Resultados de Pesquisa

.

23 de outubro de 2007

Incêndio deixa 500 mil desalojados em San Diego

Na Íntegra. Do G1 Globo
Bush declarou estado de emergência na Califórnia.O governador, Arnold Schwarzenegger, pediu ao Pentágono o envio de equipamentos.

Do G1, com informações das agências internacionais

Mais de 500 mil pessoas deixaram suas casas no condado de San Diego, cidade de fronteira com o México no sul de Los Angeles, devastada por violentos incêndios. As autoridades já haviam pedido que outras 12 mil pessoas abandonassem suas residências, informaram nesta terça-feira (23) fontes oficiais. O governador da Califórnia (oeste dos EUA), Arnold Schwarzenegger, pediu ao Pentágono o envio de equipamentos aéreos de luta contra incêndios, enquanto os bombeiros locais sofrem para tentar conter uma dúzia de devastadores incêndios, anunciou seu gabinete. VEJA AS FOTOS DO INCÊNDIO NA CALIFÓRNIA Em carta enviada ao secretário da Defesa americano, Robert Gates, o governador solicitou o envio de "todos os sistemas modulares aéreos de luta contra os incêndios (Maffs) disponíveis".

"A proliferação dos focos de incêndio no sul da Califórnia faz necessária a utilização imediata de todos os Maffs disponíveis para nos ajudar nessa situação de urgência", justificou Schwarzenegger. Arte/G1 Mapa mostra os principais focos de incêndio na Califórnia e também no México (Foto: Arte/G1)

Os Maffs são equipamentos que podem ser montados sobre aviões militares para transformá-los em bombardeiros de água ou produtos retardadores.

Segundo informou o secretário do Meio Ambiente do México, Juan Elvira, nesta terça-feira (23), os incêndios no sul dos EUA já se propagaram ao território mexicano, através do estado da Baixa Califórnia, onde estão afetados entre 20 e 30 hectares. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, declarou estado de emergência no sul da Califórnia e já ordenou o envio de ajuda federal à região. A Casa Branca anunciou nesta terça que o presidente irá à Califórnia na próxima quinta-feira (25). Bush quer ter uma idéia por ele mesmo da situação, além de reafirmar à população sua solidariedade e se assegurar de que as autoridades locais vêm recebendo do estado federal a ajuda de que necessitam, indicou a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino.

A decisão de Bush em relação ao estado de emergência autoriza a Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema na sigla em inglês) "a coordenar as tarefas de socorro com o objetivo de aliviar os sofrimentos causados pela emergência à população local", destaca um comunicado oficial. VC no G1: 'Saí de casa sem saber quando poderei voltar', diz brasilera "A Fema está autorizada a identificar, mobilizar e fornecer os equipamentos e recursos necessários para aliviar o impacto da emergência", acrescenta o texto.

O governo Bush foi duramente criticado depois que o furacão Katrina devastou as costas do golfo americano em 2005 pela lenta resposta da Fema ante o desastre e a falta de coordenação entre as autoridades federais e estaduais.

Os bombeiros combatiam nesta terça-feira os incêndios fora de controle no sul da Califórnia, que forçaram milhares de pessoas a abandonar suas casas. Schwarzenegger ainda mobilizou soldados da Guarda Nacional.

Saiba mais » Schwarzenegger convoca 1,5 mil soldados para combater fogo » Incêndio na Califórnia mata um e deixa pelo menos 17 feridos » Schwarzenegger decreta estado de emergência no sul da Califórnia » Incêndios assustam estudantes da Califórnia » O.J. Simpson e Dionne Warwick estão entre os maiores devedores da Califórnia » Incêndio em túnel mata duas pessoas na Califórnia » 'Saí de casa sem saber quando voltar', diz brasileira

As autoridades ordenaram a evacuação de cerca de 300 mil pessoas, a maioria delas na região de San Diego, no sudoeste do estado, de acordo com a imprensa local.

Pelo menos 13 incêndios florestais avançam pelo estado, onde milhares de bombeiros lutam para conter os incêndios que reduziram a escombros cerca de 650 residências e 100 lojas, informaram membros das equipes de emergência e a imprensa.

Uma pessoa morreu, mais de 20 ficaram feridas e cerca de 1.000 quilômetros quadrados foram devastados pelos incêndios, que alguns consideram os piores da história da Califórnia. O fogo

Várias áreas do estado, incluindo a cidade de Los Angeles, atravessaram um período recorde de estiagem e altas temperaturas este ano, o que deixou enormes áreas expostas a incêndios florestais.

As chamas são atiçadas por um sistema climático estacional, conhecido como ventos de 'Santa Ana'. As autoridades registraram poderosas rajadas de vento de entre 97 e 160 quilômetros por hora, na segunda-feira (23). Os ventos devem permanecer fortes até quarta-feira (24).

A imprensa local informou que dois grandes caminhões foram virados pelas fortes rajadas na estrada montanhosa do sul da Califórnia, próxima ao povoado de Lake Arrowhead.

"É um momento trágico para a Califórnia," disse o governador do estado, Arnold Schwarzenegger, depois de visitar áreas afetadas no balneário de Malibu.

Reuters
Imagens feitas por satélite da Nasa, ambas de 21 de outubro, mostram a velocidade do incêndio na Califórnia, nos Estados Unidos. (Foto: Reuters)

Fonte do tansporte:

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL155826-5602,00-INCENDIO+DEIXA+MIL+DESALOJADOS+EM+SAN+DIEGO.html

Nenhum comentário: