Resultados de Pesquisa

.

12 de outubro de 2007

Al Gore e IPCC ganham o Prêmio Nobel da Paz

Do Diário OnLine

Com AFP

O Prêmio Nobel da Paz 2007 foi concedido conjuntamente nesta sexta-feira ao ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore e ao IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) da ONU.

O prêmio foi atribuído aos dois "por seus esforços de recolhimento e divulgação de informações sobre as mudanças climáticas provocadas pelo homem e por terem assentado as bases para que as medidas necessárias na luta contra estas mudanças sejam tomadas", declarou em Oslo o presidente do comitê Nobel norueguês, Ole Danbolt Mjoes.

O anúncio não foi uma surpresa, já que Al Gore e o IPCC, presidido pelo indiano Rajendra Pachauri, estavam entre os mais cotados para receber a honra.

O Prêmio Nobel, recompensado com um diploma, uma medalha de ouro e um cheque de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,52 milhão), será entregue aos seus ganhadores em Oslo no dia 10 de dezembro, data do aniversário da morte de seu fundador, o pesquisador e industrial sueco Alfred Nobel, inventor da dinamite.

Os vencedores - Ex-vice-presidente de Bill Clinton e candidato democrata à Casa Branca em 2000, Al Gore, 59 anos, ajudou a levar a público o tema do aquecimento global com "Uma Verdade Inconveniente", documentário de sucesso premiado com dois Oscar.

Já o IPCC contribui há 20 anos com seu trabalho para alertar o mundo sobre os perigos do aquecimento global. O painel, maior grupo de especialistas no tema, examina, valida e sintetiza o conjunto de trabalhos divulgados sobre o clima pelos pesquisadores de todo o mundo, servindo assim de elo entre a comunidade científica e os dirigentes políticos.

Seu quarto relatório, divulgado este ano, atribui o atual aquecimento às atividades humanas com 90% de certeza, desarmando as últimas resistências a esta idéia. Os especialistas falam de um aumento da temperatura média do planeta em 2100 de entre 1,1 e 6,4 graus, com uma probabilidade maior de se situar entre 1,8 e 4 graus.

"A urgência é evidente. Está muito claro que não falamos de mudanças climáticas em um futuro próximo, e sim das que nos afetam agora", ressaltou há alguns meses o presidente do IPCC, o indiano Rajendra Pachauri, desejando que "a comunidade internacional comece, com base nisso, a avançar na boa direção".

Nenhum comentário: