Resultados de Pesquisa

.

19 de outubro de 2007

Interpol avisa todos os pedófilos que sabe usar Internet

O secretário-geral da Interpol congratulou-se hoje com a captura do cidadão canadiano procurado por actos de pedofilia e alertou que aquela polícia também sabe dispor das poderosas armas que a Internet oferece.

«Que todos os criminosos e fugitivos fiquem a saber que a Interpol e os seus 186 países-membros sabem dispor das poderosas armas que a Internet também nos concede e que não vale a pena esconderem-se. Vamos conseguir caçá-los», anunciou hoje Ronald Noble.

O cidadão canadiano de 32 anos, procurado por ter sido identificado em imagens na Internet a abusar de crianças, foi detido na manhã de hoje a 250 quilómetros ao norte de Banguecoque, na Tailândia, anunciaram autoridades daquele país.

Christopher Paul Neil, o pedófilo mais procurado do mundo desde o apelo lançado à escala mundial pela Interpol em 07 de Outubro, foi hoje capturado por agentes tailandesas na província de Nakhon Ratchasima, em Korat, uma área não turística a cerca de 250 quilómetros de Banguecoque.

O suspeito, que de acordo com a Interpol trabalhou como professor de inglês numa escola da Coreia do Sul, encontra-se detido na sede da polícia daquele país, onde deverá prestar depoimento.

Porta-vozes da polícia tailandesa anunciaram que Neil entrou no país a 11 de Outubro e que foi para aquela província para despistar as autoridades, que o procuravam nas cidades de Pattaya o Phuket, principal destino do turismo sexual no Sudeste Asiático.

A detenção de Christopher Paul Neil ocorreu um dia depois de a polícia tailandesa ter emitido uma ordem de detenção baseada no testemunho de dois menores tailandeses que disseram que o suspeito abusara sexualmente deles há quatro anos.

O homem - fotografado a abusar sexualmente de crianças no Vietname e no Cambodja, cujas fotografias circulam na Internet - foi identificado na sequência das respostas maciças procedentes de todo o mundo.

Graças ao apoio das autoridades sul-coreanas e tailandesas, os investigadores conseguiram determinar que o suspeito apanhara um avião em Seul, Coreia do Sul, com destino ao aeroporto internacional de Banguecoque, Tailândia.

As imagens do homem conhecido como «Vico» distribuídas na Internet foram alteradas digitalmente pelo próprio suspeito ou qualquer cúmplice para disfarçar o rosto.

No entanto, análises das fotografias originais levadas a cabo por especialistas da polícia alemã em colaboração com a Interpol conseguiram uma imagem que permitiu identificar com uma certa nitidez a cara do suspeito.

Foi essa imagem «desmontada» que a Interpol divulgou em todo o mundo, numa tentativa de identificar e localizar o suspeito.

Anders Persson, um elemento da Interpol responsável pela investigação já tinha anunciado à Lusa esta terça-feira que a detenção do suspeito aconteceria «em breve» e que esta representaria um passo importante na luta contra as redes pedófilas internacionais.

Diário Digital / Lusa

Nenhum comentário: