Resultados de Pesquisa

.

28 de novembro de 2015

Os ídolos no Novo Testamento


(At 15.20) mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.

(At 15.29) Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição; e destas coisas fareis bem de vos guardar. Bem vos vá.

(At 17.16) Enquanto Paulo os esperava em Atenas, revoltava-se nele o seu espírito, vendo a cidade cheia de ídolos.

(At 21.25) Todavia, quanto aos gentios que têm crido já escrevemos, dando o parecer que se abstenham do que é sacrificado aos ídolos, do sangue, do sufocado e da prostituição.

(Rm 2.22) Tu, que dizes que não se deve cometer adultério, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, roubas os templos?

(I Co 8.1) Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica.

(I Co 8.4) Quanto, pois, ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.

(I Co 8.10) Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, reclinado à mesa em templo de ídolos, não será induzido, sendo a sua consciência fraca, a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?

(I Co 12.2) Vós sabeis que, quando éreis gentios, vos desviáveis para os ídolos mudos, conforme éreis levados.

(II Co 6.16) E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

(I Ts 1.9) porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos entre vós, e como vos convertestes dos ídolos a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro,

(I Jo 5.21) Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.

(Ap 2.14) entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem.

(Ap 2.20) Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a ídolos;

(Ap 9.20) Os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras das suas mãos, para deixarem de adorar aos demônios, e aos ídolos de ouro, de prata, de bronze, de pedra e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.

COMENTARIO
No primeiro e ultimo Concílio da Igreja realizado em Jerusalém pelos Apóstolos, ficou decidido que os servos de Cristo Jesus, não devem ser submetidos a nenhuma observância religiosa, e que somente se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue, concordaram os Apóstolos.

Em toda a lei e os profetes, a Escritura Sagrada é repleta de proibição para que o povo de Deus não sirva aos ídolos, e na lei é proibido o comer carne com sangue, porque o sangue  é a vida do animal, o sangue deve ser derramado na terra. Até mesmo antes da lei Deus já ensinava a Noé: "A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis. Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem"  (Gn  9. 4,5).

O Apóstolo Paulo enquanto se demorou em Atenas, revoltou-se em espírito por ver a cidade repleta de ídolos, e povo sacrificando, por que a luz não existia em seus corações. Os habitantes daquela cidade estava enquadrado em todas as ações que aborrecem a Deus.

A religiosidade praticada aos ídolos envolvia o comer em desacordo à ordem estabelecida nas Escrituras Sagradas, determinadas para o tempo da graça salvadora de Deus em Jesus nosso Senhor. A palavra prostituição além de está relacionada ao sexo, também significa biblicamente deslealdade a Deus, o povo de Israel se prostituiu com os ídolos, e recebeu o tratamento de “nação adúltera”, isto é considerado um dano altamente relevante para um verdadeiro cristão, porque está escrito, "Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida."  (Ap 2.10)

Deus deu aos homens ciência para que possam definir sua escolha entre o que é certo e errado, é responsabilidade de cada um, responder pelo que fizer junto a sociedade e a Deus, por isso cada individuo tem o direito de errar, mas não de permanecer no erro, pois todos serão julgados, e receberão a justa recompensa de Deus. Se errar, use a ciência que de graça recebestes para reconhecer que precisas de perdão e humilha-te para Deus, e ele te dará a recompensa devida; o perdão. E assim poderá revoltar-se como Paulo, contra o viver fora dos caminhos de Deus, e não sacrifique mais aos ídolos; os deuses mortos. Quem adora os ídolos de ouro, de prata, de bronze, de pedra e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar, também a adora a demônios (Ap 19.20). É assim que o Novo Testamento trata este assunto. Não me queira mal, quem diz isto é a palavra de Deus, não sou eu, nada falei fora do que é essencial, esta é a verdade.

A ciência em perfeito uso concorda com o disposto no Novo Testamento quando diz: que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Nós somos santuário do Deus vivo, visto que ele mesmo diz, neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Deus é luz, o ídolo não, e que união existe entre luz e trevas? Penumbra, não, só quanto a matéria, Deus expulsou os anjos rebeldes, como pode o Senhor habitar com eles em um mesmo indivíduo? A resposta é sua. (II Co 6.16).
  
Agora como filho de Deus o Apóstolo João Diz: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos”. Ouça isto, fuja do erro, o ídolo nada é, mais por ele, o homem se separa de Deus, saiba que a palavra de Deus diz que o salário do pecado é a morte. Adão pecou e morreu, e nós morremos porque somos pecadores, porém, não é só essa morte que existe, há ainda a segunda, e por essa, só passarão os que aqui se fizeram inimigos de Deus, porque Jesus trouce perdão para todos, mas, nem todos querem, por isso mesmo morrerão a segunda vez, infelizmente.   

Aqui fica um alerta para os que foram libertos por Cristo, permaneçam fieis a Deus teu libertador. “Tu, que dizes que não se deve cometer adultério, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, roubas os templos?” O certo é: ser o que diz ser; é pregar que não se deve adulterar e fugir do adultério, é dizer não roube e não roubar (Rm 2.22). "Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação."  (Tg 5. 12)


Min. do Evang.: Domingos Teixeira Costa





Nenhum comentário: