Resultados de Pesquisa

.

17 de outubro de 2007

Bush pede para China marcar encontro com Dalai Lama

Presidente dos EUA disse que China precisa de liberdade religiosa.Declaração foi dada pouco antes de Bush se encontrar com líder tibetano.

Do G1, com agências internacionais

AFP O líder budista Dalai Lama e o presidente dos EUA, George W. Bush, na cerimônia de premiação da medalha do Congresso (Foto: Tim Sloan/AFP)

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou nesta quarta-feira (17) que a China deveria dialogar com o Dalai Lama, durante coletiva de imprensa horas antes de participar em uma cerimônia no Congresso em homenagem ao líder espiritual tibetano.

“Eu disse para a China que a liberdade religiosa é do interesse deles. Também disse que é do interesse deles se encontrar com o Dalai Lama”, afirmou o presidente americano.

O encontro de Bush com Dalai Lama foi cercado de muita polêmica. A China acusa os Estados Unidos de reforçar o poder de Dalai, que eles consideram um separatista no exílio. Para muitos países, o líder tibetano representa a luta pelos direitos humanos no país asiático.

Bush também pediu ao Congresso americano que deixe de lado uma resolução que classifica como "genocídio" a matança de armênios por parte da Turquia na Primeira Guerra Mundial. O presidente dos EUA disse ainda ser contra o ataque turco ao norte do Iraque.

Do Site:

Nenhum comentário: