nós também somos homens, de natureza semelhante à vossa, e vos anunciamos o evangelho para que destas práticas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar, e tudo quanto há neles”; e logo foram apedrejados pelos judeus. Os adoradores dos deuses não criam no Evangelho pregado pelos apóstolos, e muito menos os judeus também criam.

Quanto ao conteúdo de Atos capítulo 17 e versículo 18 Paulo e Silas em Atenas se deparam com duas corrente filosóficas gregas,  estoicos e epicureus, as quais não conheciam o Evangelho de Jesus Cristo pregado por Paulo e Silas e disseram dos pregadores: “Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece ser pregador de deuses estranhos; pois anunciava a boa nova de Jesus e a ressurreição”. Paulo diz: “passando eu e observando os objetos do vosso culto, encontrei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais sem o conhecer, é o que vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;” Paulo sabia que eles precisavam saber a verdade sobre o Deus Verdadeiro, por que serviam aos deuses criados por homens, esses não podem salvar, ou condenar, fazer bem ou mal, eles não têm vida, portanto, para nada servem. "São como a palmeira, obra torneada, porém não podem falar; certamente são levados, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem."  (Jr 10.5)

No livro de Atos dos Apóstolos, capitulo 19 verso 26, vemos Paulo na cidade de Éfeso sob julgamento, acusados pelos efésios de pregar contra os deuses produzidos por mãos humanas e dizer que eles não são deuses, os fabricantes de miniaturas do templo da deusa Diana, eles tiravam desse negócio seu sustento. Alegando a possibilidade de perderem o ramo de vida, tumultuaram a cidade e levaram Paulo a julgamento.

Como no Antigo Testamento, o Novo Testamento não permite a adoração aos deuses, e mais ainda, é claro em afirmar que não existe mediador entre Deus e os homens, a não ser Jesus Cristo homem, embora o maior segmento do cristianismo faça uso de intermediários em lugar de Jesus, o Novo Testamento nega que tal ação tenha legitimidade bíblica.                 


Min. do Evang.: Domingos Teixeira Costa



Nenhum comentário: