Resultados de Pesquisa

.

23 de fevereiro de 2007

China promove show de fogos de artifício em celebração do Ano do Porco

Pequim, 23 fev (EFE) - A celebração do Ano do Porco iluminou o começo da madrugada de Pequim com a explosão de fogos de artifício, com os quais os chineses pediam ao Deus da Riqueza para interceder por eles e concedê-los prosperidade nos próximos 12 meses.
Pessoas de todos os níveis sociais disputavam para ver quem fazia o maior barulho pirotécnico nas ruas da capital da China, pelas quais passear de noite ficou quase perigoso nestes dias, único período do ano em que Pequim permite os fogos de artifício.
"Hoje é o dia mais importante na Festa de Primavera, junto com o primeiro de Janeiro (no último domingo) e a Festa da Lanterna (dia 3 de março)", disse à Efe Zhang Na, uma jovem chinesa que, andando pela calçada, tentava se esquivar como podia dos foguetes e fogos.
Em 2006, Pequim pôs fim aos anos de proibição do uso de fogos de artifício durante as festas de Ano Novo, regra que foi motivo de queixas dos moradores da capital (e de outras cidades onde o veto ainda é mantido).
A cada ano, os lançamentos de fogos sem controle deixam milhares de feridos e dezenas de mortos durante as comemorações. Neste ano, ainda é preciso esperar que as celebrações terminem para conhecer o número total de vítimas.
Por enquanto, foi divulgado apenas o caso de um jovem de 25 anos, que morreu quando uma bomba pirotécnica explodiu em seu rosto. EFE
{ Costa }

Nenhum comentário: