Resultados de Pesquisa

.

25 de outubro de 2007

Prevenção de HIV e sífilis em bebês

Governo quer reduzir transmissão de mãe para filho O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou nesta quarta-feira o Plano Nacional de Redução da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis. Com o plano, o governo federal, estados e municípios assumem o compromisso de reduzir as taxas de transmissão vertical (da mãe para o bebê) do HIV e da sífilis até 2011.

O Ministério da Saúde investe hoje R$ 38,8 milhões na aquisição de medicamentos para gestantes e bebês soropositivos, inibidores de lactação, fórmula infantil e testes para HIV e sífilis. Para ampliar as ações, estão previstos mais R$ 16 milhões no repasse anual para estados e municípios.

Mais examesO objetivo é aumentar de 2,1 milhões para 4,8 milhões o número de testes de sífilis realizados em gestantes. Os exames VDRL, usados para detectar a sífilis, são disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS) pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. No caso dos testes anti-HIV, o número passará de 1,4 milhão para 2,3 milhões.

Medidas preventivas e tratamento adequado reduzem as chances de transmissão vertical do HIV de 25% para perto de 1% e são essenciais para garantir a eliminação da sífilis congênita também.

Nenhum comentário: