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8 de fevereiro de 2007

Resumo: Lição nº 08 Escola Dominical

Lição 8 25 de fevereiro de 2007 A MISSÃO SOCIAL DA IGREJA TEXTO ÁUREO “Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o Senhor o livrará no dia do mal” (Sl 41.1). VERDADE PRÁTICA Fé e obras se complementam inseparavelmente na vida daquele que vive para Jesus. HINOS SUGERIDOS 04, 07, 08 COMENTÁRIO Introdução Palavra Chave: Ação Social. Atender ao pobre em suas necessidades é um preceito bíblico (Lv 23.22; Dt 15.11; Sl 41.1; 82.3; At 11.28-30; Gl 2.10). A missão assistencial da Igreja no mundo é a continuação da obra iniciada por Jesus. Assim como o Senhor jamais se esqueceu dos pobres, a Igreja não deve desprezá-los (Lc 4.18,19). I. FUNDAMENTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DA IGREJA 1. No Antigo Testamento (Dt 15.10,11). Esta é uma das muitas referências do Antigo Testamento sobre o nosso dever de ajudar, assistir e socorrer os necessitados. Devemos atender ao pedinte (Dt 15.7-10) e ao carente de víveres para a sua subsistência (Sl 132.15). Ver Lv 19.10; 23.22; Êx 23.11. A justiça social ordenada por Deus determina que os ricos não desprezem os pobres (Dt 15.7-11), e que o estrangeiro, a viúva e o órfão sejam atendidos em suas necessidades (Êx 22.22; Dt 10.18; 14.29). 2. No Novo Testamento (Mt 26.11; Gl 2.10). Aqui são incluídos os pobres, enfermos, deficientes físicos, crianças, idosos, desamparados, desabrigados, encarcerados, bem como os incapazes de retribuir quaisquer favores recebidos (Lc 14.13,14). É justamente nesse contexto que devemos estudar a ação social da igreja primitiva. Ler At 2.43-46; 6.1; Rm 15.25-27; 1 Co 16.1-4; 2 Co 8; 9; Gl 2.9; Fp 4.18,19, etc. II. A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA IGREJA PRIMITIVA Após a conversão de quase três mil almas a Cristo, houve um grande despertamento espiritual entre os primeiros crentes. á pregação do evangelho, a doutrina, a comunhão, a fraternidade e a oração (At 2.42; 4.31; 5.42), o Espírito Santo também inspirou os servos de Deus rumo ao cumprimento da missão social da igreja. 1. Doutrina. “E perseveravam na doutrina dos apóstolos”. A doutrina cristã, ensinada por Jesus, continuou no coração e na mente dos apóstolos. como Jesus havia predito (Jo 14.26; 15.26; 16.13, 13). A primeira coisa que cuidaram na igreja nascente foi a doutrina, que é essencial à fé cristã. 2. Comunhão. Comunhão quer dizer “aquilo que é comum a todos”; “fraternidade”; “compartilhar de um interesse comum”. Portanto, é relacionamento íntimo e fraternal entre os irmãos. Na igreja primitiva, era uma prática que fortalecia o relacionamento social e despertava a sensibilidade dos crentes pelas necessidades uns dos outros (At 2.44-46; 4.32-36). 3. Solidariedade. “E perseveravam no partir do pão”. Em Atos 2.42, pode referir-se tanto às refeições comuns quanto à Ceia do Senhor. Era costume, entre os judeus, representar a comunhão entre as pessoas, segurando com as mãos o pão e partindo-o em pedaços, ao invés de cortá-lo (Lc 22.19; 1 Co 11.24). Essa prática sugere a necessidade de a Igreja partilhar, por meio do serviço social, o pão material e espiritual com os necessitados. 4. Oração. “E perseveravam nas orações”. O sentido plural da palavra oração indica a diversidade dos propósitos pelos quais oramos. A oração foi a força motriz do grande avivamento no dia de Pentecostes (At 1.14; 2.1; 3.1). Havia uma assídua participação nas reuniões de oração da igreja primitiva, porque os crentes estavam sempre unidos em um mesmo Espirito, fé e amor. III. UM PROFUNDO SENSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL (vv. 44,45) A igreja primitiva não discutia se era ou não de sua responsabilidade suprir as necessidades dos cristãos pobres, realizava esse serviço movida de amor e compaixão de Deus. O bem-estar social em Cristo, tinha sua base nos valores espirituais e morais da igreja nascente. 1. A igreja era caridosa (At 2.45). O cristão deve levar a sério as três qualidades da igreja cristã, sitadas nos vv43,44: temor, fervor pentecostal e unidade. No original, os verbos desses descrevem uma ação repetida e contínua. “repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade” (v.45). O temor dos crentes era um profundo reconhecimento vindo de Deus. A Igreja “tinham tudo em comum”. Sua foi despertada para sair da neutralidade e da omissão social. 2. Consciência das necessidades materiais dos cristãos (At 11.27-30). A Bíblia registra a profecia concernente à grande fome e empobrecimento que atingiu o mundo de então. Esse fato ocorreu no governo de Cláudio César, imperador de Roma, entre 45-54 d.C. Josefo, historiador judeu, registra uma grande fome na Judéia em 46 d.C. Foi nesse período de extrema necessidade que os cristãos de Antioquia enviaram por arnaé e Paulo, suprimentos à igreja de Jerusalém. A igreja missionária em Antioquia se preocupava com o estado dos demais cristãos no mundo, especialmente com a igreja-mãe em Jerusalém. Os cristãos foram estimulados a contribuírem conforme suas posses e assim socorreram os irmãos da Judéia. 3. A igreja primitiva cumpria sua missão social (2 Co 8.3,4; 9.13). Ela não apenas pregava o evangelho, mas também atendia àqueles que necessitavam de socorro físico e material (Gl 2.9,10). Esses princípios devem nortear o serviço social da igreja: a) Mutualidade – isto é, ser generoso, recíproco, solidário. b) Responsabilidade – trata-se de privilégio e não obrigação (2 Co 8.4; 9.7); c) Proporcionalidade – contribuição de acordo com as possibilidades individuais (2 Co 9.6,7). SINOPSE DO TÓPICO (3) A igreja primitiva realizava o serviço social movida de amor e compaixão a Deus. CONCLUSÃO A missão da igreja inclui não apenas a proclamação do evangelho, mas também a assistência aos pobres, a cura dos enfermos e a libertação dos oprimidos pelo diabo (Mc 16.15-18). VOCABULÁRIO: Arrefecer: Tornar-se frio; perder o calor; esfriar. Mutualidade: Qualidade ou estado do que é mútuo; reciprocidade, permutação, troca. Subsistência: Conjunto do que é preciso para sustentar a vida. Víveres: Alimento; comida. Costa

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