Resultados de Pesquisa

.

28 de outubro de 2007

Cartum declara trégua durante as negociações de paz

Cartum - O governo sudanês declarou, sábado, cessar-fogo imediato em Darfur, durante a abertura de negociações de paz que visam encerrar quatro anos e meio de violência na região.

«Comprometemo-nos a respeitar este cessar-fogo unilateral», adiantou Nafie, adjunto do presidente sudanês, na abertura das conversações de paz que estão a decorrer em Syrte na Líbia.

As negociações decorrem na cidade libanesa de Syrte e ficam marcadas pela ausência de alguns grupos rebeldes importantes, o que coloca em causa quaisquer conclusões que resultem da reunião.

Na véspera da abertura das negociações, mediado pela União Africana e pelas Nações Unidas, dois grandes grupos insurgentes disseram que não participariam. A decisão foi comunicada depois de outro chefe rebelde, Abdel Wahed Mohamed el-Nur, fundador de um terceiro grupo, o Exército de Libertação do Sudão (SLA, em inglês), afirmar que não viajaria à Líbia para as conversações.

A ausência destes grupos rebeldes coloca em causa quaisquer conclusões que saiam da reunião.

secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, convocou, de Nova York, os rebeldes a comparecerem «Como demonstração de seu interesse genuíno em acabar com o sofrimento das pessoas em Darfur e em chegar à paz».

Do Site:

http://jornaldigital.com/noticias.php?noticia=15027

Nenhum comentário: