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1 de abr. de 2007

Passageiros dormem no chão e reclamam de longas esperas

Quem aguardava nos aeroportos teve que inventar meios de passar o tempo Marcos D´Paula/AE
Passageira dorme em Brasília após horas de espera SÃO PAULO - Dormir no chão, encostado nas mochilas e malas no saguão do aeroporto. Comer um lanche rápido no salão de embargue, enquanto aguarda com preocupação o horário do vôo. Mais de 10, 20 horas de espera. Filas de mais de 200 metros para check-in, sem previsão de embargue.
O que era para ser algo raro virou rotina nos aeroportos. Segundo a Infraero, cerca de 30 mil pessoas enfrentaram problemas nos vôos deste a noite de sexta, quando controladores entraram em greve e todos os aeroportos do Brasil foram fechados. Neste sábado, as atividades foram retomadas, mas os reflexos ainda persistem nos aeroportos e os passageiros enfrentam grandes atrasos e transtornos.
No Rio, nada melhor que dormir
Enquanto isso, no Rio, era mais de meia-noite e uma passageira aproveitou para dormir em cima das mochilas no saguão de embarque do Terminal 1 do Aeroporto Internacional Tom Jobim. O namorado ficou preocupado, não era um bom lugar para descansar. Mas não tinha outra solução. Ainda na tarde deste sábado, o tumulto continuava. Nas filas, passageiros reclamavam da superlotação e da falta de previsão para os vôos.
Em Brasília, dominó e invasão de avião
O que fazer além de esperar? No Aeroporto Juscelino Kubitscheck, em Brasília, um grupo de jovens cariocas tirou o jogo de dominó da mala e sentou em uma das mesas da sala de alimentação.
André Dusek/AE
Passageiros jogam dominó na espera em Brasília
Pela manhã, um grupo de 30 passageiros tentou invadir um avião da TAM com destino a Belo Horizonte. A situação foi controlada pela Polícia Federal, que estava de plantão no local para evitar incidentes.
Também pela manhã, a TAM fretou um ônibus para levar a Goiânia os passageiros de um vôo que estavam hospedados em hotéis da capital desde sexta. As filas nos balcões de algumas companhias visivelmente diminuíram neste sábado, mas muitas delas ainda ultrapassam os limites do saguão e vão até a via onde os passageiros chegam de carro para o embarque.
Hotel e jantar pagos em São Paulo
Em São Paulo, os hotéis próximos ao Aeroporto de Congonhas ficaram lotados, com cerca de 90% da ocupação, enquanto que o normal para uma noite de sexta-feira seria de 30%. Os passageiros que tiveram os vôos cancelados, entre eles a consultora Marta Dias, foram deslocados para os hotéis e tiveram o jantar e o café da manhã pagos pelas companhias. "Pelo menos isto, né? Já basta o caos que tá e as longas horas de espera", disse ela à Globo News.
Pelo menos um pouco de riso no aeroporto. Ivan de Oliveira e outros atores do Café com Bobagem, do Pânico, apareceram em Congonhas para tirar sarro de quem aguardava e também dos funcionários das companhias aéreas, que estavam perdidos e sem informações.
O aposentado José Maria Pereira calculou o prejuízo de ter ficado mais de 20 horas esperando. "Pelo menos uns R$ 500, R$ 600, eu perdi com a espera. Tem que alimentar e entreter as crianças neste tempo todo. Quando isso vai acabar?", questionou.
Em Porto Alegre, apagão aéreo na ida e na volta
O médico cearense Tarcísio Brito, 40 anos, teve o azar de enfrentar o caos aéreo na chegada e na partida do Rio Grande do Sul. No dia 18 de março, quando também ocorreram problemas nos aeroportos, ele passou mais de 10 horas esperando para viajar de Fortaleza a Porto Alegre. Neste sábado, já eram mais de nove horas esperando um vôo da Gol para São Paulo.
Ele chegou ao aeroporto Salgado Filho às 6 horas para embarcar às 8 horas. Foi ao balcão, remarcou a saída para às 13 horas e a conexão, para Fortaleza, para às 16 horas. "Na vinda foi pior", comparou. Apesar de demonstrar paciência para enfrentar a situação sentado numa cadeira do saguão, considerou a falta de solução para o problema do tráfego aéreo como um "desrespeito" aos viajantes.
No início da tarde, pelo menos metade das mesas da praça de alimentação, que tem cerca de 500 lugares, estava tomada por passageiros à espera de seus vôos.
Cansaço em Curitiba
"Isso cansa", reclamou Eurides Morais, 76 anos, quando, por volta das 15h30, ainda aguardava o vôo previsto para as 6h da manhã que a levaria a Natal (RN). Na cidade, além da greve, um nevoeiro provocou o fechamento do aeroporto por mais de 11 horas.
Indignação também expressava a atriz e diretora teatral Maria Luíza Mendonça, que participou do Festival de Teatro de Curitiba. "É um absurdo a carga horária que essas pessoas (controladores) têm", disse. "As informações são truncadas, não tem satisfação para o povo brasileiro, acho uma falta de respeito absurda com o País".
No Aeroporto Afonso Pena, o passageiro gaúcho Luiz Fernando Ferrari Mosca morreu ao esperar pelo vôo, marcado para as 6h deste sábado.
Ferrari foi levado para a sala vip da Infraero, às 5h30, onde recebeu os primeiros atendimentos médicos. Por volta das 6h, uma ambulância da empresa estatal que administra os aeroportos do país levou o passageiro para o Hospital Santa Cruz. Ainda não foi divulgada a causa da morte.

Agnaldo Rayol vai cantar Ave Maria em missa do papa

Agencia Estado Está decidido. O cantor Agnaldo Rayol interpretará "Ave Maria" de J.S. Bach e Gounod com o coral regido pelo maestro Ricardo Rosseto Mielli na missa que o papa Bento XVI celebrará dia 11 de maio no Campo de Marte, em São Paulo, que deverá ter público de dois milhões de pessoas. "É uma honra única para qualquer pessoa do mundo poder cantar em uma cerimônia do mais elevado nível espiritual, na presença do Santo Padre Bento XVI", disse. Católico fervoroso, Agnaldo disse que "cantou esta música pela primeira vez aos 13 anos de idade, quando estudava no Colégio Santo Antônio Marista, em Natal (RN), em honra de Nossa Senhora de Fátima". Sua família morou sete anos naquele Estado, quando seu pai trabalhava na Marinha. "Desde então, venho cantando-a em muitos casamentos e outras ocasiões. Caso queiram identificar-me com alguma música, podem escolher esta", afirma. O cantor completa 50 anos de carreira no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida e das crianças. Seu aniversário é no dia 3 de maio. "Agradeço muito a Deus por esta oportunidade. Minha apresentação não envolve nenhum cachê ou interesse comercial. Quero apenas ser um instrumento de Deus, servindo à Igreja com minha voz: um dom que Ele me deu." A "Ave Maria" é uma das principais orações da Igreja Católica e foi escrita originalmente em latim. Com o passar dos anos, a oração foi traduzida para diversos idiomas. Nos casamentos, é comum pedir a um tenor para cantar a Ave Maria, sendo normalmente um solista com voz especial. { Costa }

Justiça revoga prisão de secretários em Alagoas

Agencia Estado O presidente do Tribunal de Justiça de Alaghoas, desembargador José Fernandes de Hollanda Ferreira, revogou hoje o decreto de prisão dos secretários de Saúde de Maceió e do Estado, João Macário e André Valente, respectivamente. O mandado de prisão foi expedido na sexta-feira à tarde pelo juiz da 2ª Vara da Infância e Juventude de Maceió, Fernando Tourinho Filho. Os dois secretários foram responsabilizados criminalmente pela superlotação das marternidades públicas de Maceió e do Estado. Só esta semana, quatro bebês morreram em conseqüência do problema. Os secretários são acusados de não cumprimento de determinação judicial, que tinha dado um prazo de dez dias para a aquisição de novos leitos de unidades de tratamente intensivo neo-natais. O governo do Estado, que recorreu do decreto de prisão de André Valente, informou ontem à noite que tinha autorizado a compra de leitos em maternidades da rede particular de saúde. Hoje, pela manhã um bebê recém-nascido foi transferido da Maternidade Santa Mônica, que continua superlotada, para a Santa Casa de Misericórdia de Maceió. A Justiça deu um novo prazo de dez dias para regularizar a situação. {Costa}

Nova greve não está descartada

BRASÍLIA – Surpreendidos com a própria demonstração de força, os controladores de tráfego aéreo exigirão, em reunião na terça-feira, uma definição numérica da gratificação salarial como uma espécie de “garantia” de que todas as reivindicações serão atendidas. Caso contrário, poderá haver outra paralisação, na véspera do feriado de Páscoa. A categoria já montou uma “rede de mobilização”, que está pronta para disparar um novo aviso de greve em todo o país. Isso pode ocorrer se a negociação falhar ou se qualquer item assinado for descumprido, principalmente o que se refere às punições pelo motim. Não está claro que valores serão colocados na mesa. Alguns controladores afirmam que a gratificação precisa ser de cerca de R$ 3.000 – o que mais que duplica o salário médio de um sargento. Assim, pensam, ficará garantida a desmilitarização, processo cuja transição pode tardar vários anos. O ponto-chave da negociação é que a ameaça de paralisação ainda está em jogo. No acordo assinado com o ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, pouco antes da meia-noite de sexta, não foi firmado nenhum compromisso de que os controladores não iriam realizar outro protesto ou greve. Mesmo sem outra paralisação, os controladores mantêm “as rédeas” do controle de tráfego aéreo. Eles retomaram o controle dos aviões na madrugada de ontem, com forte restrição de fluxo. O controle de fluxo (espaçamento entre decolagens) tem dois propósitos. O primeiro, é a segurança. Os sargentos avaliam que a retomada de um enorme acúmulo de vôos não pode ser feita com ânimos exaltados ou com cansaço do motim de mais de cinco horas. Também querem deixar claro que o sistema é “limitado” e não comporta o crescimento da aviação civil recente. Em segundo, é uma forma direta de exercer pressão. Caso tudo corra como pretende a categoria, o fluxo aéreo pode estar normalizado na terça- feira e os acúmulos de vôos cancelados, zerado. Caso contrário, os atrasos serão prolongados, com repercussão direta nos aeroportos. >Imagem < O fator mais preocupante para a categoria é a opinião pública. A conclusão foi de que a negociação rápida com Bernardo, de uma hora e meia, na sexta-feira, foi benéfica para evitar desgastes maiores ou o “castigo” indireto de passageiros. A escalada do protesto para uma paralisação completa não foi programada. Os controladores pretendiam realizar um protesto mais gradual, com o aquartelamento voluntário e uma greve de fome que acabaria repercutindo nas escalas. No final da tarde de sexta-feira, porém, o Cindacta- 1 mudou o rumo da manifestação por causa da ameaça de oficiais de “usar o regimento militar”, isto é, prender os amotinados. Além disso, o Cindacta-4 (Manaus) já estava em estágio mais avançado de protesto. O Cindacta-2 (Curitiba) aderiu ao motim no começo da noite e chegou a aglomerar cerca de 70 controladores na sala de controle. Ali, houve descompasso com as negociações que ocorriam em Brasília, e a ameaça de prisão pairou até o início da madrugada de ontem. As negociações na terça devem acontecer diretamente entre dois dirigentes da Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo (ABCTA) de Brasília e integrantes do gabinete de crise. Antes do motim, na terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia se reunido com as autoridades do setor de aviação e exigido dia e hora para o fim da crise aérea. O ministro Waldir Pires, da Defesa, havia colocado o prazo de 15 dias para fazer um diagnóstico completo do problema e propor soluções, mas o discurso do ministro não foi considerado convincente pelos controladores, que decidiram, então, cruzar os braços. O alerta dos controladores de vôo sobre suas condições de trabalho vem desde o acidente com o avião da Gol, em setembro do ano passado. Eles reclamam do mau funcionamento dos equipamentos e do número de aviões que são obrigados a controlar simultaneamente, que é acima do permitido pelas normas internacionais. (Folhapress) Bastaram cinco horas de caos para governo ceder BRASÍLIA – Bastaram cinco horas de caos nos aeroportos para que o governo se rendesse à força dos controladores e negociasse um acordo para pôr fim à greve. “Aprendemos que podemos parar o país e exigimos ser ouvidos. Chega de arbitrariedade e desrespeito”, disse um dos sargentos que liderou o movimento. O governo iniciou as negociações de forma dura, anunciando a possível prisão de 18 controladores e punições para os líderes da rebelião. A resposta foi o maior episódio de motim no setor, com quebra aberta de hierarquia. A rebelião dos controladores começou na troca de turno, no final da manhã e se estendeu até a madrugada. O momento de maior tensão foi quando o comandante do Cindacta- 1, brigadeiro Carlos Aquino, convocou os quatro controladores mais antigos para dar a eles voz de prisão, no início da tarde. Nesse instante, um segundo sargento levantou a voz e deu início ao motim, anunciando que se ele fosse prender alguém, teria que prender a todos. Era o momento de troca de turno e o pessoal da manhã declarou-se aquartelado e em greve de fome. O pessoal da tarde aderiu ao movimento, que aos poucos espalhou- se por todo o país, afetando mais de 40 aeroportos. Pelo menos 120 dos 200 controladores em ação em Brasília cruzaram os braços. O que ocorreu a seguir foi o retrato do caos nos aeroportos. Estabeleceu-se que não seriam mais autorizadas decolagens e que só os aviões em vôo seriam monitorados até a aterrissagem. No início da noite de sexta-feira, os aeroportos pararam. Enquanto a negociação seguia, controladores de folga e os da reserva técnica foram colocados de prontidão, tanto pelo governo, como pelo comando de greve, a fim de restabelecer a normalidade assim que se chegasse ao acordo. Diante das notícias de prisões e retaliações aos grevistas, mulheres e familiares dos controladores amotinados se aglomeraram em frente ao portão do Cindacta, rezaram de mãos dadas e fizeram manifestações de apoio ao movimento. >Desespero < Segundo o presidente da Associação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo, Wellington Rodrigues, para que militares se rebelassem dessa forma, a ponto de quebrar a o princípio “sagrado” da hierarquia, algo de muito ruim estava acontecendo. “Foi um ato extremo, de desespero, ante a total desconfiança na autoridade”, resumiu Wellington Rodrigues. (Agência Estado) >Infraero preocupou-se com acidentes < BRASÍLIA – O presidente da Empresa Brasileira de Infra- Estrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro José Carlos Pereira, disse que a normalização dos vôos em todo o país só deverá ocorrer na próxima terça-feira. “A malha aérea foi totalmente destruída. Hoje temos atrasos que variam de 28 horas a 20 minutos”, disse Pereira. Ele explicou que o prejuízo na malha aérea da greve dos controladores de vôo decorre do fato de, por cerca de dez horas, mais ou menos 1.200 vôos programados terem sido cancelados. O brigadeiro reconheceu que o governo foi lento para enfrentar a crise e fez uma comparação da situação com um acidente de carro. “Eu não diria que houve falha (do governo), mas houve, sim, um problema de ‘timing’. O tempo de reação não foi correspondente ao tempo da ação”, afirmou. “Isso é como dirigir um automóvel. Quando a gente não freia, bate. Nós freamos a tempo, porque graças a Deus não houve mortos nem feridos”, completou. No auge da crise, quando os aeroportos ficaram paralisados, Pereira disse que se concentrou apenas “em evitar tragédias” e não se envolveu nas negociações com os controladores de vôo. Segundo ele, houve registro de “grande número” de quebra-quebras, agressões e atendimentos médicos, mas não citou números. (Agência Estado) >Desmilitarização do setor começa na terça < BRASÍLIA – A partir da próxima terça-feira, o governo começa a colocar em prática um plano gradual de desmilitarização do controle de tráfego aéreo, ponto crucial do acordo fechado no início da madrugada de ontem, para pôr fim à greve da categoria. A migração do pessoal militar para o sistema civil pode começar já e, se houver vontade política, pode ser concluída ainda este ano, segundo prevê o presidente da Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo (ABCTA), Wellington Rodrigues. Mas a migração técnica envolve um trabalho meticuloso, que pode levar de dois a três anos para a reestruturação dos sistemas de controle de vôo, de comunicação e de meteorologia. “O importante é a sinalização do governo de que a desmilitarização vai acontecer e terá prazo para ser concluída”, afirmou. Segundo Rodrigues, cerca de 90% dos 2.200 controladores militares querem aderir ao sistema civil. Transição Para os atuais controladores, o critério deverá ser o de prova de títulos. As futuras contratações, só por concurso. De acordo com Rodrigues, os militares teriam que assinar um termo de adesão voluntária, pelo qual perderiam a patente militar e assinariam contrato com uma futura agência que cuidaria do controle de tráfego aéreo. Os que não quiserem migrar, permaneceriam com suas patentes, mas seriam remanejados para o controle de tráfego aéreo das bases militares. “Lutamos muito por essa solução civil, mas a transição tem que ser feita com todas as cautelas para não haver o menor risco à segurança do tráfego aéreo”, disse Rodrigues. O acordo também prevê anistia a todos os líderes e dirigentes da categoria punidos nos últimos seis meses, em consequência dos protestos e motins que se seguiram às investigações do desastre com o Boeing da Gol, em 29 de setembro do ano passado. (Agência Estado) {Costa}

Brasil irá sediar reunião sobre biocombustíveis

Bruno Garcez Da BBC 01/04/2007 09h18-O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que o Brasil irá sediar, em 2008, uma reunião internacional sobre biocombustíveis. A informação foi dada pelo presidente durante a entrevista coletiva que concedeu ao lado do líder americano, George W. Bush, após o encontro dos dois em Camp David, a casa de campo presidencial americana. De acordo com Lula, os Estados Unidos serão um dos países convidados para o evento. Ainda neste sábado, os governos dos dois países divulgaram outras iniciativas relativas a biocombustíveis. Entre elas, os nomes dos primeiros países que sediarão o projeto pioneiro de americanos e brasileiros na produção de etanol: Haiti, República Dominicana, São Cristóvão e Nevis e El Salvador. Cooperação A iniciativa conjunta dos dois países não se limitará a estas nações. Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que Brasil e Estados Unidos pretendem ''realizar consultas junto a países interessados em participar do programa de cooperação''. O programa de implantação de etanol nesses países contará também com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, da ONU e da Organização de Estados Americanos. Segundo o documento do Itamaray, os dois países pretendem promover missões de cientistas e pesquisadores brasileiros a laboratórios de ponta em biocombustíveis nos Estados Unidos. A parceria prevê ainda a visita de uma missão conjunta do Departamento de Energia e do Departamento de Agricultura americano ao Brasil, entre abril e maio de 2007. Obsessão Ao lado de Bush, Lula disse que ''a questão dos biocombustíveis é quase que uma obsessão'', e que avanços nesse setor poderão ''gerar uma quantidade de empregos que não estava prevista em nenhum documento assinado por nós no século 20''. De acordo com Lula, a parceria na produçãoo de biocombustíveis poderá contribuir para várias frentes, ''como no combate à intensificação do aquecimento global e do desmatamento, com pleno respeito à soberania de cada país''. O presidente também aludiu às críticas feitas pelo presidente de Cuba, Fidel Castro, de que o etanol poderá levar à fome mundial, uma vez que o uso de cana-de-açúcar para a produção do biocombustível levaria à escassez do produto como bem alimentício. ''Nosso compromisso com o combate à fome não nos permite realizar qualquer atividade que venha a prejudicar a produção de alimentos; aliás, o presidente Bush sabe, eu sei e todos os governantes sabem que a fome não é gerada por falta de alimentos, mas sim por falta de renda e por falta de convicção política em garantir comida a todo mundo." {Costa}

Missa de Ramos abre Páscoa neste domingo

Do JC A Semana Santa, considerada pela Igreja Católica a mais importante das celebrações, começa neste domingo (1º) com o Domingo de Ramos. Fiéis de 103 paróquias que compõem a Arquidiocese de Olinda e Recife, em 19 municípios da Região Metropolitana e do interior, participarão, durante os próximos dias, de missas, procissões, vias-sacras e confissões, relembrando os últimos passos da vida de Jesus. O ponto alto, no próximo domingo, será a comemoração da Páscoa, que representa a ressurreição de Cristo. "A Páscoa é o acontecimento extremo da Igreja Católica, mais importante até que a criação do mundo. É a nossa maior solenidade", explica o padre José Augusto Rodrigues Esteves, pároco da Matriz de São José, no bairro de mesmo nome, Centro do Recife. O Domingo de Ramos relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando ele foi aplaudido e saudado com ramos de árvores pela multidão, dias antes de ser crucificado. Por isso, os fiéis levam folhas de palmeiras para serem abençoadas nas missas e carregam-nas durante a procissão. Os ramos simbolizam o triunfo de Cristo diante do sofrimento. É costume entre alguns católicos, após a cerimônia, guardar os ramos. Há 26 anos, o sacristão da Matriz de Santo Antônio José Carlos Rosendo prepara os ramos que serão usados na cerimônia. "Meu trabalho é esse. Gosto muito de fazê-lo", conta. Os ramos de palmeiras foram retirados, quinta-feira passada, da mata de Rio Doce, em Olinda, e deverão ser abençoados durante a missa, marcada para as 9h. A Quaresma começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina no Domingo de Páscoa. Nesses 40 dias, a Igreja Católica pede que os fiéis façam jejum e penitências. A estudante de direito Júlia Araújo de Oliveira, 22 anos, segue a recomendação: deixa de tomar refrigerante e não come carne vermelha às quartas e sextas-feiras. "São pequenos sacrifícios", confessa Júlia. Lenira Sales de Azevedo e Silva, 89 anos, lembra que a Quaresma é o tempo de conversão e de os fiéis melhorarem sua vida espiritual. "A Páscoa é a ressurreição de Jesus. Ele morreu e voltou ao mundo por nós. É o senhor das nossas vidas", comenta Lenira. Ela conta que tenta se privar, nesses dias, de coisas que gosta de fazer, como comer sobremesa após o almoço. Haverá, esta semana, confissões em várias paróquias. Na Basílica do Carmo, o atendimento será terça e quarta-feiras, das 8h às 11h e das 14h às 17h. No Convento de São Francisco será amanhã, terça e quarta, das 15h às 17h. Nesta segunda terá a Celebração da Misericórdia, às 19h, com frei Marcone. Na Matriz de São José, fiéis poderão se confessar quarta-feira, das 8h ao meio-dia. ANTERIORES - Nova Jerusalém abre os portões para a Paixão de Cristo - Páscoa: shoppings investem em programação para crianças - Olinda recebe procissões do Encerro e Passos - Procissões partem do Sítio Histórico de Olinda - Abastecimento de água em Gravatá é modificado na Semana Santa - Ivete Sangalo e Babado Novo agitam Semana Santa em Gravatá - Feriado leva turistas para vários roteiros - Páscoa e Reforma Íntima - Sentido católico da Páscoa - Renovação da fé