Resultados de Pesquisa

.

10 de outubro de 2007

Putin encoraja o Irã a ser transparente com programa nuclear

Durante encontro com Nicolas Sarkozy, presidente russo nega ter provas do desenvolvimento de armas de Teerã
BBC
AP
Chefes de governo discutiram diferenças entre os dos paísesMOSCOU - Durante encontro com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, o chefe de governo russo, Vladimir Putin, afirmou que Moscou não tem informações se o Irã está realmente construindo uma arma nuclear e encorajou Teerã a tornar o seu programa nuclear o mais transparente possível.
Os presidentes dos dois países se encontraram nesta quarta-feira, 10, e afirmaram que estão conseguindo progressos com a questão iraniana. "Nós não temos provas de que o Irã está produzindo armamento bélico. Não temos dados tão objetivos", disse Putin durante entrevista coletiva com Sarkozy.
"Assim sendo, partimos de uma posição de que o Irã não tem tais planos, mas compartilhamos da preocupação de nossos parceiros de que todos os programas (nucleares) devem ser o mais transparente possível."
O líder francês reafirmou que Paris e Moscou fizeram progressos alinhando suas diferenças em relação ao impasse iraniano. Segundo ele, as posições dos dois governos seguem "para o mesmo caminho".
A primeira visita de Sarkozy à Rússia como presidente é uma de suas mais delicadas viagens ao exterior, devido, entre outros assuntos, às diferenças entre os dois países sobre o programa nuclear iraniano. Sarkozy é a favor da imposição de sanções ao Irã, embora a Rússia se oponha à medida restritiva.
Antes, o presidente francês declarou que os dois líderes reduziram as distâncias sobre a situação atual de Kosovo, que deseja a independência da Sérvia.
"Nós vemos um caminho que pode eventualmente permitir uma aproximação maior sobre a questão", disse o chefe de governo francês. A Rússia é ferozmente oposta a uma proposta de separação da província de Kosovo, enquanto a França dá pleno apoio para os kosovares.

Nenhum comentário: