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8 de fev. de 2007
Resumo: Lição nº 08 Escola Dominical
Lição 8
25 de fevereiro de 2007
A MISSÃO SOCIAL DA IGREJA
TEXTO ÁUREO
“Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o Senhor o livrará no dia do mal”
(Sl 41.1).
VERDADE PRÁTICA
Fé e obras se complementam inseparavelmente na vida daquele que vive para Jesus.
HINOS SUGERIDOS 04, 07, 08
COMENTÁRIO
Introdução
Palavra Chave:
Ação Social.
Atender ao pobre em suas necessidades é um preceito bíblico (Lv 23.22; Dt 15.11; Sl 41.1; 82.3; At 11.28-30; Gl 2.10). A missão assistencial da Igreja no mundo é a continuação da obra iniciada por Jesus. Assim como o Senhor jamais se esqueceu dos pobres, a Igreja não deve desprezá-los (Lc 4.18,19).
I. FUNDAMENTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DA IGREJA
1. No Antigo Testamento (Dt 15.10,11). Esta é uma das muitas referências do Antigo Testamento sobre o nosso dever de ajudar, assistir e socorrer os necessitados. Devemos atender ao pedinte (Dt 15.7-10) e ao carente de víveres para a sua subsistência (Sl 132.15). Ver Lv 19.10; 23.22; Êx 23.11. A justiça social ordenada por Deus determina que os ricos não desprezem os pobres (Dt 15.7-11), e que o estrangeiro, a viúva e o órfão sejam atendidos em suas necessidades (Êx 22.22; Dt 10.18; 14.29).
2. No Novo Testamento (Mt 26.11; Gl 2.10). Aqui são incluídos os pobres, enfermos, deficientes físicos, crianças, idosos, desamparados, desabrigados, encarcerados, bem como os incapazes de retribuir quaisquer favores recebidos (Lc 14.13,14). É justamente nesse contexto que devemos estudar a ação social da igreja primitiva. Ler At 2.43-46; 6.1; Rm 15.25-27; 1 Co 16.1-4; 2 Co 8; 9; Gl 2.9; Fp 4.18,19, etc.
II. A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA IGREJA PRIMITIVA
Após a conversão de quase três mil almas a Cristo, houve um grande despertamento espiritual entre os primeiros crentes. á pregação do evangelho, a doutrina, a comunhão, a fraternidade e a oração (At 2.42; 4.31; 5.42), o Espírito Santo também inspirou os servos de Deus rumo ao cumprimento da missão social da igreja.
1. Doutrina. “E perseveravam na doutrina dos apóstolos”.
A doutrina cristã, ensinada por Jesus, continuou no coração e na mente dos apóstolos. como Jesus havia predito (Jo 14.26; 15.26; 16.13, 13). A primeira coisa que cuidaram na igreja nascente foi a doutrina, que é essencial à fé cristã.
2. Comunhão. Comunhão quer dizer “aquilo que é comum a todos”; “fraternidade”; “compartilhar de um interesse comum”. Portanto, é relacionamento íntimo e fraternal entre os irmãos. Na igreja primitiva, era uma prática que fortalecia o relacionamento social e despertava a sensibilidade dos crentes pelas necessidades uns dos outros (At 2.44-46; 4.32-36).
3. Solidariedade. “E perseveravam no partir do pão”. Em Atos 2.42, pode referir-se tanto às refeições comuns quanto à Ceia do Senhor. Era costume, entre os judeus, representar a comunhão entre as pessoas, segurando com as mãos o pão e partindo-o em pedaços, ao invés de cortá-lo (Lc 22.19; 1 Co 11.24). Essa prática sugere a necessidade de a Igreja partilhar, por meio do serviço social, o pão material e espiritual com os necessitados.
4. Oração. “E perseveravam nas orações”. O sentido plural da palavra oração indica a diversidade dos propósitos pelos quais oramos. A oração foi a força motriz do grande avivamento no dia de Pentecostes (At 1.14; 2.1; 3.1). Havia uma assídua participação nas reuniões de oração da igreja primitiva, porque os crentes estavam sempre unidos em um mesmo Espirito, fé e amor.
III. UM PROFUNDO SENSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL (vv. 44,45)
A igreja primitiva não discutia se era ou não de sua responsabilidade suprir as necessidades dos cristãos pobres, realizava esse serviço movida de amor e compaixão de Deus. O bem-estar social em Cristo, tinha sua base nos valores espirituais e morais da igreja nascente.
1. A igreja era caridosa (At 2.45). O cristão deve levar a sério as três qualidades da igreja cristã, sitadas nos vv43,44: temor, fervor pentecostal e unidade. No original, os verbos desses descrevem uma ação repetida e contínua. “repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade” (v.45). O temor dos crentes era um profundo reconhecimento vindo de Deus. A Igreja “tinham tudo em comum”. Sua foi despertada para sair da neutralidade e da omissão social.
2. Consciência das necessidades materiais dos cristãos (At 11.27-30). A Bíblia registra a profecia concernente à grande fome e empobrecimento que atingiu o mundo de então. Esse fato ocorreu no governo de Cláudio César, imperador de Roma, entre 45-54 d.C. Josefo, historiador judeu, registra uma grande fome na Judéia em 46 d.C. Foi nesse período de extrema necessidade que os cristãos de Antioquia enviaram por arnaé e Paulo, suprimentos à igreja de Jerusalém. A igreja missionária em Antioquia se preocupava com o estado dos demais cristãos no mundo, especialmente com a igreja-mãe em Jerusalém. Os cristãos foram estimulados a contribuírem conforme suas posses e assim socorreram os irmãos da Judéia.
3. A igreja primitiva cumpria sua missão social (2 Co 8.3,4; 9.13). Ela não apenas pregava o evangelho, mas também atendia àqueles que necessitavam de socorro físico e material (Gl 2.9,10). Esses princípios devem nortear o serviço social da igreja:
a) Mutualidade – isto é, ser generoso, recíproco, solidário.
b) Responsabilidade – trata-se de privilégio e não obrigação (2 Co 8.4; 9.7);
c) Proporcionalidade – contribuição de acordo com as possibilidades individuais (2 Co 9.6,7).
SINOPSE DO TÓPICO (3)
A igreja primitiva realizava o serviço social movida de amor e compaixão a Deus.
CONCLUSÃO
A missão da igreja inclui não apenas a proclamação do evangelho, mas também a assistência aos pobres, a cura dos enfermos e a libertação dos oprimidos pelo diabo (Mc 16.15-18).
VOCABULÁRIO:
Arrefecer: Tornar-se frio; perder o calor; esfriar.
Mutualidade: Qualidade ou estado do que é mútuo; reciprocidade, permutação, troca.
Subsistência: Conjunto do que é preciso para sustentar a vida.
Víveres: Alimento; comida.
Costa
Resumo Lição nº 07 Escola Dominical
Lição 7
18 de fevereiro de 2007
Tema: A Missão Ética da Igreja
TEXTO ÁUREO
“Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos nem à igreja de Deus” (1 Co 10.32).
VERDADE PRÁTICA
O comportamento ético da Igreja perante o mundo deve ser um referencial de conduta para todas as instituições humanas existentes.
HINOS SUGERIDOS 87, 186, 232
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 5. 13-16, 20; Lucas 14. 34,35; 17. 20,21.
Ao Professor
Certo professor, que se preocupava mais com as palavras do que com os seus atos, ministrava com toda a verbosidade que sua cultura e preparo possibilitava. No entanto, percebeu que um aluno, impaciente, aguardava uma oportunidade para interrogá-lo. Assim que o professor encerrou o tópico, o educando afirmou sem qualquer rodeio: “ – Professor, o que fazes não permite que eu ouça o que dizes!” Fictício ou não, o professor é responsável diante de seus aprendizes não apenas pelo que fala, mas também pelos seus atos.
COMENTÁRIO
Introdução
Palavra Chave:Ética
É a ciência que trata da conduta humana, dos direitos e deveres do homem na sociedade em que vive.
Hoje estaremos estudando acerca da missão ética da Igreja consoante ao Estado, à família, e à própria comunidade cristã. a ética relaciona-se aos costumes de um povo. Na Igreja, a ética consiste nos conceitos que determinam o certo e o errado, de acordo com as Escrituras. A ética cristã tem por finalidade moldar a vida do crente dentro dos princípios para viver as virtudes, valores morais e espirituais, segundo as Escrituras e a ação do Espírito Santo em nosso ser (2 Co 3.17,18; Gl 5.22, 23).
REFLEXÃO
A ética é uma disciplina normativa, interessada na verdade ou falsidade das crenças morais.
I. A BASE ÉTICA DA IGREJA
A ética da Igreja baseia-se no caráter de Deus, segundo o que está revelado na Bíblia. Jesus confrontou o legalismo hipócrita dos escribas e fariseus quanto à Lei, a espiritualidade e a vida material. Ele objetivava destacar as normas éticas e morais do Antigo Testamento sob uma nova perspectiva da revelação divina através do Novo Testamento.
1. Deus é um Ser pessoal e ético. A ética perfeita é inerente ao caráter de Deus. Os vários nomes de Deus, expressos na Bíblia, revelam que o Altíssimo é perfeito. No princípio da criação, Ele se revelou como o Deus Criador, que existe por si mesmo, de eternidade em eternidade (Sl 90.2).
Quando chamou a Abrão de Ur dos Caldeus, o Senhor se revelou de modo muito pessoal. A Moisés, Ele se revelou como Jeová, o Deus Eterno e Todo-Poderoso. Na Bíblia, nos deparamos com expressões referentes ao Eterno que identificam seu caráter ético, vendo a maldade de Judá(Gn 38.7,10; Israel Dt 6.18; e Er 1 Cr 2.3). O Senhor é consciente das ações morais dos homens.
2. Atributos morais de Deus. São qualidades morais que revelam seu caráter ético; tais como justiça, retidão, perfeição, santidade, misericórdia e amor. A justiça, revela seu perfeito julgamento, revelado à obra-prima da sua criação, o homem (Jr 31.3; 1 Co 13.1-7).
SINOPSE DO TÓPICO (1)
A ética cristã está fundamentada na ética do Antigo e Novo Testamento, no caráter e nos santos atributos de Deus. O Senhor é o fundamento e princípio de toda justiça e verdade.
II. A DEMONSTRAÇÃO DA ÉTICA BÍBLICA PELA IGREJA
A ética como elemento do Reino dos céus, vemos no Sermão da Montanha (Mt 5-7; Mc 1.15; 4.11).
1. Características do Reino de Deus (Mt 10.7). Não se trata de um reino físico ou político, mas espiritual, a saber, o predomínio de Deus sobre um povo por Ele redimido (Rm 14.17; 1 Co 4.20; 2 Ts 1.5). É o povo genuinamente cristão, remido por Cristo, que aceita as condições do reino de Deus e se esforça por viver em obediência à sua vontade. O reino que Ele estava implantando situava-se a partir do coração dos seus discípulos (Lc 17.20,21). É um reino que se manifesta no ser humano, de dentro para fora e apresenta a manifestação de Deus através da Igreja de Cristo.
SINOPSE DO TÓPICO (2)
O Reino de Deus, é espiritual, invisível e interno no coração do homem. Porém se manifesta por suas obras.
III. A ÉTICA DA IGREJA EXEMPLIFICADA POR JESUS
1. A figura étca do sal (Mt 5.13). Jesus empregou muitas vezes a linguagem dos fatos cotidianos de sua época. A figura do sal fala de preservação, gosto, sabor, equilíbrio e influência. O cristão deve ser santo em todas as formas de proceder, em meio a um mundo corrompido (1 Pe 1.15,16). No plano individual o crente deve, pelo poder do Espírito Santo, viver uma vida pura, sempre evitando o pecado, para assim influenciar positivamente as pessoas ao seu redor (Jo 17.11-13).
2. A figura da luz (Mt 5.14-16; Ef 5.8). Nossa luz deve refletir o conteúdo do evangelho como testemunho para o mundo (2 Co 4.6), pois somos “filhos da luz” (1 Ts 5.5). Nossa luz não deve ficar escondida, deve estar sempre à vista, em lugar alto (Mt 5.15), com nossa vida e nossas obras testemunhando de Jesus (Mt 5.16). Palavras, atitudes, relacionamentos, e todo o nosso modo de viver na igreja, no emprego, no lar, reflete a luz que temos de Deus e projetando nossa ética comportamental.
SINOPSE DO TÓPICO (3)
A ética cristã foi exemplificada por Jesus mediante o emprego de dois elementos cotidianos: o sal e a luz. O sal ilustra o comportamento cristão, enquanto a luz, o testemunho do crente perante o mundo.
CONCLUSÃO
A Igreja de Cristo na Terra deve expressar, no seu comportamento, a ética que Cristo viveu e ensinou em relação à vida particular, à família, ao uso do dinheiro, às responsabilidades civis e ao comportamento social.
MEMORIZE
“É o papel da Igreja servir e transformar a sociedade e suas instituições” (C.B.Johns).
Costa
Resumo da Lição nº 06, Escola Dominical
TEMA – MISSÃO PROFÉTICA DA IGREJA;
A PROCLAMAÇÃO DA PALAVRA
Lição 6, 11 de fevereiro de 2007
TEXTO ÁUREO
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pe 2.9).
VERDADE PRÁTICA
Na adoração, a Igreja dirige-se a Deus; no discipulado, dirige-se aos convertidos; na proclamação profética, dirige-se ao mundo.
HINOS SUGERIDOS 288, 306, 430
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 3.18-26.
INTERAÇÃO
Professor, Recorra ao Auxílio Bibliográfico, pois explica o sentido teológico da palavra “mistério”, termo-chave do primeiro tópico da lição.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
O aluno não é uma tábula rasa, uma folha em branco ou uma mente vazia; ele presume que sabe uma parte daquilo que o professor deseja ensinar-lhe. o professor deve evitar a postura que condena o que o aprendiz sabe, como se apenas ele conhecesse a verdade sobre qualquer fato ou assunto. É necessário permitir que o educando expresse o seu conhecimento.
COMENTÁRIO
I. A PROCLAMAÇÃO PROFÉTICA DA IGREJA PRIMITIVA
A pregação do Reino de Deus tinha um sentido profético e missionário na vida da igreja primitiva.
1. As Sagradas Escrituras descrevem a proclamação das boas-novas e o seu conteúdo doutrinário como a revelação do “mistério que desde os tempos eternos esteve oculto em Deus” (Rm 16.25; 1 Co 2.7; Ef 1.9; 3.3,4,9; 5.32; 6.19). Esse mistério não é descrito apenas como uma mensagem (Rm 16.25; Ef 3.3; 6.19), mas como o Verbo encarnado (Cl 1.26-28; 2.2,3; 4.3). Este revelou a Deus (Jo 1.18; 8.16; 10.30), a vontade divina (Mt 7.21; Jo 4.34) e a Palavra de Deus (Jo 14.24; 17.6, 14,17).
a) O mistério foi revelado à Igreja para a glória dos santos (1 Co 2.7; Cl 1.26,27); como está escrito: “descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito” (Ef 1.9). O mistério revelado da salvação em Cristo deve ser anunciado a todos os homens (Ef 3.9; 6.19; Cl 4.3; 2.2).
b) Deus havia planejado a Igreja antes da fundação do mundo e a sua concretização haveria de acontecer na história da humanidade. Todo o plano de restauração e salvação que estava oculto cumpriu-se em Jesus Cristo (Ef 1.9,10; Cl 1.27; 2.2) “na plenitude dos tempos” (Gl 4.4; Ef 1.10), quando Deus enviou seu Filho para salvar o homem (Lc 19.10), e despojar a Satanás e seus anjos, triunfando sobre eles (Cl 2.15; 1 Jo 3.5,8). Este é o “mistério da piedade” que inclui a encarnação, morte, ressurreição e triunfo glorioso de Jesus Cristo (1 Tm 3.16).
“A Igreja é o megafone de Deus para o mundo surdo pelo pecado”.
2. Os Evangelhos são a mensagem de Cristo, ordenando seus discípulos no sentido de proclamar o Reino de Deus a todas as gentes (Mt 3.1,2; Mc 1.14,15; Lc 18.16,17). Quando se diz “é chegado o Reino...”(Mt 4.17), A atual manifestação do Reino de Deus implica salvação do poder do pecado, (1 Co 15.20-25,42-57).
II. DIMENSÕES DA MISSÃO PROFÉTICA DA IGREJA
1. A missão profética da Igreja é a Grande Comissão que lhe foi outorgada por Cristo. (Mt 28.18-20) Essa missão, é pregar o evangelho alicerçado na autoridade de Jesus. É função da Igreja proclamar a todos que se arrependam, para que sejam perdoados os seus pecados (Mc 1.14), e possam ingressar no Reino de Deus.
2. Israel recebeu de Deus uma missão profética, mas falhou. Então, o Todo-Poderoso elegeu um novo povo constituído de judeus e gentios, estabelecendo através de seu Filho Jesus um novo pacto.
“Quando a Igreja se cala, o pecado grita altissonante no mundo”.
Israel falhou em sua missão profética, mas a Igreja não falhará.
III. A MENSAGEM PROFÉTICA DA IGREJA (At 3.18-26) O arrependimento. (At 2.38; 3.19; 17.30) e a segunda Vinda de Cristo, o Juiz.
1. O arrependimento requer uma mudança completa na vida de rebelião e pecado do homem contra Deus. A Igreja do Deus vivo, conclama a todos que se arrependam e se convertam, para que sejam perdoados de seus pecados (At 3.19).
2. A segunda vinda de Cristo (vv.20,21; 1 Ts 4.13-18). Os apóstolos anunciavam o retorno triunfante de Cristo à Terra, como cumprimento da palavra profética anunciada pelos santos profetas do Antigo Testamento. A missão profética da Igreja, inclui a proclamação do retorno triunfante de Cristo como juiz dos vivos e dos mortos (At 10.42; 17.31), não apenas dos cristãos, mas também dos pecadores.
CONCLUSÃO
Segundo o texto de 1 Pe 2.9,10, a igreja deve cumprir plenamente o seu tríplice ministério: real, sacerdotal e profético, para que a sua missão satisfaça o projeto de Deus na Terra.
Costa
7 de fev. de 2007
NASA revê avaliação psicológica dos astronautas depois do caso Nowak
NASA revê avaliação psicológica dos astronautas depois do caso Nowak
A NASA indicou quarta-feira ter iniciado a revisão da sua avaliação psicológica dos astronautas à luz do drama de ciúmes que envolveu dois deles e uma militar, defendendo que este caso "pessoal" não prejudicará a agência.
"É um caso pessoal e judicial", sublinhou durante uma conferência de imprensa Shana Dale, administradora adjunta da Agência espacial norte-americana (NASA).
O administrador da NASA, Mike Griffin, deu ordem terça-feira para "rever os exames psicológicos de admissão no corpo dos astronautas assim como a natureza e a extensão do acompanhamento psicológico das carreiras de astronautas", acrescentou ela.
"Mike Griffin quer um reexame das nossas avaliações médicas, psicológicas e métodos de acompanhamento médico para determinar se são necessárias mudanças a fim de garantir que os nossos astronautas têm o nível de atenção psicológica e médica de que necessitam".
Trata-se de uma "situação única", salientou, afirmando-se convicta que est e caso não trará consequências, no futuro, para a NASA.
No início da semana, a astronauta norte-americana Lisa Nowak, em missão no espaço em Julho, fez 1.500 quilómetros de automóvel do Texas (sul) até à Florida (sudeste) para agredir Collen Shipman, uma oficial da Força Aérea norte-americana de 30 anos, por suspeitar que ela mantinha um caso com o astronauta William Oefelein por quem Nowak se apaixonara.
Ela foi indiciada terça-feira de tentativa de assassínio e posta em liberdade mediante o pagamento de uma caução. Foi suspensa de funções por um mês pela NASA e proibida de voar.
Costa
Rivais palestinianos tentam a paz em Meca
Cimeira na cidade santa saudita
O presidente da Autoridade Palestiniana (AP) e líder do movimento nacionalista Fatah, Mahmoud Abbas, está desde ontem reunido na cidade saudita de Meca com o secretário-geral do Hamas, Khaled Meshaal, com o objectivo de acordar num cessar-fogo entre os dois grupos palestinianos rivais, que desde há semanas estão envolvidos em ferozes combates nas ruas de Gaza, que já causaram dezenas de mortos.
O presidente palestiniano, Meshaal, e ainda o primeiro-ministro, Ismail Haniyeh, também do Hamas, prometem não terminar a cimeira sem um entendimento. O esboço do acordo inclui a formação de um governo de unidade nacional, a reconstrução da OLP (como casa comum dos palestinianos). Abbas adiantou que “há determinação entre os palestinos para conseguir um acordo antes de sair da Arábia Saudita”, uma ideia defendida também por Haniyeh: “Viemos aqui para chegar a um acordo e estamos determinados a atender às aspirações do povo palestiniano.”
Costa
Al-Qaeda diz que derrubou helicóptero dos EUA no Iraque
Al-Qaeda diz que derrubou helicóptero dos EUA no Iraque
Da France Presse
DUBAI - A facção iraquiana da Al-Qaeda afirmou, em um comunicado na internet, ter derrubado um helicóptero americano Chinook na região de Al Karama, perto de Bagdá, e acrescentou que o aparelho "foi calcinado". No Iraque, um porta-voz do exército americano declarou que um helicóptero havia caído nesta quarta-feira, sem precisar o número de vítimas ou o local da queda. Pouco antes, o exército americano indicou que estava investigando informações sobre a possível queda de um helicóptero para o transporte de tropas, do tipo Chinook, perto de Bagdá. O Chinook pode transportar 30 soldados e conta geralmente com três tripulantes.
Costa
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