Resultados de Pesquisa

.

26 de outubro de 2007

Olmert e Abbas voltam a se encontrar nesta sexta-feira

Reunião entre Olmert e Abbas termina com avanços

JERUSALÉM (AFP) — O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, e o presidente palestino, Mahmud Abbas, mostraram-se dispostos a elaborar um documento conjunto "significativo" para uma solução para o conflito da região antes da reunião internacional do final de 2007 em Annapolis, perto de Washington.

Os dois se encontraram novamente nesta sexta-feira durante duas horas e meia para tentar fazer avançar as negociações.

O presidente palestino e Olmert encarregaram suas equipes de negociadores de elaborar um documento conjunto para ser apresentado na reunião internacional desejada pelos Estados Unidos.

Este documento, que servirá de base às conversações sobre um tratado de paz, deve abordar questões importantes do conflito: as fronteiras do futuro Estado palestino, o destino dos refugiados, as colônias judaicas e Jerusalém.

Segundo o porta-voz de Olmert, Miri Eisin, o encontro, o segundo desde o início do mês, aconteceu na residência oficial de Olmert em Jerusalém, num clima desfavorável, devido à decisão de Israel de endurecer as sanções contra a população civil na Faixa de Gaza.

Uma equipe israelense e outra palestina de negociadores havia se reunido na quarta-feira para tentar acertar um documento conjunto visando à conferência de paz no Oriente Médio patrocinada pelos Estados Unidos.

Segundo a imprensa local, o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, aprovou ontem um pacote de sanções contra a Faixa de Gaza, com cortes no forneciento de energia elétrica e combustível, além de restrições à movimentação de palestinos. A medida seria uma represália a ataques com foguetes.

Nenhum comentário: