Resultados de Pesquisa

.

27 de outubro de 2010

Argentina está chocada e surpresa com morte de Néstor Kirchner

BUENOS AIRES (Reuters) - A inesperada morte do ex-presidente Néstor Kirchner chocou na quarta-feira a maioria dos argentinos, num dia em que desfrutavam de um feriado convocado para a aplicação de um censo populacional.

Kirchner, com forte influência na gestão de sua esposa e sucessora Cristina Kirchner, morreu aos 60 anos em El Calafate, ao sul do país, como consequência de uma doença cardíaca.

"Estou muito comovido pela morte de meu amigo e companheiro de luta. Devemos todos acompanhar Cristina neste momento difícil", disse Daniel Sciolli, governador da província de Buenos Aires, a mais povoada do país. Sciolli foi vice-presidente durante a administração de Kirchner.

Nas desertas ruas do centro da cidade de Buenos Aires se viam apenas alguns seguidores do ex-mandatário que se encaminhavam para a Casa Rosada para depositar flores e pequenos bilhetes nas grades da centenária sede do governo.

Enquanto a imprensa focava a atenção no censo, o rumo da cobertura mudou e muitos argentinos demorara a acreditar na notícia.

O velório de Kirchner será feito a partir de quinta-feira na Casa Rosada, disseram autoridades.

"Foi um lutador em sua vida, desde jovem. Tratou de cumprir seus ideais até o último momento. Mal ou bem, foi um presidente que quando esteve no poder o país andou bem. Às vezes um pouco teimoso... esse é um golpe para qualquer argentino", disse Oscar Pérez, um pequeno empresário de 66 anos declarado peronista.

Kirchner assumiu a Presidência do país em 2003, com baixa popularidade e pouco poder político depois de atuar como governador de Santa Cruz, ao sul da Argentina. Em 2007, cedeu a candidatura do partido peronista a sua esposa, quem venceu as eleições com quase 50 por cento dos votos.

Cristina deverá entregar o poder a seu sucessor em dezembro de 2011. Com a ausência do marido, que era o mais cotado a sucedê-la, abre-se uma enorme intriga política sobre quem influenciará diretamente seu governo.

"Morreu alguém indispensável. Nosso país precisava tanto desse homem... Não sei o que fazer com Cristina, que agora fica no controle de um país, mas tão sozinha", expressou Estela de Carlotto, presidente do grupo de direitos humanos Associação Avós da Praça de Maio.

Alguns analistas internacionais começaram a especular de imediato que a atual mandatária poderia antecipar as eleições presidenciais, previstas para outubro de 2011.

"Existe uma possibilidade de que Cristina Fernández de Kirchner opte por adiantar a data das eleições porque a potencial erosão de sua base de poder poderia dificultar muito a governabilidade", disse um relatório da RBC em Nova York.

Kirchner era considerado por analistas locais e externos como o político mais poderoso do país e muitos garantiam que estava por trás de cada uma das decisões de sua esposa.

"Com uma morte assim, o que vai acontecer é que Kirchner vai ficar como um herói, e nós sabemos que não foi. Precisamos ver como a política vai se reacomodar no momento em que o peronismo está dividido", disse um taxista de 60 anos.

A economia argentina se recuperou rapidamente durante o mandato de Kirchner, entre 2003 e 2007, apoiada em um bom cenário externo que permitiu ao país crescer a uma taxa de até 9,2 por cento em 2005.


(Reportagem de Walter Bianchi, Damián Pérez e Jorge Otaola)



http://br.noticias.yahoo.com


Envie um e-mail para mim!






 

25 de outubro de 2010

Declaração causa nova polêmica sobre Tiririca

    Tiririca
agestado

A polêmica sobre Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, que 1,3 milhão de brasileiros elegeram deputado federal pelo PR, abriu caminho para um embate inesperado entre seu advogado, Ricardo Vita Porto, e o promotor eleitoral Maurício Antonio Ribeiro Lopes.

O ponto central do confronto é uma frase atribuída ao promotor em entrevista sobre a investigação que dirige para verificar se Tiririca é analfabeto, o que impediria o palhaço de assumir cadeira na Câmara. "Advogado é sórdido", declarou o promotor, ao abordar questão relativa ao prazo para apresentação da defesa. "Mas, se eu fosse advogado do Tiririca, também protocolaria a defesa dele às 18h50, dez minutos antes de o fórum fechar."

O prazo do palhaço vence hoje. O promotor suspeita da declaração dele à Justiça Eleitoral, na qual afirma ser alfabetizado. Uma outra pessoa teria redigido o texto a pedido do deputado eleito. Na defesa que entregará ao juiz da 1.ª Zona Eleitoral, o advogado de Tiririca contesta.

Porto se sentiu ofendido com as afirmações do promotor, transcritas em reportagem publicada pelo Correio Braziliense, edição do dia 22. Em ofício à Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, o defensor de Tiririca assinala que "em sua cruzada contra Francisco Everardo Oliveira Silva o promotor dispara impropérios para todos os lados".

"Desta vez, todos os limites da civilidade foram ultrapassados, tendo o promotor extrapolado em sua manifestação, ofendendo violentamente não os advogados de Francisco Everardo, mas sim toda a classe dos advogados ao designar de forma genérica os advogados como sendo 'sórdidos'", sustenta Porto.

A representação do advogado foi alvo de amplo debate no fim de semana, em Atibaia (SP), onde se reuniu o colégio de presidentes de subseções da OAB. "A classe está indignada", relata Silvio Salata, presidente da Comissão de Estudos Eleitorais. "Um foco do nosso encontro era exatamente nossas prerrogativas. O promotor atingiu a todos os advogados, estendeu a ofensa a todos nós."

Medidas
Duas medidas a OAB estuda contra Lopes: queixa à polícia para inquérito por crime contra a honra e procedimento para ato de desagravo que poderá culminar com a inclusão do nome do promotor na lista negra da entidade. "A ofensa tem conotação criminosa, é grave porque violou a função estatal que deve cumprir", observa Salata.

O enquadramento do promotor poderá ocorrer com base no artigo 7.º do Estatuto da Advocacia, que prevê "no caso de ofensa a inscrito na OAB, no exercício da profissão, o conselho competente deve promover o desagravo público do ofendido, sem prejuízo da responsabilidade criminal em que incorrer o infrator". O promotor não foi localizado para falar sobre o caso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


http://br.eleicoes.yahoo.net/


Envie um e-mail para mim!





 

18 de outubro de 2010

Bin Laden está escondido no noroeste do Paquistão, diz Otan


Oficial da aliança diz à 'CNN' que terrorista e seu substituto estão refugiados em casas separadas

 

 

estadão.com.br



WASHINGTON - Um alto dirigente da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disse à rede de notícias CNN nesta segunda-feira, 18, que acredita-se que o líder da organização terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden, e seu substituto estariam se escondendo em casas separadas na região noroeste do Paquistão.
Reprodução
Reprodução
 
Osama bin Laden e seu substitudo estariam vivendo 'confortavelmente', diz Otan

"Ninguém da Al-Qaeda vive em uma caverna", disse a fonte, que falou sob condição de anonimato. Ele disse que a Otan acredita que Bin Laden esteja vivendo confortavelmente, protegido por membros da inteligência paquistanesa. Islamabad nega repetidamente que protege membros de organizações terroristas.

Segundo o oficial, Bin Laden têm se movido nos últimos anos do extremo noroeste paquistanês, perto da fronteira com a China, até o Vale Kurram, perto do Afeganistão. As autoridades, porém, dizem que não há relatos visuais confirmados do líder terrorista ou de Ayman al-Zawahiri, o número 2 na hierarquia da Al-Qaeda.

A fonte não revelou como a Otan teve acesso a essas informações, mas disse poder acessar arquivos sensíveis e confidenciais da aliança.

O ministro do Interior do Paquistão, Rehman Malik, disse que outros relatórios anteriores que indicavam a localização do líder da Al-Qaeda, assim como o do líder do Taleban, o mulá Omar, se provaram falsos.
O ministro negou que os líderes insurgentes estejam no Paquistão, mas disse que qualquer informação que prove o contrário deve ser compartilhada com as autoridades locais para que "ações imediatas" sejam tomadas.

Osama Bin Laden é considerado o principal responsável pelos ataques terroristas ao World Trade Center e ao Pentágono em 11 de setembro de 2001, quando quase 4 mil pessoas morreram. Ele é procurado pelos EUA desde então.


Rejeição

Autoridades paquistanesas negam que forneçam proteção para o líder extremista. Há uma recompensa de US$ 25 milhões pela captura de Bin Laden. "É uma afirmação sem base. Nós a rejeitamos", disse um funcionário do Ministério das Relações Exteriores do Paquistão, pedindo anonimato. Segundo ele, não há provas para sustentar a matéria e a intenção dela é apenas "difamar o Paquistão". Um porta-voz da Otan disse que a aliança não tinha nenhum comentário imediato a fazer.

Acredita-se que Bin Laden tenha escapado da região de Tora Bora, no Afeganistão, após a invasão dos EUA ao país, no fim de 2001. As forças estrangeiras derrubaram o Taleban do poder e, com isso, a Al-Qaeda perdeu seu refúgio garantido no país. Os militantes logo se reorganizaram e lançaram uma insurgência contra os militares estrangeiros.

A última mensagem de Bin Laden era um áudio divulgado este mês. Na ocasião, ele pediu ações contra as mudanças climáticas globais e falou sobre os problemas causados pelas violentas enchentes no Paquistão. Zawahiri, apontado como principal ideólogo e estrategista da Al-Qaeda, costuma fazer mais mensagens. Recentemente, divulgou uma dias antes do aniversário dos atentados de 11 de Setembro. As informações são da Dow Jones.



Envie um e-mail para mim!



 

15 de outubro de 2010

Bancários encerram greve geral


Funcionários dos bancos públicos decidiram ontem à noite encerrar a paralisação que já durava 16 dias
Demócrito Garcia // democritogarcia.pb@dabr.com.br
Rafael Oliveira // rafaeloliveira.pb@dabr.com.br



14 de outubro de 2010

Bancários se reúnem e podem encerrar greve hoje


Economia



Categoria pedia aumento de 11%, mas Fenaban ofereceu 7,5%; sindicatos deverão aceitar

Do R7

A greve dos bancários pode terminar nesta quarta-feira (13), quando a categoria se reúne em assembleias por todo o país para decidir se mantém ou suspende a paralisação que já dura 15 dias. Na segunda-feira (11), a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) ofereceu um reajuste de 7,5% para os funcionários, além da valorização dos pisos salariais e maior participação nos lucros das empresas.

Como pagar contas durante a greve? Veja aqui

A Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), que é ligada à CUT (Central Única dos Trabalhadores), defende a aceitação das novas propostas. Se os bancários aprovarem as condições oferecidas pela Fenaban, a greve se encerra e os bancos voltam a funcionar normalmente nesta quinta-feira (14).

A Fenaban ofereceu o reajuste de 7,5% para quem ganha até R$ 5.250 – medida que afeta 85% dos bancários. Quem ganha mais do que isso vai receber um adicional fixo de R$ 393,75, ou a correção de 4,29%, índice que corresponde à inflação do período – cerca de 5% dos bancários se encaixam nessa faixa. Neste caso, valerá o maior valor.

Em relação ao piso salarial, o escriturário passará a ganhar R$ 1.250 – alta de 11,54% em relação ao valor atual. O caixa, incluindo a gratificação e outras verbas, passará a receber R$ 1.709 - um aumento de 13,82%.

O presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro, disse que a paralisação dos bancários foi decisiva para a conquista do aumento dos salários e as melhores condições de trabalho.
Com a unidade nacional da categoria e a força da maior greve dos últimos 20 anos, que chegou a paralisar 8.280 agências de bancos públicos e privados, os bancários quebraram a intransigência dos banqueiros e arrancaram reajuste de 7,5%, o que garante aumento real de 3,08%, valorização dos pisos de até 16,33% e melhoria na PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

O Brasil tem cerca de 19,5 mil unidades bancárias, segundo o site do Banco Central. Portanto, a greve, no seu ápice, atingiu 42,3% das agências do país, segundo o dado divulgado pela Contraf-CUT. A Fenaban não mencionou, em nenhum momento da paralisação, a quantidade de agências afetadas pela greve.

A Contraf-CUT comemorou ainda os progressos em assuntos como o combate ao assédio moral e a segurança contra assaltos e sequestros.

- No caso de assalto, haverá atendimento médico ou psicológico para os bancários que forem vítimas, logo após o ocorrido. O banco registrará Boletim de Ocorrência Policial em caso de assalto, tentativa e sequestro. Haverá também a possibilidade de realocação para outra agência ao bancário que for vítima de sequestro. Além disso, a Fenaban apresentará semestralmente a estatística nacional de assaltos e ataques a bancos.

Primeiras reivindicações 

Os empregados das instituições financeiras pediam, no início da paralisação, reajuste de 11% nos salários, mas a Fenaban queria repassar 4,29% de aumento - valor que representa apenas a reposição da inflação acumulada entre setembro de 2009 e agosto passado.




http://noticias.r7.com




Envie um e-mail para mim!





5 de outubro de 2010

Cidades maiores vão concentrar luta por votos de Marina


agestado
O mapa da eleição presidencial mostra que a petista Dilma Rousseff teve desempenho melhor nas cidades pequenas e médias. Marina Silva (PV) colheu os resultados mais favoráveis em grandes colégios eleitorais, enquanto José Serra (PSDB) teve votação mais homogênea nos municípios de diferentes tamanhos. Das 126 cidades onde foram contabilizados mais de 100 mil votos válidos saíram 63% dos eleitores da candidata do PV. No caso de Serra, 44% de seus votos são oriundos desses grandes municípios, e 39% no caso de Dilma.
Isso significa que a batalha pela conquista do eleitorado de Marina no segundo turno será travada, principalmente, nas grandes cidades do País. Dilma ganhou em 78 das 126 maiores cidades (62%, porcentual inferior à média do total de cidades onde a candidata ficou à frente). Serra venceu em outras 44 e Marina, em 4.
De 3.529 municípios com menos de 10 mil votos válidos para presidente, Dilma extraiu 20% de sua votação, contra 16% de Serra e 8% de Marina. Essas cidades representam 17% dos votos válidos, na média. Dilma foi a mais votada em 77% deles (acima de sua média). Já dos 1.508 municípios com entre 10 mil e 100 mil votos válidos (responsáveis por 38% dos votos válidos para presidente), Dilma e Serra extraíram praticamente o mesmo porcentual de suas respectivas votações: 41% e 40%, respectivamente, contra 29% de Marina. Dilma venceu em 69% dessas cidades médias.
As contas foram feitas pelo Estado quando havia dados disponíveis sobre a votação em 5.164 dos 5.565 municípios do Brasil (93% do total). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



http://br.eleicoes.yahoo.net/noticia/cidades-maiores-v-o-concentrar-luta-por-votos-de-marina.html





Envie um e-mail para mim!




2 de outubro de 2010

Elevado Gunnar Vingren



Ev Domingos Teixeira Costa

Foram inaugurados no dia 30/09/2010 a avenida Dalcídio Jurandir e o elevado Gunnar Vingren, uma homenagem da governadora Ana Júlia Carepa, ao missionário fundador da Igreja Assembléia de Deus, no dia 18 de Junho de 1911 em Belém do Pará, na companhia de Daniel Berg, também já homenageado pala mesma governadora neste ano, dando  nome ao elevado do cruzamento da Av Júlio César com a Av Pedro Álvares Cabral de Daniel Berg.
O elevado Gunnar Vingren, está localizado no cruzamento das avenidas Dalcídio Jurandir e Júlio César. A construção forma quase um ângulo de 90º e foi idealizado a fim de evitar a implantação de um semáforo para as duas vias, acarretando engarrafamentos ali.

A nova avenida Dalcídio Jurandir, é resultado da primeira etapa do projeto Ação Metrópole denominado de corredor Norte, medindo 4,8 quilômetros de extensão e segue da rodovia Augusto Montenegro até a avenida Júlio César. A via possui seis faixas de tráfego, sendo três no sentido Augusto Montenegro - Júlio César e as outras três no sentido contrário.

A avenida Dalcídio Jurandir tem capacidade de tráfego para 3.300 veículo por hora, sendo 1.100 carros por faixa. A coordenação do Ação Metrópole estima que 1.400 veículos passem a circular no novo trecho nos horários de pico, aliviando o trânsito na Av Pedro Álvares Cabral entre entroncamento e Av Júlio  Cesar, por parte dos veículos vindos das cidades novas,PAAR, Icoaraci e Bengui através avenidas Independência e Augusto Monte Negro.

Esteve presente ao ato inaugural, o Reverendo Samuel Câmara, Presidente da Assembeia de Deus nesta Capital, acompanhado por muitos pastores assembeianos representando a Igreja e externando a satisfação de ver o reconhecimento que há da grande Obra de Deus atualmente operando no mundo por mãos das Asembleias de Deus que foram embrionadas no Céu e nascida em Belém, Capital do Estado do Pará – Brasil, alcançando o mundo, com o Evangelho de Cristo Jesus, nosso SENHOR.





Envie um e-mail para mim!