Resultados de Pesquisa

.

22 de outubro de 2007

Partido xenófobo vence eleições na Suíça

União Democrática do Centro obtém 62 dos 200 lugares no Conselho Nacional

O partido populista e xenófobo União Democrática de Centro (UDC) venceu as eleições federais realizadas neste domingo na Suíça, informam as agências internacionais.

Segundo as últimas projecções, a UDC, do multimilionário ministro da Polícia, Christoph Blocher, obterá 62 dos 200 lugares do Conselho Nacional (Câmara Baixa do Parlamento), mais sete do que em 2003. Caso se confirmem estes dados, a UDC obteria 28,8% dos votos. «Com este voto, o povo confirmou a nossa política», afirmou o presidente Ueli Maurer.

O Partido Socialista, o único de esquerda no Executivo, sofreu uma forte derrota, ao obter apenas 43 lugares, menos nove do que em 2003, o que equivale a 19,1% dos votos.

O histórico Partido Radical (PRD, centro-direita), fundado em 1948, perdeu cinco lugares, ao obter 31, enquanto o Partido Democrata Cristão (PDC) ganhou três, igualando os 31, o que corresponde a 15% dos votos. O partido Verde passa de 12 para 19 lugares.

Um dos aspectos apontados como chave para entender o voto nos extremos políticos é que tanto a UDC como os Verdes apresentaram à cidadania propostas concretas sobre temas que lhe interessam, algo que os outros três partidos não fizeram.

Nenhum comentário: