Resultados de Pesquisa

.

16 de outubro de 2007

Pesquisas confirmam os cinco maiores

Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco comandam os corações brasileiros

GLOBOESPORTE.COM No Rio de Janeiro

As três últimas pesquisas feitas sobre as maiores torcidas do Brasil mostram que clubes dominam há algum tempo os corações dos brasileiros. Números que comprovam a força que Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco têm, respectivamente. Os cinco times continuam sendo, por ordem, os mais queridos do país.

A pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela CNT/Sensus indica que o time rubro-negro tem ainda uma boa vantagem sobre a equipe do Parque São Jorge, que vem logo em seguida na preferência do torcedor. Mas a diferença entre os dois é a menor das últimas pesquisas: apenas 3,9% (14,5% a 10,5%).

O Tricolor Paulista continua em terceiro, assim como Palmeiras e Vasco, em quarto e quinto, respectivamente.

O segundo pelotão é composto por Grêmio, Cruzeiro e Santos. Nas três pesquisas, eles aparecem entre o sexto e o oitavo lugar. Eles aparecem com percentuais entre 2,7 e 4.

Confira abaixo os resultados das últimas três pesquisas

CNT/Sensus Datafolha 2007 Ibope

Outobbro 2007 Agosto 2007 Agosto 2004

Clube 100% Clube 100% Clube 100%

Flamengo 14.4 Flamengo 17 Flamengo 18,1

Corinthians 10,5 Corinthians 12 Corinthians 13,2

São Paulo 8,0 São Paulo 8,0 São Paulo 7,3

Palmeiras 7,2 Palmeiras 8,0 Palmeiras 6,5

Vasco 5,0 Vasco 5,0 Vasco 5,5

Grêmio 3.9 Grêmio 4,0 Grêmio 3,5

Santos 3,7 Santos 3,0 Santos 2,7

Cruzeiro 3,3 Cruzeiro 3,0 Cruzeiro 3,7

Internacional 2,1 Internacional 2,0 Internacional 2,6

Botafogo 1,8 Botafogo 2,0 Botafogo 1,5

Atlético-MG 1,5 Atlético-MG 2,0 Atlético-MG 1,5

Fluminense 1,5 Fluminense 1,0 Fluminense 1,2

Os resultados provocam polêmica e discussão. Os novos números foram recebidos com festa por uns e com desdém pela maioria, como o vice presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite.

- Há um equívoco muito grande. A torcida do Flamengo é inifinitamente maior do que isso - diz, referindo-se à pesquisa da CNT/Sensus.

O presidente do Atlético-MG, Ziza Valadares, minimizou o resultado quando perguntado sobre o fato de seu clube aparecer bem atrás do eterno rival Cruzeiro.

- Já vi pesquisa acertar e errar redondamente milhares de vezes. Torcida pra mim é aquela que entra em campo. O Cruzeiro está disputando titulo e levou 26 mil pessoas na sexta-feira. Eu vou levar 50 mil no domingo agora - avisa.

O vice presidente do Internacional, Giovanni Luigi, também não gostou nem um pouco de saber que, mais uma vez seu clube aparece atrás do Grêmio.

- Não é o que as evidências mostram. Vamos pensar, por exemplo, no montante de sócios. Temos 48 mil associados no momento. É um número muito maior do que a maioria dos clubes brasileiros. É uma pesquisa que nós certamente contestamos.

Para o superintendente de futebol do São Paulo, Marco Aurélio Cunha, ninguém torce para time perdedor. Para aumentar ainda mais a rivalidade com o Corinthians, ele diz que seu clube ainda vai ultrapassar o Alvinegro em futuras pesquisas. E, para isso, tem uma explicação simples, segundo ele.

- Esse negócio de tradição não conta mais. O torcedor quer título e administração limpa.

Nenhum comentário: