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8 de fevereiro de 2007

Resumo Lição nº 07 Escola Dominical

Lição 7 18 de fevereiro de 2007 Tema: A Missão Ética da Igreja TEXTO ÁUREO “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos nem à igreja de Deus” (1 Co 10.32). VERDADE PRÁTICA O comportamento ético da Igreja perante o mundo deve ser um referencial de conduta para todas as instituições humanas existentes. HINOS SUGERIDOS 87, 186, 232 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Mateus 5. 13-16, 20; Lucas 14. 34,35; 17. 20,21. Ao Professor Certo professor, que se preocupava mais com as palavras do que com os seus atos, ministrava com toda a verbosidade que sua cultura e preparo possibilitava. No entanto, percebeu que um aluno, impaciente, aguardava uma oportunidade para interrogá-lo. Assim que o professor encerrou o tópico, o educando afirmou sem qualquer rodeio: “ – Professor, o que fazes não permite que eu ouça o que dizes!” Fictício ou não, o professor é responsável diante de seus aprendizes não apenas pelo que fala, mas também pelos seus atos. COMENTÁRIO Introdução Palavra Chave:Ética É a ciência que trata da conduta humana, dos direitos e deveres do homem na sociedade em que vive. Hoje estaremos estudando acerca da missão ética da Igreja consoante ao Estado, à família, e à própria comunidade cristã. a ética relaciona-se aos costumes de um povo. Na Igreja, a ética consiste nos conceitos que determinam o certo e o errado, de acordo com as Escrituras. A ética cristã tem por finalidade moldar a vida do crente dentro dos princípios para viver as virtudes, valores morais e espirituais, segundo as Escrituras e a ação do Espírito Santo em nosso ser (2 Co 3.17,18; Gl 5.22, 23). REFLEXÃO A ética é uma disciplina normativa, interessada na verdade ou falsidade das crenças morais. I. A BASE ÉTICA DA IGREJA A ética da Igreja baseia-se no caráter de Deus, segundo o que está revelado na Bíblia. Jesus confrontou o legalismo hipócrita dos escribas e fariseus quanto à Lei, a espiritualidade e a vida material. Ele objetivava destacar as normas éticas e morais do Antigo Testamento sob uma nova perspectiva da revelação divina através do Novo Testamento. 1. Deus é um Ser pessoal e ético. A ética perfeita é inerente ao caráter de Deus. Os vários nomes de Deus, expressos na Bíblia, revelam que o Altíssimo é perfeito. No princípio da criação, Ele se revelou como o Deus Criador, que existe por si mesmo, de eternidade em eternidade (Sl 90.2). Quando chamou a Abrão de Ur dos Caldeus, o Senhor se revelou de modo muito pessoal. A Moisés, Ele se revelou como Jeová, o Deus Eterno e Todo-Poderoso. Na Bíblia, nos deparamos com expressões referentes ao Eterno que identificam seu caráter ético, vendo a maldade de Judá(Gn 38.7,10; Israel Dt 6.18; e Er 1 Cr 2.3). O Senhor é consciente das ações morais dos homens. 2. Atributos morais de Deus. São qualidades morais que revelam seu caráter ético; tais como justiça, retidão, perfeição, santidade, misericórdia e amor. A justiça, revela seu perfeito julgamento, revelado à obra-prima da sua criação, o homem (Jr 31.3; 1 Co 13.1-7). SINOPSE DO TÓPICO (1) A ética cristã está fundamentada na ética do Antigo e Novo Testamento, no caráter e nos santos atributos de Deus. O Senhor é o fundamento e princípio de toda justiça e verdade. II. A DEMONSTRAÇÃO DA ÉTICA BÍBLICA PELA IGREJA A ética como elemento do Reino dos céus, vemos no Sermão da Montanha (Mt 5-7; Mc 1.15; 4.11). 1. Características do Reino de Deus (Mt 10.7). Não se trata de um reino físico ou político, mas espiritual, a saber, o predomínio de Deus sobre um povo por Ele redimido (Rm 14.17; 1 Co 4.20; 2 Ts 1.5). É o povo genuinamente cristão, remido por Cristo, que aceita as condições do reino de Deus e se esforça por viver em obediência à sua vontade. O reino que Ele estava implantando situava-se a partir do coração dos seus discípulos (Lc 17.20,21). É um reino que se manifesta no ser humano, de dentro para fora e apresenta a manifestação de Deus através da Igreja de Cristo. SINOPSE DO TÓPICO (2) O Reino de Deus, é espiritual, invisível e interno no coração do homem. Porém se manifesta por suas obras. III. A ÉTICA DA IGREJA EXEMPLIFICADA POR JESUS 1. A figura étca do sal (Mt 5.13). Jesus empregou muitas vezes a linguagem dos fatos cotidianos de sua época. A figura do sal fala de preservação, gosto, sabor, equilíbrio e influência. O cristão deve ser santo em todas as formas de proceder, em meio a um mundo corrompido (1 Pe 1.15,16). No plano individual o crente deve, pelo poder do Espírito Santo, viver uma vida pura, sempre evitando o pecado, para assim influenciar positivamente as pessoas ao seu redor (Jo 17.11-13). 2. A figura da luz (Mt 5.14-16; Ef 5.8). Nossa luz deve refletir o conteúdo do evangelho como testemunho para o mundo (2 Co 4.6), pois somos “filhos da luz” (1 Ts 5.5). Nossa luz não deve ficar escondida, deve estar sempre à vista, em lugar alto (Mt 5.15), com nossa vida e nossas obras testemunhando de Jesus (Mt 5.16). Palavras, atitudes, relacionamentos, e todo o nosso modo de viver na igreja, no emprego, no lar, reflete a luz que temos de Deus e projetando nossa ética comportamental. SINOPSE DO TÓPICO (3) A ética cristã foi exemplificada por Jesus mediante o emprego de dois elementos cotidianos: o sal e a luz. O sal ilustra o comportamento cristão, enquanto a luz, o testemunho do crente perante o mundo. CONCLUSÃO A Igreja de Cristo na Terra deve expressar, no seu comportamento, a ética que Cristo viveu e ensinou em relação à vida particular, à família, ao uso do dinheiro, às responsabilidades civis e ao comportamento social. MEMORIZE “É o papel da Igreja servir e transformar a sociedade e suas instituições” (C.B.Johns). Costa

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