Resultados de Pesquisa

.

14 de outubro de 2007

Putin era alvo de atentado, afirma agência de notícias russa

Kremlin recebeu informação de que tentativa de assassinato ocorreria no Irã, diz a Interfax . Ministério das Relações Exteriores do Irã declarou que informação é "infundada".

Do G1, com Reuters

O presidente russo Vladimir Putin (Foto: AP)

O presidente russo, Vladimir Putin, seria alvo de um atentado em sua próxima visita ao Irã, afirmou neste domingo (14) a agência de notícias russa Interfax, citando fontes anônimas do governo da Rússia.

De acordo com a Interfax, homens-bomba e seqüestradores foram treinados para matar ou capturar Putin. O Kremlin não quis comentar o caso, segundo a agência, mas o presidente russo foi informado do plano. A Interfax é a maior agência da Rússia e é freqüentemente usada pelo Kremlin para passar recados.

O Ministério das Relações Exteriores iraniano disse que as notícias sobre um plano para atentar contra a vida de Vladimir Putin são "totalmente infundadas e estão em linha com a guerra psicológica lançada por inimigos que querem prejudicar o relacionamento entre Irã e Rússia".

Com viagem marcada para esta segunda-feira (15), Putin será o primeiro chefe de estado da Rússia a visitar o Irã desde o ditador Josef Stálin em 1943. Ele estará formalmente em Teerã para um encontro dos países do Mar Cáspio.

Segundo especialistas, um encontro com o seu colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, poderia dar a Putin a chance de conseguir um acordo de paz quanto ao programa nuclear de Teerã, ao mesmo tempo que demonstra a independência dos russos sobre os assuntos da região do Oriente Médio em relação aos Estados Unidos.

Nenhum comentário: