Resultados de Pesquisa

.

18 de outubro de 2007

Olmert vai a Moscou debater crise nuclear iraniana

Presidente russo Vladimir Putin (D) cumprimenta primeiro-ministro israelense Ehud Olmert (E), no Kremlin em Moscou

Olmert vai a Moscou debater crise nuclear iraniana

MOSCOU (AFP) — O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, encontrou-se nesta quinta-feira no Kremlin com o presidente russo Vladimir Putin para tentar convencê-lo a apoiar novas sanções internacionais contra o Irã, além de se informar do teor dos debates que a Rússia vem realizando com Teerã sobre o dossiê nuclear.

Olmert realizou essa rápida visita no final do dia após o encontro do presidente russo com o presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad. Putin apoiou um programa iraniano "pacífico", o que, segundo os Estados Unidos e Israel, não é possível.

"Sabemos dos esforços que dedicam à solução (do conflito israelense-palestino) e a que ponto estão preocupados com a situação relativa ao problema nuclear iraniano", declarou Vladimir Putin no início do encontro no Kremlin com Olmert.

"Estarei pronto para falar sobre os resultados de minha visita a Teerã. Teremos muito do que falar", acrescentou o presidente russo.

Segundo nota do escritório de Olmert, divulgada antes do encontro, "Putin e Olmert pretendiam conversar sobre questões regionais, entre elas o processo de paz com os palestinos, a ameaça iraniana e sua tentativa de conseguir uma arma nuclear", .

Segundo a rádio militar de Israel, o primeiro-ministro mostrará ao presidente russo fotos de satélite de instalações iranianas em construção.

Os israelenses são favoráveis que a ONU adote uma terceira resolução sobre sanção econômica contra o Irã. A iniciativa não é bem vista pela Rússia e pela China.

"Olmert acredita que as sanções podem ser muito eficazes e deseja uma ampliação delas a nível diplomático e econômico", indicou uma fonte governamental israelense à AFP.

Além disso, a ministra israelense de Relações Exteriores, Tzipi Livni, irá em breve realizar uma visita à China, para também debater o programa nuclear iraniano, informou seu escritório, sem precisar uma data.

Há vários meses, os russos tentam convencer Israel de que o programa nuclear do Irã está sob controle de Moscou. Além disso, espera-se que Olmert discuta com Putin a venda de armas nucleares a Síria. Israel afirma que o armamento irá ser destinado a milícia xiita-libanesa Hezbollah que, segundo eles, ameaça a segurança do Estado Hebreu.

Nenhum comentário: