Resultados de Pesquisa

.

5 de outubro de 2007

Paquistão:Resultados divulgados após decisão sobre Musharraf

O Supremo Tribunal do Paquistão autorizou hoje a realização de presidenciais, sábado, mas proibiu a divulgação de resultados antes de o colectivo se pronunciar sobre a legalidade da candidatura do chefe de Estado cessante Pervez Musharraf.

A mais alta jurisdição do país considerou aceitável a candidatura do Pervez Musharraf, há uma semana, mas dois candidatos da oposição interpuseram recurso contra a decisão.

A oposição e a Ordem dos Advogados tinham apresentado recursos invocando a Constituição que, segundo alegam, proíbe Musharraf de participar nas eleições se este não se demitir previamente das funções de comandante das Forças Armadas, cargo que ocupa desde que assumiu o poder, em Outubro de 1999, num golpe de Estado, sem derramamento de sangue.

Musharraf prometeu abandonar essas funções se sábado sair vencedor das eleições presidenciais.

Os juízes do Supremo decidiram «por unanimidade que o processo eleitoral deve realizar-se conforme previsto», anunciou o magistrado Javed Iqbal, que presidiu à audiência de hoje. «Mas os resultados definitivos sobre o candidato cessante só serão divulgados depois do julgamento (do Tribunal) sobre os recursos para os quais as audiências começarão a 17 de Outubro», afirmou.

Diário Digital / Lusa

Nenhum comentário: