Resultados de Pesquisa

.

8 de outubro de 2007

Nova representação contra Renan pode ser feita amanhã

Jorge Franco com agências nacionais

Em entrevista coletiva agora há pouco em Brasília, o DEM (Partido Democratas) confirmou que apresentará nesta terça-feira (dia 9) nova representação contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), por quebra de decoro parlamentar.

A entrevista à imprensa foi concedida pelo líder do partido, senador José Agripino (RN), quando afirmou que aguarda apenas as explicações de Renan a respeito das últimas denúncias, de que o presidente do Senado estaria por trás de um esquema de espionagem para vigiar e chantagear os senadores da oposição Demóstenes Torres (DEM-GO) e Marconi Perillo (PSDB-GO).

"Se ele (Renan) não der as explicações até amanhã (terça), o Demóstenes vai exigi-las em Plenário. Se não forem dadas ou, se mesmo dadas, não forem convincentes, o DEM vai entrar com uma representação", afirmou Agripino.

Para o líder do DEM, é preciso ouvir também todos os envolvidos no episódio, como um assessor de Renan, o ex-senador Francisco Escórcio, e o empresário Pedro Abrão. Segundo as denúncias, Escórcio foi à Goiânia pedir ajuda ao empresário para filmar e fotografar os senadores do estado. "Tem de haver explicações de todos os envolvidos para negar ou confirmar o episódio", explicou Agripino.

Em entrevista à Agência Senado nesta segunda-feira, o senador Demóstenes Torres afirmou ser favorável a que o partido entre com uma nova representação contra Renan. "Sou favorável, mas a palavra final é do partido", afirmou Demóstenes.

O parlamentar por Goiás disse ainda que está preparando um discurso a ser feito nesta terça, da tribuna do Plenário, relatando tudo que sabe sobre o episódio da suposta espionagem. "Nós já estávamos ouvindo falar desse esquema de espionagem contra parlamentares da oposição, mas esse fato é a prova de tudo", afirmou Demóstenes.

O corregedor do Senado, Romeu Tuma, também pretende investigar o suposto esquema de espionagem. Membro do parlamento do Mercosul, Tuma está em viagem ao Uruguai, mas informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que assim que retornar ao Brasil vai iniciar uma investigação preliminar sobre o caso.

Nenhum comentário: