Resultados de Pesquisa

.

23 de fevereiro de 2007

Igreja agradece a Bento XVI por canonização de Frei Galvão

Rio de Janeiro, 23 fev (EFE).- O episcopado brasileiro manifestou hoje sua satisfação e agradecimento ao Papa Bento XVI pela decisão de canonizar o beato Antônio de Sant'Ana Galvão, conhecido como Frei Galvão, que se transformará no primeiro santo nascido no Brasil, país com maior número de católicos no mundo.
"O episcopado brasileiro, ao mesmo tempo em que agradece ao Papa Bento XVI, convida todo o povo a alegrar-se pela canonização do primeiro santo nascido no Brasil", diz a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em comunicado.
O Vaticano informou hoje que o beato brasileiro será proclamado santo na missa que Bento XVI realizará no dia 11 de maio em São Paulo, durante sua primeira visita ao Brasil.
Nesta sexta-feira, o Pontífice aprovou um decreto reconhecendo um milagre de autoria de Frei Galvão.
Antônio de Sant'Ana Galvão (1739-1822) foi sacerdote da Ordem dos Frades Menores Alcantarinos ou Descalços e fundador do Monastério das Religiosas Concepcionistas.
Apesar de o Papa João Paulo II ter canonizado em 2002 a Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus, considerada a primeira santa brasileira, esta religiosa nasceu em 1865 em Trento (norte da Itália) e se mudou com sua família para o Brasil somente em 1875.
A Irmã Paulina foi beatificada por João Paulo II, em 1991, durante sua segunda visita ao Brasil.
A cerimônia de canonização de Frei Galvão acontecerá durante a visita de cinco dias do Papa ao Brasil, que começa em 5 de maio, para a inauguração da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano (Celam), no santuário mariano de Aparecida.
Durante sua visita, Bento XVI se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 10 de maio, em São Paulo, e um dia depois viajará para Aparecida, principal centro de peregrinação do catolicismo no país. EFE
{ Costa }

Nenhum comentário: