Resultados de Pesquisa

.

22 de outubro de 2007

Bomba ficaria pronta dentro de 3 a 8 anos, diz ONU

O Irã precisa de três a oito anos para produzir a sua primeira bomba nuclear. A estimativa foi divulgada nesta segunda-feira pelo diretor da Agência Internacional de Energia Atômica, Mohamed ElBaradei. Em entrevista publicada pelo jornal francês Le Monde, o chefe da agência da ONU disse que o tempo previsto para a construção da bomba iraniana deixa claro que há tempo para negociar uma saída diplomática para o conflito.

"Não posso julgar as intenções deles, mas supondo que os iranianos queiram adquirir uma bomba nuclear, eles precisam de entre três e oito anos para obter sucesso", diz ElBaradei na entrevista. "Todos os serviços de inteligência concordam com essa estimativa." Conforme o diplomata, a ação militar para impedir o Irã de desenvolver a arma nuclear deve ser um último recurso, usado apenas quando todas as outras saídas fracassarem.

"Queria afastar as pessoas da idéia de que o Irã será uma ameaça já a partir de amanhã, de que temos que decidir imediatamente sobre se o Irã deve ser atacado para que que não tenha a bomba", disse ElBaradei, ganhador do prêmio Nobel da Paz pelo trabalho na tentativa de impedir a proliferação nuclear. "Não estamos nessa situação, de forma alguma. O Iraque é um exemplo de como o uso da força às vezes piora o problema."

Sem ceder - Na terça, a questão nuclear iraniana voltará a ser discutida entre o governo de Teerã e a União Européia. O chefe de política externa da UE, Javier Solana, deve se reunir com Saeed Jalili, novo negociador iraniano para o assunto. Aliado muito próximo do presidente Mahmoud Ahmadinejad, Jalili substitui Ali Larijani, que renunciou no sábado por discordar do governo. A indicação do novo negociador mostra que o governo não cederá.

Fonte:

Nenhum comentário: