Resultados de Pesquisa

.

29 de out. de 2007

Tentativa de rapto em África

Presidente francês condena actuação de organização humanitáriaO Presidente Nicolas Sarkozy condenou a actuação duma organização humanitária francesa que tentou retirar ilegalmente mais de cem crianças da região de fronteira entre o Chade e o Sudão. O caso está a provocar uma polémica internacional.

SIC Uma organização humanitária tentou retirar ilegalmente do continente africano mais de cem crianças

À primeira vista parecia uma operação humanitária destinada a dar uma vida melhor a mais de cem crianças órfãs. Nove cidadãos franceses recolheram as crianças na zona de fronteira entre o Chade e a região de Darfur, no Sudão.

Fretado um avião duma companhia de baixo custo espanhola, as crianças seriam levadas para França e entregues para adopção.

A operação levantou suspeitas e as autoridades do Chade seguiram os movimentos da organização. No momento em que as crianças se preparavam para embarcar a polícia deteve os nove franceses e oito elementos da tripulação espanhola.

Afinal as crianças não serão órfãs e terão sido raptadas ou compradas. O Presidente do Chade afirma ainda que a organização francesa pretendia vender as crianças a redes de pedofilia ou de tráfico de órgãos.

O Governo francês já condenou a actuação da organização humanitária. Nicolas Sarkozy foi mais longe e afirmou que este tipo de missão é ilegal e inaceitável. O Presidente francês já prometeu todo o tipo de ajuda para esclarecer todos os contornos do caso.

Do Site:

Diplomata da UE critica sanções de Israel contra Gaza

A comissária de relações exteriores da União Européia (UE), Benita Ferrero-Waldner, criticou hoje a decisão israelense de impor cortes no fornecimento de combustível e de energia elétrica à Faixa de Gaza, qualificando a represália de Israel como punição coletiva. De acordo com os palestinos, Israel reduziu ontem em 30% o fornecimento de combustíveis, apesar de militares israelenses terem alegado que a redução ficou entre 5% e 11%, dependendo do tipo de combustível.

A comissária da UE manifestou sua preocupação durante visita a Jerusalém. A diplomata reconheceu a "aflição" provocada pelos disparos de foguetes palestinos, mas acredita que "a punição coletiva jamais serve como solução".

Israel alega que as novas punições têm como objetivo forçar o Hamas a impedir o lançamento quase diário de foguetes rústicos na direção das cidades israelenses. Os habitantes de Gaza dependem de Israel para ter acesso a todo o combustível e a metade da energia elétrica consumidos no território.

Em setembro, Israel declarou Gaza uma "entidade hostil" e aprovou um plano de sanções com o objetivo de interromper os disparos de foguete. O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, aprovou a implementação das sanções na semana passada.

Ontem, dez grupos de defesa dos direitos humanos ingressaram na Suprema Corte de Israel contra as sanções. A máxima instância judicial do país deu ao Estado cinco dias para apresentar seus argumentos, disse Sari Bashi, representante do Gisha, um dos dez grupos que assinaram a petição.

Em episódios de violência ocorridos hoje em Gaza, um militante e um civil palestinos e um soldado israelense morreram durante uma breve incursão promovida pelo Exército de Israel contra o território litorâneo. Outro militante palestino morreu num incidente distinto. Fonte: Agencia Estado - AE-AP

Do Site:

Marcos Paulo assume namoro com modelo em festa da Globo

PATRÍCIA DANTASda Folha Online

Após muitas especulações, Marcos Paulo assumiu publicamente o namoro com a atriz e modelo Cibele Dorsa na festa de lançamento da novela "Desejo Proibido" neste domingo (28), no Memorial do Imigrante, em São Paulo.

Divulgação Marcos Paulo assumiu namoro na festa da novela "Desejo Proibido"

O diretor de núcleo da nova trama das seis da Globo chegou ao evento acompanhado das filhas e de Cibele, tornando-se alvo da imprensa.

"Nos conhecemos hoje, foi amor à primeira vista. Ela é incrível. A gente não está, a gente é", brincou Marcos, tentando despistar sobre o namoro de longa data.

João Sal/Folha Imagem A modelo e atriz Cibele Dorsa é a nova eleita do diretor

Expectativa para estréia

Marcos Paulo aposta no sucesso de "Desejo Proibido", que estréia na próxima segunda-feira (5), no lugar de "Eterna Magia", por três motivos.

"Em primeiro lugar, o texto é do Walther Negrão, excelente. Junto com isso, o elenco é maravilhoso, tem nomes de peso. E em terceiro, está sendo um prazer fazer essa novela, o clima nos bastidores está ótimo. Esse é um tripé muito legal para começar", comentou.

O diretor diz acreditar no potencial de Fernanda Vasconcellos e Grazi Massafera em papéis de destaques na trama.

"Acho que elas têm talento. A Grazi tem um dos olhares mais lindos do Brasil. Se tiver carisma, ajuda, mas só carisma não suplanta o talento. Talento é talento".

Personagens

Na trama, ambientada na década de 30, Grazi interpreta Florinda, uma moça do interior desesperada para subir ao altar. Ela é filha de Viriato (Lima Duarte), prefeito da cidade de Passaperto, no interior de Minas Gerais.

"Talento é uma coisa que a gente desperta com muita força de vontade. Estou tentando chegar lá, me dedicando muito. Me sinto em uma escola trabalhando com Lima Duarte, Nívea Maria, Eva Wilma. É fantástico, um grande aprendizado", disse a atriz, que chegou à festa acompanhada do namorado, Cauã Reymond.

Após o papel de Nanda em "Páginas da Vida", Fernanda Vasconcellos interpreta a personagem Laura e se envolverá em um triângulo amoroso com Henrique (Daniel Oliveira) e o padre Miguel (Murilo Rosa).

"Ela vai se pegar na dúvida se gosta ou não do Henrique, que foi prometido a ela em casamento desde pequena, e vai se encantar por Miguel. Ela não sabe que ele é padre e tentará, a todo custo, descobrir o segredo dele", resumiu Fernanda.

Escrita por Walther Negrão, a novela ainda conta no elenco com atores como Júlia Lemmertz, Pedro Paulo Rangel, Marcos Caruso, Paulo César Grande, Letícia Sabatella, Alexandre Borges, Camila Rodrigues e Fernanda Paes Leme.

Do Site:

28 de out. de 2007

Cartum declara trégua durante as negociações de paz

Cartum - O governo sudanês declarou, sábado, cessar-fogo imediato em Darfur, durante a abertura de negociações de paz que visam encerrar quatro anos e meio de violência na região.

«Comprometemo-nos a respeitar este cessar-fogo unilateral», adiantou Nafie, adjunto do presidente sudanês, na abertura das conversações de paz que estão a decorrer em Syrte na Líbia.

As negociações decorrem na cidade libanesa de Syrte e ficam marcadas pela ausência de alguns grupos rebeldes importantes, o que coloca em causa quaisquer conclusões que resultem da reunião.

Na véspera da abertura das negociações, mediado pela União Africana e pelas Nações Unidas, dois grandes grupos insurgentes disseram que não participariam. A decisão foi comunicada depois de outro chefe rebelde, Abdel Wahed Mohamed el-Nur, fundador de um terceiro grupo, o Exército de Libertação do Sudão (SLA, em inglês), afirmar que não viajaria à Líbia para as conversações.

A ausência destes grupos rebeldes coloca em causa quaisquer conclusões que saiam da reunião.

secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, convocou, de Nova York, os rebeldes a comparecerem «Como demonstração de seu interesse genuíno em acabar com o sofrimento das pessoas em Darfur e em chegar à paz».

Do Site:

http://jornaldigital.com/noticias.php?noticia=15027

Parcelamento fez consumo explodir

Carlos Santos/DN A comerciária Andriana Silva disse que conseguiu um melhor planejamento financeiro com os

O aquecimento provocado pela baixa renda é percebido principalmente no Nordeste, onde esse público é responsável por 52% do volume faturado pela indústria na região. Em estados como Bahia, Pernambuco e Ceará o número representa 60% ou mais. No Rio Grande do Norte é menos, 48% (veja infográfico com outros dados). O percentual engloba potiguares como a comerciária Adriana Silva, citada no início da matéria. Aos 35 anos de idade, casada e mãe de três filhos, ela enxerga nos cartões que possui a chance de comprar o que antes talvez não pudesse e que certamente pesaria bem mais no bolso se tivesse de pagar à vista. Ganha por mês R$ 600 numa loja que vende produtos alimentícios. O marido, cerca de R$ 650 trabalhando como segurança.

A comerciaria diz já ter comprado de tudo com os cartões, entre eles, pelo menos quatro de lojas e supermercados. As aquisições mais recentes foram uma estante e uma televisão 21 polegadas. No pacote também entram material escolar, outros eletrodomésticos, alimentação, roupas e sapatos. Mas o produto mais caro, foi um relógio de R$ 800, “dividido em 12 vezes sem juros e exatamente do jeito que o marido queria”. A taxa mais baixa ou inexistente encabeça a lista de vantagens que aponta para a forma de pagamento. Mas cita mais, entremeando a fala com sorrisos.

“Não preciso andar com dinheiro em espécie na bolsa, assim o risco de prejuízo com assalto, por exemplo, é menor. Também tenho a possibilidade de planejar melhor meus gastos no mês, comprando com a certeza de que não vou fugir do meu orçamento. Quem inventou o cartão devia ganhar um prêmio”. Ao analisar o perfil de consumo dos dois grupos - alta e baixa renda - a pesquisa divulgada pelo Itaú, parte de uma maior chamada “Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento”, elaborada mensalmente pela Itaucard, mostra que a participação da baixa renda nas compras em supermercados, padarias e farmácias chega a ser o dobro do apresentado pela alta renda.

Em compras parceladas, a diferença também é significativa, chegando a ser 4,5 vezes maior que as compras à vista, com tíquetes médios de R$ 182 e R$ 40, respectivamente. Na alta renda a diferença entre as compras parceladas e à vista é de 3,8 vezes, com tíquetes médios de R$ 339 e R$ 90, respectivamente.

O parcelamento ocorre, em geral, na aquisição de produtos como eletrônicos, materiais de construção e móveis, setores em que o público de baixa renda responde por 51% do faturamento, contra 22% de participação da população com renda superior à R$ 2.500. Para Adriana, quando a compra for acima de R$ 100 a saída geralmente é o cartão. “Isso se não tiver acréscimo. Faço de tudo para fugir dos juros”, acrescenta ainda.

Do Site:

http://diariodenatal.dnonline.com.br/site/materia.php?idsec=5&idmat=164387

27 de out. de 2007

Ministério prepara mudanças na fiscalização do leite

Medidas devem começar a valer daqui a 15 dias.Fiscais deverão ser treinados pela polícia.

O Ministério da Agricultura, junto com a Polícia Federal e o Ministério Público, está preparando mudanças no processo de fiscalização da produção do leite. O sistema é considerado ineficaz. A reformulação vai acabar com o fiscal fixo nas empresas. Ele será substituído por uma equipe com três ou quatro profissionais que vão ser treinados pela polícia.

As medidas do Ministério da Agricultura só devem começar a valer daqui a 15 dias, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela fiscalização do produto do transporte às prateleiras dos supermercados, diz que desde já o consumidor não precisa se preocupar.

Veja o site do Jornal Nacional

“O leite em que foi detectado uma não conformidade já está fora do mercado e portanto a população pode ficar tranqüila com relação ao produto que está a sua disposição nos super mercados”, esclarece o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo.

FraudeA descoberta da fraude em cooperativas de Minas Gerais pôs em dúvida a eficácia do sistema de fiscalização dos governos federal, estaduais e municipais. Para ser comercializado, o leite precisa ter um selo concedido às empresas que passaram por inspeção. São apenas 212 fiscais para 1700 laticínios em todo o país. Os grandes produtores têm fiscais fixos que trabalham dentro das empresas. O modelo é antigo, de 1950, e vem sendo criticado.

O coordenador da Câmara de Leite da Organização das Cooperativas Brasileiras, Vicente Nogueira, explica que o fato de o fiscal permanecer muito tempo na fábrica pode dificultar a sua avaliação da produção. “O fiscal permanecendo muito tempo na fábrica talvez perca aquela visão de auditor. É comum quando uma fábrica vai ser auditada pra exportação muitas não conformidades serem encontradas e o fiscal que estava na fábrica não ter visto antes”.

Prisões

Dos 27 detidos na operação Ouro Branco, da Polícia Federal contra adulteração do leite em Minas Gerais, apenas seis continuam presos. Na madrugada deste sábado (26), foi solto o engenheiro químico Pedro Renato Borges, suspeito de ter criado a fórmula à base de soda cáustica e água oxigenada misturada ao leite.

Do Site:

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL160869-5598,00-MINISTERIO+PREPARA+MUDANCAS+NA+FISCALIZACAO+DO+LEITE.html