Resultados de Pesquisa

.

17 de outubro de 2007

Al Gore nega intenção de concorrer à Presidência dos EUA em 2008

da Folha Online

O ex-vice-presidente americano Al Gore negou nesta quarta-feira, dias após ganhar o Prêmio Nobel da Paz, a intenção de concorrer à Presidência americana em 2008.

"Não tenho planos de me candidatar de novo, então não vejo nada nesse contexto", disse ele à TV estatal norueguesa NRK, em uma entrevista exibida nesta quarta-feira.

"Estou envolvido com outro tipo de campanha, uma campanha global para mudar a maneira como as pessoas vêem a crise climática", disse ainda Al Gore na etrevista, realizada em Nashville, no Tennessee.

John G.Mabanglo/Efe Al Gore nega intenção de concorrer à Presidência dos EUA em 2008

Ele dividiu o prêmio com o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática), um grupo de cientistas que trabalham para a ONU. O grupo deu detalhes a respeito do aquecimento global em relatórios publicados a cada seis anos desde 1990.

Al Gore disse à NRK que foi uma "grande honra" receber o prêmio.

"Para mim, isso significa uma chance mais efetiva de levar às pessoas a mensagem sobre a urgência em resolver a crise climática", disse ele.

O interesse de Al Gore, 59, pela ecologia vem de 17 anos atrás, antes de ser vice-presidente dos Estados Unidos durante o mandato de Bill Clinton (1993-2001), quando foi reeleito como senador democrata pelo Tennessee em 1990.

No entanto, o verdadeiro reconhecimento chegou após a estréia, em 2006, do documentário "Uma Verdade Inconveniente", premiado como melhor documentário na última cerimônia de entrega do Oscar. O filme descreve as graves conseqüências do aquecimento global. Carreira

Nascido em Washington em uma família de políticos do Tennessee, Al Gore iniciou sua carreira política em 1976, quando foi eleito representante deste estado ao Congresso dos Estados Unidos. Seu pai também foi senador. Em 1988 tentou obter pela primeira vez a candidatura presidencial democrata, mas não teve êxito e se retirou no meio das primárias.

Sua grande oportunidade política chegou após passar pela Casa Branca como vice-presidente de Bill Clinton, de quem, no entanto, sempre tentou manter certa distância.

Ele esteve perto de se transformar em presidente dos Estados Unidos em 2000, ano no qual conseguiu em todo o país cerca de 300 mil votos a mais que seu oponente George W. Bush.

Mas o complexo sistema eleitoral americano e uma decisão do Supremo Tribunal impediram sua chegada à Casa Branca.

Ele se transformou nesta semana no 20º agraciado com o prêmio Nobel.

Anteriormente o prêmio foi concedido a figuras políticas de primeira ordem, como os ex-presidentes Theodore Roosevelt (em 1906) e Jimmy Carter (em 2002), o ativista Martin Luther King (em 1964) e o ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger (em 1973).

Nenhum comentário: