Resultados de Pesquisa

.

8 de outubro de 2007

Banco do Sul será fundado em 3 de novembro

Ministros de 8 países discutem no Rio detalhes da instituição. Banco do Sul terá sua sede em Caracas, na Venezuela.

Do G1, com agências

A ata de fundação do futuro Banco do Sul será assinada em uma cúpula presidencial dos países-membros em 3 de novembro, em Caracas (Venezuela), informou nesta segunda-feira (8) o ministro das Finanças venezuelano, Rodrigo Cabezas. O funcionário venezuelano está no Rio de Janeiro para uma reunião com ministros da Economia e Finanças de outros seis países sul-americanos, para preparar a ata de fundação do Banco do Sul, entidade promovida pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

A reunião, convocada pelo Brasil para discutir essa iniciativa venezuelana, conta também com a presença dos ministros de Economia ou Finanças da Argentina, Miguel Peirano; da Bolívia, Luis Alberto Arce; do Equador, Fausto Ortiz; e da Venezuela, Rodrigo Cabezas.Segundo Cabezas, nos debates de hoje, houve total consenso sobre a criação do Banco do Sul, mas ainda não faltam definir alguns detalhes. O projeto de ata de fundação prevê a criação de subsedes em Buenos Aires e La Paz, e dar a cada país o mesmo peso na tomada de decisões.

O banco deverá nascer com um capital de cerca de US$ 7 bilhões e terá sua sede em Caracas. Segundo o projeto, o Banco do Sul deverá se transformar em uma alternativa regional aos órgãos multilaterais de crédito, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (Bird

A reunião ocorre no Palácio do Itamaraty, antiga sede do Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro, e deve durar cerca de seis horas. Após concluída, as autoridades presentes informarão sobre detalhes do estipulado no encontro.

Nenhum comentário: